Pular para o conteúdo principal

Por que os deuses de quase todas as religiões têm barba?



Jesus Cristo é retratado sempre com barba, bem como Moisés [reprodução ao lado], e muitas religiões - islamismo, sikhismo, os amish e alguns setores do judaísmo - encorajam ou requerem que os seguidores mantenham a barba crescida.

A revista Slate coloca a pergunta: 'Por que Deus gosta mais de homens com barba?'.

Não existe explicação 
para a barba de Moisés
E a resposta principal é: "porque é másculo". De acordo com a Bíblia, os Amoritas humilharam os emissários do Rei David cortando-lhe a barba. E na história de Sansão, o portador de uma força sobrehumana perde as suas capacidades quando Dalila lhe corta o cabelo reduzindo-o assim à escravidão.

Observa-se que o próprio Deus é retratado com barba.

Cristianismo

O barbudo Zeus inspirou
a representação de Jesu
s
Apesar de, em vários textos bíblicos as personagens serem descritas com barba, não há nenhuma passagem em que Deus 'diga' que ela deve ser utilizada.

Na ausência de tal proclamação vários teólogos cristãos procuraram associar o uso da barba a um sinal de masculinidade providenciado aos homens por Deus. São Agostinho de Hipona nota: "A barba significa coragem; distingue o homem crescido, o que ganha, o ativo, o vigoroso. Quando se descreve tal homem diz-se que ele é o homem de barba".

Na Bíblia, não há uma descrição do rosto de Jesus, se ele tinha ou não barba, por exemplo.

Na arte, as primeiras representações de Jesus mostram um homem com algumas feições femininas. Estudiosos afirmam que artistas cristãos passaram a representar Jesus com barba tendo como modelo a figura do deus pagão Zeus.

Sikhismo

O sikhismo é uma religião monoteísta fundada em finais do século 15 na região do Punjab, que hoje em dia é dividida pela Índia e Paquistão. Dela fazem parte cinco artigos de fé que formam a identidade externa dos sikhs e que os praticantes devem usar sempre, a barba é um desses sinais.

De acordo com os cânones religiosos do Sikhismo, o cabelo/barba é um presente de Deus. O cabelo não deve ser cortado, mas penteado e mantido dentro do turbante, já a barba deve ser usada comprida como sinal de masculinidade.

Hinduísmo

Muitas comunidades hindus rapam o cabelo ou a barba como parte de rituais religiosos.

Os estudioso da religião interpretam esses ritos como um ato em que o participante regressa à condição de criança, não tendo cabelo nem pêlos, não tem género.

Os ascetas, que rejeitam prazeres mundanos como o sexo, mantêm-se permanentemente sem cabelo.

São um grupo religioso cristão de costumes conservadores. Descendentes de alemães e suíços que emigraram para os EUA e Canadá, ainda hoje se encontram a residir nesses países.

Vivem em comunidades isoladas e evitam o contacto com o mundo exterior. Na sua sociedade singular a barba é um sinal de masculinidade, cortá-la significa colocar a mesma em causa.



A reprodução humana é boa ou ruim? A Bíblia é contraditória.

Comentários

Eu só quero saber se há alguma ligação entre a insanidade e demência religiosa com o tamanho da barba e do cabelo.

Alguns lunáticos religiosos que esquecem de se barbearem:

- Julio Severo;
- O "Profeta da Chuva";
- Osama Bin Laden, que já está dormindo com tubarões;
- Wellighton, atirador de Realengo (nos videos ele estava barbudo);
- Talibãs;
- Homens-bombas do Iraque;

Será que tem? O.o
Na verdade, há um trecho no Levítico, cap 19 versículo 27 em que é expressamente proibido se cortarem os cabelos.
A.Porto disse…
Darwin era barbudo, logo deus ama darwin.
Anônimo disse…
Feitiche?!
Anônimo disse…
Barba é um sinal de idade e barbas longas estão associadas com sabedoria. Meninos não tem barba, como disse sto agostinho. Há de se notar também que até uns 100 anos atrás o padrão era ter algum tipo de barba. Acho que o uso da barba só foi interrompido no imperio romano.
Mulher disse…
Por que Deus gosta mais de homens que de mulheres?
Esta sim é uma pergunta pertinente!
Anônimo disse…
Injustiça.

Virgem Maria? Joana D'arc? Quantas santas? Sta. Catarina de Sena chamou o papa de covarde e ainda assim foi canonizada.
Viajante Bíblico disse…
Já que Deus está no masculino, ele poderia ter criado uma Deusa pra ficar brincando com ele. Em vez disso, criou o homem como representação sua e a mulher como representação de uma deusa pra ver o que acontece. Deus deve ficar pensando se é ou não uma boa idéia criar uma deusa.
Viajante Bíblico disse…
A barba e o cabelo grande faz a pessoa parecer maior do que já é, fazendo com que os menores fiquem com medo e obedeçam as ordens.
Anônimo disse…
Se Deus é masculino, quando ele criou a mulher teve um desvaneio homossexual???
Viajante Bíblico disse…
Não, desvaneio homossexual, seria se ele tivesse criado o homem pra ficar brincando com ele.
Robson disse…
Pensamento do dia: Se barba fosse moral as perseguidas não levariam "ferro"


Robson Kvalo
Anônimo disse…
Se barba for sinal de respeito, bode não tinha chifre.
Fernando disse…
O artigo é muito esclarecedor e aprendi com ele.

No novo testamento que é o que mais importa para os cristãos protestantes não há restriçao quanto o uso ou não da barba, fica a crítério de cada homem usa-la ou não.

"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
1 Coríntios 5:7-11

Segundo o que está acima, ter barba ou não, não faz diferença.
erlim disse…
nao brinquem com DEUS ele nao brinca com vc a biblia diz , o tolo ficando de boca fechada passa por sabio ok . desculpe o mal jeito,
Anônimo disse…
parabéns enfim alguém com juizo
Yuri disse…
Esquecendo um puco a bíblia....

A barba geralmente era símbolo de sabedoria, por isso tantos aparecem com ela e são descritos com barba mesmo que não saibamos como eles eram antigamente.

Colocar barba é um artifício para mostrar que quem a usa já tem certa experiência de vida.
Outros exemplos são Merlin, Gandalf, Papai Smurf, etc..
Sempre aparece alguém mais retardado que todos.
Sempre aparece alguém mais retardado que todos.
O dêusio abraâmico usa barba porque Zeus usava barba.
Fábio | Nervouz disse…
Boa... HAhahaha
Anônimo disse…
gaaaaaaaaaaaaaaay
Unknown disse…
Karl Marx e Michael Bakunin usavam barbas também!!!!!!
Se tem, eu sugiro que mantenham distância de mim, porque eu não pretendo fazer a barba tão cedo.
Unknown disse…
Bakuni e Karl Marx também usavam barbas e no entando nem religiosos eram.
Anônimo disse…
Deus não tem sexo, o nome dele está no masculino porque está, não tem a ver com o gênero dele. Deus não é nem hermafrodita, apenas assexuado, não é homem, nem mulher. Por não ter necessidade de reprodução, também não tem atração sexual por nada.

Deus criou o ser humano, até onde sei, para amar e ser amado. Então o próprio homem acaba fazendo esse papel de "deusa" que você citou.
Wellington Silva disse…
Se Deus existiu... kkkk a Resposta é GAY.
Tadeu disse…
Quem precisa a toda hora provar masculinidade para mim é homosexual !! talvez seja esta a razão da homofobia religiosa ... a não aceitação desta verdade para o chefão !!!
Anônimo disse…
btf, tem msm Vinícius, acho que quem escreveu esse artigo não se preocupou em perguntar nem em pesquisar nada....
Unknown disse…
Porque na antiguidade era muito dificil qualquer homem se manter barbeado.
Gerson B disse…
HAUAUAUAUAUHUAHUAUAUAHUAHUAAHHAHH!!!!
Gerson B disse…
Talvez tenha a ver com masculinidade, (Thor e Hércules clássicos tinham barba), talvez com sabedoria, (mas ai a barba é branca).

Mas no meu caso é principalmente preguiça.
Anônimo disse…
Júlio Severo com os outros mas com ele...Neca. Vcs sabiam que a mãe de Júlio já teve terreiro. Coitada imagine o que ele falava.
betoquintas disse…
Deuses também eram imaginados com chifres. simbolismo usado para representar algo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Pesquisadores cristãos submetem o poder de cura da oração ao método científico. E ficam decepcionados

Ateus americanos põem em outdoor a escravidão bíblica

"Escravos, obedeceis a vossos mestres"  Um grupo de ateus, agnósticos e livres-pensadores da Pensilvânia providenciou um outdoor para participar do “2012, Ano da Bíblia”, um evento aprovado pelos deputados daquele Estado americano. O outdoor diz “Escravos, obedeceis a vossos mestres”. Trata-se de um trecho de Colossenses 3:22. Em português, a íntegra da citação é: “Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus.” A mensagem ficará em exibição até o final deste mês. A campanha foi financiada por céticos da Pensilvânia e pela organização nacional AA (Ateus Americanos). Os céticos afirmam em seu site que o outdoor serve de advertência aos deputados no sentido de que eles têm de legislar em nome de todos, cristãos e não cristãos. Argumentaram que o evento pode ter um resultado inesperado porque, segundo eles, uma leitura crit...

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Conar examina queixas contra anúncio do Jesus que toma Red Bull

Anúncio diz como Jesus consegue andar sobre as águas O Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) está examinando mais de 50 reclamações de pessoas que se sentiram ofendidas pelo anúncio do Red Bull cujo personagem central é Jesus.  Em um vídeo de 30 segundos postado nas redes sociais, Jesus sai de um barquinho de pesca e anda sobre as águas. Pedro pergunta como ele consegue fazer aquilo. Um terceiro personagem afirma que Jesus tinha tomado Red Bull. Mas Jesus dá outra explicação para o “milagre”. Ele pisa sobre pedras. “Só tem que ficar esperto onde tem pedra”, diz. Conar cede à censura religiosa e veta anúncio da Red Bull com Jesus. abril de 2012 Os primeiros a reclamar pela internet contra o anúncio foram pastores evangélicos. Para eles, trata-se de uma falta de respeito para com um milagre. Agora, é a Igreja Católica, por intermédio da Arquidiocese do Rio, que demonstra descontentamento. Ela avalia a possibilidade de recorrer à Justiça. Nota da R...

Agência proíbe na Inglaterra o banner ‘Deus pode curar’

Banner  afirma que Deus cura várias doenças, incluindo câncer A ASA ( Advertising Standards Authority ), agência reguladora de propaganda, proibiu na Inglaterra a organização cristã HOTS ( Healing on the Streets ou "Cura nas Ruas", em tradução literal) que use o banner  “Precisa de cura? Deus pode curá-lo hoje” nas suas abordagens em lugares públicos e em seu site. A agência informou que a decisão atende a uma queixa segundo a qual o banner e a pregação da HOTS podem influenciar doentes a não procurarem os médicos por acreditar na cura divina, por intermédio de orações. Em seu site, a organização informou que vai recorrer da proibição. “Estamos desapontados”, disse. “A ASA chegou a exigir que assinássemos um documento concordando em não divulgar a nossa crença, o que é inaceitável”. "Cabe ao indivíduo decidir por si mesmo se gostaria de receber oração", disse Paul Skelton, o fundador da HOTS. "Nós não forçamos ninguém a nada.” A organizaçã...