Pular para o conteúdo principal

Espanhóis vão pedir estado laico e 'zero dos meus impostos para o papa'

Mais de cem entidades laicas, ateias, cristãs progressistas e do movimento gay vão promover na quarta-feira (17) em Madri, Espanha, uma manifestação contra o financiamento estatal do encontro cristão JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude), que se realizará naquela cidade e mesmo dia, véspera da chegada de Bento 16 ao país. O lema do protesto é “Dos meus impostos, para o Papa zero. Estado laico".

Francisco Delgado, presidente da Europa Laica, estima que os governos regionais e os municipais estejam gastando 100 milhões de euros ( R$ 229,4 milhões) para receber cerca de 500 mil jovens de vários países.

O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que “todos podem expressar suas opiniões livremente", mas "de formas adequadas".

Luis Vega, presidente da AMAL (Associação Madrilenha de Livre-pensadores e Ateus), disse não ser contra o encontro, mas desde que os jovens cristãos assumam os seus custos. “É um evento particular e, por isso, não se justifica que seja financiado com o dinheiro de todos.”

Ele afirmou que a Espanha está mergulhada em profunda crise econômica, com desemprego de 20%, e, por isso mesmo, não poderia ter tal gasto.

A cada visita que o papa faz a Espanha, ela está menos católica. A fuga de fiéis ocorre sobretudo entre os jovens. De acordo com o CIS (Centro de Investigações Sociológica), o número de católicos em 1992 correspondia a 87% da população. Em julho de 2011, tinha caído para 71,7%.

Com informação das agências.

Papa será recebido na Espanha com papel higiênico nas cores do Vaticano.
agosto de 2011

Religião no Estado laico.

Comentários

Izaque Bastos disse…
mas isso é normal, um mundo cada vez mais distante de Deus, isso é biblico, a biblia ja prediz isso.
Fernando disse…
Já é hora da "igreja" católica andar por suas próprias pernas. Contudo sabemos que ateus e católicos tem um só deus e senhor.--------------"Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. Lucas 11:17"----------------------"E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? Mateus 12:26
Anônimo disse…
Já é hora das seitas evangélicas andarem com suas próprias pernas!!Não achas ,¨cristão¨ Cristão?
Anônimo disse…
por isto q estes países católicos são pobres e miseráveis,continuam enchendo o bolso do vaticano.

em vez de fazer como muitos países fizeram a 500 anos a tras, deram um chega pra lá nesta corja de ladrões.

PUNK
Anônimo disse…
Sou a favor da Espanha nao financiar mais com dinheiro publico esse tipo de evento. E que o mesmo se estenda a todos os paises do mundo. Os religiosos que se virem com seus proprios recursos.
Anônimo disse…
Ah e os crentes não são uma corja de ladrões?
Anônimo disse…
Precisamos de um movimento desse urgente no Brasil.
turista disse…
Acho engraçado a Espanha, um paisinho a beira da falência, querer impedir que o Papa vá em viagem aquele país, quando esta semana estará recebendo milhares de turistas, que movimentarão milhões de euros com táxi, restaurantes, compras, etc, enfim vai movimentar a economia do país e dar emprego e renda para muitos espanhois em pleno agosto. Ô povinho besta.
Marcelo Idiarte disse…
Então... Os laicistas da Espanha vão receber Joseph Alois Ratzinger com a devida reverência que ele merece: com vaias e protestos.

Um estudante espanhol, de naturalidade mexicana, ficou injuriado ao saber disso e prometeu em redes sociais ATACAR (fisicamente) os laicistas.

Adivinhem se tal estudante não é um radical de extrema direita... CRISTÃO!?

Eles não perderam a velha mania de eliminar pela força aquilo que eles não podem combater com ideias.

Felizmente o sujeito foi localizado e já se encontra enjaulado, sob acusação de prática terrorista, antes que pudesse repetir o desmiolado do Anders Behring Breivik.

http://politica.elpais.com/politica/2011/08/17/actualidad/1313576799_195910.html
Marcelo Idiarte disse…
Caro "turista": a Espanha é um paisinho à beira da falência? Se não for pedir muito, contextualize isso.

Acho que você está confundindo a crise econômica atual que vem assolando alguns países com "falência". Só o que a Espanha tem em patrimônio cultural já a deixa bem distante de uma "falência".

A Espanha é o segundo destino turístico mais procurado da Europa, atrás apenas da França.

E um lugar que tem museus, castelos, praias, vinícolas e outros atrativos jamais vai precisar de "papas" para receber turistas.

Aliás o "pleno agosto" que você refere é simplesmente o verão europeu.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
pApA o que e isso??
a sim!!! o chefe da igreja devoradora de homens..
Anônimo disse…
veremos se em 2013 teremos aqui no Brasil isso tbm. n concordo com o gasto de dinheiro do governo pra isso

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Dawkins apoia distribuição de Bíblia aos estudantes britânicos

Dawkins diz ser preciso ler a Bíblia para se desiludir com ela O cientista e militante ateu Richard Dawkins (foto), 70,  apoia a intenção de Michael Gove, secretário da Educação da Grã-Bretanha, de distribuir exemplares da Bíblia aos estudantes das escolas públicas. O The Guardian afirmou que se trata de “uma das alianças mais improváveis dos últimos anos”. Talvez nem tanto, porque Gove acredita que a Bíblia servirá aos estudantes como um guia de moralidade, mas para Dawkins tem certeza de que o livro sagrado dos cristãos passa muito longe disso. Dawkins argumentou que a Bíblia não faz restrição ao roubo, assassinato e mutilação, entre outras atitudes condenáveis. “O caminho certo para se desiludir dessas falsidades é ler a própria Bíblia.” Independentemente disso, ele admitiu que a Bíblia tem qualidades literárias e que, por isso, deve fazer parte da formação geral dos estudantes. Observou que muitas expressões do dia-a-dia saíram dela. Citou como exemplo "nã...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Por que é absurdo considerar os homossexuais como criminosos

Existem distorções na etimologia que vem a antiguidade AURÉLIO DO AMARAL PEIXOTO GAROFA Sou professor de grego de seminários, também lecionei no seminário teológico da igreja evangélica e posso dizer que a homofobia católica e evangélica me surpreende por diferentes e inaceitáveis motivos. A traduções (traições), como o próprio provérbio italiano lembra ( traduttore, tradittore ) foram ao longo dos séculos discricionariamente destinadas a colocar no mesmo crime etimológico, categorias de criminosos sexuais que na Antiguidade distinguiam-se mais (sobretudo na cultura grega) por critérios totalmente opostos aos nossos. O que o pseudoepígrafo que se nomeia Paulo condenava eram os indivíduos de costumes torpes, infames, os quais se infiltravam em comunidades para perverter mocinhas e rapazinhos sob pretexto de "discipulado" e com fins de proveito sexual. Nada diferente de hoje, por isso vemos que a origem da efebofilia e pedofilia católica e evangélica é milenar. O fato...

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu...

Guerra Israel-Irã trava-se também no plano religioso, em nome de Deus

Igreja diz que Santa Vó impede que haja terremoto no Brasil

Fiéis creem que  Rosa ia  ao céu  para  conversar com Jesus  O fato de o Brasil não estar assentado nas bordas de placas tectônicas é irrelevante porque a verdadeira explicação da inexistência aqui de terremoto de elevada magnitude é a proteção da Santa Vó Rosa (foto). Pelo menos é o que diz a Igreja Apostólica, da qual Rosa Alves foi uma das fundadoras. De acordo com o site da igreja, a santa é poderosa, porque, além dos desastres naturais, ela tem livrado o Brasil de “doenças terríveis”, da falta de alimentos e do desemprego. Sem que as pessoas saibam, diz a igreja, a Vó tem salvado muita gente de “afogamentos e raios”. A Vó Rosa só não consegue proteger o seu sobrinho, Aldo Bertoni, 85, que a sucedeu na presidência da igreja. O Ministério Público do Estado de São Paulo está investigando denuncias segundo as quais dezenas de fiéis foram abusadas sexualmente pelo autoproclamado “primaz” da Apostólica. Em um refrão de uma música do coral ...