sexta-feira, 22 de maio de 2015

Câmara de Cuiabá cria feriado para comemorar ‘Dia do Evangélico’

Vereador evangélico
Santos é o autor da
proposta que virou lei
A Câmara Municipal de Cuiabá (AM) derrubou o veto parcial do prefeito Mauro Mendes (PSB), instituindo assim o feriado do “Dia do Evangélico”, 31 de agosto, que passa a valer já em 2015.

O prefeito tinha aprovado a criação do Dia do Evangélico, mas vetado o feriado. Do total de 25 vereadores, 19 votaram contra o veto de Mendes.

A proposta para a criação do feriado foi apresentada pelo vereador Marcrean dos Santos (PRTB), foto, líder da Igreja Assembleia de Deus.

Ele disse que os evangélicos merecem essa homenagem porque proporcionam à comunidade um trabalho espiritual e social a custo zero.

Os comerciantes reclamaram de a cidade ter mais um feriado, porque isso afetará os seus negócios. Santos respondeu que a “palavra de Deus é soberana”.

O professor Alexandre Gil Lopes, especialista em direito civil, disse que, embora o Estado seja laico, o município tem autonomia para decretar feriado religioso, dentro dos da lei 9.093, de 12 de setembro de 1995.

Além disso, se o Ministério Público tivesse de questionar o feriado evangélico, o mesmo teria de ser feito com o feriado católico de 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição.

O ideal seria acabar com todos os feriados religiosos, substituindo-os por laicos, quando possível, mas o Brasil não está preparado para isso.

Com informações do Expresso MT e de outras fontes e foto de divulgação.





Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...