Pular para o conteúdo principal

Famílias de vítimas de diarréia vão processar o guru do laxante

guru_ioga
Oliveira fez devotos tomarem até 60 litros de água

No início deste mês, foi um corre-corre no Hospital e Maternidade Emed, em Caieiras, Grande São Paulo, para socorrer 18 jovens com diarréia, desidratação e confusão mental.

Eles tinham se submetido à técnica de limpeza corporal do guru de ioga Cristóvão de Oliveira (foto), 43, dono do Centro Vydia, que fica na Serra da Cantareira, entre São Paulo e Mairiporã. O guru também teve de ser medicado.

Cada um dos jovens pagou R$ 3 mil para, durante um retiro espiritual de 30 dias, tomar por dia entre 40 a 60 litros de chá de uma planta laxante, o sene, originária do Sul da Índia. Em quantidade adequada, esse chá é indicado a quem tem prisão de ventre.

O guru da Cantareira não sabe que o rim de uma pessoa filtra por dia no máximo 8 litros de líquido. Quem ingerir mais do que isso corre risco de danos no rim e lesões cerebrais e pode até morrer, afirmou ao Estadão o médico Arnaldo Lichtenstein, clínico-geral do Hospital das Clínicas.

Contratado por familiares dos jovens, o advogado Ismar Marcílio de Freitas diz que vai processar Oliveira por curandeirismo e prática ilegal de medicina.

O guru do laxante não quis falar ao Estadão nem à Veja, que nesta semana também noticia o episódio da diarréia coletiva.

Oliveira é conhecido entre artistas e famosos. Já passaram pelo Centro Vydia celebridades como Luciana Gimenez, Fernanda Lima e Fernanda Torres e Pedro Paulo Diniz, filho de Abílio, dono do grupo Pão de Açúcar. Fernanda Lima gravou um DVD em parceria com o guru.

ashram
Os seguidores do guru
ficam hospedados em cúbiculos
Entre as vítimas da técnica do laxante, o caso mais grave foi o de Badu Nogueira, 27. Transferido para a UTI do Hospital de Franco da Rocha, os médicos  tiveram de entubá-lo, para que pudesse respirar. Quando teve alta, cinco dias depois, Nogueira voltou ao retiro, para seu cubículo no “ashram” (foto), o que, na Índia antiga, explica o site do Centro Vydia, “era para onde os eremitas e homens santos iam a fim de viver em paz e tranquilidade com a natureza”.

Tranqüilidade é o que Cristóvão de Oliveira não vai ter daqui para frente, e não só por causa da acusação de praticar curadeirismo e da suspeita de haver droga no Vydia.

Oito mulheres entre as vítimas da diarréia disseram à polícia que sofreram abuso sexual durante massagens do guru para desatar “nós emocionais”, ao custo de R$ 230 por sessão. 

Uma delas disse à Veja: “Na segunda semana de massagem, [ele] começou a tentar fazer sexo comigo. Afirmava que eu era perversa, que tinha problemas com a minha sexualidade e precisava deixá-lo me curar. Eu negava, mas ele insistia. Depois de três semanas, aconteceu".

Padre continua a defender que poção à base de urina cura câncer e Aids.
novembro de 2010

Bizarro.

Comentários

Anônimo disse…
Sempre achei yoga, teosofia, modos modernos de vida "chique" orientais um perigo extremo. Extremo. Substitutos e fatores de risco.


Agora, com essa notícia go guru laxante, não tenho mais dúvidas.

Namastê.
Anônimo disse…
Perfeito o comentário do João.
Exoterismo e Esoterismo são coisas bem diferentes.

O ésse de esotérico é sempre duvidoso.
;-)
Unknown disse…
ESCLARECIMENTO: O citado ASHRAM CENTRO VIDYA - ASHTANGA VINYASA, do Sr. Cristóvão, não tem nenhuma relação ou vínculo com a ORDEM FILOSÓFICA VIDYA YOGA ASHRAM, esta reconhecida pelo Consulado Indiano no Brasil, reconhecido pelo Governo da Índia, através do Vishwa Unnyayan Samsad e com supervisão médica e psicológica e que aplica apejnas técnica de eficácia comprovada por milhares de anos. Leia esclarecimento completo em http://www.vidyayoga.org.br/?p=institucional&id=10 . A Ordem Vidya Yoga transmite a linha milenar Raja Vidya Yoga. O Sr. Cristóvão divulga ser transmissor do Ashtanga Vinyasa Yoga, uma subdivisão moderna do também milenar Hatha Yoga.
Anônimo disse…
Ele passou finalmente dos limites. Tomara que reflita, reconheça o erro com humildade já que tem tanto poder e capacidade. Você tem que aprender o que ainda não sabe, Cris. Massacrar os outros não é legal, você não precisa disso. Desejo o melhor a você!
Anônimo disse…
inxalá !
é por isso que eu continuo tomando minha cerveja e preservando minha barriguinha !!
laxante por laxante, tem a coxinha do bar do seu zé que é tiro e queda !!
o joelho de porco dele também é bem eficaz !!
ioga nada !! buteco já !!
Anônimo disse…
Esse tal professor não utilizou técnicas do Yoga. O Yoga não recomenda laxante. é um charlatão. Me impressiona muito é que as pessoas busquem professores que não seguem a tradição do Yoga. Gostam de novidade... então é isso que recebem. Só o fato de chamar de guru já mostra o quanto estão predispostos a encontrar um charlatão.
Anônimo disse…
Pelo que vi aqui as pessoas também não tem clareza do que seja Yoga. Colocaram tudo no mesmo saco. Asthanga não é tecnica tradicional de yoga. São curso rápidos de final de semana. Mas é moda, rrrrssss. Daí esse prof. (Guru.rrss)tem 200 alunos e entre eles celebridades como Luciana Gimanez e Fernanda Lima.
Anônimo disse…
Tudo isso é um absurdo, mas infelizmente é verdade, só sei disso pq uma amiga minha fazia massagem c/ ele, e comentou comigo algumas vezes q estava achando algumas atitudes dele muito estranhas nas massagens, ligadas a abuso sexual....mas as pessoas que vivem nesse meio acham q ele é um deus,e tem medo dele, parece q ele faz uma lavagem cerebral nas pessoas,é lamentável.....
Anônimo disse…
O Cris consegue fazer lavagem cerebral mas pessoas, quem "entra" nesta seita precisa dele 24hrs por dia, não vivem sem ele, ele é mais que um professor ou guru é a vida da pessoa. Ele decide tudo da vida da pessoa. Convence as meninas são fracas e que problemas emocionais e sexuais e que só ele pode cura-las... lógico imagenem como. Conevsem as pessoas a fazerem lavagem estomacal desnecessariamente e etc.
Infelizmente existe pessoas assim que usam as fraquesas das pessoas e fazem o que querem delas. Deixam elas completamente presas a ele.
Espero que este episodio faça com que algumas pessoas acondem ou que os familiares consigam ajuda-las. Porque é muito mais sério do que muitas pessoas possam imaginar
Anônimo disse…
Yoga não é um perigo como alguém afirmou aí em cima. O excesso é perigoso, como em tudo na para vida. Yoga em dosagens equilibradas é o ideal para muitos. As pessoas devem procurar o limite em tudo na vida. Ninguém em sã consciência vai tomar 40 litros do que quer seja por dia... todo mundo sabe o quão absurdo é isso. Esse tal 'guru' apenas escolheu as pessoas certas para estarem alí, pessoas de psicológico fraco que se dexam levar por uma bela oratória. A exemplo disso temos essa testemunha do abuso sexual, que era ex-usuária de cocaína, ela apenas substituiu um vício por outro (aparentemente melhor). Ele se apoderou de muitos estudos e práticas da yoga e distorceu tudo. É triste pensar que pessoas assim existem, pior é pensar que a alienação e a GENERELIZAÇÃO vai tomar conta. Pratico yoga desde os 13 anos, agora tenho 16... e jamais ouvi dizer qualquer asneira do tipo pela minha professora, e mesmo que ouvisse, tenho a cabeça centrada e pés no chão (o que faltou para essas jovens). Acho que alguns comentários acima a respeito de yoga foram infelizes, GENERALIZAR é um erro.
Anônimo disse…
o Cris não conhece as tecnicas de purificação do Yoga (sat karmas) assim ele resolveu inventar.

Poderia ter feito o laghoo shank prakshalana que usa 1,5 litros de água salgada com os exercícios para conduzir a água pelo trato intestinal em menos de 30 min.
Anônimo disse…
to beige!!
Anônimo disse…
Essa históra da nojo!! Que coisa horrível!
Mas é preciso lembrar que o Yoga é um conhecimento milenar que se tornou "moda" no ocidente há algum tempo. É muito injusto que as pessoas séries deste meio sejam julgadas por um episódio lamentável como este.
Anônimo disse…
O que impressiona nesse caso é a indiferença ao exagero e ao absurdo.
Anônimo disse…
Nao creio que possamos generalizar.
Nem todos os engenheiros constroen edificios com area de praia, nem todos os pediatras sao pedofilos e nem todos os gurus tem esta atitudo.
Anônimo disse…
Coitado do cara, ele só queria fazer uma massagem, pelo lado de dentro, na barriga das moças...
Anônimo disse…
Concordo com o cara da coxinha. Para ter diarreia basta ir no bar do Zé. É tiro e queda e só custa 2 real. Não tinha pensado nessa tecnica de massagem interna!!!!.Principio universal para não quebrar a cara "onde se ganha o pão não se come a carne". Por até 50 paus vá numa profissional.
Anônimo disse…
Muito engraçado a estoria acima da coxinha laxante, mas nao devemos nos esquecer dos pasteis, das esfirras e das empadas ! Qualquer um atinge o nirvana !
Anônimo disse…
Pessoal, essa practica de yoga é realmente préocupante!! Muito, preócupante... uma pessoa da minha família muito querida, queria ser instructora de yoga e muitas coisas aconteceram com ela, perda de emprego, fascinada pela seita, entregou-se a dietas que provocaram ao final, uma pessoa anorética levando-a a exaustão, excedem o limite que o corpo pode proporcionar e depois que ela ficou bem pancada da cabeça, pediram-na que procurasse o médico psiquiatra.
Uma história triste,
Anônimo disse…
Basta que uma celebridade, especialmente do meio televisivo, frequente determinado espaço ou incorpore determadas práticas, para que a coisa ganhe importância. Pode ser até uma peça de vestiário horrível. Repercute de forma retumbante e logo surgem os seguidores: "se ela faz é porque é bom". Triste engano. Entre pessoas famosas também existem desequilibradas. O Sr. Cristóvão deturpou, perverteu o significado do Yoga. Mas como a sociedade (através dos famosos) lhe conferiu um status, rapidamente virou guru. Pratiquei fervorosamente oito tipos de Yoga indiano e nuncoa vi tamanhas aberrações. Além disso ensino Yoga por mais de 25 anos. As pessoas que aceitaram a prática do laxante - e pior, a transa sexual -, sinceramente, precisam ACORDAR. Arlindo Fiorentin (www.ortobio.com.br).
Anônimo disse…
Meus caros amigos
As pessoas ignorantes sao presas faceis de pseudo gurus. Têm de aprender a escolher mestres espirituais originais que possam guiar o sincerio aspirante à realizaçao interior. Felizmente para a humanidade seres angelicos iluminados sempre estiveram disponiveis.
Sou praticante de yoga ha 30 anos e sinto-me feliz e realizado
um abraço
dr. Pereira
Anônimo disse…
O que virou dessa estoria ninguem sabe, se ouve ou nao uma apuracao, nao se fala mal dos outros e se abandona o caso sem dar direito a replica , essa e minha opiniao.
Helen De Rose disse…
Sou instrutora de Yôga e formada em Educação Física, e NÃO recomendo chás para meus alunos. Os alunos deveriam saber mais sobre a formação dos seus professores. Está repleto de gente por aí que se diz formado nisso ou naquilo, e NÃO conhecem nem a fisiologia e a anatomia do corpo. Falsidade ideológica é crime, este fulano aí deveria estar na cadeia.
Anônimo disse…
Estórias e afirmações
As pessoas sabem tudo, não é mesmo?
Acreditam no que ouvem, têm opiniões ferrenhas sobre os fatos....mesmo não sendo testemunhas oculares das questões, sofrem abusos pois são inocentes, se deixam levar pela mídia, por gurus e, principalmente, por políticos, estes então nos manipulam como querem
Como somos fantoches, não? vítimas amarradas, sequestradas, sem defesa, oh auto piedade!!!!
Onde está nossa personalidade? Nosso senso de defesa e nossa condição de ataque?
Porque uma situação dessas chega a extremos?
Porque as pessoas acreditam que podem ficar magrinhas em um mês ou procuram algo que nunca vão encontrar pois procuram nos outros e não em si mesmas, ou seja, ser uma pessoa melhor e orientar os outros a serem, a impressão que tenho é que o "guru" amarrou todo mundo e desceu chá por suas gargantas, ninguém questionou? A ¨abusada" cedeu na terceira vez..... porque no fundo queria, isso não é estupro, desculpem, é facil malhar o Judas de longe

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...