segunda-feira, 9 de março de 2015

Jovens norte-americanos não filiados à religião já são 34%

Responsável por pesquisa
 reconhece que mudança
 tem sido "dramática"
Uma nova pesquisa confirmou que o secularismo avança rapidamente nos Estados Unidos, cuja população era tida até há pouco tempo como uma das mais religiosas do mundo.

O apartidário PRRI (Public Religion Research Institute) apurou que 34% do total dos jovens não têm nenhuma filiação religiosa. Em relação ao total da população (jovens mais adultos e idosos), o percentual é de 22%

Essas informações constam no “Atlas de valores americanos” do instituto. Trata-se de uma ferramenta online interativa que compila dados sobre as opiniões dos americanos.

O percentual de jovens que querem distância das religiões organizadas significa que, nos próximos anos, o perfil da população americana será marcadamente secular.

Dan Cox, diretor do PRRI, admitiu que o “cenário religioso dos Estados Unidos está passando por uma transformação dramática”, o que se refletira na política e cultura do país.

Outra mudança significativa é que em 19 Estados os brancos deixaram de ser maioria dos cristãos. Alguns desses Estados, como Geórgia e Texas, estão no chamado cinturão da Bíblia.

A pesquisa apurou que, além de os evangélicos estarem se tornando menos branco, o catolicismo está se fortalecendo com a adesão de hispânicos.

O crescimento dos “nones” (agnósticos, ateus, deístas, humanistas seculares e humanistas em geral) vem sendo objeto de vários estudos. Os primeiros indícios de que eles estavam em ascensão registraram-se no anos 1980.

Politicamente, os sem religião tendem a ser liberais. A maioria deles é favorável à legalização do aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo.

Eles têm níveis mais elevados de escolaridade e maior renda, em relação a outros grupos.

Como reação ao avanço do secularismo, a direita religiosa está ficando mais raivosa.

Com informação da pesquisa do PRRI e outras fontes e foto de divulgação. 





Pastor pede de novo que ateus saiam dos Estados Unidos

Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...