Pular para o conteúdo principal

Cuiabá cria feriado para comemorar ‘Dia do Evangélico’

Vereador evangélico
Santos é o autor da
proposta que virou lei
A Câmara Municipal de Cuiabá (AM) derrubou o veto parcial do prefeito Mauro Mendes (PSB), instituindo assim o feriado do “Dia do Evangélico”, 31 de agosto, que passa a valer já em 2015.

O prefeito tinha aprovado a criação do Dia do Evangélico, mas vetado o feriado. Do total de 25 vereadores, 19 votaram contra o veto de Mendes.

A proposta para a criação do feriado foi apresentada pelo vereador Marcrean dos Santos (PRTB), foto, líder da Igreja Assembleia de Deus.

Ele disse que os evangélicos merecem essa homenagem porque proporcionam à comunidade um trabalho espiritual e social a custo zero.

Os comerciantes reclamaram de a cidade ter mais um feriado, porque isso afetará os seus negócios. Santos respondeu que a “palavra de Deus é soberana”.

O professor Alexandre Gil Lopes, especialista em direito civil, disse que, embora o Estado seja laico, o município tem autonomia para decretar feriado religioso, dentro dos da lei 9.093, de 12 de setembro de 1995.

Além disso, se o Ministério Público tivesse de questionar o feriado evangélico, o mesmo teria de ser feito com o feriado católico de 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição.

O ideal seria acabar com todos os feriados religiosos, substituindo-os por laicos, quando possível, mas o Brasil não está preparado para isso.

Com informações do Expresso MT e de outras fontes e foto de divulgação.





Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Escritor ateu relata em livro viagem que fez com o papa Francisco, 'o louco de Deus'

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Nos EUA, a violência extremista de direita é mais frequente e mortal que a de esquerda, mostram estudos