Direita euroupeia se inspira nos piores vilões da cristandade

Título original: O baú dos templários

por Edson Aran para Folha

Até que demorou para a extrema direita europeia buscar inspiração nos templários para seus atos terroristas, como fez Anders Breivik.

O norueguês homicida afirma pertencer a uma nova Ordem dos Cavaleiros do Templo, que reúne europeus engajados em combater o multiculturalismo em geral e o islã em particular.

Faz sentido. Dependendo do ponto de vista, os templários são os maiores heróis da cristandade -ou os piores vilões.

A ordem foi fundada no 19º ano do Reino Cristão de Jerusalém, que havia sido conquistado meio por acaso em 1099, durante a Primeira Cruzada. Como a população da cidade fora dizimada pelos invasores -que não fizeram distinção entre cristãos ortodoxos, judeus e muçulmanos-, os novos soberanos passaram a pregar a imigração de europeus para a Terra Santa.

O problema é que as rotas eram infestadas de criminosos. Em 1118, Hugo de Payens e mais oito cavaleiros criaram uma organização autônoma de monges combatentes para proteger os peregrinos. A ordem jurava fidelidade apenas ao papa e, financiada por impostos eclesiásticos, se tornou o primeiro exército regular do Ocidente desde a queda de Roma em 476 d.C.

Com a conquista de Jerusalém por Saladino, em 1187, os templários voltaram sua atenção para a Europa, onde adquiriram vastas extensões de terra e organizaram um rudimentar sistema bancário. As lendas, no entanto, os transformaram em guardiões do Santo Graal, o místico cálice que Jesus Cristo usara na Santa Ceia e que servira para recolher seu sangue na cruz.

Os mitos do Graal são uma espécie de compensação cultural pela perda da Terra Santa para o islã.

Não por acaso, em narrativas posteriores, o cálice se transforma na própria descendência de Cristo e Maria Madalena, que, refugiada no sul da França, dá origem à dinastia dos reis merovíngios e, mais tarde, à casa dos Habsburgos, soberanos do Império Austro-Húngaro. A linhagem, como o cálice, estaria sob a proteção dos templários, braço armado de organização ainda mais misteriosa, o Priorado de Sião.

Ao contrário da trama de "O Código Da Vinci", de Dan Brown, os guardiões do Graal não querem promover filosofia "new age", mas restaurar a monarquia na França e restabelecer o Reino Cristão de Jerusalém. Afinal, Jesus Jr., além de merovíngio e Habsburgo, também descende do rei Davi e, portanto, é legítimo soberano da Terra Santa.

Nada agrada mais à extrema direita do que sociedades secretas excludentes e elitistas. O nazismo sempre foi associado a ordens esotéricas, que, no entanto, não o salvaram da derrota. Os templários não tiveram melhor sorte.

A ordem foi exterminada em 1307, quando o último grão-mestre, Jacques De Molay, foi condenado à fogueira por heresia. A Inquisição acusava os cavaleiros de adorarem um demônio de três cabeças chamado Bafomé. Entre os ocultistas, a criatura é associada à sabedoria, mas há também quem veja em seu nome uma corruptela de "Maomé", que a ordem teria aprendido a cultuar na Terra Santa.

Se deus existe, ele tem mesmo um senso de humor dos diabos.

Edson Aran é autor de "Conspirações - Tudo o que Não Querem que Você Saiba" e diretor de Redação da revista "Playboy".

Atirador da Noruega diz ser de uma nova ordem de Cavaleiros de Cristo.
julho de 2011

Atirador da Noruega.     Religião na política.


Comentários

Pior de tudo é a mídia tentando esconder...
O jornalismo foi substituído por um misto de hipocrisia e melodrama. Um terrorista cristão não serve aos propósitos midiáticos. Não é um inimigo fácil e se parece demais com muitos articulistas de grande revista semanal ou de diários conceituados.

A extrema-direita fundamentalista se parece, não importa o país, e o Brasil vem sendo vítima de uma onda fundamentalista cristã que busca perseguir a comunidade LGBT tanto através da via política (bancada evangélica, tentativas de deslegitimar o Judiciário e de vetar qualquer lei contra a homofobia), quanto através da violência nas ruas mesmo contra um pai que abraça seu filho e são “confundidos” com um casal gay, como se a possibilidade de que fossem efetivamente gays pudesse mudar o sentido ou o significado da violência.

Extrema-direita cristã, fundamentalista, se vê na Fox News, canal de grande audiência dos EUA. A mesma ideologia se nota nos programas evangélicos das madrugadas (e até dos horários nobres) de muitas redes de TV brasileiras ou em revistas e jornais de grande circulação. Ou seja, é incômodo classificar os atos terroristas de Andres Breivik como “terrorismo cristão”.

Para escapar do “problema”, foca-se em outros assuntos e suaviza-se a realidade. Maior foco na reação do primeiro-ministro norueguês, maior foco no salvamento das vítimas de Utoya e mesmo na morte de Amy Winehouse, a melhor desculpa que poderia ter caído no colo dos tubarões da mídia neste momento.

http://www.tsavkko.com.br/2011/07/atentados-na-noruega-uma-questao-de.html
Anônimo disse…
Gostaria de denunciar um vídeo de um "esquimó" que não segue os ensinamentos de Jesus, mas segue a risca os d' "A CARTILHA" do neoliberalismo. Não quero um mais um Breivik, principalmente aqui no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=q6EqcvUUPKo

PS: os esquimós acreditavam que o mundo se resumia ao lugar onde viviam.

PS2: sou ateu.
Anônimo disse…
Mais um vídeo do "esquimó" suprecitado:

http://www.youtube.com/watch?v=dc2tSeGM04g
AlyneS2 disse…
Nha, eu acho que Deus e Diabo são muito próximos^^

Nhaa, eu adoro demônios. Principalmente os de animes. Eu também gosto daquele de três cabeças que é o Cérberos...(eu escrevi certo?) da mitologia grega^^ Eu acho aquele cachorro tão fofooo^^
Anônimo disse…
Pensei estar lendo a sinopse de um filme.
Anônimo disse…
Isto é só o começo das dores.
Anônimo disse…
Isso tudo é muito ridículo, querem criar um factóide. Coisa de jornalismo de quinta. A crise é econômica, não é religiosa. Os muçulmanos que "invadem" a Europa vêm da maioria das etnias rechaçadas, ou dos grupos sociais em risco por conta das guerras civis em seus países; tudo fruto da colcha de retalhos política em que e tornou grande parte do mundo oriental, árabe, por conta do COLONIALISMO europeu, que não tem nada de religioso, menos ainda de cristão. São POBRES, na verdade, antes de qualquer outra coisa, como pobres são os brasileiros, os negros e africanos de outras etnias, e quaisquer outros CIDADÃOS excluídos da globalização; que nela querem incluir-se via Europa. O sonho de primeiro mundo eurocêntrico é que atrai estes iludidos do neocolonialismo; só que A CRISE ECONÔMICA É REAL, a Europa está falida. O preconceito contra os imigrantes não é por serem muçulmanos, os europeus não são religiosos praticantes católicos; são tantos absurdos veiculados aqui, o que só é compreensível em se tratando da maioria desses comentadores de enciclopédia, GENTE QUE NÃO VIAJA... O preconceito contra os imigrantes é por serem POBRES. Quem vai chamar um árabe rico de seguidor de Maomé? Todos o recebem como SENHOR SHEIK, seja bem vindo, sultão das Arábias. Já vi comentadora brasileira nesse site defendendo a submissão das mulheres, obviamente porque encontrou um árabe rico para sustentá-la. Querem me fazer acreditar que um muçulmano ou judeu rico é barrado em Oslo, em Estocolmo, ou Amsterdam? Deixem de ser bairristas, e falsos-moralistas, e assumam de vez que sua miopia é de luneta apontada pras estrelas, quando nunca saíram do fundo do seu quintal. No alto nível dos endinheirados e das cúpulas ninguém quer saber por qual livro se reza ou ora (até porque ninguém ora mesmo, por livro nenhum); essas bravatas de facções e seitas religiosas são pra massa, pra bucha de canhão, não pras elites. Sory, mas pobreza e reino dos céus só no evangelho mesmo, porque nem no Vaticano, nem na Casa Branca, nem em Westminster, nem em Meca, nem em Jerusalém. E na cabeça de vocês.
Headbanger Ateu disse…
Eu acho que a mídia (principalmente norueguesa) tenta esconder e distorcer os fatos por causa do Estado Confessional norueguês. Que tem uma religião oficial a ser promovida: o protestantismo cristão.

Mas a mídia mundial "pró-cristianismo" também tenta distorcer (sem sucesso) os fatos de que uma ideologia cristã foi usada como pretexto e base para idealizar um mecanismo xenófobo político de extrema-direita. E para isso usam-se dos velhos argumentos pessoais do tipo:"o que Anders fez é uma característica do catolicismo, e não do protestantismo", "o cristianismo é inocente, pois...".

Contra fatos, não há argumentos.
Anônimo disse…
Quanta asneira, que tamanhas sandices! O Estado Norueguês não é confessional. A mídia norueguesa está escondendo o que? Pelo amor da santa ignorância! Mais respeito com o Estado, o povo e o sentimento de luto que comove Noruegueses!
Ora faça o favor!
Que estupidez fanática! Que fundamentalismo imbecilóide!
Pisaste alguma vez o solo na Noruega? Conheces alguma cidade norueguesa? Sabes que o povo é dos menos religiosos do mundo? Avalias o que é uma vida de cidadania a qual nesta vida provavelmente nunca vais ter? Então deixa de pseudofilosofices e não venhas disseminar em veículo informativo público, tuas insanas interpretações de mente colonizada e bitolada!
Nem queiras transformar um paranóico, e um caso de clara e nítida xenofobia em fundamentalismo religioso ou político!
Se não sabes o que a mídia norueguesa está a divulgar, é porque teu analfabetismo idiomático não te permite ler o que estão a dizer por lá!
Se soubesses pelo menos o inglês, se lesses outra coisa na vida que não este site; poderias formar opinião menos tendenciosa, unilateral e parcimoniosa!
Têm os noruegueses culpa de tua parca leitura?
Da educação de teu país ser uma macaquice americana?
Acaso sabes que muitos jovens de teu país com nível superior e pesquisas científicas e tecnológicas, conquistam por mérito bolsas de estudo em convênios de cooperação com a Universidade Norueguesa?
És capaz de redigir pelo menos uma lauda com teor de artigo acadêmico e assim concorreres à uma destas bolsas?
Ou ocupas teu tempo exclusivamente com semelhantes a estas bravatas e outras piores que estas?
Cristão disse…
Diz Edson Aran: "Se deus existe, ele tem mesmo um senso de humor dos diabos." A confusão é somente um dos maus frutos do catolicismo. O catolicismo e suas imagens de escultura, Sudários de Turim, Santo Graal, etc e etc... mentiras, violências e confusões marcam a sua existência. É por isso que ela, a ICAR, já está com a sua sentença determinada..................................... Vejamos o que diz Apocalipse 18. "E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável.
Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.
Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro.
Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto.
Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga.
E os reis da terra, que se prostituíram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio;
Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo.
E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias:
Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;
E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens.
E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás.
Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando,
E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.
E todo o piloto, e todo o que navega em naus, e todo o marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;
E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?
E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.
Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.
E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.
Cristão disse…
E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais;
E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.
E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.
Anônimo disse…
A ICAR é a genitora das igrejas protestantes querendo os crentes ou não!
Anônimo disse…
aqui no Brasil o site msm tem uma etrema direita terrível e criminosa

Julio Severo incita ao assassinato de Gays

Nivaldo Cordeiro Já assassinou um travestir

O site de Julio está sendo monitorado pelos estado unidos, segundo consta a polícia americana está vigiando todos os sites da extrema direita, pois estão descobrindo que na verdade são loucos religiosos que querem limpar-assassinar todos os hereges, gays e mulheres.
Anônimo disse…
Quem é esse abestado aí de cima? Assassinar todas as mulheres? kkkkkk É demais!
Cristão disse…
Após alguns meses participando desse blog, findo essa minha participação, porque sei o que os ateus pensam e resolvo deixa-los. Eis os pensamentos dos ateus: “QUANDO ME TORNEI CONVENCIDO DE QUE O UNIVERSO É NATURAL, DE QUE TODOS OS DEUSES E FANTASMAS ERAM MITOS, ENTRARAM NA MINHA MENTE, NA MINHA ALMA, EM CADA GOTA DO MEU SANGUE, O SENSO, O SENTIMENTO E A ALEGRIA DA LIBERDADE. OS MUROS DA PRISÃO RACHARAM E CAÍRAM. AS MASMORRAS FORAM INVADIDAS PELA LUZ, E TODAS AS TRAVAS, AS ALGEMAS, AS BARREIRAS, VIRARAM PÓ. EU NÃO ERA MAIS UM SERVO, UM SERVENTE OU UM ESCRAVO. NÃO HAVIA MAIS PARA MIM NENHUM MESTRE EM TODO ESTE GIGANTESCO MUNDO – NEM MESMO NO ESPAÇO INFINITO. EU ESTAVA LIVRE. LIVRE PARA PENSAR, PARA EXPRESSAR MEUS PENSAMENTOS. LIVRE PARA VIVER MEU PRÓPRIO IDEAL. LIVRE PARA VIVER PARA MIM E PARA AQUELES QUE AMO. LIVRE PARA REJEITAR TODA E QUALQUER CRENÇA CRUEL E IGNORANTE. LIVRE PARA REJEITAR TODOS OS “LIVROS SAGRADOS” QUE SELVAGENS IGNORANTES PRODUZIRAM E TODAS AS BÁRBARAS LENDAS DO PASSADO. LIVRE DE PAPAS E PADRES. LIVRE DE TODOS OS “CHAMADOS” E “EXCLUÍDOS”. LIVRE DE ERROS SANTIFICADOS E DAS MENTIRAS SANTAS. LIVRE DO MEDO DO SOFRIMENTO ETERNO. LIVRE DOS MONSTROS ALADOS DA NOITE. LIVRE DE DIABOS, FANTASMAS E DEUSES. PELA PRIMEIRA VEZ EU ERA LIVRE. NÃO HAVIAM LUGARES PROIBIDOS EM QUALQUER RECANTO DA MENTE. NÃO HAVIA AR OU ESPAÇO EM QUE A IMAGINAÇÃO NÃO PUDESSE ATINGIR COM SUAS ASAS COLORIDAS. NENHUMA ALGEMA ME PRENDENDO. NENHUM CHICOTE NAS MINHAS COSTAS. NENHUM FOGO NA MINHA CARNE. NENHUM MESTRE ME ENCARANDO NEM ME AMEAÇANDO. NADA MAIS DE SEGUIR OS PASSOS DOS OUTROS. NENHUMA NECESSIDADE DE ME CURVAR, AJOELHAR OU RASTEJAR, OU EXPRESSAR PALAVRAS MENTIROSAS. EU ESTAVA LIVRE. COLOQUEI-ME DE PÉ, E, ALEGRE E SEM MEDO, ENCAREI O MUNDO

ROBERT GREEN INGERSOLL (1833 - 1899)
PROCURADOR, ADVOGADO E ORADOR POLÍTICO NORTE-AMERICANO......................................."Porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30". Paulo Roberto Lopes. Obrigado!
Anônimo disse…
Esse discurso do Robert Green Ingersoll pode muito bem vir a ser uma espécie de oração daqui há mil anos.