Pular para o conteúdo principal

Avanço evangélico é tragédia anunciada, afirma Sottomaior


'Bancada evangélica não
surgiu do dia para noite'

O avanço dos evangélicos na política brasileira é “uma tragédia anunciada”, afirmou Daniel Sottomaior (foto), presidente da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos), a propósito da interrupção na quarta-feira (10) da sessão da Câmara dos Deputados pela bancada evangélica para rezar um pai-nosso em repúdio à Parada Gay em São Paulo.

“Essa bancada não apareceu do dia pra noite”, disse ele ao jornal Folha de S. Paulo. “Há muitos anos o dízimo financia candidaturas.”


O presidente da Atea afirmou que a reza no plenário “revoltou” o seu estômago, mas ele não se surpreendeu porque, acrescentou, a violação ao Estado laico vem se aprofundando sem que haja reação de uma força política.

“Ninguém quer desagradar eleitores, mesmo que não tenha base evangélica”, disse. “Ninguém quer a pecha de anticristo ou de ateu.”

Pela Constituição, nenhuma instância de poder do Estado brasileiro, como a Câmara dos Deputados, pode ter envolvimento direta ou indiretamente com crenças religiosas.

A bancada evangélica já celebra cultos em salas de comissões da Câmara, mas essa foi a primeira vez que tomou o plenário de assalto.


“O que aconteceu não tem precedentes em termos de ataque ao Estado laico”, afirmou Sottomaior. “Quem interrompeu a sessão para rezar agiu ancorado no poder da presidência da Câmara, que deveria ser a defensora da Constituição.”

O presidente da Câmara é o deputado evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele alegou que permitiu a oração porque não pode proibir uma manifestação de parlamentares, a qual, nesse caso, foi contra o travesti que encenou Cristo crucificado na Parada Gay.

Os evangélicos, na manifestação, pediram respeito para com Cristo. Contudo, no entendimento do deputado Roberto Freire (PPS-SP), naquela Casa é o plenário que tem de ser respeitado.

“Não pode ter nenhuma reza neste plenário”, disse ele aos parlamentares evangélicos depois do pai-nosso. “Vamos respeitar a República laica brasileira.”

Com informação da Folha de S.Paulo, outras fontes e foto de Facebook. 




Drauzio critica religiosos por tentarem controlar sociedade

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos