Pular para o conteúdo principal

Treze das vítimas dos padres pedófilos belgas se suicidaram

Entre as vítimas dos padres pedófilos da Bélgica, da década de 60 até início da de 80, houve 13 suicídios. Essa informação consta no relatório que a Igreja Católica da Bélgica divulgou nesta sexta (10) com o depoimento de 124 vítimas cujos nomes não foram revelados.

O relatório foi produzido por uma comissão interna criada em janeiro para apurar as denúncias contra sacerdotes e leigos ligados à igreja, como professores de religião e monitores de colônias de jovens. Houve 475 denúncias.

 Há, na lista dos predadores sexuais de todas as congregações. Nem sequer uma ficou de fora. Um terço das vitimas é do sexo masculino.

As vítimas foram assediadas pelos padres quando tinham em torno de 12 anos. Mas há casos de crianças de 2 a sete anos que também foram violentadas.

O documento foi apresentado pelo psiquiatra Peter Adriaenssens. Ele lamentou o silêncio que a igreja manteve por décadas, acobertando a pedofilia de seus sacerdotes. E sugeriu a criação de um fundo de solidariedade às vítimas e a punição dos predadores -- muitos deles ainda estão na ativa, celebrando missa.

Cronologia dos principais e recentes casos de pedofilia da igreja

Maio de 2006: O Vaticano obrigou Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo, a abandonar suas funções sacerdotais após investigar várias acusações contra ele por abuso sexual apresentadas por antigos membros desta congregação ultraconservadora mexicana. Maciel faleceu em janeiro de 2008.

26 de novembro de 2009: O relatório Murphy revela que o arcebispo de Dublin ocultou abusos sexuais cometidos por sacerdotes contra centenas de crianças durante décadas.

28 de janeiro de 2010: Em Berlim, o reitor do colégio jesuíta Canisius reconhece que alguns alunos sofrieram abusos sexuais nos anos 70 e 80.

Mais casos foram revelados posteriormente em outras escolas alemãs.

1º de março de 2010: Na Holanda, a ordem dos salesianos de Don Bosco abre uma investigação sobre supostos abusos sexuais contra alunos de um internato da região de Arnhem (leste) nos anos 60.

Uma comissão episcopal holandesa registrou em agosto 1.600 "referências" em instituições religiosas.

5 de março de 2010: Revelações de dois casos de abuso sexual confirmados e de vários suspeitos no coro dos meninos cantores de Ratisbona (Baviera), dirigido durante 30 anos pelo monsenhor Georg Ratzinger, irmão do Papa Bento XVI.

16 de março de 2010: O Vaticano admite a existência no Brasil de acusações contra sacerdotes por abuso sexual. Nas semanas seguintes, pelo menos seis outros escândalos de sacerdotes pedófilos vieram à tona.

20 de março de 2010: Em uma carta pastoral aos católicos irlandeses, Bento XVI expressou a "vergonha" e "arrependimento" de toda a Igreja pelos atos pedófilos, criticando o episcopado local. Seis bispos acabaram apresentando sua renúncia, quatro das quais foram aceitas.

25 de março de 2010: O jornal The New York Times acusa Bento XVI de ter ocultado no passado um sacerdote americano acusado de ter maltratado 200 crianças surdas de uma escuela no Wisconsin (norte).

23 de abril: O bispo de Bruges (noroeste da Bélgica), Roger Vangheluwe, reconhece ter abusado sexualmente de seu sobrinho. Será o primeiro bispo a se demitir por ter cometido abusos sexuais.

2 de junho de 2010: A Conferência Episcopal Suíça indica haver 104 vítimas de abuso sexual declaradas desde janeiro.

23 de junho de 2010: a Igreja católica da Áustria cria um fundo para indenizar vítimas de abuso sexual e maus-tratos em suas instituições, após a revelação de pelo menos 200 casos desde março.

15 de julho de 2010: O Vaticano endurece suas regras para combater a pedofilia, introduzindo procedimentos rápidos para os casos mais urgentes e aumentando de 10 para 20 anos a duração da prescrição.

10 de setembro de 2010: A Igreja católica da Bélgica publica uma centena de depoimentos de vítimas de sacerdotes - de quase 500 recolhidos - e revela 13 casos de suicídio.

Com informação da agência EFE e AFP.

Comentários

Anônimo disse…
a Belgica nao toma atitude dura contra o clero pq este lhe foi util no colonialismo
Anônimo disse…
E pensar que o Estado sustenta com pensões vitalicias de E$1660 esses parasitas...E alguns acumulam várias freguesias, devido à carência desses sibaritas...Duas vezes prostitutos, porque vendem o que é sagrado e recolhem as ofertas para financiarem a prostituição homossexual. Deve ser por isso que proíbem os gays de casarem, assim sempre haverá "freguesia" para administrarem...
Anônimo disse…
Cuidado amigo,esta tua declaração que eles recolhem ofertas para financiarem a prostituição homossexual pode servir para eles,excelentes sofistas e desonestos intelectuais,inverterem e fertilmente inventarem ou insinuarem para culpar os que os denunciam como militantes anticristianistas que lutam para descostruir a igreja,família,casamento etc.Aquele papinho chato que ninguém suporta mais ouvir para fazer ruir a moral e as crianças ficarem desprotegidas contra abusos sexuais que seriam supostamente dos críticos da religião ou seja os detratores da igreja que querem a criançada para servirem de prostitutos e prostitutas infantis para a ateuzada e para a gayzada.
Anônimo disse…
Padres na boa quem acredita nisso e GIT Grande Idiota elis fica doido pra soutar a franga si liga galera \m/
Anônimo disse…
É como meu marido sempre falou : esses padres são todos pedófilos, mãe e pai que entrega seu filho pra ser coroinha , não sabe o risco que está correndo. Desconfio que meu marido passou por isso, pelas coisas que ele conta, e ele já tem 60 anos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Livros citados neste site

Por que Deus puniu Adão e Eva antes de eles saberem do mal?

por Austin Cline , do About.com Adão e Eva não sabiam sobre o errado,  mas foram punidas Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou Adão e Eva porque comeram do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Essa é mais uma contradição bíblica. Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor. Pois é óbvio que, antes comerem o fruto,  Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado. Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do t...