Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Filhos com pai ausente tendem ao ateísmo, diz psicólogo cristão

Livro afirma que 
psicanálise explica
melhor o ateísmo
O psicólogo cristão americano Paul Vitz (na foto abaixo) escreveu um polêmico livro defendendo que o relacionamento entre filhos e pai explica, em parte, o aumento de números de ateus em vários países.

No Faith of the Fatherless: The Psychology of Atheism (“A fé dos Orfãos: A Psicologia do Ateísmo”), ele afirmou que crianças que têm um mau relacionamento com seu pai tendem com maior frequência rejeitar a existência de Deus. O mesmo vale, segundo ele, para os casos de ausência do pai (por negligência ou morte) e nos lares onde os filhos sofrem maus-tratos paternos.

Ele citou ateus famosos que tiveram um relacionamento problemático com a figura paterna: Freud, Friedrich Nietzche, Hitler , Joseph Stalin, Sarte, Christopher Hitchens, Daniel Dennet e Richard Dawkins, entre outros. 

Para o psicólogo, que já foi ateu, a hipótese do pai problemático ou ausente fornece uma explicação consistente do “ateísmo forte” dessas pessoas. Reconheceu que Sam Harris é uma provável exceção.

Vitz também deu exemplos de cristãos famosos que não passaram por esse tipo de trauma: “GK Chesterton, Dietrich Bonhoeffer e Edmund Burke”.

Paul Vitz
Vitz citou ateus conhecidos que
tiveram problema com o pai
Ele se inspirou na “teoria da projeção” de Freud segundo a qual a criança que se decepciona com seu pai ou o perde não consegue acreditar no “pai celestial”, Deus. 
  
No entendimento de Freud, a crença em Deus advém do desejo do homem por segurança. Para Vitz, contudo, a explicação da psicanálise é mais convincente para o ateísmo, e não para a religião. 

Para alguns ateus americanos, o livro de Vitz não é sério, porque, sem qualquer rigor acadêmico, selecionou exemplos para justificar uma tese.

Hemant Mehta, presidente da Fundação Beyond Belief, por exemplo, disse que é difícil encontrar alguém que não tenha tido em algum momento de sua adolescência problema no relacionamento com seu pai.

Com informação da Amazon, entre outras fontes.





Livro diz por que o ateísmo vai substituir as religiões até 2041
setembro de 2013


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...