Pular para o conteúdo principal

Embora mais oprimida pela religião, mulher é mais devota

por Axel Bezerra Alves
ex-pastor batista e bacharel em teologia

Inquisição queimou
 mulheres sob a acusação
 de que eram bruxas
É um verdadeiro paradoxo esse. Em todas as religiões as mulheres são as maiores vítimas das doutrinas restritivas e são elas, exatamente, o grupo que mais enche os templos.

As duas principais religiões do mundo são extremamente machistas. O cristianismo, com sua raiz judaica, impõe a mulher as seguintes limitações: não tem acesso ao sacerdócio no catolicismo, limitando-se a condição de freiras. Entre os católicos ortodoxos, nem freira tem. Algumas igrejas evangélicas ou protestantes já aceitam ordenar pastoras e missionárias, mas os principais líderes são homens  os famosos "telepastores". 

Em algumas passagens bíblicas, o machismo chega ao paroxismo como nas cartas de Paulo em que ele simplesmente relega as mulheres a planos mais que inferiores. Chega ao cúmulo de ordenar o silêncio das mulheres que, se quiserem saber alguma coisa, perguntem aos seus maridos em casa.

Na maior denominação evangélica brasileira, a Assembleia de Deus, as mulheres não podem vestir calças, usar maquiagem ou mesmo ajeitar o cabelo, enquanto os homens andam como querem. Entre os muçulmanos, é evidente a submissão da mulher; é obrigada a dividir o marido com outras em silêncio, casa-se muito cedo, as vezes antes da puberdade. Podem ser apedrejadas em caso de adultério.

Mulheres muçulmanas são
vítimas de perversos dogmas
Por incrível que pareça, são elas mais fieis que os homens. Professores que tentam questionar a religião em sala de aula, enfrentam nas mulheres religiosas a maior resistência. Entre o público masculino essa resistência é menor.

As mulheres muçulmanas imigrantes na Europa chegam a entrar na justiça para usar o véu. Esse seria um bom assunto para estudos antropológicos e psicológicos.

No interior do Nordeste, é comum se dizer que religião é coisa de mulher, dada a frequência maior delas em cultos ou missas. Isso é notório.

A religião, como um todo, tem sido um dos piores tropeços na conquista dos direitos femininos em todas as épocas regiões. Pastores e padres se uniram para impedir o voto feminino, o trabalho fora do lar, descaradamente culpam as mulheres pelos estupros. A religião é condescendente com estupradores e pedófilos.

Espero que nossas companheiras de jornada tomem consciência disso e abandonem esse jugo.


Mulher é inferior em todas as religiões, diz feminista egípcia
março de 2011








Comentários

Do artigo:
" As mulheres muçulmanas imigrantes na Europa chegam a entrar na justiça para usar o véu. Esse seria um bom assunto para estudos antropológicos e psicológicos.
No interior do Nordeste, é comum se dizer que religião é coisa de mulher, dada a frequência maior delas em cultos ou missas. Isso é notório."

Há o experimento de obediência de Milgram e o de conformidade de Asch. Podem explicar muitas dessas coisas esquisitas. Assim como dissonância cognitiva e outros viezes cognitivos.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes