Pular para o conteúdo principal

Carta prova que Ratzinger acobertou pedófilo

Carta do
A assinatura é do cardeal que
se tornaria o papa Bento 16
Uma carta de 1985 prova que o então cardeal Joseph Ratzinger se recusou a afastar da igreja o padre Stephen Kieste, da diocese de Oakland, Califórnia (EUA), acusado de abusar sexualmente de crianças.

O futuro papa Bento 16 alegou que a sua decisão visava “o bem da igreja universal”, conforme mostra fac-símile [reprodução acima] da carta divulgado pela AP.

Em 1978, o padre já tinha sido condenado a três anos de liberdade condicional por atentar ao pudor com dois meninos de San Francisco.

Quando assinou o documento, o cardeal já era poderoso no Vaticano, como chefe da Congregação para a Doutrina da Fé.

Kieste só foi expulso dois anos depois, quando, de novo, respondia à Justiça.

O Vaticano reconheceu que a assinatura é de Ratzinger, mas não se manifestou sobre o conteúdo da carta.

Em recente declaração, Bento 16 disse que as acusações que o envolvem no acobertamento de sacerdotes pedófilos não passam de “fofocas”.


A prova do acobertamento

Íntegra da carta de Ratzinger
Para o 'bem da igreja', Ratzinger não se
importou com o estupro de crianças



Com informações da AP.

Padres pedófilos hoje parecem um batalhão internacional
por Maureen Dowd, do NYT, em abril de 2010

Padre pedófilos.

Comentários

Lucio Ferro disse…
Quero ver agora os defensores desta instituição podre(ICAR) continuarem a defender o papa nazista admirador e defensor de pedófilos. Já passou da hora do mundo parar de tratar este criminoso como chefe de estado. Espero que esta porcaria de sujeito não ponha mais seus pés imundos neste pais.
EU SABIIIIIIIIA! HÁ! Eu nunca fui com a cara deste Papa. Sinceramente, a Igreja Católica tinha de tudo para ser uma ótima instituição. A religião, se bem pregada e com bons ensinamentos, é uma grande filosofia de vida.


Entretanto, esse Papa e todos os outros padres aproveitadores estão arruinando ainda mais a instituição, que já não vem muito bem das pernas à tempos.

Não sou Ateu (Somente sigo Doutrina Espírita), mas acho que a Igreja precisa imediatamente de renovação, caso contrário é melhor derrubar essa MERDA.
Anônimo disse…
A ICAR é uma sucessão de erros desde sua fundação...

A escolha de RATZINGER para papa , foi um erro terrivel , ja que ele nao tem carisma nenhum e ainda por cima so ganhou o cargo por ter sido o escolhido para ´´abafar´´ os escandalos de pedofilia que a ICAR se envolveu nos anos 60 , 70 , 80 etc

Mas obviamente os escandalos denunciados é apenas uma PONTA DO ICEBERG , visto que a maioria dos abusos nao foram denunciados...

Eu nao acho que o CELIBATO seja a causa principal [ ele deveria ser opcional] a principal causa é a IMPUNIDADE , os padres pedófilos e safados sabem que se eles aprontarem , a ICAR nao os punirá....

E vale lembrar tbm que outras religiões são podres assim como a ICAR ...

São pais de santo que abusam , pastores crentes que alem de roubar descaradamente o dinheiro dos fiéis trouxas , tbm abusam sexualmente , o islamismo é normal casamentos com crianças , até por que o PROFETA MUHAMAD se casou com AISHA aos nove anos de idade...

Ou seja religião em geral não traz beneficio nenhum ao ser humano
Pangéia disse…
Religião não traz benefício ao ser humano ...
Gostei dessa! E o que traz benefício, mancebo, você acaso sabe responder? Antes que me acuse de pertencer a essa ou aquela religião, informo que sou ateu, o.k.? E quero mais que a religião se dane! Há séculos vem sendo provado que a religião não passa de ópio do povo ...
Rogerio Glynias Kosmidis disse…
Em 1º lugar
"Em 1978, o padre já tinha sido condenado a três anos de liberdade condicional"

Alguém por acaso pode ser condenado há tres anos de liberdade? Pelo que eu sei, em termos jurídicos alguém só é condenado a prisão... O único que fala de condenação à liberdade é Nietzche, mas pelo contexto e pretexto desse texto, fica claro que a intenção não é por algo de filosófico no meio, e sim que é pura má elaboração da escrita mesmo.

Em 2º lugar:
O título desse artigo é bem pretencioso. A carta não PROVA porcaria nenhuma.
E antes que venham esses babacas dizerem q sou algum padre ou papa-hostia querendo defender a igreja, e bla bla bla, digo q sou advogado e metodista. não tenho nada com o catolicismo. Porém no curso de direito fiz um TCC sobre o direito canônico do catolicismo, e neste está escrito q a incumbência de suspender ou não algum sacerdote é do bispo do local em q aconteceu a ação. Porém o tal bispo preferiu ir pedir conselhos para a congregação da doutrina da fé... e aí apareceu esta tal carta.
COntudo, lendo-a fora a conversa fiada biblico-teológica de acolher o pecador como o pai acolhe o filho pródigo e num sei o q, a única coisa de mais nessa carta é q o então cardeal Ratzinger ao invés de proceder imediatamente com a excomunhão do indivíduo pede um pouco mais de tempo para q o caso seja analisado pela congregação. "quod longius temporie spatium necessario requiret"
E o tempo q isso levou para ser analisado foi... 2 anos...
Porém, em momento nenhum a carta manda ele trabalhar junto com o povo, ou ficar junto a crianças. E pelo q sei, ele não ficou ...
A única "prova" q há nesse texto de Ratzinger, a única coisa q pode-se queixar é de sua embromação de 2 anos para expulsá-lo de uma vez. Fora isso, juridicamente essa carta e nada somam a mesma coisa.
Paulo Lopes disse…
Rogerio, você pode achar o que quiser do meu texto. Aqui, existe a liberdade de expressão.

Mas nem por isso deixarei observar que invocar
Nietzche, como você fez, para defender um papa conivente com a pedofilia é muito descaramento. Ou então -- o que é mais provável -- você não sabe o que diz.

Pois o filósofo alemão foi o mais contundente dos críticos das religiões, em especial do cristianismo.

Cito apenas um trecho do livro "Humano, Demasiado Humano":

Se o cristianismo tivesse razão com suas teses do Deus vingador, da propensão universal ao pecado, da predestinação pela graça e do perigo de uma condenação eterna, seria um sinal de fraqueza de espírito e falta de caráter não se fazer padre, apóstolo ou missionário e não trabalhar com temor e tremor exclusivamente para sua própria salvação; seria absurdo perder assim de vista a vantagem eterna da troca da comodidade temporária. Supondo-se que tenha fé, o cristão de todos os dias é uma figura lamentável, um homem que realmente não sabe contar até três e que, de resto, justamente por causa de sua incapacidade mental de calcular, não mereceria ser castigado tão duramente, como lhe promete o cristianismo.

Se a carapuça lhe servir, fique à vontade para vesti-la.
Anônimo disse…
Sendo que, no contexto, os EUA, Irlanda ( em menor escala ), Canadá ( em pequena escala ) lidavam com a situação pelo retratamento psíquico e relocação de perdão, como subsídio financeiro e moral às vítimas, fora muito mais uma técnica de incompetência do que uma má fé em seu per si - fora uma irresponsabilidade total, mas não querer que tal voltasse à ocorrência.

Poderiam, como previa o Vaticano, ter recorrido ao afastamento total e, mesmo à prisão em casas \ ou isolamento, em locais os quais afastassem os mesmos perenemente e, em medida de segurança como com tratamento necessário readmitido em sistema de possibilidade e, desintegração da presença de menores.

Tal, teria sido a única solução plausível dentro da seara eclesial. Que por ultraconvervadorismo e, também em especial, perdão reitegrado, ocasionou má administração pela parte dos bispos e responsáveis em seus países. Política aceita pelos psicólogos envolvidos, porém de má ação pela sua reitegrada conduta falhante.

Em mais, nos EUA e, demais localidades mundiais, a Igreja Católica, é a grande responsável pelo combate
à pedofilia, no Brasil, com dezenas de bispos condenados à morte, pela delação de esquemas de grande, médio e pequeno porte.
Nos EUA é a instituição a qual mais dá acolhimento à crianças, idosos e gerais, sendo considerada mundialmente a instituição de maiores atributos qualitativos à vida e à recuperação humana geral.
Sendo que, centenas de acadêmicos, foram à jornais e televisão, pedir que os contribuintes continuassem a direcionar suas verbas a The Mother's Charity como demais, pela sua ajuda de caráter máximo nos Estados Unidos - diga-se de passagem que é a instituição a qual mais dá frutos pela luta em direitos humanos e, caridade ( 40% da caridade mundial ) em escolas gratuitas, casas de educação, hospitais públicos, e centenas de mais.

É a instituição a qual desenvolveu o conceito de caridade no mundo ocidental.

Sendo que, temos que saber separar, os 400 mil padres, dos 954 acusados, dos bispos e, envolvidos problemáticos e ou não ágeis, das grandes realidades da igreja católica universal.

Segundo o Jay John Law Institute, o número de pastores acusados de pedofilia, é o dobro de padres católicos, fora que o número de pedófilos fora da igreja é enormemente superior à ela, sendo a maioria de casados e, não celibatários - no meio celibatário, da-se o menor número de abusos e, o maior número de obras da caridade já visto na história humana, segundo a Associação de Psiquiatria da França.

De 1995 à 2010, na Alemanha, há mais de 250 mil acusações de pedofilia, onde 94 são relacionadas a padres.
Nas cortes americanas, sacerdotes judeus e público ( em sinagogas e gerais ) também possuem mais causas do que padres católicos.

O acolhimento real dado na igreja católica, como a sua bonança, jamais podem ser confundidos com a realidade de tais coisas.

Sem tirar o número de bispos, padres, freiras e católicos os quais praticam a justiça social e, combatem tal coisa ou tais, são o maior número da história humana atual, a combater, transformar e educar toda a realidade social.

Temos que saber, separar, ler, estudar, informarmo-nos, para realmente fazermos uma matéria real, limpa, alta e, da grande acuicidade da inteligência e realidades humanas.

O joio separado do trigo.

Se e, caso tais tenham participado de acobertamento e práticas ilícitas ou as quais tenham levado a tais maiores problemáticas, obviamente que respondem também por tal.

Mas, toda a denúncia, deve ser lenta em análise detalhada - ouvidos atentos à diversos lados, versões e provas, para após ter-se uma realidade realmente abrangente.
Anônimo disse…
Nietzsche, apesar de um de meus filósofos favoritos, esta em uma época a qual enquadra-se em muita herança cultural de um mundo anterior ao seu - pela sua vital descontextualidade, acerca das razões as quais criaram a instituição - > faz críticas reais, mas as quais, em filosofia, sempre colocamos à atualização, respostas, tratados, comparativas e, checagem das diferenças de realidades em diversidades de ambientações e as suas respectivas histórias.


A teologia católica, acerca do Novo Testamento é a grande reforma do mundo ocidental e, mesmo oriental, em todas as áreas da sociedade - dentro, obviamente, de toda a realidade humana ( Jacques Le Goff ).
Mesmo a ciência apenas surge, como forma total da "ordenação" natural, pela igreja católica - outras culturas não acreditavam em uma natureza ordenada, apenas à algum sentido, enquanto que a civilização católica, por ser parte de um Deus cuja criação natural, em tudo possuia 'peso, medida e forma' concluiu pela total identidade da ciência natural - Galileu fora proposto continuar a falar do heliocentrismo, como teoria, até conseguir provar a mesma - como diversos faziam e, continuaram após ele - pois à época, não havia conseguido tal prova, mesmo com sua luneta - sendo a bíblia - pelo magistério - um livro a ser "interpretado" ->, nas suas correntes, nunca nada fora definido como dogma em seu per si, mas apenas suspensão ( caso Galileu, como afirma seu redator, Cardeal Belarmini ) e ou interpretação: quando da atualidade da descoberta. Esta fora a grande revolução e diferença da criação da ciência em nossa civilização.

O seu texto, em destaque, é muito geral e, peculiarmente fora da estratégia filosofal e ou mesmo jornalística, seria em termos essenciais, uma matéria de perfil desintegrado da realidade de um jornalista.

Primeiramente, o Vaticano, desde antes até a década de 60, por meio de vários documentos - condena e, dá ' excomunhão imediata à tais casos ', donde a responsabilidade de " afastamento " é sempre dada ao bispo, em caráter imediato, não há sequer a necessidade de locutação à Roma, dentre o afastamento e, prisão em casas religiosas, como demais, são previstas as mesmas.

O direito penal é a 'ultima ratio', ou seja, a última medida, o último recurso, o qual pode ser acionada quando os outros meios falham.

Quando Prefeito da Congregação para Doutrina da Fé, Ratzinger, retificou um dos documentos mais severos contra a mesma, apenas que a falha, fora a reintegração dos mesmos padres à paróquias e ou proximidades de crianças, pela indicação psicológica de que estavam tratados e, em estado de recuperação - como consta das atas de centenas de psicólogos os quais trataram dos casos.

Como bispo e ou superior, não apenas ele, mas centenas, são obrigados pela lei civil como eclesial, a darem procedimento ao processo de 'investigação', sobre os casos, a denúncia não recorre à condenação ou prova, até provado - dentre tal, vários documentos e demais, no seguimento dos processos, são obrigados a conceder defesa e investigação mais criteriosa.

Tal, evita recorrer ao episódio do arcebispo de Washington, que acusado de pedofilia por um único ex seminarista, morreu pela mesma denúncia, em estado de depressão no hospital, sendo que quase em seu final de vida, o mesmo ex seminarista desmentiu a tal em público, dizendo tratar-se apenas de vingança por uma repreensão feita anos antes.

Esta política de retratamento e relocação fora o grande problema, porém não coordenada pelo Vaticano e ou aprovada - o mesmo pedia, desde a década de 80 ou outros tempos, a punição com o desligamento total, aprisionamento em locais próprios e, até mesmo a entrega de casos à autoridades cíveis.

Porém, pela política estadounidense e, prática neste mesmo, tais indicações não eram seguidas ou abertas ao debate mais amplo com as autoridades gerais da igreja.
Anônimo disse…
Citações de Neitczsch não trazem à tona, qualquer redação à realidade de uma religião como o catolicismo, como palavra finalizante ou única, em especial, em filosofia - são opinativas, lidas e, partícipes, - pela complexidade e enormidade de caráter, como também não são, em qualquer momento, um realidade de ultra poderes e ou crítica à mesma em sentido total. No meio acadêmico, há milhares de itinerários.
Em especial, porque o Deus vingador, é perfil do antigo testamento - utilizado em seio católico - às realidades de épocas bárbaras e, na necessidade de retrabalhar populações culturais diversas, não necessitaria ter sido assim - totalmente fizera-o o contexto - > O Deus católico, fora o único capaz de transformar a civilização bárbara européia, em toda a sua extensão, pela nova criação do indivíduo: 1 ) Perdão, 2 ) Confissão, 3 ) Regeneração do Ser, 4 ) Criação de um novo ser social: mundial ( católico ), unido, milenar, transcendente à sua cultura e generalidades.
Unknown disse…
Resposta sensata e culta, de alguém que leu mais do que o título da matéria ( que deve ser algo de 10 % dos que clicaram no link e emitiram opinião após ler o título).
Me posiciona de forma imparcial neste assunto pois dentre várias religiões e doutrinas, podemos criticar todas, absolutamente TODAS à partir do momento que utiliza um ser humano como meio de propagação, toda e qualquer religião, doutrina, profissão, opção sexual, time de futebol, partido político ou qualquer que seja o posicionamento ( não ficando em cima do muro) está passível à críticas.
Agora acho muito fácil alguém virar e dizer " Sou ateu" "Sou agnóstico" e ao explicar este posicionamento utiliza críticas às religiões e não expondo seus ideais por ter escolhido este posicionamento, mostrando então que na verdade ele não se posicionou a favor de nada, apenas contra alguma coisa.
Anônimo disse…
Pela carinha desse Papa, nota-se um semblante pedófilo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih