Pular para o conteúdo principal

Cristã morre após jejum de um mês à espera de 'enviado divino'

por Ítalo Nogueira
para Folha

Casa onde a missionária fez
 jejum e confinou cinco pessoas
Cristã fervorosa, a missionária Cláudia Simião da Silva, 35, levou sua fé ao extremo ao jejuar por cerca de um mês --esperando um "enviado divino"-- e obrigar duas sobrinhas, a irmã e a sogra a acompanharem o retiro. Ela foi encontrada morta, segundo a polícia, por inanição dentro da própria casa, em Belford
Roxo, na Baixada Fluminense (RJ).

As cinco pessoas ficaram confinadas por quase dois meses em casa. As irmãs Adrielle, 9, e Grazielle Souza Santos Simião, 11, foram internadas na sexta-feira apresentando quadro de desnutrição e de confusão mental e devem ficar hospitalizadas por quase um mês. Na mesma situação estão Cátia Simião da Silva (irmã), 31, e Lúcia Maria Simião da Silva (sogra).

Cláudia teria obrigado a família a permanecer dentro de casa. Em depoimento à polícia, o pai das duas garotas, o desenhista técnico Uendes Simião da Silva, 33, afirmou que Grazielle lhe contou que "Cláudia havia dito que o jejum duraria até que recebessem uma resposta de Deus no sentido de enviar uma pessoa que os tirassem daquela vida e os levassem para uma casa na zona sul [área nobre do Rio de Janeiro]".

Não se sabe a qual denominação religiosa Cláudia pertencia. Ela freqüentava a Igreja Batista de um bairro próximo, mas havia abandonado os cultos cerca de dez anos atrás. Depois disso, viajou para Argentina, Uruguai e Angola. Segundo Uendes, ela era formada em teologia e cursava direito.

A clausura começou em meados de setembro. Confinados, os moradores da casa inicialmente só podiam comer o que havia dentro da residência. No início de outubro, a luz foi cortada, pois a família completara três meses sem pagar a Light --distribuidora de energia elétrica. A comida, estragada, não pôde mais ser consumida. Foi quando o jejum começou.

Durante todo o tempo, as crianças tiveram "cursos bíblicos", segundo a conselheira tutelar Elaine Galvão, que ouviu Grazielle no Hospital Estadual Carlos Chagas.

Além dos portões trancados e da ausência total de eletricidade, Cláudia tampou as janelas com cortinas pretas. Segundo Galvão, ninguém foi agredido durante o confinamento.

Na sexta-feira, por volta das 17h, as duas crianças conseguiram sair de casa. Cláudia já estava morta há cerca de cinco dias, e seu corpo havia entrado em estado de decomposição.

Cátia e Lúcia desmaiavam e vomitavam sobre os próprios corpos regularmente. A avó, então, mandou as meninas procurarem ajuda.

"Elas pareciam aquelas crianças da Etiópia. Era só pele e osso", afirmou José Carlos Lima, 36, vizinho da família. As duas procuraram ajuda no bar de Milton André, 64. Ele lhes ofereceu macarrão, leite, bala e refrigerante, mas elas não conseguiam comer.

Segundo o delegado Flávio de Brito, a avó e os pais das meninas podem responder por crime de abandono de incapaz.

Família espera Neide ressuscitar; e corpo é sepultado cheirando mal
outubro de 2009

Comentários

Anônimo disse…
O que posso dizer, oba, serei a primeira a comentar...acho que primeira e única kkk

Espero que as meninas fiquem bem. Vou torcer por elas, pois rezar...acho que não^^^

AlyneS2
Anônimo disse…
Só tenho uma coisa a dizer...

Darwin Awards. HAHAHAHAHAHAHAHA

Se fuuuuuuu...
Radassa disse…
Deus não massacra ninguém, nem é cruel, isso ai não tem nada a ver com a crenção dos cristãos, isso é loucura, pessoas fanaticas que acham que fazendo isso Deus vai ouvir sua suplicas...Sacrificio de tolo como diz a biblia, por isso deu nisso...
Anônimo disse…
o senhor que que nós de o melhor de nos para ele mais isso que ela fez colocando a filha,sogra e irmâ isso foi uma coisa muito errada deus nâo que,que nôs faça coisas fosadas e sim por vontade ela como ja conhecia a palavra nâo era pra ter feito isso colocando as vitimas em caso a bissordo se ela queria fazer jejun era pra ela ter feito so e nâo obrigado as outros a fazer isso se ela tivesse sobrevivido ela poderia a ter ser presa.por ela ter colocada a filha sogra e irma em cativeiro fechado sem comida e sem agua
pessoal deus e amor ele e como uma flor que brota em nossos coraçôes.
Isaac Leal disse…
Elas só seguiram o que ensina a bíblia, que foi inspirada por Deus.
Isaac Leal disse…
Hmm... Não sei se tenho dó ou se simplesmente ignoro.
Anônimo disse…
Faço jejum...e digo uma coisa: Isso que fizeram não é jejum, mas greve de fome, sei lá que loucura é essa...muita falta de discernimento...falta de confiança Deus e desespero.
Unknown disse…
Não imagina deus nnãofossa ninguém kkk ele" Só diz .que quem não o adoralo vai para o inferno, isso não e fossar é só uma ameaça, deus é um delirio!
polly disse…
Deus não forçar ninguém mesmo. Se alguém não gosta Dele ele não vai impor que a pessoa passe a eternidade com ele no céu. Se existe 2 caminhos e você não quer conviver com Deus por que ele vai impor isso a você?
Unknown disse…
Sei que ... bom , muito tempo se passou, ñ sei nem o porque estou escrevendo isso aq, mais é q me deu uma vontade sabe, de responder esses comentários, em que obviamente são de pessoas comuns e que como sempre vão julgar e julgar " somente" . Sou uma das meninas. É quero só esclarecer q minha tia nunca teve filhos, sei bem pouco da história dela antes deste acontecimento ate porque eu era bem novinha, mas sei q minha tia ñ estava bem mentalmente, ñ saia de casa à 4 anos e dificilmente se interagia conosco, se trancada dentro do quarto e ficava horas orando, nós achávamos q tudo q ela dizia era correto e estava de acordo com a bíblia, e eu e minha irmã éramos crianças inocentes e que quando os adultos falavam , nós duas tínhamos q obedecer. Demorei muito pra perdoar tudo q passei naqueles 2 longos meses , mas hoje estou bem e minha irmã também, nunca deixei de amar meu Deus por conta disso e também nem naquela idade achei q era culpa dele, é, nós seres humanos somos falhos , erramos e erramos até q uma hora Deus conserta . Se ela ñ sobreviveu foi porque Deus quis assim, ele queria , pq nada acontece sem o querer dele, e hoje eu agradeço muito por estar viva e bem . Só ñ misturem crenças com loucuras e assim é a vida que segue. Ps: éramos ; duas irmãs, uma avó e duas tias.
theschiling disse…
Religião é
o ópio do povo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes