Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 19 de março de 2013

Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu

José Mujica
José Mujica mandou o seu vice
representar o país no Vaticano
O presidente José Mujica (foto), do Uruguai, não foi hoje a primeira missa do papa Francisco porque é ateu, informou a primeira-dama e senadora Lucía Topolansky. “Temos grande respeito pela liberdade religiosa, mas nós [Mujica e Lucía] não acreditamos [em Deus]”, disse ela em entrevista à radio Vorterix.

Quem representou o país no Vaticano foi o vice-presidente Danilo Astori, que é católico.

“O Uruguai é um país absolutamente laico”, disse Lucía. “A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Carro de Mujica é 
um Fusquinha
Apesar da ausência de Mujica no Vaticano, ele foi lembrado pela imprensa italiana por suas semelhanças de comportamento com o papa Francisco.

Ambos dão prioridade aos pobres e têm horror à ostentação. Mujica anda em seu próprio carro, Fusca azul-celeste; e Francisco, como cardeal em Buenos Aires, costumava usar o transporte coletivo. O presidente uruguaio doa 90% do seu salário; e Francisco pediu que os argentinos não fossem ao Vaticano para torcer por ele no conclave, para doar o dinheiro da viagem aos pobres. Mujica e Francisco gostam de futebol, e ambos são acusados de populistas.

Em dezembro de 2012, Mujica participou de uma missa celebrada pela saúde do então presidente Hugo Chávez, da Venezuela.





Com informação das agências.

Presidente do Uruguai assume que não acredita em Deus
maio de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...