Pular para o conteúdo principal

Irã proíbe venda dos bonecos 'Os Simpsons' por ofenderem o Islã

da Veja.com

O governo do Irã proibiu a comercialização dos bonecos dos personagens da série Os Simpsons por considerá-los contrários à cultura islâmica do país, informou o jornal independente Shargh. Além dos bonecos, outros objetos relacionados aos personagens, como mochilas e materiais escolares, também estão proibidos de serem vendidos por serem ofensivos ao Islã.

Agora, os personagens de Os Simpsons integram o grupo de bonecos probidos pelo regime. O mesmo acontece como a boneca Barbie, considerada imoral e com um “efeito negativo na educação das crianças”.

Segundo Mohamad Bagher Adosi, do Centro para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Jovens iranianos, as bonecas Barbie vestem um tipo de roupa que não se ajusta aos padrões impostos pelo regime teocrático islâmico xiita.

Adosi afirmou que o próximo passo do Centro para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Jovens iranianos será a proibição de personagens como Super-homem e Homem-Aranha, já que ambos “propagam a cultura da Europa e Estados Unidos”.

Líder muçulmano proíbe uso da camisa da Seleção Brasileira.
julho de 2010

Fanatismo islâmico.

Comentários

Abbadon disse…
Paulo, corrigir o titulo do artigo... use "ofenderem" em vez de "ofenderam".
A.Porto disse…
Dia desses assisti a um episódiao dos simpsons na globo,
madrugada, eles debocharam de um deficiente fisíco.
Fiquei pensando, como o padrão globo de qualidade permite isso.
Aliás, os simpson não poupam nem os gays.
Paulo Lopes disse…
Agradeço a correção.
Na minha opinião, humor não tem que ter limites. Pra mim podem zoar com todos os esteriótipos de gays possíveis, se for engraçado, eu vou rir.

Ofender-se com isso já é muita viadagem, e olha que sou gay.
Avelino Bego disse…
Simpsons são fichinha perto de South Park.

Gosto dos dois.

Menos o Irã...
Anônimo disse…
Só falta eles proibirem o DVD do Rafinha Bastos
Já proibiram. :(
A APAE processou o Rafinha Bastos por causa de uma piada no DVD "A Arte do Insulto", onde ele diz que precisou internar seu pênis na APAE porque usou camisinha de efeito retardante. E a APAE ganhou. QUE SACO!

Fonte:
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/apae-sp-obtem-liminar-e-rafinha-bastos-tem-de-retirar-dvd-das-lojas
Anônimo disse…
coitado do povo do IRA...pqp que religião mais atrasada, sou louco pra mandar uns cds pra lá de PUNK. .

FORA ISLAMISMO!!!


PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Agora pegaram pesado!
Proibir Os Simpsons é como proibir as pessoas de respirar.
Anônimo disse…
Gente que não tolera liberdade de expressão, sejam islamistas, militantes gays, ateístas, comunistas e demais babacas politicamente corretinhos e totalitaristas, é sempre um porre.
Anônimo disse…
O humor dos simpsons é ácido e as vezes bem contundente. As vezes até um pouco de mau gosto (na minha opinião). Mas no geral o desenho é genial e bem engraçado. E humor não tem que ser censurado só pq alguém se doeu com alguma coisa. Se não gosta, não veja.
Anônimo disse…
Se os Simpsons ofendem o islã, esta aí mais um ponto positivo para a criação de Matt Groening. O que será que os "vaiatolar" iranianos pensam de Futurama? No mínimo, não devem nem entender.
Conspiratus disse…
A Arte é o espelho da Humanidade!
Alguns de nós não suportam se olhar no espelho. Não gostam de si mesmos. São autodestrutivos.
Irã e Islamismo são entidades autodestrutivas. Por isso, mais cedo ou mais tarde, vai entrar em conflito consigo mesmo. Provavelmente, Egito, Indonésia e Tunísia vão liderar ou ser os focos desse conflito, com seu Islamismo mais liberal.
Conspiratus disse…
Irã e Islamismo "vão entrar em conflito consigo mesmos".
Aleatório disse…
Concordo plenamente \õ
Anônimo disse…
Certíssimo!
Serei obrigado a concordar. Politicamente correto é um saco!
Anônimo disse…
Lamentável. E o povo de lá que não liga pra essas coisas é que sai prejudicado tendo sua liberdade cada vez mais cerceada. Tomara que logo derrubem todos esses regimes.
Anônimo disse…
No caso sabemos se tratar de loucuras extremistas do Islã,mas acho que algumas piadas dos Simpsons são realmente ofensivas.E ser ofensivo é ser babaca.Não há nenhuma necessidade de se pisar em uma pessoa somente por ela ser diferente.Entretanto,neste caso existiram exageros bem característicos da religião de Allah.
Anônimo disse…
Tomara que os fundamentalistas cristãos daqui não consigam transformar o Brasil em um Irã cristão!.Porque do jeito que as coisas têm andado...Sei não...
Anônimo disse…
"A arte é o espelho da humanidade", gostei disso.
Algumas piadas ofendem sim. "A arte de insultar", qual o sinônimo de insulto?
Rir de algumas piadas d'Os Simpsons é como rir de si mesmo, isso estimula o espectador a refletir sobre seu "eu", a libertar sua mente.
(Para os islâmicos qual a definição para liberdade, alguém sabe?)
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
os simpsons "ofenderam" o Brasil uma vez, não me senti ofendido, pois o que eles mostraram no desenho foi a realidade que o brasil passa no exterior através da televisão, o que os americanos acham que no brasil só existem matas, favelas e baixaria.Os islâmicos não deveriam se preocupar com isso, eles deviam se preocupar consigo mesmos, com a imagem que eles estão passando para o exterior(guerras, violência, terrorismo).
Anônimo disse…
"Centro para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Jovens iranianos"

WHAT??!?!?!? O nome certo deveria ser "Centro para o ATROFIAMENTO Intelectual de Crianças e Jovens iranianos"...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...