Pular para o conteúdo principal

Grã-Bretanha deixou de ser um país cristão, afirma relatório


Butler-Sloss
presidiu a
comissão

Após dois anos de estudos, a Comissão sobre Religião de Crença da Vida Pública concluiu que a Grã-Bretanha deixou de ser um país cristão e, portanto, precisa parar de agir como tal.

Presidida pela baronesa Butler-Sloss (foto), ex-juíza, e formada por representantes de diversas religiões, a comissão é tida como independente de influências do governo.


Em um relatório de 150 páginas, a comissão afirma que a vida pública precisa ser descristianizada, para corresponder à nova realidade do país.

Argumenta que o declínio da Igreja da Inglaterra, o crescimento do percentual da população de ateus, agnósticos e sem religião em geral, e o fortalecimento do Islã impõem a necessidade de um "novo acordo” na sociedade.

Esse novo acordo, segundo o relatório, deve incluir o fim da administração de escolas públicas por religiosos e de cultos nesses estabelecimentos, inclusão de representantes religiosos na Câmara dos Lordes (ao lado dos da Igreja da Inglaterra), adição de outras crenças no cerimonial de coroação, proteção às mulheres contra tribunais da sharia, acréscimo de mensagens não religiosas no programa Today, da BBC Radio 4, etc.

Porta-vozes do governo e da Igreja da Inglaterra reagiram fortemente à conclusão da comissão.

Nota da Igreja afirmou que parece que a comissão foi “sequestrada” por humanistas.

Com informação do The Telegraph e foto de divulgação.




Bertrand Russell, ateu famoso

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor