Pular para o conteúdo principal

Religiões estão em extinção em 9 países, revela estudo




As religiões se encontram em processo de extinção na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça por falta de adeptos.


É o que revela um estudo de progressão matemática com dados desde o século 19 que foi feito pela Universidade do Arizona e divulgado pela American Physical Society, em Dallas (EUA).

Richard Wiener, da universidade, disse que nas democracias seculares modernas há uma forte tendência de as pessoas não se identificarem com nenhuma crença.

Informou que essas pessoas na República Checa correspondem a 60% da população. Essa foi a maior taxa registrada pelo estudo. Em seguida, com 40%, vem a Holanda, país onde a taxa chegará a 70% até 2050.

Com informação da BBC Brasil.


Países de ateus tendem a sumir porque têm poucos filhos, diz estudo



Comentários

Anônimo disse…
O Brasil precisa entrar nessa lista.
Anônimo disse…
Paises desenvolvidos e aculturados...
Anônimo disse…
anonimo 21h28,

permita-me uma correção: aculturados não seriam quem está sem sua cultura (como os índios colonizados por brancos, por exemplo)?

entao, seriam os habitantes de países mais desenvolvidos "culturados", ou melhor, cultos?

;)
Anônimo disse…
É natural.

A religião evolui de crença e filosofia de vida à patrimônio cultural de uma parcela da sociedade.

Não há nenhuma perda nisso.

Ganham o indivíduo e as nações, que amadurecem.

Observe-se, porém, que os países citados nesta nota podem ser encontrados nas listas dos mais desenvolvidos do mundo, mas nenhum é grande potência militar ou econômica.

O que se pode destacar neles é o seu sucesso em manter um padrão mínimo de justiça social, eqüidade na distribuição de renda, de IDH etc.
Anônimo disse…
O Japão e a China são nações soberanas e desenvolvidas.Robustos economicamente nem por isso são cristãos.
Anônimo disse…
Em toda a Europa a religião está em declínio.Lógico,em alguns países mais que outros mas é fato que em todo o continente europeu a religião está decadente e desacreditada.
Anônimo disse…
Sonho distante para o Oriente Médio
Simon Viegas disse…
Tavendo... nem sempre a "extinção" é uma coisa ruim. Pelo menos para mim é um ótima notícia!
bah!! disse…
porque vocês? IDIOTAS e ATEUS não vão morrar nestes paizes!tão "desenvolvidos"que vivem se imforcando por serem depresivos sem paz em seus corações!
Anônimo disse…
Hein bah!!, pelo menos escreve o teu desabafo usando minimamente a norma culta, você me parece bastante limitado, quase um ágrafo!
Anônimo disse…
Bah!!, você é o exemple vivo do que trata o assunto...
Anônimo disse…
Para completar:
772 milhões de pessoas não praticam nenhuma religião. E 152 milhões declaram-se absolutamente ateus.
Estes dois grupos somam hoje quase um bilhão de pessoas.
Este contingente está hoje em terceiro lugar, próximo ás duas maiores religiões do mundo e suplantando todas as outras. E cresce cada vez mais, a uma taxa de expansão superior a de qualquer das religiões.
Será o futuro sem deuses?
Anônimo disse…
Será que, afinal, Comte estava certo? [Tomara \o/]
Anônimo disse…
Como todo bom parasita, depois de acabar com seu hospedeiro( a civilização ocidental) o ateísmo se extiguirá a si mesmo. O Islã agrdece!
Ghira disse…
Finalmente uma boa notícia! Está chegando a época em que haverá mais amor, em que a humanidade entenderá que tudo depende dela mesma e não de forças sobrenaturais, ocultas e inexistentes.
Anônimo disse…
Ghira: concordo plenamente!
Anônimo disse…
Espero que esse seja o futuro do Brasil...

sem deuses,

sem superstições,

sem fanatismos,

sem preconceitos,

sem guerras religiosas.
E S L disse…
a religiao escraviza
Anônimo disse…
O ateísmo é um parasita? Vejamos, o homem existe sem a crença em deus(e muito bem), já a ideia de deus não sobrevive sem o homem. A religião sim que é um parasitismo: tira o que você tem e acaba com o hospedeiro(civilização). Felizmente afeta somente os fracos.
Anônimo disse…
Todo os países precisam entrar nessa lista, principal e urgentemente o Brasil, os USA e a Itália, mais ainda, porém, o vaticano.
Andre Cruz disse…
O homem é criação de Deus. A religião ou religiões, são criações do próprio homem, logo, são falhas, todas elas. Não é surpresa a especulação de extinção das religiões. A própria matemática sugere isso para mais de meio século. No entanto, há detalhes que sempre nos deixarão intrigados. A partir do momento em que o homem for perfeito e nossas verdades superarem os entes divinos e tudo aquilo que há de ruim no mundo, o que os deuses vão castigar e, o que os deuses vão perdoar? Se o homem chegar mesmo a ser perfeito um dia, que tipo de crença resistirá à perfeição? Você pode ser um cientista, um formador de opinião com vocação religiosa ou um ateu que, se quer sabe o que significa ser ateu, ainda assim, a idéia de perfeição é algo quase que inimaginável para a sociedade mundial, logo, crenças serão, sempre necessárias para uma verdadeira harmonia social. A questão é: -Como e no quê iremos crer no futuro? Religião? Tenho que concordar, as falhas religiões criadas pelo homem, fatidicamente se extinguirão porque chegará um momento onde serão uni-e-exclusivamente, falhas.
Anônimo disse…
O interessante é que vem alguns falarem em guerras religiosas. Ora, o comunismo matou milhões, mais que o nazismo. Frutos dos sonhadores ateus.. Ora, para matar não é preciso religião..
klaudinho disse…
Como os fanáticos religiosos ficam agressivos, em nome de Deus, quando são confrontados com números.Foi seu deus que os fazem assim ? Maravilha !
Anônimo disse…
É...O mundo evolui,e não involui.
Unknown disse…
O prefixo 'a' quer dizer 'sem'! Então aculturados é o mesmo que sem cultura! Acredito que não foi isso que vc quis dizer... Penso que vc quis dizer algo como: cultos, ou culturalmente ricos...
Anônimo disse…
affeee!!! se mata demonio!! quem vive se enforcando sao paises fundamentalistas, com base na religiao e em nome de deus. Nos paises supracitados, o IDH é altíssimo, seu animal, e nenhum está em guerra. Guarde seus comentários emocionados e que nao acrescentam em nada, pra vc.
Anônimo disse…
calma....sem agressão...
E o termo correto é paíSes
Anônimo disse…
Que eu saiba, o homem é fruto de um processo de evolucao de milhoes de anos, senao bilhoes. Ou estaria vc citando que fomos feitos de barro??? kkkkkkkkkk.. tolinho!!!
Anônimo disse…
Verdade.
Unknown disse…
Recuso-me a acreditar que todo crente troll de internet é "semi-analfabeto", mas o seu comentário me deixa sem escolha.
Anônimo disse…
Agora mesmo.
Anônimo disse…
Quando não mais houver religião o ateismo perderá seu sentido. Não se preocupe quanto a isso ^^
Malane Milheiro disse…
Quero me mudar pra lá !
Anônimo disse…
Ora o comunismo não matou em nome do ateismo já as guerras RELIGIOSAS mataram em nome da sua religião e seu deus. Viu a diferença ?
Anônimo disse…
Crente detected. Com tantos erros ortográficos em tão poucas palavras, só podia ser crentão. É o típico argumento. "Eles se matam porque são depressivos". Bom mesmo são países cristãos que a população passa fome, ai beleza! Costa Rica, Haiti, Honduras e tantos outros, tudo de grande maioria cristã e a galera passando fome, na pobreza, isso quando não estão comendo bolinho de terra. Nesse caso tudo bem, ai é plano de Deus, ou o mesmo está testando a fé das pobres pessoas ou qualquer outro argumento fraquinho. E por fim, quando se vê países com um IDH altíssimo se livrando de religião, o argumento eh a taxa de suicídio, a qual pode até ser percentualmente maior do q em outros países, mas não chega aos pés do numero de mortes ocorridas por problemas de saneamento básico ou alimentação em países de religião forte, ai até mesmo ao número de mortes em nome de guerras religiosas. Se voce quer saber a minha opinião, eles se matam mais porque são mais bem informados e começam a abrir os olhos para a podreira que é o mundo, as relações nojentas políticas, guerras produzidas por interesses econômicos de meia duzia em um planeta em que 1% da população já detem mais de 40% de todo o PIB, e a soma das riquezas dos 3 maiores bilionários do mundo é maior do que a soma do PIB dos 48 países mais pobres do mundo (aprox 600 milhoes de pessoas). Quando voce se informa mais e começa a saber da profundidade da merda em que a sociedade está atolada, é natural voce se revoltar ou se deprimir. Como dizem... a ignorância é uma benção ... o ignorante não questiona, não fica triste, se alegra com qualquer coisa... qualquer semelhança com o Brasil (terra da bunda, carnaval, futebol e BBB é mera coincidência). Quanto mais ignorante um povo eh, mais ele aceita a situação em que está, menos questiona, e mais religioso ele é. Isso eh fato.
Anônimo disse…
imediato !
Anônimo disse…
O Islã é um lixo escravizante, subjulgador, castrador e que só ganha através do medo. Só pensa em acabar com o outro (assim como no comentário idiota) em vez de querer viver em paz. Não sei percebeu, mas, os países citados vão bem obrigado. Não estão se acabando...
Unknown disse…
Esse bah!! é algum ateu se passando por crente .. só pode!! é muita "inguinorancia" em um só comentário de 3 LINHAS!kkk
Unknown disse…
Corrigindo: "Deus é criação dos homens."
Anônimo disse…
Bem coisa de religioso mesmo: "saiam daqui!". Pra mostrar como a religião prega o litígio e a desunião entre as pessoas, sempre levando à segregação das diferentes culturas, nunca a aproximação.

A gente pode ir embora e levar junto os estudos científicos, a medicina e a tecnologia. Assim voce ficara bem feliz em viver livre de tudo e qualquer coisa associada ao ateísmo.
Anônimo disse…
"No entanto, há detalhes que sempre nos deixarão intrigados."

Falou o cara que viajou pro futuro até o final dos tempos e voltou pra contar que certas coisas nunca serão explicadas.
Anônimo disse…
Essa visão de comunismo que o rapaz acima citou, ou ele aprendeu com algum padre pedófilo ou anda assistindo muita tv. por que os comentários dos religiosos semprem tendem ao simplismo? Não se nota um pouco que seja de esforço reflexivo...pense por você mesmo cara. Ah.. retornando ao contexto, nenhum dos nove países citados é comunista, pelo menos que eu saiba.
Anônimo disse…
Grande coisa. Pesquise os índices de suicídio no Brasil, são altíssimos, mas não são divulgados.
Anônimo disse…
Muçulmanos viraram ateus... hahaha.
Anônimo disse…
Comunismo NÃO MANDA MATAR RELIGIOSO.

Não confunda ateu anti-religioso retardado com COMUNISMO. Não tem nada a ver.
Anônimo disse…
Isso chama-se evolução. Logo, quando as tecnologias eletrônicas estiverem 100% inseridas em nossas vidas e estas farão coisas que parecerão mágica, os crentelhos perceberão que o único deus que há é a ciência, e o mitozinho deles, que nada se manifesta vai entrar para os livros de história, associado as grandes guerras e assassinatos covardes. Também estará em muitos standup's de comédia. :)
Anônimo disse…
Verdade. Isso e mais um passo rumo á paz no mundo.
Joe Pena disse…
as religiões estão se extinguindo, graças a deus..
não pera..
Anônimo disse…
Um dia eu irei morar num deles, mas to esperando eu ficar rico primeiro, ok. Eventualmente, do jeito que o Brasil tá indo, vão acabar querendo expulsar todo não cristão do país mesmo
Júlio disse…
Sabe q ouvir aquele discurso sensato (pelo menos aquele) de Obama me deu uma esperança incrível. Pelo jeito, até mesmo os EUA tão percebendo a merda q é ser dominado por uma fantasia imperial regida pelo medo! Ele falou claramente embora com outras palavras: é melhor nos nortear pela imparcialidade do laicismo do q por uma doutrina primitiva sem noção!
Júlio disse…
Amigão, só uma pergunta: como foi q chegamos a idéia q existe um deus? Não foi através da religião? Sendo assim, se a religião é criação do homem, logo, deus também é. Nesse caso, é idiotice dizer q a religião é falha e a definição de deus não. 2+2=?
LEGIÃO disse…
Parece estar havendo uma espécie de SELEÇÃO NATURAL no "campo" da Crença. Se as estimativas estiverem corretas, as convicções individuais que levam a descrer estão se "reproduzindo" mais rápido que as convicções individuais que levam a crer.

A Igreja Católica tem ajudado muito nesse processo de secularização com seus padres pedófilos e os superiores que os acobertam. Isso tudo sem falar no Papa, que tem um histórico de vida nada associdado à Bondade e Caridade. Um Nazista, desde a mais tenra juventude, motor de intrigas no Vaticano, durante o Papado de João Paulo II, esse "Bento"? XVI acabou mostrando a verdadeira natureza do Catolicismo: preconceito, preconceito e preconceito.

O Catolicismo é a arma do Colonizador Europeu, forjada para manter os povos dominados num cativeiro mental, mesmo após a retirada dos grilhões de ferro de seus pulsos e tornozelos. A Queda desse arsenal maldito vai gerar uma Era de verdadeira paz e harmonia, que se propagará por todo o Universo!
Anônimo disse…
Seria uma boa se começassem a pérseguir ateus publicament no brasil ao invés de na surdina como a crentalhada vem fazendo, desta forma poseríamos pedir asilo político em um dos países da lista acima e deixar os crentes se matarem todos aqui...
Anônimo disse…
o bacana que eu achei de alguns comentários, de como eurocentrismo, ainda esta arraigado na consciencia de alguns individuos "porque eles são mais evoluidos" , "um dia chegaremos ao estagio deles", é deprimente que em pleno século xxi isso ainda aconteca
Jonathan Bispo disse…
Bora Brasil, meu querido, fazer parte dessa lista!!!
Anônimo disse…
Dêmoro!!!
Anônimo disse…
IDH Altimisso assim como a inflação e a crise economica. A europa esta agonizando meio a crise...E sabe-se que nações em crise, buscam a religião..isso é fato comprovodo.
Anônimo disse…
Aculturado é quem adquiriu conhecimento de uma outra cultura, ampliou seus conhecimentos.

Seguindo essa lógica boba do prefixo 'a', apontado, então, seria sem ponta.
Anônimo disse…
Aculturado é quem adquiriu conhecimento de uma outra cultura, ampliou seus conhecimentos.

Seguindo essa lógica boba do prefixo 'a', apontado, então, seria sem ponta.
Anônimo disse…
Aculturado é aquele que adquiriu conhecimento de uma outra cultura.

Seguindo essa lógica boba do prefixo 'a', um lápis apontado seria sem ponta.
Anônimo disse…
é uma questão de etmologia
o que não tem cultura é inculto e não aculto
depende da origem da palavra
aculturar significa sim adquirir cultura..

obs: consultem um dicionário

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih