Pular para o conteúdo principal

Papa e líder muçulmano se beijam na boca em outdoor da Benetton


Uma fotomontagem em um outdoor em Roma mostra o papa Bento 16 e o imã sunita Almed el Tayyeb, da universidade egípcia de Al-Azhar, se beijando na boca.

Trata-se da nova campanha da Benetton cujo slogan é “Neste mundo, o ódio nunca é apaziguado pelo ódio. Só o não odiar pode apaziguar o ódio”.

A campanha mostra outras personalidades mundiais antagônicas ou rivais se beijando, como o presidente americano Obama e o líder chinês Hu Jintao e a chanceler da Alemanha Merkel e o presidente da Franca Sarkozy. Obama e o presidente venezuelano Chaves também trocam carinho entre si.

Na versão em vídeo da campanha Unhate (não ódio) aparecem entre tapas e beijos pessoas comuns, heteros e homos (ver abaixo).

As campanhas publicitárias da Benetton são sempre provocadoras e polêmicas e quase sempre contestadas com veemência.

Hu Jintao e Obama
Desta vez, nem bem o outdoor foi inaugurado em Roma, o presidente da Associação dos Telespectadores Católicos Italianos, Luca Borgomeo, pediu a imediata retirada da fotomontagem. “Será que a Benetton não pode conceber uma coisa melhor?”

A primeira vez que uma campanha da Benetton irritou os católicos foi nos anos 90 ao mostrar uma freira de hábito branco beijando na boca um padre de batina preta.

RETIRADO O BEIJO PAPA-TAYYEB (atualização)

Na tarde de hoje, a Benetton anunciou ter cancelado o outdoor do beijo entre Bento 16 e Tayyeb por causa da repercussão. Comunicado da empresa diz que não esperava que os fiéis se sentiriam tão chocados.

Antes, o padre Fedrico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que a campanha era uma falta de respeito para com o papa.

A Benetton, em sua nota, afirmou que "o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas".

Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas,
e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin

Merkel e Sarkozy

Entre tapas e beijos

 

Com informação das agências e da Benetton.


Comentários

Cristian Z. R. disse…
Montagem bem feita.
Bia Alencar disse…
Interessante, e como já disseram, muito bem feita a montagem.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cristian Z. R. disse…
E pensar que aqui no Brasil quase lincharam um humorista por ter feito um comentário maldoso com uma cantorazinha de quinta.
Anônimo disse…
acho uma falta de respeito
Anônimo disse…
Puxa!

O mal gosto está entrando na moda!
Unknown disse…
"acho uma falta de respeito "

Eu também, falta de respeito pessoas como o Papa e outros que espalham conservadorismo de merda pregarem ódio ao homossexual, como fizeram com tantos grupos, inclusive como fizeram entre si no passado.

A igreja só não é um bando de bárbaros pois o mundo ao redor cresceu sem deixá-la enguli-lo por inteiro.
Manoel Machado disse…
A Canpanha em vídeo é belíssima, muito boa mesmo! Agora, já não digo o mesmo das fotos, afinal de contas, antes de serem papas, líderes, presidentes, etc, eles são seres humanos, portanto, a pessoa em si deve ser respeitada.
Anônimo disse…
Completo desrespeito, e não contra a igreja, estado ou qualquer coisa do tipo, isso é um desrespeito com o individuo.E não adianta dizer que a igreja fez isso, os franceses aquilo, por que não ´essa a questão, a questão é utilizar a imagem de alguem sem a devida autorizaçao, e de uma forma que pode e provalvelmente irá ofende-la.
Anônimo disse…
Esta campanha PROVA que o bento 16 é homossexual e pedófilo
Abbadon disse…
Se ficaram tao ofendidos, é porque nao querem amar o proximo.
Israel Chaves disse…
A mensagem é boa, mas é realmente um pouco de falta de noção as montagens. Não por ser o papa ou o presidente tal, mas por usar a imagem de uma pessoa que não aprovou o seu uso. Não se pode usar a imagem de alguém em uma campanha publicitária sem o consentimento da pessoa, até onde sei.
Não sei como funcionam as leis de cada país nesse caso, mas acho que é uma questão de bom senso. Pode-se usar Jesus e Maomé à vontade, por exemplo; eles são personagens e pode-se representá-los como bem se entender. Mas uma pessoa de verdade é um pouco diferente. Como disse, não sei exatamente como funcionam as leis, e elas mudam de país para país, mas com certeza existe uma proteção para uso da imagem de alguém.
Anônimo disse…
O chico bento é, além de nazista, uma bichona!!
Anônimo disse…
Muito criativo.Quanto a ser gay(apesar dos cookies ficarem com esses comentários imbecis e preconceituosos) não é crime,já ser pedófilo...
Anônimo disse…
A questão aqui não é sobre o papa, ou sobre beijo gay, e sim você manipular a imagem(de quem quer que seja)sem autorização!
AlyneS2 disse…
Eu achei falta de respeito. Existem outdoor muito melhores que esse sem precisar partir pra essa grosseria. Isso foi decepcionante T.T
Anônimo disse…
Isso vai dá M...
Já deu merda.

Acho que mexer com uma ideia (leia-se crenças) é uma coisa, mexer com a pessoas é outro.

Também achei falta de respeito com os individuos. Campanha desnecessária, não precisamos rebaixar a esse nível, pessoal.
Anônimo disse…
Eu considero justo usar a imagem do papa beijando um líder islâmico, já que se trata de uma figura pública e figuras públicas dão a cara a tapa.
Um tremendo desrespeito à liberdade de expressão por parte destes católicos! Em nada se diferenciam dos muçulmanos que atiraram bomba Molotov à editora que publicou charges de Maomé!
Todo mundo publica charge de Lula, Dilma, Fernando Henrique Cardoso, etc. Mas o papa tem imunidade religiosa? Ah, poupe-me!
Papa Bento XVI disse…
Adorei o selinho. Foi mara!
Vinde a mim todas as criancinhas!
Sandra Annerberg disse…
Que deselegante.
Silas malafaia disse…
Faltou eu. Eu queria dar não só um selinho. Mais um beijão de lingua no Papai Edir.
Charles disse…
As peças publicitárias da Benetton nos anos 80 costumavam ser polêmicas. A intenção é só essa suscitar discussão e lembrar a marca.
Charles disse…
corrigindo: '...é só essa,suscitar...'
Carlos B. disse…
Eu já achei boa a propaganda.

A meu ver ridicularizar esses personagens é quase necessário para uma sociedade livre, ou que quer ser mais livre.

O Vaticano vai processar a marca por ridicularizar publicamente o papa - tá aí uma atitude esperada desse antro. Se houvesse a necessidade de trazer a paz e o bem estar de todos o papa aproveitaria a sua ridicularização e diria: "o mal estar que temos diante disso mostra o quanto nossas diferenças são ridículas, nós somos ridículos, todos nós".

Mas com vossa _moral_ o reconhecimento não é possível.
Anônimo disse…

ja não me espanto com nada..
isso ai e só o começo.
ainda há tanta coisa encoberto!
tanta sujeira no meio religioso, politico etc
o mundo entra em uma granda crise omde. onde entra em declinio o respeito, a vergonha... estão apenas demostrando a epidemia que estamos vivendo no mundo... e pode espera muitas coisas virão
Anônimo disse…
É a bicharada da Benetton se superando. Agora eles ensinam a beijar para depois ensinar a dar o fiofó.
Anônimo disse…
Bem na verdade é uma falta de repeito sim, mas acho válida, para constestar, enfim, para protestar contra quem vive desrepeitando outros seres humanos, ou seja, diverssas intistuições religiosas e/ou políticas, que na maioria da vezes não toleram o diferente, seja por credo, por etnia ou por orientação sexual, pior, impõe leis baseadas em dogmas religiosos, que são aplicadas pelos estados nacionais, até mesmo para quem não compactua com elas. Por isto eu acho válida e gostei muito da publicidade ! Parabéns à Beneton, por ter a coragem de fazer uma publicidade assim, em uma era tão mesuqinha e cheia de preconceiots, reiterando que achei falta de respeito sim, mas que pelos motivos que eu aleguei, acho válida ! Mais uma vez, parabéns a coragem e a ousadia da Benetom, pois só assim que as coisas mudam no mundo!
Anônimo disse…
Gente isso é uma falta de respeito.Deus vendo essas imagens tenho certeza que ele fica muito triste.e nossas crianças como vai ficar vendo essas imagens?
Anônimo disse…
De Deus naum se Zomba, essas pessoas que montaram esse outdoor pode até naum sofrer a justiça dos homens mas naum escapará da Justiça Divina
Anônimo disse…
Ninguém precisa aprender a ter verdadeiro afeto por alguém (pelas pessoas) e ter, então, de prová-lo através de um beijo feito este. Não esqueçamos que, justamente, com uma suposta demonstração de carinho - meio próxima a esta - , Judas S. encaminhou o inocente 'irmão' e Mestre (Senhor) dele, Jesus C. para ser morto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih