Vaticano tentou impedir a destituição de padre pedófilo irlandês

do site espanhol Religión Digital

O Vaticano quis frear a Igreja irlandesa em sua tentativa de destituir um sacerdote pedófilo cuja atitude era conhecida desde o começo dos anos 1970. Essa é uma das conclusões censuradas de um relatório sobre abusos clericais publicado neste sábado (18) pelo jornal The Guardian.

O padre Tony Walsh (foto), preso na semana passada por violentar crianças, é nomeado no relatório como um dos piores abusadores de menores da arquidiocese de Dublin.

O capítulo descreve como os líderes da Igreja ordenaram a destituição de Walsh em 1993, depois de receber queixas de abuso durante 15 anos . O Vaticano não ouviu o veredito e ordenou que ele fosse mandado a um mosteiro irlandês.

Walsh foi destituído, finalmente, em 1996, depois que a polícia abriu uma investigação criminal porque o sacerdote havia atacado uma criança no lavabo de um pub após o funeral de um familiar.

A Igreja Católica tentou evitar a publicação do capítulo 19 do relatório, que concluiu que a pedofilia foi encoberta na arquidiocese de Dublin de forma habitual.

O texto indica que Walsh abusou de crianças desde 1970 e que sacerdotes, monsenhores, bispos e até o arcebispo de Dublin, Desmond Connell, sabiam de sua atitude.

Um claro exemplo é a primeira denúncia, que apareceu em 1978, dois dias depois de ser nomeado sacerdote de Ballyfermont, ao oeste de Dublin, e nada foi feito. O relatório declara como "impactante" a carta do arcebispo Connell agradecendo a Walsh pelo trabalho realizado à frente de Ballyfermont.

Mais de 100 sacerdotes católicos da diocese de Dublin são acusados ou são suspeitos de abusar sexualmente de 390 menores de idade desde 1940, segundo um relatório do bispado da capital irlandesa.

Essa notícia se soma às dezenas de polêmicas que surgiram em torno a esse assunto nos últimos anos. Tanto é verdade que o Papa Bento XVI pediu desculpas em várias ocasiões e até instou os bispos a mostrar humildade diante das vítimas de pedofilia.

Mas a diocese irlandesa não é a única que está na mira. Neste ano, a Bélgica também foi protagonista no escândalo de abusos de menores por parte de sacerdotes católicos.

Tradução de Moisés Sbardelotto para o IHU Online.

Padres pedófilos hoje parecem um batalhão internacional.
abril de 2010

Casos de padre pedófilo.

Comentários

  1. Antes de morrer quero ver um papa condenado e preso...será possível??

    No Vaticano temos de tudo: corrupção, pedofilia, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de documentos, etc; POR QUE NINGUEM É PRESO???

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/18/2011

    É verdade ninguém vai em cana!!Seria fantástico ver esses criminosos todos encanados!!.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/21/2011

    Eles deixam satánas trabalhar na vida deles,esse é só o resultado,ajoelha e pede misericórdia divina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Artista gospel se recusa a cantar em casamento de amigo gay

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Trechos bíblicos cuja existência crente finge não saber

Carl Sagan escreve sobre um 'pálido ponto azul' nos cosmos, a Terra

Historiadora diz que Moisés não existiu. E sofre ameaças de morte