Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Frase ‘Feliz Natal’ em ônibus fere Estado laico, dizem usuárias

Mensagem atrapalha
informação sobre

 destino da linha
A estudante de psicologia Elaine Regina, 20, criticou a frase “Feliz Natal” dos letreiros digitais no para-brisa de ônibus de Manaus (AM) porque, segundo ela, trata-se de uma transgressão ao Estado laico determinado pela Constituição.

Ela falou que a exposição de mensagens religiosas em ônibus a faz refletir sobre até que ponto a laicidade do Estado brasileiro é levada a sério. “As frases dos ônibus são publicas.”

A advogada Joice Bernardo afirmou que as autoridades municipais deveriam cuidar do equilíbrio entre o direito de liberdade religiosa e uma sociedade predominantemente cristã. “O Estado precisa ser laico”, disse ela ao jornal “A Crítica”.

Joice reconheceu que as decisões administrativas nem sempre agradam 100% da população, mas, no caso das mensagens nos ônibus, ela acha que deveria haver uma discussão antes de qualquer medida.

Outro problema é que a frase de cunho religioso atrapalha nos letreiros digitais a leitura do destino e número da linha dos ônibus. A enfermeira Vanessa Calmont, 25, por exemplo, disse que perdeu um ônibus por causa disso.

O estudante de biologia Assis Saraiva, 30, disse que não tem problema para identificar o destino dos ônibus, mas reconheceu que os idosos podem ter dificuldades.

Valeska Braule, 26, disse que a SMTU (Secretaria Municipal de Transporte Urbano), em vez de divulgar mensagens religiosas, deveria melhorar a qualidade do transporte, providenciando, por exemplo, mais assentos nos ônibus.

Com informação e foto do “A Crítica”.





Ninguém precisa de Cristo para comemorar o Natal
dezembro de 2013


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...