Pular para o conteúdo principal

Globo afasta de novela ator dependente de cocaína

por Ronaldo Franca e Silvia Rogar, de Veja

“Talento, beleza e seriedade profissional foram os ingredientes que ajudaram Fábio Assunção, de 37 anos, a erigir uma das mais bem-sucedidas trajetórias na televisão brasileira. Em dezoito anos de profissão, consagrou-se como ator do primeiro time da Rede Globo.

Na semana passada, a emissora decidiu afastá-lo do elenco de Negócio da China, a novela das 6 que estreou em outubro e da qual era o protagonista.

O afastamento deve-se à dependência de cocaína, e foi decidido porque sua permanência se tornara impossível. Fábio estava irreconhecível. Não conseguia mais decorar os textos. Começou a dormir pelos cantos do estúdio – sonolência decorrente do uso de calmantes que tomava para conseguir descansar um pouco à noite – e deixou de ensaiar com os colegas, uma praxe antes das gravações.

Fumava sem parar e o trabalho da equipe de maquiadores aumentou bastante, porque era preciso disfarçar os reflexos das noites em claro – o que nem sempre funcionava. Para o espectador, a imagem era a de um galã abatido e sem expressão. No fim de outubro, Fábio desmaiou durante uma gravação. Finalmente, na quinta-feira passada, o ator se reuniu com a direção da Rede Globo para sacramentar seu afastamento.

À nota oficial da emissora, ele acrescentou um texto escrito de próprio punho, informando que, "por motivo de saúde", deixava o folhetim por tempo indeterminado: "Que Deus ilumine meus passos na minha recuperação e com a confiança de que o mais breve possível estarei de volta para esse público que tanto amor me dá", diz um trecho da nota.

O ator gravou as cenas que dão sentido ao seu desaparecimento de Negócio da China e depois se retirou do Projac, fazendo silêncio sobre como e onde vai enfrentar sua doença.

Convocar Fábio para a novela das 6 foi um risco calculado pela Rede Globo. Sua escalação foi motivo de reuniões e houve, na direção da emissora, quem fosse contra. Temia-se que sua inconstância prejudicasse o cronograma e o orçamento de Negócio da China – o que de fato ocorreu.

A produção de um capítulo custa, em média, 270 000 reais. Deixar técnicos, cenários e equipamentos à espera de um ator não está no roteiro.

Em 2007, durante as gravações de Paraíso Tropical, os atrasos freqüentes de Fábio já sinalizavam que o problema com a cocaína começava a influir na profissão. Ele emagreceu a olhos vistos e chegou a ficar cinco dias afastado das gravações. A situação, porém, ainda não havia fugido de controle. A imagem do ator ficou arranhada mesmo aos olhos do público quando, em janeiro deste ano, ele foi flagrado pela Polícia Federal no momento em que receberia uma encomenda de cocaína.

O traficante, identificado como Orlando Dias, levava consigo 30 gramas do pó, quantidade que supera em muito o que uma pessoa é capaz de consumir em um dia. Fábio foi ouvido como testemunha e declarou ser usuário de cocaína. "A testemunha Fábio Assunção Pinto afirmou ter telefonado para o réu, com quem marcou encontro em sua residência a fim de comprar cocaína do mesmo, o qual era seu fornecedor habitual", afirmou a juíza Cristina Fabri, da 17ª Vara Criminal de São Paulo, em sua sentença.

O episódio foi minimizado pelo ator e pela Globo, mas provocou a primeira conseqüência concreta do vício na carreira de Fábio. Depois de participar das primeiras leituras de A Favorita, novela do horário das 8, e fazer até prova de figurino como o vilão Dodi, ele foi substituído por Murilo Benício. Sem trabalho, decidiu deixar o país para se reabilitar em uma clínica nos Estados Unidos.

Embora não tivesse terminado o tratamento, ele se considerava curado e pronto para voltar ao trabalho, no que foi apoiado pelo diretor Roberto Talma, seu amigo. Negócio da China estaria longe de ser o maior desafio de Fábio na televisão. Exibida na faixa das 6, não teria a pressão do horário nobre. O ator também não sairia de uma zona de conforto profissional. Seu personagem, Heitor, era feito sob medida, uma vez que Fábio se revelou na interpretação de rapazes bonzinhos. Tudo estava arrumado, enfim, para que desse certo. Mas a recaída não tardou.

Na quinta-feira, depois de decidido o seu afastamento, Fábio Assunção telefonou ao autor de Negócio da China, Miguel Falabella. Angustiado, disse que não queria tê-lo deixado na mão. Pediu desculpa. Falabella já vinha trabalhando numa saída. "Há algum tempo, quando percebi que o gato tinha subido no telhado, comecei a pensar que destino dar ao personagem de Fábio", conta.

A novela gira em torno do roubo de 1 bilhão de dólares em um cassino, na China. As informações que revelam o destino do dinheiro estão guardadas em um pen drive que vem parar no Brasil e troca de mãos, movimentando o enredo. Heitor, o personagem de Fábio, vai desaparecer no capítulo que será exibido no dia 27, ao tentar desvendar o mistério. "Gostaria que ele voltasse para o fim da novela. O Fábio é bonito, talentoso, mas está passando por um período de fraqueza. E quem não tem as suas?", diz Falabella.” Assinante da revista lê a íntegra aqui.

> Casagrande fala de internação para se recuperar das drogas.
outubro de 2008

> Brasil é o 2º maior usuário de cocaína das Américas.
junho de 2008

Casos de dependência química.

Comentários

Anônimo disse…
É muito triste ver que a droga leva ricos, pobres,talentosos,sem talento, brancos, negros e que a maioria dos traficantes enriquecem e não deixam que seus filhos entrem em contato com essa porcaria, infelismente para as familias dos outros pode.
Unknown disse…
Anônimo, vai aprender a escrever antes de fazer isso, irmão... InfeliZ...
Não é a droga.
Quem é seu pior inimigo?
O seu mesmo, que está lendo essas linhas...
É você mesmo bro...
Se vencer é para poucos...
A maioria sucumbe...
Desejo de coração que o cara se recupere. Ninguém merece o que ele vai passar. Cold turkey... O John já cantou sobre isso.
Me venci faz tempo, sou abstêmio. Parei de beber e mantenho assim há 10 anos. Com uma garrafa de pinga na geladeira. Não bebo por opção. A vida é feita de escolhas... TUDO é uma escolha. E são sempre duas as opções: SIM E NÃO. Qual a sua?
Ainda apanho do cigarro. Tomo uma surra. Mas vou me vencer de novo. Já estou me preparando.
Se você leu até aqui, conheça meu trabalho. Escolhi viver dele e estou batalhando isso. Obrigado.
Anônimo disse…
afff.... é por isso que a droga é tão mal vista.... usar de vez em quando beleza... mas a farinha traz a sensação que voce tem tudo....na hora é tri!!... mas depois tem que saber que volta no mundo real de novo...e tacar pra frente a vida


agora querer essa sensação pra sempre da merda que nem deu
Anônimo disse…
Fico triste em saber que uma pessoa que tudo para ser e é um órimo ator com uma carreira brinlhante se deixa derrotar uma coisa sem sentido que é as drogas. Que ele com sua fraqueza que pode acabar com sua vida possa aprender e se fortalecer para se curar desta maldição que acaba com a vida de um pessoa que é as drogas.Que o abençeo e lhe d^^e forças para que o ´Fábio se cure e que seja feliz fazendo aquilo que ele faz tão bem que é interpretar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih