Pular para o conteúdo principal

Presidente ateu desagradaria 67% dos americanos, diz pesquisa

Do total dos eleitores americanos, 67% se sentiram pouco ou muito desconfortáveis com um ateu na Presidência da República. Foi o que relevou a mais recente pesquisa do Public Religion Research Institute com dados colhidos em setembro.

A pergunta sobre essa questão foi feita a eleitores da seguinte maneira: “Você se sentiria muito confortável, um pouco confortável, um pouco desconfortável ou muito desconfortável tendo como presidente um ateu?”

Entre os eleitores que votam no conservador Partido Republicano, 80% deles se sentiram “desconfortáveis” com um ateu na Casa Branca. Em relação aos democratas, o índice foi menor, mas ainda assim elevado, 70%, acima da média geral. Para os eleitores de partidos independentes, a taxa foi de 56%.

A rejeição dos eleitores a um hipotético presidente ateu é maior do que se fosse um muçulmano, que deixaria 64% do total em situação de desconforto.

A maioria das questões da pesquisa está relacionada ao assunto mais discutido no momento na política americana: a possibilidade de um mórmon, o Mitt Romney, sair candidato nas próximas eleições presidenciais.

Do total dos eleitores consultados, 42% se sentiriam desconfortáveis com um mórmon no lugar de Obama.

Com 28%,  um evangélico teria a menor taxa de desconfortáveis

Nos EUA, Assembleia de Deus cresce mais rápido que a população.
julho de 2011

Ateísmo.

Comentários

Anti-Estados Unidos disse…
O deus dos americanos é o dinheiro, o jesus, as guerras e a bíblia, a corrupção a bem da falsa democracia. Aquele país é tão corrupto quanto o Brasil, a diferença é que se trata de um país que tem um modelo de corrupção diferente: há suborno de bancos americanos a países africanos ou emergentes, não há saúde pública, conspirações para cometer guerras e um enorme lobby religioso de ordem racista e separatista. As "ordens" protestantes como KKK ainda são fortíssimas por lá.

Que os EUA CAIAM em sua ganância, separatismo e religiosidade demagoga! O americano é o povo mais dissimulado quanto ao falar em deuses, pois lá, a religião tem um poder de governo cruel, racista e separatista.
Cláudio disse…
67%? Os ateus estão crescendo hein? =)
Anônimo disse…
Eu achava que a rejeição aos ateus nos Estados Unidos fosse maior, uns 99%, rs, rs.
Israel Chaves disse…
Esse resultado já era esperado, em quase todo lugar existe a certeza de que ateus comem criancinhas no café da manhã. O bizarro é ver que eles prefeririam um muçulmano a um ateu, isso sim é esquisito, considerando a rixa deles.
Não ter amigos imaginários é pior do que ter um que seja inimigo do seu.
Caruê disse…
Outro ponto importante em relação a educação, com exceção das grandes universidades o povo é completamente ignorante. O ensino fundamental e médio é comparável ao do Brasil. As vezes me pergunto como um país que não tem sistema de saúde e uma grande parcela da população ainda acredita que a terra tenha 6 mil anos pode ser chamado de primeiro mundo.
Anônimo disse…
Eu pensei nuns 80%.
Anônimo disse…
nada de novo.... o povo dos EUA anda bitolado
Avelino Bego disse…
Não seria o mesmo percentual por aqui?
Anônimo disse…
Eita povo ignorante . Eles já tiveram presidentes ateus e deistas(os "ateus" ante-seleção-natural) e provavelmente Barack Obama seria no minimo agnóstico,já que não é muito de falar de seres imaginários no momento e inclusive incentiva os jovens à usarem a razão .
Anônimo disse…
E quem disse que eles nunca tiveram presidentes ateus?
Joaquim disse…
Um presidente norte americano que foi ateu, pelo menos no deus de abraão, Thomas Jefferson, 3º presidente dos EUA. Umas de suas frases foi:
"Chegará o dia em que geração mística de Jesus, pelo Supremo como pai, no ventre de uma virgem, será categorizada junto com a fábula da geração de Minerva no cérebro de Júpiter. - tirada do livro God Delusion de Richard Dawkins"

Mesmo que esta citação não seja real, isso me parece inevitável, porém é improvável que isto esteja próximo de acontecer. E ainda pode surgir uma pior.
Eu tenho esperanças , não fé(para os cristãos que confundem esperança e fé), de que todo esse obscurantismo acabe sem deixar frutos ainda mais podres.

Parece que a maioria dos norte americanos esqueceram de seus presidentes ateus, ou pensem que eram religiosos. O que é um erro crasso. O que é bem aceitável se a maioria for cristã, que parecem tampar os ouvidos e fechar os olhos para algo que ameace seu mundo imaginário. Enquanto tampam os ouvidos e olhos para o que é real, os líderes que são religiosos e os próprios líderes religiosos vão continuar a se aproveitar destes ingênuos para seus próprios fins lucrativos.
Anônimo disse…
Se brincar, o número de ateus nos EUA é menor que aqui no Brasil. Lá é terra do teísmo enrustido e dos bêbados cristãos.
Anônimo disse…
Curioso não pesquisarem em relação à católicos. Quanto à rejeição aos ateus me surpreendeu o número, realmente pensei que seria maior.
Quanto ao Joaquim não esqueça que conhecimento histórico é exaustivo e complicado mesmo num sistema educacional bom, pior ainda num sistema deficiente. Até hoje ouvimos alguns dizendo que Hitler era ateu. Muitos americanos pensam nos "pais fundadores" como cristãos. Mesmo no Brasil, pergunte paras as pessoas se elas lembram de algum presidente ateu ou provavelmente ateu. Ou se alguém estudou sobre a presença da inquisição no Brasil.
Muitas coisas nem são mencionadas ou mesmo tratadas tão superficialmente, claramente omitindo verdades e manipulando outras, que mesmo um bom estudante teria dificuldades de saber isso.
yami karasu disse…
É a velha mistura:

Bitolação religiosa + associação de ateísmo com o comunismo = o resultado da pesquisa....
Anônimo disse…
Eu acredito em Deus, mas acho engraçado como se tem medo de Ateu, como se tivéssemos brilhantes exemplos de não Ateu na história da humanidade, como se as religiões não tivesse sido as causadoras das mais cruéis de tantas guerras,de preconceitos e seus seguidores os mais sanguinários assassinos, pedófilos, enganadores, ditadores, e coniventes com todo tipo de violência dos estados, tendo em vista que tinham muita influências sobre eles, entre outras. Fatima.
Anti-Estados Unidos disse…
É isso mesmo! Os americanos tem um medo engraçadíssimo do comunismo. E é muito comum eles aliarem qualquer ideal socialista com comunista. Bem como também chamar ateus de comunistas. Eles pensam que se um presidente ateu governar o país, ele estará "fadando" aquela nação falida ao comunismo. Quem lhes mandou ficar em conflito com a Rússia durante a Guerra Fria? Agora a demência fóbica e com teor religioso está entre eles.

E é desses medos que surgem as diversas conspirações, muitas delas religiosas, contra o governo. E também as ramificações religiosas de ordem racista e separatista.


Não troquem 10 americanos por 1 brasileiro analfabeto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup

Responda cristão: Deus criou as estrelas antes ou depois da Terra?

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano

Pela primeira vez a apresentadora se envolve em uma polêmica A apresentadora da Rede Globo Xuxa (foto) afirmou em sua página no Facebook que o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, não é “um religioso, é um monstro”. Sem citar o nome de Feliciano, ela ficou indignada ao ler que “esse deputado disse que negros, aidéticos e homossexuais não têm alma”. “Vamos fazer alguma coisa! Em nome de Deus, ele não pode ter poder.” É a primeira vez que Xuxa pede mobilização de seus fãs em uma questão polêmica. Amiga do padre Marcelo Rossi, ela é católica praticante. No Facebook, em seu desabafo, escreveu sete vezes a palavra "Deus" e argumentou que todos sabem que ela respeita todas as religiões. A apresentadora também se mostrou abalada ao saber que Feliciano, durante uma pregação, pediu a senha do cartão bancário de um fiel. “O que é isso, meu povo?” “Essa pessoa não pode ser presidente da C

Igreja Mundial vende por R$ 91 fronha milagrosa dos sonhos

O pastor Valdemiro Santiago está vendendo por R$ 91 em programas de emissoras de TV e nos templos de sua igreja, a Mundial, fronha milagrosa dos sonhos, para o fiel colocar no travesseiro de drogado, desempregado ou de enfermos. O pagamento é por meio de depósito na conta da Igreja. A entrega é feita pelos Correios. O valor é uma referência ao Salmo 91, que, entre outras coisas, diz: “Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia”. O preço do Valdemiro está bem acima do cobrado pelo mercado. Para se ter ideia, o site do Magazine Luiza está oferecendo uma fronha avulsa branca 100% algodão de 70 cm por 50 por R$ 5,73. Pastor recomenda a fronha para drogado e desempregado A arrecadação da fronha milagrosa  — segundo o chefe da Mundial — se destina à “obra de Deus”, que é a construção no Rio da Cidade Mundial, ancorada em 91 colunas. Valdemiro tem aconselhado a quem “não tem conseguido dormir por causa de problemas e dificuldades” a comprar mais de uma fronha. Um pr

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que