Pular para o conteúdo principal

África do Sul veta outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus

Igreja cita que ateu se considera um acidente
e mostra uma pessoa de cabeça oca

A ASA (Advertising Standards Authority), uma agência autorregulatória do setor de publicidade da África do Sul, determinou que uma igreja suspendesse um outdoor por considerá-lo ofensivo aos ateus. O outdoor mostra um homem de cabeça vazia tocando as suas têmporas com os dedos e transcreve uma citação do poeta britânico Francis Thompson: “Um ateu é um homem que acredita ser um acidente”.

A mensagem estava desde meados do ano passado em um terreno próximo à Igreja Rivers, no subúrbio de Joanesburgo, em local de destaque.

A agência tomou a decisão após ter recebido queixa de Eugene Gerber. Ele argumentou que não se considera resultado de um acidente, mas de uma evolução, e que a igreja, com a representação da cabeça oca, estava sugerindo que ateu é estúpido.

Antes de o veto ser anunciado, líderes da igreja se defenderam com a alegação de que a citação do poeta é bastante conhecida, não fazendo sentido, portanto, qualquer medida restritiva, até porque a intenção não foi ofender ninguém.

O contra-argumento de Gerber – aceito pela ASA – foi de que a citação de Thompson estava fora de seu contexto original. Segundo ele, a igreja, na verdade, se baseou no Salmo 14.1: “Diz o tolo em seu coração: Deus não existe”.

“A intenção da imagem foi transmitir que ateu não pode ser sábio”, disse Gerber à agência.

Jacques Rousseau, presidente da Free Society Institute, criticou o veto. Disse que os ateus acusam com frequência os crentes de serem hipersensíveis a criticas, o que em muitos casos é verdade, mas neste  episódio do outdoor, segundo ele, foi um descrente que se mostrou suscetível demais. “Ninguém tem o direito de se declarar ofendido.”



Para a ASA, conforme texto onde anuncia sua decisão, ficou evidente que o outdoor da igreja atenta contra o direito constitucional de liberdade de crença e contra a dignidade de uma parcela da população.

“Não é razoável e justificável que em uma sociedade baseada na igualdade, dignidade e liberdade haja a divulgação de declarações que atentam contra a dignidade humana, à qual todos têm direito, o que inclui os ateus.”

Com informação do Dailymail, entre outras fontes.

Cantor americano muda letra de 'Imagine' e a torna pró-religiões
janeiro de 2012

Ateísmo.

Comentários

Não seria o contrário?

A figura representaria uma cabeça de um religioso oras...
Verdade! HAHAHA
Avelino Bego disse…
Porque religiosos temem tanto a aleatoriedade do Universo?
Avelino Bego disse…
E, o cartaz parece ser uma ode ao argumentum ad consequentiam:

"Eu acho que Deus me criou.
Adoro essa ideia de ser fruto de um deus.
Então, Deus existe."
Anônimo disse…
Tem razão. O outdoor é ofensivo à memória de F.Thompson, representado de cabeça oca pensando besteira... :-D

Um cartaz desse merecia mesmo é paródias bem-humoradas.
Luciano Cequinel disse…
Porra, tomando uma puta lição da África... Nossos políticos poderiam ter culhões pra vetar as ambições religiosas que vemos todos os dias.
Manoel Machado disse…
Desnecessário... Eu não me senti ofendido...
Anônimo disse…
Então você tem sérios problemas filho.
Anônimo disse…
Ou deve ser religioso.
Anônimo disse…
hahahahahha
Manoel Machado disse…
Não, eu só acho que todos tem o direito de usar do sarcasmo... Eu levaria na esportiva, e gostaria de ter o mesmo direito. Só...
Anônimo disse…
Encha a parte oca com fezes e teremos um religioso.
Caruê disse…
Concordo com a medida.
Importante salientar a capacidade interpretativa do cidadão que denunciou. E a completa incompetência do Gerber afinal um ateu que não pode ser sábio pouco difere de um ateu estúpido.
Isso foi ofensivo.
Anônimo disse…
Cabeça oca porque não acreditamos em seres mágicos?? E cade verdadeiras e boas evindencias que este ser mágico existe e que sei lá como surgiu do nada e ainda de quebra com incriveis poderes mágicos ,de onde veio seus poderes mágicos?? Já surgiu com ele?? Como assim , vai alguém explica isto??
Anônimo disse…
Outra coisa também é um deus que quer que todo mundo acredita nele, mais não pode aparecer ,isto é estranho, seria a mesma que eu não existisse e quisesse que todo mundo acreditasse em mim, ora se eu não existo porque eu quero que acreditem em mim? Viram este deus é só uma invenção da mente humana.
caraio disse…
acidente eh algo q naum deveria acontecer dentro de um contesto ou objetivo
o universo e a vida surgiram por acaso, nao por acidente
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be a sheep.
Anônimo disse…
A christian is a man who believes himself to be mud.
Deixa eu ver se entendi a lógica dessa propaganda.

Nos chamam de cabeças-ocas porque não acreditamos em contos de fadas para adultos?

Vai entender esse pessoal...
Anônimo disse…
A frase não é ofensiva, mas a imagem do cartas da a entender que o ateu não tem cérebro. Resumindo esta chamando ateus de burros. Depois leva troco na mesma moeda, aposto que ia ter mimi.
Eu não ficaria ofendido com esse ad hominem de pirralho de ginásio. É hilário ver a infantilidade alheia.

Agora vamos comparar com o Brasil.
Ateus sendo chamados de assassinos, estupradores, egoístas, gananciosos e etc em rede nacional.
http://www.youtube.com/watch?v=0NM2cMx58S0
Outro episódio semelhante.
http://www.youtube.com/watch?v=DuQEFcFgqzc

Vai completar 1 ano e meio, no dia 27 e até agora não aconteceu NADA. Viva a velocidade da justiça. Enquanto isso na cabeça de alguns que assistiram a esses programas, ateus não prestam.
Quando completar 2 anos da para comemorar aniversário, fazer um bolo e ir na Frente do MPF ou do tribunal comemorar, ou talvez levar uma pizza.
Rodrigo*
Unknown disse…
Eu iria preferir um direito de resposta doq a censura que foi imposta... Um cartaz em frente a esse com a resposta seria bem interessante... E nem me ofendi tbm
Anônimo disse…
Contra à religião pode escrever qualquer merda. No entanto,quando se escreve algo sobre o ateísmo começa o chororo.Ai to ofendido!! religiosos não prestam! são todos maus!! vão a merda, e de relance chapem uma piraca de elefante
Anônimo disse…
Anonimo (18/01 - 04:47). Lá vem outro crentelho com fantasias sexuais reprimidas ... Incrível como essa gente tem que esculhambar os outros falando de sexo, com fantasias grotescas (no caso o elefante). Acho que o cara é que fantasia que está sendo ..., digamos, bem tratado por um elefante. Que tara!!!!

Além de estar enganado ou sendo maldoso sobre o "falar mal da religião": quando falamos contra a religião, há patrulhas por todo lado. De todos os lados saem crentelhos defendendo e acusando os ateus das piores coisas. Veja o orkut, veja este próprio site... As seções de ciência dos jornais (que são pessimas, por sinal), por exemplo, estão cheias de crentelhos pregando a tal palavra de deus sobre todos os assuntos, colocando o sobrenatural como causa de todas as coisas.
Bem colocado, Luciano.
yami karasu disse…
Sei, eu sou um acidente...tá!!! (Prefiro ser um filho do oportunismo, afinal, esperar até o planeta esfriar, surgir a célula primordial e cada etapa da evolução demorou muito), mas pelo menos, ñ sou filho do barro (Gen 2;7). Aliás, é um abuso q nós, Homens do Barro estamos fazendo com nossos parentes, os tijolos. Tem cada uma ¬¬
A intolerância existe de ambos os lados. Também existem cartazes ateístas insinuando que os religiosos são menos inteligentes. Aliás, nos comentários postados aqui já se vê isto. Está na hora de pensarmos acima desta disputa de crenças e pelo menos um tolerar o outro.

Há pessoas que se comportam como se as opiniões fossem times de futebol. "Eu torço pro melhor time, o seu time é o pior", "o meu lado é o certo e o seu é o errado". Isto é bem infantil, convenhamos.

Outra atitude infantil é aquela do tipo "Ah, mas foi ele que começou". Ora, se nenhum dos lados parar de "cutucar" o outro tanto faz quem começou.

O que ganha uma igreja publicando mensagens contra ateísmo? E o que ganham os ateus fazendo o mesmo quanto aos crentes? Que lutem pelo direito da liberdade de crença(e de descrença). Ganha-se muito mais.
Marcos Vital disse…
Que hipocrisia deslavada. É óbvio que os ateus julgam os cristãos como incautos e é também lógico que os cristãos julgam os ateus como incautos. Ateísmo e teísmo são antagônicos.São hemisférios de conhecimentos distintos.

E outra coisa: Ateísmo não é ciência. Ateísmo é um guarda-chuva de remendos onde lança-se mão dos pareceres que lhe forem aprazíveis e monta-se uma teia que engendra, ou melhor, se enquadra dentro da filosofia que rege o ateísmo.

Abraço,

Marcos Vital
Marcos Vital disse…
Yami, você não é filho do barro. Mas sim, filho de Deus. Deus usou o barro como matéria para forjar sua matéria. Que por sinal, está mais que comprovado, vira pó depois que morre. E outra coisa. Mesmo se estivesse a falar numa linguagem naturalista-evolucionista você seria basicamente a mesma coisa que o pó da terra. Afinal, tudo evoluiu de uma única coisa. Logo, não adianta fugir: você tem um irmão inanimado chamado tijolo.

Marcos Vital
Igor disse…
Concordo plenamente com você! Em especial no último parágrafo de sua opinião.
Anônimo disse…
Concordo com o Manoel e o Rafael. Eu preferia que tivesse uma placa na frente com os dizeres: "And a theist is a man who shares an imiginary friend"
Anônimo disse…
Não deveriam ter vetado. Tinha de continuar lá.
Anônimo disse…
Também concordo com o que você disse, eu preferia ver pessoas engajadas na divulgação da ciência e na solução dos prolemas que assolam este país do que nessa briguinha infantil de "você é cabeça oca", "não, cabeça oca é você".
Anônimo disse…
teísmo é " achismo "
Quote Pilgrim disse…
Manoel, Rafael:

Exatamente o que eu penso.
Quote Pilgrim disse…
Acho eu que foi errado retirar o outdoor. Isso é censura, uma violação à liberdade de expressão; uma coisa à qual eu tenho profunda repulsa.

O certo a fazer seria deixá-lo ali, e quem se incomodasse e tivesse recursos para tal, que colocasse um “outdoor-resposta” bem pertinho desse, com a clara intenção de ofender os religiosos.


Estou do lado do Jacques Rousseau que é, pelo visto, a única pessoa sensata dessa história.
Ricardão disse…
contra a censura. seria bem melhor botarem um outdoor ao lado, com a mesma imagem, só que com alguma citação do carlin ou do dawkins

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...