Pular para o conteúdo principal

Dawkins espera para logo a ‘morte completa da religião organizada’

O biólogo disse ser preciso
combater 'o vírus da fé'
O biólogo britânico Richard Dawkins (foto), 71, disse que a expectativa dele é de que ocorra logo “a morte completa da religião organizada”, ainda durante a sua vida.

A declaração do autor do best-seller “Deus, um delírio” foi feita feita ontem (23) em entrevista durante o Festival de Literatura em Jaipur (Índia), que é o evento no gênero de mais prestígio na Ásia.

Dawkins classificou como “desgraça lamentável” a ausência no festival do escritor Salman Rushdie, que não viajou a Índia porque voltou a ser ameaçado de morte por fanáticos religiosos.

Rushdie é autor, entre outros, do Versos Satânicos, livro que critica os seguidores do Islã pela perseguição dos fiéis de outras religiões. Por causa desse livro, em 1989 o aiatolá Khomeini, do Irã, ofereceu dinheiro ao muçulmano que matasse Rushdie. O escritor mora na Grã-Bretanha, onde por alguns anos contou com a proteção da polícia.

A fatwa (manifestação de uma autoridade religiosa com base Islã) de Khomeini acabou sendo suspensa, mas nas vésperas do festival de Jaipur alguns líderes muçulmanos voltaram a defender a morte do escritor.

No festival, Dawkins disse que a perseguição a Rushdie lembra os católicos que, no século 16, escreveram a uma autoridade do Vaticano para saber se poderiam matar a rainha Elizabeth I por ter levado milhões de fiéis para a Igreja Anglicana. A resposta, lembrou o cientista, foi de que o ato seria “louvável”.

Dawkins se mostrou inconformado com o salvo-conduto que os líderes religiosos têm para pregar o ódio, como agora no caso de Rushdie, sem que sejam punidos. Essa condescendência foi longe demais, disse.

De acordo com ele, isso mostra que, quanto aos líderes religioso, nada mudou em quase 500 anos. “A religião é mortal porque, por ela, há pessoas dispostas a morrer a matar.” Por isso é preciso combater "o vírus da fé".

Um jornalista perguntou a Dawkins se ele não estaria sendo presunçoso ao querer descartar as religiões sendo que a ciência não tem explicação para tudo.

O biólogo respondeu que, “se não entendemos alguma coisa, precisamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar para obter a explicação”. “Não devemos ser preguiçosos e chamar essa coisa de sobrenatural.”

Dawkins também foi questionado sobre a suposta eficácia da yoga. Para ele, a yoga não tem nenhuma fundamentação científica.

Afirmou que considera como pensamento científico qualquer formulação de ideias que estiver aberta à investigação e passível de modificação diante de novas evidências. O que – disse –  não ocorre com a yoga.





Com informação do The Times of India, entre outras fontes.

Comentários

Herbert Monteiro disse…
Dawkins 1 x críticos de plantão 0...de novo!
Bruno disse…
Por mais que uma pessoa possa desejar que a religião organizada encontre seu fim, achar que isso vai acontecer em breve é uma ilusão. Dessa vez, Dawkins é quem delirou rs
Anônimo disse…
O que the FUCK tem a ver isso tudo com Yoga? Pqp!!!
Jeferson Tadeu disse…
Embora eu seja ateu, dawkins esta completament enganado. As dinamica do psiquismo humano sempre o levará para buscar no simbólico a fuga de seu mundo real. Observase que a linha do tempo da historia da humanidade seempre se dá numa oscilacao entre afastar da fé e aliar-se a ela. E assim permanecerá, tivemso uma era a pouco que afastou-se mais da é e novamente estamos voltando a grandes fanatismos. Sempre conviveremos com esse mal estar na nossa civilização.
Fernando disse…
Ele só esqueceu de uma coisinha: (tem uma pedrinha no sapato dele) A RELIGIÃO DE CRISTO.

"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
Tiago
1:27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. "
Tiago 1;27,28
Izaque Bastos disse…
o Dawkis é um esperto que fica cada vez mais rico com seus livrinhos de histeria ateista, tambem pudera, tem quem compra?
depois os cristaos que sao burros.
acho que ele quer é ser famoso igual a Jesus Cristo, e entao ataca a religiao de todas maneiras.
o Dawkins fala tanto em evidencias, queria que alguem me falasse qual foi a pesquisa que esse senhor empreendeu em fazer pra melhorar a vida dos seres humanos na terra, alem de ficar atacando a religiao e religiosos?
ele gosta tanto de ciencia, qual descoberta cientifica o mesmo tem, ou fez a respeito de alguma coisa?como por ex; descobrir a cura do cancer seria uma boa coisa pra sociedade.
Anônimo disse…
Izaque, você não leu nada escrito por Dawkins!!!
Izaque Bastos disse…
santo Dawkins luciano de Samosata.
ele se comporta como qualquer outro clerigo, e faz como qualquer outro fundamentalista, quer levar o ateismo ate as ultimas consequencias, nao me assustaria se o vesse morrer como louco.
nao se conquista pessoas pela razao, mas pelo coraçao, os livros de Dawkins, só fazem os religiosos se tornarem mais religiosos, o uso da força , querendo esmagar a crença, só o levara cada vez mais ser encarado como um arrogante desesperado.
se um mundo sem religiao fosse otimo a Coreia do Norte seria o ceu na terra.
Anônimo disse…
O que dawkins fez para melhorar o mundo: pesquisas no rcampo da genetica e da zoologia, pesquisas na area de biologia alem da critica a religiao

O que o Pr. Izaque faz para melhorar o mundo: cri...cri...crii...crii....
Jeff disse…
“se não entendemos alguma coisa, precisamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar para obter a explicação”. “Não devemos ser preguiçosos e chamar essa coisa de sobrenatural.”

Depois dessa, qualquer um em sã consciência viraria ateu.

A pedrinha no sapato - não só dele - é a burrice humana.
Jeff disse…
"...os livros de Dawkins, só fazem os religiosos se tornarem mais religiosos..."

e as pessoas honestas a deixarem de acreditar no papai-noel de adultos.

- Olha !!! O rei está nú !!!
Jeff disse…
Eu adicionaria aos feitos do Dawkins a propagação da razão.
Jeff disse…
"descobrir a cura do câncer seria uma boa coisa pra sociedade."

uma mão pesquisando faz mais do que milhões orando.
Anônimo disse…
Acho que o Dawkins forçou um pouco a barra... a religião não vai acabar tão cedo, a humanidade ainda não ta preparada pra largar as muletas psicológicas.
Anônimo disse…
"os livros de Dawkins, só fazem os religiosos se tornarem mais religiosos, o uso da força , querendo esmagar a crença, só o levara cada vez mais ser encarado como um arrogante desesperado.
se um mundo sem religiao fosse otimo a Coreia do Norte seria o ceu na terra."


Você vive mesmo no seu mundinho de faz de conta, hein... acorda lunático.
Anônimo disse…
Concordo prezado anônimo; mas algum dia alguém teria de começar o processo não? Se cada um de nós ateus, fizer sua parte, breve a coisa vai começar a pipocar.

A religião está se destruindo sozinha, cabe a todos nós, dar "aquela forcinha" para que ela vá de vez para o buraco.
Anônimo disse…
Ja que vc gosta de relativismo, relativise isso:
O trabalho do dawkins pode diminuir a força e a quantidade de novos fanáticos religiosos ao propagar a razão e a ciência, e portanto, diminuindo atrocidades tipicamente crentes como ataques a homossexuais, apedrejamento e desqualificação das mulheres, ataques suicidas etc... portanto, fazendo um bem a humanidade.
Anônimo disse…
Sim, Editor, concordo que um dia ela irá perder muito da sua força, e que podemos contribuir pra isso, só não creio que isso vá acontecer logo.
Se você não sabe, Izaque-fanfarrão, o Dawkins é zoólogo, etólogo e biólogo evolucionista, ele está entre dos três maiores intelectuais da atualidade, atrás apenas do escritor Umberto Eco e do linguista Noam Chomsky, que, por coincidência ou não, também são ateus! É muito claro que seus livros e pesquisas são bastante relevantes para o avanço ciência

E que caralho você faz, além de defecar pela boca pra depois esfregar a cara na merda? Já sei, NADA!

Fala tanto da Coreia do Norte, mas ela não está nem entre os 20 países com mais índices de ateísmo!

Vai aqui o Top 20:

•Suécia
•Vietnã
•Dinamarca
•Noruega
•Japão
•República Tcheca
•Finlândia
•França
•Coréia do Sul
•Estônia
•Alemanha
•Rússia
•Hungria
•Holanda
•Inglaterra
•Bélgica
•Bulgária
•Eslovênia
•Israel
•Canadá

Leia mais em: O ranking dos países menos crentes do mundo - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=5845#ixzz1kPKrUGB7

Vai estudar, seu vagabundo!
Mas eu não quero que a religião termine... O que vamos criticar e zoar depois?
Walter Cruz disse…
Mais um argumento tipicamente "ad hominem". E sobre "descobrir a cura do câncer", eu achava que era só rezar para deus que já estaria curado :-)
Rangel disse…
Meu querido Herbert Monteiro, fico feliz em saber que ele nunca morerá, isso é muito bom, assim se o que ele fala for verdade jamais terá oportunidade de oposição, assim não sei até quando será "Dawkins 1 x críticos de plantão 0, rsrsrsr, um abraço querido.
Anônimo disse…
Ele se equivocou um pouco em dizer que a religião vai acabar,= enquanto o ser humano existir a religião continuara a existir, historia é a prova que a praticamente todas as culturas do mundo tem uma religião e isso só ira desaparecer quando o homo sapiens sumir da face da terra.
Pedro Lobo disse…
Dawkins não disse que a "religião vai acabar". Mas, sim, que a "religião ORGANIZADA" está com seus dias contados. O que, aliás, já começa a ocorre em alguns países.
Anônimo disse…
Pedro, como eu disse a religião organizada não ira acabar a historia é a prova disso, se uma desaparece e perde seguidores outra ira se destacar e substituir a que desapareceu, isso é simplesmente uma questão psicológica.
LEGIÃO disse…
A Irlanda Católica já não é tão católica depois da série de crianças estupradas pelos clérigos pederastas;
Não Alemanha, o Papa Católico não é visto como santo nem como herói;
A Europa atinge índices cada vez maiores de desprogramação religiosa entre os jovens.

A Queda das Torres Gêmeas, nos EUA, mostrou que para destruir um grande empreendimento, não é preciso atacar seus fundamentos. Basta enfraquecer a estrutura próximo ao topo e deixar que o peso da cúpula gere uma cadeia de destruição.

Jesus, Maomé, Jeová e Alah já se provaram inatacáveis, muito mais por estarem mortos ou nunca terem existido. Por outro lado, o processo na Corte Internacional contra Bento XVI deve ser concluído o mais rápido possível. Se o Papa e alguns de seus cardeais fossem condenados por acobertar a pedofilia, isso ficaria na História, como uma mancha. Isso lançaria dúvida sobre todos os clérigos. E não há nada tão pernicioso para a crença do que a dúvida persistente.

Quanto aos emissores de fatwas, os países da Primavera Árabe, em breve, vão se encarregar de silenciá-los.
Fernando disse…
JeffJan 24, 2012 11:51 AM
"descobrir a cura do câncer seria uma boa coisa pra sociedade."

uma mão pesquisando faz mais do que milhões orando.


SERÁ????

A fé ressuscita os mortos.


E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
44 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.


Quero ver mãos mortas fazerem alguma coisa.
Anônimo disse…
Ele é tão fundamentalista em suas teses ateísta como um religioso fanático.
Anônimo disse…
Os mulçumanos são uma praga no mundo, devemos luta juntos contra eles aqui no Brasil.
Então, cristão, ressussita alguém, já que sua fé é tão poderosa, depois me avisa.
Anônimo disse…
A religião cresce por que existe propaganda, combate essas ideias funciona si, o ser humano em geral e movido por sugestão e por opinião.
Anônimo disse…
Paulopes devemos está mais alerta em relação aos mulçumanos, estes si são mais perigosos! Eu já vi muito um cristão ameaçando, mas verbalmente, agora ameaça a vida de alguém! É um alerta, principalmente o que são revoltosos.
Anônimo disse…
Devemos combate o islã
Anônimo disse…
O mulçumanos são mais perigosos que os cristãos, esse estão ainda presos na idade medieval
Anônimo disse…
tomara que ele tenha razão.que chegue logo esse dia.
Avelino Bego disse…
Infelizmente, acho que não.

Crer em lendas é muito fácil e agradável para muitos ainda.
No Name disse…
É um fanfarrão, nem o Império Romano, nem Stalin, nem Mao tse Tung conseguiu e um biólogo se mete a fazer uma profecia destas.?

Lá se vai 2000 anos muitos tentaram na base da execução sumária, torturas todo tipo de violência.

Quanto mais matavam menos adiantava, até que um dia Gransci teve a brilhante ideia de infiltrar e destruir a igreja por dentro. Depois veio a Escola de Frankfurt e esta continuando o trabalho.


O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Anônimo disse…
Por favor, ALGUÉM ME AJUDA?

Sobre a parte "escreveram a uma autoridade do Vaticano para saber se poderiam matar a rainha Elizabeth I por ter levado milhões de fiéis para a Igreja Anglicana. A resposta, lembrou o cientista, foi de que o ato seria “louvável”."

Alguém tem um link ou fonte que prove que isso é verdade? Gostaria de obter mais informações sobre esse episódio.

Obrigado.

William
carlosqevedo disse…
Quem foi que disse que o Dawkins não descobriu a cura para o câncer? ele detectou o pior (entre tantos tipos de cânceres existentes) cancer social que existe: chama-se RELIGIÃO. e a cura? ué, ele sugeriu que as pessoas arregaçassem as mangas e investigassem. esta é a cura pra este tipo de mal.
carlosqevedo disse…
diferença entre cristianismo e islamismo?
fácil: cristianismo é o ópio do cabra burro, o islamismo é o ópio do retardado.
Anônimo disse…
dawkins esta certo o que ele falou vai ocorrer quem são os religiosos de hoje, quem é que lota as igrejas? Pessoas pobres analfabetas e sem cultura a igreja católica é e continua sendo um câncer para a humanidade.
Anônimo disse…
Ser religioso já não é mais importante como um marco social os ricos que frequentavam a igreja só por estatus hoje sentem vergonha a igreja esta perdida e o bento xvi esta com um pepino nas mãos ,ele esta vendo a igreja escorrer como uma água suja quando damos descarga , digamos que a vergonha desta prostituta apareceu e todos estão vendo sua vergonha, tenho nojo da igreja de todas elas, ela só mostra o quanto o ser humano pode se vender e o quanto eles conseguem ser imbecis
Anônimo disse…
A religião não acabara, mas como ele disse a previsão se refere as organizadas. O homem não muda e se repete em seu erros.
O mundo estaria melhor se mais pessoas parassem de viver de ilusões e colocassem suas energias em construir um mundo positivo real, aproveitassem esta vida ( a unica), e nao a doassem a esses enganadores, salafrarios...chega ate eu estou cançado de tanta lavagem cerebral e perpetuação da burrice.
Anônimo disse…
Os crente São Zumbis estão hipnotizados pelo canto da sereia --
"Lá se vai 2000 anos muitos tentaram na base da execução sumária, torturas todo tipo de violência."

- Disso a sua Igreja entende muito bem, não é, adorador das Cruzadas? Pra ter um templário assassino como avatar, tem que idolatrar muito esses criminosos.
Israel Chaves disse…
Também acho que a religião organizada vai acabar se destruindo e caindo um dia. Mas com certeza não vai ser logo, Dawkins foi muito otimista achando que vai viver para ver isso.
A religião está decaindo cada vez mais em certos aspectos, mas também se fortalecendo em outros, especialmente em países de terceiro mundo. Enquanto a Europa se livra da Igreja Católica, por exemplo, aqui as igrejas evangélicas ganham cada vez mais poder.
Enquanto houver ignorância, haverá religião (e acabar totalmente com a ignorância não parece muito possível). Religião é o resultado dos medos e inseguranças do ser humano, que busca respostas que o deixem satisfeito e se sinta seguro num universo ao qual ele não tem controle (se essas respostas são verdadeiras, é irrelevante. O importante é ouvir o que ele quer para se sentir protegido). Uma pessoa culta acaba sobrepondo a razão a esses medos, porque os entende e sabe separar medo irracional da realidade, através do conhecimento científico. Como a tendência é a humanidade ganhar cada vez mais conhecimento e cultura, é natural que a religião vá gradativamente sumindo da sociedade.
Mas, mesmo no dia que a humanidade estiver no ápice da evolução cultural, onde o mundo todo seja bem educado e a ciência esteja no nível de um filme de ficção científica (supondo que o mundo dure tempo o bastante para alcançar esse estágio, porque sinceramente eu acho que as chances de estragarmos tudo antes é bem grande), ainda haverá pessoas que terão a mente fraca e buscarão se enganar com respostas confortáveis para fugir da realidade. E com isso, mesmo nessa sociedade super evoluída, ainda haverá religião.
Religião faz parte da humanidade como ter medo do desconhecido faz, como ser egoísta faz, como tantas outras coisas naturais do ser humano fazem. O que não quer dizer que essas características não possam ser excluídas através da educação, quando se chega à conclusão de que estão atrapalhando. Mas daí tirar 100%, eu acho impossível. O que pessoas instruídas fazem (ou deveriam), é tentar ajudar a evoluir a nossa sociedade o máximo possível, ajudando a acabar com essas âncoras que nos puxam para baixo.
Dawkins é uma dessas pessoas, e faz um bom trabalho, como tantos outros. Mas está sendo otimista demais dessa vez. O trabalho mal começou, e vai demorar muito para colhermos os frutos de uma sociedade melhor.
Anônimo disse…
De tortura e violência os cristãos entendem muito bem.
Jeff disse…
"A fé ressuscita os mortos."

Isso eu acredito, até por que o Superman ressuscitou a Lois Lane.

PS.: Preciso dizer que isso foi ironia ?
Jeff disse…
Tive uma epifania. Essa era a "evidência" que me faltava. Pronto, virei cristão.
John Constantine disse…
Na boa, porque nao começa a fumar um maço de cigarros e procura instalar um cancer e morrer por causa dele ?

Assim, vc podera usar a sua fé para ressucitar dos mortos.

Quero ver a sua fé fazer alguma coisa.

Pois eu pergunto: SERÁ ?????
John Constantine disse…
Nao creio que as religioes organizadas encontrem o seu fim durante o tempo de nossas vidas, ate por causa de nossa populacao mundial atual (7 bilhoes de pessoas) e devido a isso, ha uma grande inercia cultural que mantem a religiao como modo de vida do ser humano.

Porem, com o tempo, as mudancas demograficas que se darao no mundo todo devido ao declinio das taxas de natalidade e aumento do numero de idosos, ocorrera um evento chamado "implosao populacional".

A ONU preve para o ano de 2200 que a populacao mundial retornara à casa dos 2 bilhoes de habitantes.

As grandes mudancas demograficas, com a estabilizacao e posterior reducao da populacao mundial, havera mais renda, mais recursos disponiveis, muita infra-estrutura abandonada e em desuso, areas vazias, etc. E com a evolucao da tecnologia, havera um salto educacional em termos quantitativos e qualitativos (pois se vc tem menos pessoas, ha mais recursos e melhoria da qualidade do ensino).

Essas mudancas no futuro provocarao profundas mudancas na civilizacao humana, com mudancas igualmente profundas nas religioes organizadas. Algumas poderao deixar de existir, outras serao assimiladas, algumas mudarao tanto que serao irreconheciveis, e assim por diante. Dogmas, teologias, doutrinas, etc.. poderao desaparecer e cair em desuso, dando lugar a novas ideias.

Enfim, tudo muda. As estruturas que temos nos dias de hoje, inevitavelmente desaparecerao no futuro. Seja por mudança, seja por violencia, seja por extincao, etc. Mas desaparecerao.
Anônimo disse…
Na boa... Vc nao merece ter um computador. Seu fanatismo beira a esquizofrenia.
Anônimo disse…
Como se o Império Romano, nem Stalin, nem Mao tse Tung etc tivessem como objetivo principal exterminar a religião né garotão?
Os crentelhos falaciosos não se cansam dessas associações ridículas entre imperialismo e não-crença.
Anônimo disse…
Corrigindo:

Como se o Império Romano, Stalin, Mao tse Tung etc tivessem como objetivo principal exterminar a religião né garotão?
Os crentelhos falaciosos não se cansam dessas associações ridículas entre imperialismo e não-crença.
Anônimo disse…
O que seria essa religião de cristo? A dos papagaios de bíblia como você? Tenho certeza que dentre as MILHARES dedissidencias religiosas baseadas na bíblia, a sua é a certa né?
Izaque Bastos disse…
O Luan cabeça de estalopitecus, eu pedi uma invençao dele que nao fosse palavras, meras palavras, letras só letras, nao vejo inventores e pesquisadores serios atacando a religiao, ou Deus, ou seja mais quem em for.
esse Dawkins é um arrogante idiota, que tem uma boa cultura só isso, tambem nascido em berço de ouro, teria que ter uma boa educaçao mesmo.
Israel Chaves disse…
O cara é biólogo e professor, não é inventor. Você é da época que os caras fodas eram os que inventavam máquinas voadoras ou motores baseados em roldanas? É isso que espera de um intelectual da atualidade? Por favor, né...
Letras, só letras, meras palavras... Não é engraçado você achar isso tão pouco importante, quando a sua tão amada Bíblia é composta só disso? Mas as meras palavras escritas por sacerdotes medievais ignorantes de séculos atrás devem ser muito mais confiáveis que as palavras escritas por cientistas de hoje em dia.
Se dá tanta importância à ações concretas e coisas físicas (como máquinas voadoras ou sei lá o que você consiedra uma "invenção"), comece a listar todas as coisas concretas que você e sua religião trouxeram para melhorar a sociedade. Ou será que tudo o que vocês têm são meras palavras?
Orione disse…
Dawkins é um idiota,não dou mais credibilidade às suas palavras.Hoje vejo que Dawkins não passa de um fundamentalista assim como os fundamentalistas islâmicos.
Fabiano disse…
Claro, porque inventar é só criar coisas físicas. Pobre dos físicos teóricos, matemáticos, economistas, que só escrevem e publicam textos.

Você precisa conhecer mais o Dawkins, porque ele é um pesquisador sério.

Ele definiu melhor o termo "meme", por exemplo, além de ser bem conceituado nos estudos da TE. Que tal ler o que ele escreve ao invés de ficar ouvindo o que o seu pastor diz sobre ele? Ou desses sites crentes? É como se eu atacasse um pesquisador cristão e dissesse que ele não fez nada de importante (como Francis Collins, por exemplo), só porque ele tem uma crença.

E acho que você quis dizer "Australopiteco" (australopithecus), não?
Izaque Bastos disse…
o Dawkins a ateus gostam de citar Darwin e sua teoria acerca da evoluçao, e Darwin nao aprovava, todo esse combate ao cristianismo, só nao entendo porque ele foi enterado dentro de uma igreja, se ele era ateu?
será que a igreja anglicana verdadeira apoaiaria isso?
Fabiano disse…
O Dawkins não é fundamentalista. Ele só aponta verdades sobre religião. Como ele mesmo diz, parece que tudo que se fala sobre o "sagrado" tem uma proteção especial. A religião sempre esteve numa categoria intocável. Agora que os críticos começaram a dizer as verdades, eles são fundamentalistas. Não vejo o Dawkins obrigando ninguém a seguir o que ele diz. Ou ameaçando os outros de morte por esse mesmo motivo.
Mas é mais fácil taxá-lo assim, porque desqualifica sua pessoa. Sério. Alguém realmente acha que ele está no mesmo nível de um aiatolá?
Izaque Bastos disse…
nao, quis dizer estalopitecus mesmo, é isso que o luan é.
nao Israel, vc que julga assim, sua resposta é uma falhança, uma briga sem sentido para defender seu deus Dawkins, ataca outra crença ou pessoas.
minha pergunta e ao mesmo tempo disertaçao é que; pessoas seria e nao implicantes nao ficam perdendo tempo tentando acabar com a religiosidade alheia.
o Dawkins agride bilhoes de pessoas credulas , dizendo que elas sao burras e idiotas ao acreditar em deuses.
Izaque Bastos disse…
em nome de um estado sem religiao a velha URSS , matou gente demais.
e outra Fabiano, ninguem antes tinha falado contra o cristianismo?serio mesmo?
culpar o cristianismo por todas desgraças é facil em vez de soluciona-las, nao é mesmo?
Cristo em nenhum momento atacou alguem, pelo contrario , foi moto por falar a verdade.
Helen De Rose disse…
Quantos acontecimentos maléficos em vista desses homens que fazem das religiões torcidas de futebol. O religare é muito mais que isso. Infelizmente, a ignorância habita este Planeta. Não vejo perspectivas melhores para o futuro. Muitas mortes acontecerão ainda em nome da fé, a destruição é algo inevitável, a nível planetário e humano. Salve-se quem puder.

Helen De Rose
Israel Chaves disse…
Não faço idéia do que seja uma falhança. Só sei que voc~e falou, falou e não disse nada, como de costume.
Israel Chaves disse…
Cristo nunca atacou ninguém, como o Pernalonga também não. Ou o Cebolinha. Ou o Capitão Planeta.
Cristo é um personagem de uma história, entenda isso.

Bem, pela sua lógica também não podemos falar mal do nazismo, já que falar não resolve. Agora me diga, o que você tem feito para solucionar os problemas causados pelo cristianismo? Ou você é daqueles que acham que o cristianismo é algo bom e puro e só traz coisas boas?
Deve ser isso, considerando que acredita na história do boneco de barro, da mulher-costela e da cobra mágica falante.
Luis Alberto disse…
Se você acredita que a fé ressuscita os mortos, eu prefiro acreditar no poder de Shen Long, invocado pelas Esferas do Dragão em reaizar esse milagre. Pra cada ressureição citada na bliblia, Shen Long ressiscitou milhares a mais. Planetas inteiros. Só o Son Goku ressuscitou umas 5 vezes.
Antes que você me questione, não há provas que comprovem a não existência de Shen Long, portanto é verdade.
Anônimo disse…
Ignore os crente veja o nível deles faça o favor, vocês acham que vale a pena debater com estas pessoas que não tem nada pra dizer , veja como eles são baixos cheios de ad hominem e vocês ainda se dão o trabalho de responder, se eles querem atenção manda eles ir sentar no colinho da mamãe.

Anderson
Abçs
Izaque Bastos disse…
Israel vc morreria por alguem que nao tivesse existido?vc acha mesmo que os milhoes de cristaos que morreram perseguidos morreram porque eram idiotas?
nao é inteligente alguem difundir a verdade morrendo de muitas maneiras.
se vc hj fala abertamente, e tem a liberdade de expressao é por causa de pessoas que morreram pra defender o direito de culto, de protestar, de ser livre.
Charles disse…
Acho que ainda demora essa morte...e o Cristão- Fernando sempre viajando nas lendas.
Anônimo disse…
Izaque certamente nunca ouviu falar em:
* Kamikazes
* Jim Jones
* Heaven's Gate
* Homens-bomba do Islã
* Rebelião de Münster
* Wellington de Menezes de Oliveira
Israel Chaves disse…
Então você está dizendo que todos os deuses de todas as culturas existem, porque em toda religião tem alguém morrendo por seu deus.
Alguém se matar por um ser imaginário não prova sua existência. Tente de novo, esse argumento foi do mesmo nível de todos os seus outros.
E sim, os milhões de cristãos que morreram por sua religião, eram idiotas. Triste, mas verdade.
"vc morreria por alguem que nao tivesse existido?"

- Eu, com certeza não.

"c acha mesmo que os milhoes de cristaos que morreram perseguidos morreram porque eram idiotas?"

- Idiotas não, ingênuos, para não dizer outra coisa. As pessoas morrem por cada besteira, ultimamente.

"nao é inteligente alguem difundir a verdade morrendo de muitas maneiras."

- Morrer em nome de uma ideologia, seja ela qual for, pra mim, não é nada inteligente.

"se vc hj fala abertamente, e tem a liberdade de expressao é por causa de pessoas que morreram pra defender o direito de culto, de protestar, de ser livre."

- Sim, os "caras pintadas", "diretas já" e etc. Movimentos laicos, se quer saber.
Cacete, é AUSTRALOPITECOS, seu analfabeto funcional!

Cara, quer me xingar (se escreve com X, caso ainda não aprendeu), xingue, mas direito!

Estude, porra, estude! Usa tua mente, nem que seja uma vez na vida, cacete!
Fala do Dawkins, mas não tem nem metade do Q.I dele.

Você só passa o dia inteiro enchendo nosso saco e depois é o Dawkins que é idiota?
Anônimo disse…
Esquizofrenicos e pessoas em surtos psicóticos matam e morrem por seres que não existem também.

Isaac
http://osalmao.blogspot.com/2012/01/deus-conclusao.html

Deus é uma conclusão Lógica: Se Deus não existisse, mas a invenção de sua existência fosse capaz de gerar apenas Madre Teresa de Calcutá, já teria valido a pena, e poderíamos dizer que inventar Deus, foi uma boa idéia.
Você poderia, por favor, me dizer qual é a lógica de acreditar num criador inteligente e poderoso, fora do espaço e tempo? Me mostre seu melhor argumento.

Eu Não tenho paciência para ler merda criacionista, principalmente vindo de um cara que segue o blog de um porco homofóbico como o Julio Severo.
Israel Chaves disse…
Madre Teresa não era aquela simpática senhora cruel, que apoiava a pobreza, a submissão e o sofrimento para que as pessoas ganhassem um lugar no céu? Aquela mesma que recusou verbas para um hospital porque a cura pela fé era mais importante? E que com isso, causou o sofrimento de muitos doentes? A mesma que apoiava homofobia e outras formas de preconceito?
Ah, com certeza era uma pessoa maravilhosa. Seguia exatamente o que seu deus feito de amor mandou; fazer com que as pessoas sofressem antes de morrer para serem supostamente salvas depois.
Geriatra disse…
Richard Dawkins, 71 anos, espera a "morte da religião"... antes da morte dele próprio.

Mas esse velhinho é muito racional mesmo!

O movimento ateísta se supera a cada pérola expelida pelos seus sábios profetas.
Darwin X Dawkins disse…
Charles Darwin era um cientista de verdade, e não um maluco desocupado dedicado a combater o Cristianismo, como agora é moda.

Em outras palavras, Darwin não era um militante ateu à-toa psicótico como Richard Dawkins e suas fãzocas.
Anônimo disse…
Os pregadores ateus usam os erros praticados por alguns que crêem para generalizar todos os que acreditam. O que mais se vê nos sites ateus são reportagens sobre erros de padres e pastores ou de qualquer crente. Não há nada concreto que negue a existência de Deus. Existem é citações de pensadores ateus. Richard Dawkins escorregou feio agora ao dizer que a religião organizada morrerá antes dele próprio.Todos os usuários deste blog morrerão e a palavra de Cristo continuará firme e forte pelo mundo.
Israel Chaves disse…
Também não há nada concreto que negue a existência de unicórnios. E aí? Isso quer dizer que eles existem?
Bom, tá na cara que é só um troll querendo fazer propaganda da bosta de blog que ele tem e botar lenha na fogueira.
Ouvi uma ameba falando ou é impressão minha?
Anônimo disse…
PQ ninguém acredita no nosso INRI CRISTO Brasileiro!!!!

"Ele existe e prega as mesma coisas"

ASS: Hugo ( Uberlândia- MG )
Anônimo disse…
http://youtu.be/CXJ1imeKD84
Anônimo disse…
A maior comédia desse século e ver um monte de alienados que se dizem cristãos gritarem: Eu te amo je$u$, glória! Quem dá mais pra je$u$?

Ao lado de edir macedo, valdomiro, rr soares, papa e ainda ficam rindo de um homen que se diz ser a reencarnação de jesus cristo.

Se juntar todos os filmes de comédia dos eua, não chega nem perto dessa comédia da vida real!

Viva o ateísmo, poís ele quebrou e ajudou aqueles que achavam que a religião liga o homem a DEUS!
Ricardo disse…
É verdade, ele esqueceu da Psicologia no argumento.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová