Pular para o conteúdo principal

Paulo César Pereio, ateu famoso

Atualização: o ator morreu no dia 12 de abril de 2024, aos 83 anos, no Rio de Janeiro 


Paulo César Pereio causou polêmica e comoção entre religiosos quando propôs uma campanha para a derrubada do Cristo Redentor.

“Aquela estátua é uma interferência indevida na paisagem [do Rio de Janeiro]”, disse em 2008 à Veja, edição 2058. “O morro onde ela está é lindo, e o Cristo só atrapalha o visual.”

É do tipo de pessoa que invoca admiração incondicional ou repulsa. O seu talento é inquestionável.

O ator Paulo César de Campos Velho, nome de cartório, nasceu em Alegrete (RS) no dia 19 de outubro de 1940. Pereio é um apelido que adquiriu na infância por causa do seu jeito de andar, que seria parecido com o de um “preto velho”. Ele era chamado de Vevéio, o que, para sua irmãzinha, soava como "Pereio".

O ator participou de mais de 60 de filmes, entre os quais "Terra em Transe", "Toda Nudez será Castigada", "Vai Trabalhar Vagabundo", "Lúcio Flávio – o passageiro da agonia" e "Eu Te Amo". Na TV, atuou em minisséries. No Canal Brasil, TV fechada, apresenta desde 2004 "Sem Frescura", um programa de entrevista. Ganhou prêmios. Para ele, os melhores foram os que "deram dinheiro".

Pereio tem produzido frases irreverentes como “Se um dia a vida lhe der as costas, passe a mão na bunda dela.” Ou uma frase que o define um pouco: “Fui expulso de uma suruba por mau comportamento.”

> Com informação da Veja e Wikipédia e outras fontes.

Ateus brasileiros famosos    Ateísmo

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria de saber a opinião de qualquer leitor sobre este texto:

"A queda do Cristo
Redentor."


Fato é, o Cristo Redentor é um insulto. Me desculpem, isto é pesado, sim, o monumento é uma visão de paz, é uma visão de amor, para tantas pessoas, e para mim também foi, mesmo eu não sendo cristão, admirei este monumento por muito tempo, com felicidade de vê-lo ao estar lá.
Mas não posso negar e afirmo novamente: Esta estátua do messias cristão é um insulto às terras brasileiras, que se mantiveram com tantas dificuldades, contra uma nação cuja autoridade era a igreja, cujo território era, antes disto, de uso dos nativos e posse da Natureza. O Cristo, o cristianismo, veio colonizar, veio impor suas visões. “Não era assim a visão da época!” Assim é a visão humana, visão de paz e de amor verdadeira, a visão que leva em conta as paixões humanas e sabe que o cristianismo, como todas as religiões, são imagens de paixões humanas refletidas em atos ao redor do mundo. Escritas e descritas em formas de metáforas e tantas alegorias, no fim, tornam-se a justificativa da violência, pois as paixões também podem ser violentas. Mas a razão, se equilibrada, pode guiar o homem para fora da violência, em direção à cultura.
Os governantes do Rio de Janeiro, contrários à uma grande parcela do povo brasileiro, ateus e de outras religiões, impôs o ensino da bíblia por um ponto de vista bíblico, como opção, o ensino da moral e ética.
Digo então que em resposta, derrubem o Cristo, já tem religião o suficiente nas escolas, e como opção, construam uma árvore de pedra enorme, simbolizando a Sociedade, a civilização humana na Natureza, como é e sempre foi a relação do homem com Deus.
Acho que se preocupar com uma mera estátua gigante é exagero.

Tem outras 6 maravilhas do mundo para admirar e conhecer.
Conspiratus disse…
Continue treinando, Anônimo. Um dia você será capaz de escrever algo inteligente e de uma qualidade tal, que terá pleno sentido, coerência e utilidade!

Parabens!!!
Leandro Santiago disse…
Sobre a estátua, acho que ela deve ficar lá. Por duas razões: não haverá beneficios na sua remoção; haverá, ao contrário, prejuízo, inclusive na forma de custos financeiros.

Independentemente de ser ou não um símbolo religioso, ela é o ícone da cidade do Rio de Maringá. Possui valor histórico.

O símbolo da minha cidade é uma igreja em forma de cone. É o ícone de Maringá (procure Maringá no google imagens). É uma construção muito bonita e eu adoro subir nela (não há elevador, só escadas) e a visão lá de cima é muito boa, bem como a brisa, principalmente em dias de calor.

Pertence à Igreja Católica e é um símbolo cristão. Sou ateu e não me importo nenhum pouco com isso. Só me importarei no dia que for expulso de lá (e posso, por ser um prédio privado).

Sei que a justificativa do ator não tem relação direta com religiosidade, mas acho uma besteira e intlerancia sem tamanho quem quer "derruubar igrejas" numa causa pró-ateísta.

Já impedir que novas sejam erguidas é válido, como os evangélicos que querem erguer mega construções e monumentos usando dinheiro e benefícios de origem públicos.
Anônimo disse…
Agora me digam uma coisa, qual a diferença entre esse ateísmo fundamentalista da religião. Uma pessoa que não consegue curtir a arte que as religiões legaram ao mundo é no mínimo de uma ignorância tal que fico pensando que tomara que esse tipo de pensamento ateísta nunca predomine na sociedade, pois só vai mudar a causa, mas as atitudes vão ser as mesmos dos religiosos fanáticos, os mesmo que destruíram relíquias históricas no Iraque. Pelo jeito se os ateus tomarem o poder vai ter uma cruzada ateia contra toda a fé e o mal vai ser tão grande quanto o provocado pela religião. Só muda o discurso mas a essência tanto de um quanto o outro é a mesma. Como diz o Sr. Omar: "Trágico, muito trágico"
Mauro Bartolomeu disse…
Não serei eu a apoiar a derrubada de um monumento histórico, atitude, aliás, mais típica do Talibã. Mas, enquanto provocação, a fala de Pereio tem todo o meu apoio. Uma das características de todo símbolo é sua polissemia, e o Redentor certamente não significa para mim o mesmo que significa para os católicos. Sobre ele, gostaria de lembrar a fala de Alfredo (Umberto Magnani) em Cronicamente Inviavel (1999) de Sérgio Bianchi: “Não é estranho que ele fique de braços abertos? Pode dar impressão que ele diz: venham de todos os cantos do mundo, homens de todos as raças, culturas e credos, e explorem sem piedade. Toquem fogo em tudo, não tenham respeito à terra nem aos que viviam nela, nem aos velhos, nem às crianças. Venham e fodam tudo!” Isso diz um pouco do que penso sobre o Redentor. Não devemos derrubar (literalmente) um tal testemunho da nossa histórica submissão. É saudável que ele fique lá, quietinho, para que as futuras gerações possam se recordar da estupidez dos seus antepassados.
LEGIÃO disse…
Todo empreendimento tem, em suas próprios sementes, os princípios da sua auto-destruição.

Jesus Cristo poderia destruir o Cristianismo, se os fiéis levassem em conta tudo que dizem que ele disse; se os seguidores de Maomé praticassem tudo que está escrito no Corão, abandonariam o Islã todas as vezes que indivíduos como Bin Laden mencionassem o nome de seu deus; se os símbolos religiosos são colocados em locais públicos em função da Liberdade Religiosa, todas as denominações religiosas poderiam solitar, segundo a mesma liberdade, a aposição de seus símbolos naqueles locais, gerando verdadeira poluição visual em prédios do Judiciário, Legislativo e Executivo e espaços públicos.

Assim, se algumas palavras do Messias Cristão não devem ser levadas em conta por seus seguidores, então ele não é o Messias.

Se algumas palavras do Corão não devem ser levadas em conta pelos seguidores de Maomé, então o Corão não é um Livro Sagrado.

Se a Liberdade Religiosa não autoriza a colocação de todo e qualquer símbolo religioso em locais públicos, então tal liberdade não existe ou não deve ser defendida pelo Povo.
Leandro Santiago disse…
Me perdoem o erro: Onde digo "CIdade do Rio de Maringá", no primeiro parágrafo, quis dizer "Cidade do Rio de Janeiro". Tô meio dorgado hoje. Passei a manhã inteira sedado e acho que o efeito ainda não passou :-)
Senhora Crente disse…
Santiago, você está bem!
Que Deus lhe abençoe!
Anônimo disse…
Beijo, Pereio, "you are the best".
Campanha estúpida de um cara que apesar de ser ateu, não sabe respeitar a religião alhei, fora que a estátua do Cristo Redentor tem acima de tudo um valor histórico gigantesco não só para o Rio de Janeiro, mas também para o Brasil e pro mundo.
Um ator com suposto talento deveria no mínimo ser maduro e não ter atitudes infantis e estúpidas.
Esse cego perde toda a credibilidade ao dizer uma besteira dessas.

satierff.blogspot.com
Olha, concordo. Uma pessoa que se incomoda tanto com qualquer símbolo religioso a ponto de querer derrubá-lo deve sofrer de alguma fobia.
yami karasu disse…
Sou ateu e fã do Pereio, mas ñ concordei com a derrubada do Cristo Redentor, até pq eu seria hipócrita pq foi uma lástima a dinamitação das estátuas de Buda no Afeganistão (se ñ me engano, se eu estiver errado, me corrijam, por favor). Ele deu essa declaração mais em tom conscientemente repulsivo do q em tom "ateísta".

É dele a fantástica frase:
"Como assim, meio viado? O q um meio viado faz? Dá meio c#?"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
não gosto de nenhum monumento, mas prefiro eles lá do que alguns ateus metidos a inteligente, o bando de otários, homem babaca.

PUNK
A.Porto disse…
Piada pronta : Peréio famoso
Paulo Lopes disse…
Porto, o ator é tão famoso, que você já ouviu falar dele, embora escreva "Pereio" errado, com acento. Você pode não gostar do cara, mas ele é conhecido. Pereio atuou em mais de 60 filmes, alguns importantes. Se a sua postagem foi uma trollagem, informo que comecei a deletar esse tipo de coisa, porque em nada contribui para o blog. Portanto, meu caro, poupe o seu tempo e o meu. Abs.
THiAGO disse…
Eu fiz comentário sobre essa matéria. O bogueiro chegou mesmo a publica-lo, mas depois retirou sem nenhuma explicação. Porque essa truculência?!
THiAGO disse…
digo blogueiro
Mujica disse…
O que custa admirar um trabalho bem feito...!
Se apagarmos o sentimento imputado a obra...
Ficaremos melhor e menos arrogantes.
Mujica disse…
"sentimento religioso"
Unknown disse…
Gostei de mais das Frases.
MARCELOVITCH disse…
lembro dele numa premiação da mtv, dizendo q gostaria q elegessem o borba gato, na av sto amaro em sp, como uma das maravilhas do mundo moderno!
espetacular!
ymara disse…
Bom...Pereio é famoso.. fez filmes ótios.. é altamentepolêmico e é amado ou odiado.. sem meios termos.. mas ca entre nos.. cafona demais essa estatua gigante.. virou uma das maravilhas do mundo..( nada a ver com a estatua.. era pra ser o Brasil. e seria do mesmo jeito escolhido, caso tivessemos outra coisa pra mostrar.. nao tinhamos.. so este cristo horrendo estragando o morro tao bonito) .. coitado do nosso Brasil.. so tinha este enorme monumento cafona pra concorrer.. Agora temos que engolir.. paciencia entao...
Mello disse…
Pois eu não conhecia este cara, agora me informar e soube um pouco sobre ele.
Deve ser famoso para os que assistem filmes nacionais, eu como não assisti mais do que uns cinco em toda minha vida, e não pretendo ver mais de tão ruins que são, não o conhecia.
O cristo redentor é uma homenagem a uma coisa que não existe, que é o tal de Deus. Então é uma homenagem ao baixo nível cultural de um País supersticioso, uma representação do medievalismo religioso que sempre que pode quer ocupar TODOS OS ESPAÇOS DISPONÍVEIS, mas tirá-lo de lá é uma ideia para pessoas aparecerem na mídia, não é uma idéia inteligente, seria uma ação tão ignorante quanto a dos talibans.
Ainda bem que eu não moro no Rio e não preciso ver aquela droga em cima do morro.
Anônimo disse…
Pereio é um excremento humano, um bosta, esteve muito em evidência na década de 70 pelas confusãoes que causava quando se entupia de cocaína e maconha, ou quando chegava em casa bêbado e drogado e enchia a Cissa Guimarães de porrada, sua mulher na época. Covarde e idiota insano, essa tal campanha para derrubar o Cristo foi a maneira que ele encontrou para chamar a atenção sobre si próprio, que vinha amargando o ostracismo, gerado pela sua incompetência e pelas drogas. Não merece atenção. Se esse merda tivesse caído nas minhas mãos durante o Governo Militar, garanto a vocês que hoje ele não estaria mais aqui.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...