Pular para o conteúdo principal

Chega de ser explorado por lojas, cartões e bancos

por Maria Inês Dolci, para a Folha

O presidente está preocupado com os abusos cometidos pelas administradoras de cartões de crédito. Bom para os norte-americanos que o presidente em questão seja Barack Obama, dos Estados Unidos. Por aqui, os cartões continuam cobrando juros absurdos no crédito rotativo, mas não comoveram nenhuma autoridade do governo brasileiro.

O que irritou Obama? Envio de cartões não solicitados? Não, elevação de taxas de juros e tarifas de cartões, mesmo enquanto há forte restrição de crédito no mercado deles.

Juros abusivosNo Brasil, justiça seja feita, não são somente as operadoras de dinheiro de plástico a desrespeitar o consumidor. Nas lojas, os avisos sobre as taxas de juros assustam. Mais de 200%, em um grande magazine no qual estive na véspera do Dia das Mães.

Não bastasse esse juro absurdo, para uma inflação em torno de 5% ao ano, ainda havia avisos aterrorizantes para multas, juros de mora e outras medidas em caso de atraso de pagamento de alguma parcela do crediário.

Ficar de olho nessas questões e agir, como promete o presidente Obama, seria excelente também entre nós. Principalmente porque se multiplicam créditos consignados e outras formas de endividamento.

Com tantos estímulos às compras, para reduzir os efeitos da crise econômica na indústria e no comércio, o trabalho de Santa Edwiges, a padroeira dos endividados, fica cada vez mais intenso.

É lamentável que as lojas, em lugar de viver dos lucros das vendas realizadas, funcionem como bancos e financeiras. Tanto é verdade, que as maiores redes investem com gosto nos "produtos financeiros".

Quase sempre, empréstimos a taxas descomunais, irreais, que atraem justamente os de menor renda.

Hoje, quem entra em um estabelecimento desses para uma simples compra ou consulta sobre preços de produtos é imediatamente assediado para adquirir o cartão com a bandeira da empresa.

Quase todas falam em isenção de anuidades, mas, em letrinhas miúdas, está lá: uma taxa para quem não utilizar o cartão. Seria muito bom para nós que fosse passado um pente-fino, também, nessas financeiras que colocam seus vendedores na rua, atacando os transeuntes, oferecendo dinheiro sem exigir qualquer tipo de comprovante de renda. Isso, por si só, demonstra que o negócio não é sério.

Quem empresta sem garantia de receber? Resposta: quem cobra taxas de corar os agiotas do passado.

Toda vez que alguém propõe medidas para frear abusos econômicos, é chamado de intervencionista, saudosista da estatização e do comunismo. Duvido que seja o caso dos Estados Unidos e de seu presidente.

Então, espero que esse exemplo positivo frutifique no Brasil, evitando que nossos cidadãos sejam tosquiados pelos juros cobrados em lojas, bancos, financeiras e operadoras de cartões de crédito. Lá e cá, chega de exploração!

> MPE quer que lojas parem com o roubo dos juros ocultos. (novembro de 2008)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Suspeito de desvio de recursos, prefeito evangélico quer doar terrenos públicos a igrejas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Por unanimidade, TJSP derruba lei de Rio Preto que obrigava oração em escolas

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'