sábado, 18 de abril de 2015

Polônia oficializa a religião do Monstro de Espaguete Voador

Monstro é uma sátira às divindades 
O Tribunal de Varsóvia, Polônia, oficializou a igreja do Monstro de Espaguete Voador, cujos fiéis não veneram divindades, mas o macarrão e a cerveja.  

Trata-se de uma sátira às religiões cristãs, principalmente à católica. O macarrão representa o corpo de Jesus; a cerveja, o sangue; e o Monstro, Deus.

Pastafarianos saíram
 às ruas para comemorar
 decisão da Justiç
a
O “chapéu” para cerimônias religiosas é um escorredor de macarrão.

O “pastafarismo” (“pasta” + “rastafári”), como a igreja é também chamada, foi criado em 2005 na internet pelo americano Bobby Henderson em protesto contra o ensino do criacionismo nas escolas públicas de Dover (EUA). Há relatos de que os primeiros pastafarianos teriam sido piratas, mas isso é mito.

A igreja do “Monstro” obteve seguidores em vários países. Hoje ela tem várias filiais fora dos Estados Unidos, principalmente na Europa. Muitas delas têm sede na internet e outras poucas em lugares físicos, que são uma mistura de bar e templo. A maioria dos “devotos” é composta por ateus.

Americano Ian Harris
com chapéu pastafariano
A Polônia é um dos países mais católicos do mundo, mais inclusive que o Brasil.

Do total dos poloneses, 92% são católicos. A Igreja Católica, por isso, não gostou da oficialização de um deboche a suas crenças e rituais. Para ela, é uma provocação.

Em 2013, o Ministério da Administração se recusou a oficializar a "nova religião", o que obrigou os pastafarianos a recorrerem à Justiça.

Os pastafarianos poloneses comemoraram a vitória que obtiveram na Justiça saindo em procissão pelas ruas de Varsóvia. Gritavam: “Viva a pasta!”, “Viva a pasta!”

Em um andor, colocaram a figura do Monstro de Espaguete Voador. Ao final de “orações” eles diziam “ramen”, em referência a um macarrão popular no Japão.

Com informação do site Brasil Euro e outras fontes, com fotos de divulgação.





Igreja do Monstro Espaguete Voador alemã quer ser legalizada

Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...