Pular para o conteúdo principal

Filhos com pai ausente tendem ao ateísmo, diz psicólogo cristão



Livro afirma que 
psicanálise explica
melhor o ateísmo
O psicólogo cristão americano Paul Vitz (na foto abaixo) escreveu um polêmico livro defendendo que o relacionamento entre filhos e pai explica, em parte, o aumento de números de ateus em vários países.

No Faith of the Fatherless: The Psychology of Atheism (“A fé dos Orfãos: A Psicologia do Ateísmo”), ele afirmou que crianças que têm um mau relacionamento com seu pai tendem com maior frequência rejeitar a existência de Deus.

O mesmo vale, segundo ele, para os casos de ausência do pai (por negligência ou morte) e nos lares onde os filhos sofrem maus-tratos paternos.

Ele citou ateus famosos que tiveram um relacionamento problemático com a figura paterna: Freud, Friedrich Nietzche, Hitler , Joseph Stalin, Sarte, Christopher Hitchens, Daniel Dennet e Richard Dawkins, entre outros. 

Para o psicólogo, que já foi ateu, a hipótese do pai problemático ou ausente fornece uma explicação consistente do “ateísmo forte” dessas pessoas. Reconheceu que Sam Harris é uma provável exceção.

Vitz também deu exemplos de cristãos famosos que não passaram por esse tipo de trauma: “GK Chesterton, Dietrich Bonhoeffer e Edmund Burke”.

Paul Vitz
Vitz citou ateus 
que tiveram problema
com o pai
Ele se inspirou na “teoria da projeção” de Freud segundo a qual a criança que se decepciona com seu pai ou o perde não consegue acreditar no “pai celestial”, Deus. 
  
No entendimento de Freud, a crença em Deus advém do desejo do homem por segurança. Para Vitz, contudo, a explicação da psicanálise é mais convincente para o ateísmo, e não para a religião. 

Para alguns ateus americanos, o livro de Vitz não é sério, porque, sem qualquer rigor acadêmico, selecionou exemplos para justificar uma tese.

Hemant Mehta, presidente da Fundação Beyond Belief, por exemplo, disse que é difícil encontrar alguém que não tenha tido em algum momento de sua adolescência problema no relacionamento com seu pai.

Com informação da Amazon, entre outras fontes.



Livro diz por que o ateísmo vai substituir as religiões até 2041


Comentários

Unknown disse…
Hitler tomou como base de seus "conhecimentos científicos de eugenia " a seleção natural de Darwin. Uma pessoa é cristã, não por dizer que é mas, quando o É. Quem acredita no evolucionismo como sendo a base de sua origem, não pode ser considerado cristão.
Unknown disse…
Exatamente! Por isso eu sou ateu.
Unknown disse…
Parabéns pela coragem em ser um ateu! Viver a perda prematura de pessoas que você ama e , ao enterrá-las , dar um suspiro e acreditar que foi apenas e simplesmente fruto da seleção natural. Encarar noites escuras da alma apenas como um fenômeno químico do cérebro e não ter ninguém pra clamar por socorro e, talvez vendo no suicídio uma solução biológica natural. Eu , de verdade, admiro sua coragem! Eu, fraco que sou, falido e sem currículo pra apresentar a Deus, entrego-me a Ele, por meio de seu filho.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová