Pular para o conteúdo principal

Religiosos tentam anular veto municipal a sacrifício de animais

A associação que representa as religiões de matriz africana de Campinas (SP) e região entrou com recurso no Ministério Público Federal contra a lei de Valinhos que proíbe sacrifício de animais em rituais religiosos.

Religiosos alegam que
só sacrificam bichos que
servem para o consumo
Embora tenha apenas um terreiro de Candomblé, Valinho é a única cidade do Brasil que estabeleceu essa proibição.

O autor da lei em vigor desde o mês passado é o vereador César Rocha (PV). Vegetariano, ele é militante dos direitos dos animais.

Tiago Silva, advogado da associação dos religiosos, disse que a lei é inconstitucional por três motivos: discrimina determinadas religiões, não é atribuição municipal legislar sobre esse tema e o sacrifício de animais é feito de acordo com determinações da Agricultura.

O Pai Gita, de Campinas, disse que nos terreiros não há sacrifício de gatos, cachorros ou animais silvestres, mas só daqueles que servem para o consumo humano, como cabrito, frango e pombo.

Disse que os animais são degolados em um só golpe, sem sofrimento, diferentemente do que ocorre nos matadouros de indústrias, como a Sadia e Friboi, onde os bichos são torturados e afogados.

Quando propôs a lei, o vereador Rocha argumentou que a Constituição não permite que animais sejam submetidos à crueldade.

Acrescentou, na época, que a Constituição garante a liberdade religiosa, desde que seja respeitado o bem mais essencial dos seres, a vida.

Com informação do JTV.







Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.