Pular para o conteúdo principal

Francesa leva Opus Dei à Justiça sob acusação de manipulação mental

 por Giacomo Galeazzi, do La Stampa

Opus Dei estará no centro de um processo inédito na França, em setembro. A poderosa organização católica, fundada na Espanha em 1928, e que conta com 80.000 membros em todo o mundo (dos quais 1.600 na França), será levada ao tribunal em Paris por um jovem francesa que acusa a obra de "manipulação mental".

Aos 29 anos, ela pesa apenas 39 quilos. Um calvário que durou 16 anos, quando, em 1985, sem o seu conhecimento, entrou noOpus Dei, unindo-se a uma escola de hotelaria na região francesa de Aisne. Em 2001, o seu advogado denunciou a organização reconhecida pela Igreja Católica, acusando-a de "manipulação mental" e "condições de trabalho mortificantes".

E, em setembro, vai começar a primeira audiência em Paris: depois de nove anos de investigação, dois membros de uma associação estreitamente ligada ao Opus Dei, aAssociation de Culture Universitaire et Technique (ACUT), serão julgados sob a acusação de "trabalho clandestino". Fontes judiciais fazem referência a isso.

É a história de Catherine T., que, primeiro, caiu nas mãos de um "preceptor, um diretor de consciência", explica a mulher, que, em 1987, a obrigou a contrair os votos de obediência, pobreza e castidade. Catherine tornou-se assim uma "numerária auxiliar", ou seja, uma responsável pelos trabalhos domésticos, obtendo contratos de trabalho por 13 anos com organizações ou associações que, de acordo com o seu advogado, Rudolf Bosselut, "dependem exclusivamente do Opus Dei".

A ACUT só reconhece um "laço espiritual" com o Opus Dei, mas nada além disso. Os advogados da associação negam as acusações feitas pela mulher. "Não há nada de verdade. Ela foi paga com base nos trabalhos desenvolvidos", afirmou Thierry Laugie.

Ex-fiel acusa seita de escravizar os devotos.
abril de 2010

Padre Marcial Maciel teria imposto escravidão a meninas de convento.
maio de 2010

Comentários

Thiago Nogueira disse…
Religião é manipulação mental.
Anônimo disse…
LAVAGEM CEREBRAL FEITA PELA ICAR.......
igualzinho a que fizeram no Fernando Gibiblia...
AlyneS2 disse…
Ainda bem que não tenho religião.
Não vou deixar Deus e seus seguidores manipularem minha mente. Nunca^^
Só desejo boa sorte para a mulher^^
Anônimo disse…
Opus Dei, como os Legionários de Cristo, são associações para aliciamento da juventude rica, sob pretexto de FORMAR QUADROS intelectuais, políticos, parlamentares, etc.
Maçonaria, Protestantismo, Mórmons, fazem todas a MESMÍSSIMA COISA.
O que ocorre nalguns casos é,
que pessoas pobres acorrem a essas associações, e elas nãos lhes rejeitam, POR PRECISAREM DE BUCHA DE CANHÃO PARA SERVIÇOS PESADOS, auxiliares, limpeza etc.
Em outras palavras, NADA DIFERENTE DE AQUI FORA, ou seja, nada foge à hierarquia, à extratificação social.
No caso específico, e SUGIRO QUE SE LEIA O EXCELENTE LIVRO "A ARMADA DO PAPA" de Gordon Urquhart, antes de começarem o bombardeio oriundo do patrulhamento analfabeto; a vítima padeceu de uma confusão pessoal quanto ao papel que desempenharia...militante não-remunerada ou escrava voluntária? O que dá evidentemente no mesmo, pois é claro que nessas instituições, como em todas as outras, o indivíduo se anula pelo ideal da missão, seja a Igreja, ou a simples empresa, como no caso do catecismo da Escola de Chicado e seu evangelho global do empreendedorismo.
Vestir a camisa, dar tudo de si, gritar, gesticular, em rodas, em círculos, repetir mantras de auto-afirmação, eu sou o melhor vendedor, eu vou dar tudo de mim, essas baboseiras que vemos jovens pobres fazendo nos quintais das lojas e nos corredores de serviço dos shoppings...
Marcados, vestidos, uniformizados, ganhando estrelinhas como se fossem crianças no primários, exibidos em fotos como melhor isso ou aquilo, travestidos quais macaquinhos serviçais robotizados da elite...
Tudo isso também é religião, é fanatismo, é lavagem cerebral, é o NEOFASCISMO UNIVERSAL sob o qual vivemos
(vivemos?) e que é a chatice do religiosismo e do fanatismo esportivo, pseudoartístico e até intelectual do maravilhoso mundo globobal. Bobolândia.
Império da burrificação sob a égide da Nova Ordem Mundial.
Anônimo disse…
Opus Dei, Legionários de Cristo e Caminho Neocatecumenal: tudo farinha do mesmo saco!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos