Pular para o conteúdo principal

Presidente ateu desagradaria 67% dos americanos, diz pesquisa

Do total dos eleitores americanos, 67% se sentiram pouco ou muito desconfortáveis com um ateu na Presidência da República. Foi o que relevou a mais recente pesquisa do Public Religion Research Institute com dados colhidos em setembro.

A pergunta sobre essa questão foi feita a eleitores da seguinte maneira: “Você se sentiria muito confortável, um pouco confortável, um pouco desconfortável ou muito desconfortável tendo como presidente um ateu?”

Entre os eleitores que votam no conservador Partido Republicano, 80% deles se sentiram “desconfortáveis” com um ateu na Casa Branca. Em relação aos democratas, o índice foi menor, mas ainda assim elevado, 70%, acima da média geral. Para os eleitores de partidos independentes, a taxa foi de 56%.

A rejeição dos eleitores a um hipotético presidente ateu é maior do que se fosse um muçulmano, que deixaria 64% do total em situação de desconforto.

A maioria das questões da pesquisa está relacionada ao assunto mais discutido no momento na política americana: a possibilidade de um mórmon, o Mitt Romney, sair candidato nas próximas eleições presidenciais.

Do total dos eleitores consultados, 42% se sentiriam desconfortáveis com um mórmon no lugar de Obama.

Com 28%,  um evangélico teria a menor taxa de desconfortáveis

Nos EUA, Assembleia de Deus cresce mais rápido que a população.
julho de 2011

Ateísmo.

Comentários

Anti-Estados Unidos disse…
O deus dos americanos é o dinheiro, o jesus, as guerras e a bíblia, a corrupção a bem da falsa democracia. Aquele país é tão corrupto quanto o Brasil, a diferença é que se trata de um país que tem um modelo de corrupção diferente: há suborno de bancos americanos a países africanos ou emergentes, não há saúde pública, conspirações para cometer guerras e um enorme lobby religioso de ordem racista e separatista. As "ordens" protestantes como KKK ainda são fortíssimas por lá.

Que os EUA CAIAM em sua ganância, separatismo e religiosidade demagoga! O americano é o povo mais dissimulado quanto ao falar em deuses, pois lá, a religião tem um poder de governo cruel, racista e separatista.
Cláudio disse…
67%? Os ateus estão crescendo hein? =)
Anônimo disse…
Eu achava que a rejeição aos ateus nos Estados Unidos fosse maior, uns 99%, rs, rs.
Israel Chaves disse…
Esse resultado já era esperado, em quase todo lugar existe a certeza de que ateus comem criancinhas no café da manhã. O bizarro é ver que eles prefeririam um muçulmano a um ateu, isso sim é esquisito, considerando a rixa deles.
Não ter amigos imaginários é pior do que ter um que seja inimigo do seu.
Caruê disse…
Outro ponto importante em relação a educação, com exceção das grandes universidades o povo é completamente ignorante. O ensino fundamental e médio é comparável ao do Brasil. As vezes me pergunto como um país que não tem sistema de saúde e uma grande parcela da população ainda acredita que a terra tenha 6 mil anos pode ser chamado de primeiro mundo.
Anônimo disse…
Eu pensei nuns 80%.
Anônimo disse…
nada de novo.... o povo dos EUA anda bitolado
Avelino Bego disse…
Não seria o mesmo percentual por aqui?
Anônimo disse…
Eita povo ignorante . Eles já tiveram presidentes ateus e deistas(os "ateus" ante-seleção-natural) e provavelmente Barack Obama seria no minimo agnóstico,já que não é muito de falar de seres imaginários no momento e inclusive incentiva os jovens à usarem a razão .
Anônimo disse…
E quem disse que eles nunca tiveram presidentes ateus?
Joaquim disse…
Um presidente norte americano que foi ateu, pelo menos no deus de abraão, Thomas Jefferson, 3º presidente dos EUA. Umas de suas frases foi:
"Chegará o dia em que geração mística de Jesus, pelo Supremo como pai, no ventre de uma virgem, será categorizada junto com a fábula da geração de Minerva no cérebro de Júpiter. - tirada do livro God Delusion de Richard Dawkins"

Mesmo que esta citação não seja real, isso me parece inevitável, porém é improvável que isto esteja próximo de acontecer. E ainda pode surgir uma pior.
Eu tenho esperanças , não fé(para os cristãos que confundem esperança e fé), de que todo esse obscurantismo acabe sem deixar frutos ainda mais podres.

Parece que a maioria dos norte americanos esqueceram de seus presidentes ateus, ou pensem que eram religiosos. O que é um erro crasso. O que é bem aceitável se a maioria for cristã, que parecem tampar os ouvidos e fechar os olhos para algo que ameace seu mundo imaginário. Enquanto tampam os ouvidos e olhos para o que é real, os líderes que são religiosos e os próprios líderes religiosos vão continuar a se aproveitar destes ingênuos para seus próprios fins lucrativos.
Anônimo disse…
Se brincar, o número de ateus nos EUA é menor que aqui no Brasil. Lá é terra do teísmo enrustido e dos bêbados cristãos.
Anônimo disse…
Curioso não pesquisarem em relação à católicos. Quanto à rejeição aos ateus me surpreendeu o número, realmente pensei que seria maior.
Quanto ao Joaquim não esqueça que conhecimento histórico é exaustivo e complicado mesmo num sistema educacional bom, pior ainda num sistema deficiente. Até hoje ouvimos alguns dizendo que Hitler era ateu. Muitos americanos pensam nos "pais fundadores" como cristãos. Mesmo no Brasil, pergunte paras as pessoas se elas lembram de algum presidente ateu ou provavelmente ateu. Ou se alguém estudou sobre a presença da inquisição no Brasil.
Muitas coisas nem são mencionadas ou mesmo tratadas tão superficialmente, claramente omitindo verdades e manipulando outras, que mesmo um bom estudante teria dificuldades de saber isso.
yami karasu disse…
É a velha mistura:

Bitolação religiosa + associação de ateísmo com o comunismo = o resultado da pesquisa....
Anônimo disse…
Eu acredito em Deus, mas acho engraçado como se tem medo de Ateu, como se tivéssemos brilhantes exemplos de não Ateu na história da humanidade, como se as religiões não tivesse sido as causadoras das mais cruéis de tantas guerras,de preconceitos e seus seguidores os mais sanguinários assassinos, pedófilos, enganadores, ditadores, e coniventes com todo tipo de violência dos estados, tendo em vista que tinham muita influências sobre eles, entre outras. Fatima.
Anti-Estados Unidos disse…
É isso mesmo! Os americanos tem um medo engraçadíssimo do comunismo. E é muito comum eles aliarem qualquer ideal socialista com comunista. Bem como também chamar ateus de comunistas. Eles pensam que se um presidente ateu governar o país, ele estará "fadando" aquela nação falida ao comunismo. Quem lhes mandou ficar em conflito com a Rússia durante a Guerra Fria? Agora a demência fóbica e com teor religioso está entre eles.

E é desses medos que surgem as diversas conspirações, muitas delas religiosas, contra o governo. E também as ramificações religiosas de ordem racista e separatista.


Não troquem 10 americanos por 1 brasileiro analfabeto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...