Pular para o conteúdo principal

Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu

José Mujica
José Mujica mandou o seu vice
representar o país no Vaticano
O presidente José Mujica (foto), do Uruguai, não foi hoje a primeira missa do papa Francisco porque é ateu, informou a primeira-dama e senadora Lucía Topolansky. “Temos grande respeito pela liberdade religiosa, mas nós [Mujica e Lucía] não acreditamos [em Deus]”, disse ela em entrevista à radio Vorterix.

Quem representou o país no Vaticano foi o vice-presidente Danilo Astori, que é católico.

“O Uruguai é um país absolutamente laico”, disse Lucía. “A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Carro de Mujica é 
um Fusquinha
Apesar da ausência de Mujica no Vaticano, ele foi lembrado pela imprensa italiana por suas semelhanças de comportamento com o papa Francisco.

Ambos dão prioridade aos pobres e têm horror à ostentação. Mujica anda em seu próprio carro, Fusca azul-celeste; e Francisco, como cardeal em Buenos Aires, costumava usar o transporte coletivo. O presidente uruguaio doa 90% do seu salário; e Francisco pediu que os argentinos não fossem ao Vaticano para torcer por ele no conclave, para doar o dinheiro da viagem aos pobres. Mujica e Francisco gostam de futebol, e ambos são acusados de populistas.

Em dezembro de 2012, Mujica participou de uma missa celebrada pela saúde do então presidente Hugo Chávez, da Venezuela.





Com informação das agências.

Presidente do Uruguai assume que não acredita em Deus
maio de 2012

Comentários

Léo Borges disse…
Já merecia meu respeito antes, agora que descobri que ele é ateu merece mais ainda!
Anônimo disse…
Faz muito sentido! Mujica rulez!
Israel Chaves disse…
A Dilma também é, mas foi adestrada pela bancada evangélica e por isso precisa passar a imagem de santinha seguidora de Jesus, então ela vai lá fazer média usando o nosso dinheiro para a viagem...
José Agustoni disse…
Eu sou ateu e encaro o papa apenas como mais um "governante", alguém que pode influir na vida das pessoas emitindo suas opiniões. Não que eu ache isso certo, pelo contrário, me preocupa o quanto ele pode influir negativamente ao se posicionar contra o aborto (em casos necessários), contra preservativo e anticoncepcionais, contra pesquisas de células tronco, etc.
O papa, assim como qualquer outro governante, muito ajudaria se pouco atrapalhasse.
Diabo disse…
Dilma, ao cumprimentar Francisco, inclinou-se e parecia que ia beijar a mão dele.
Anônimo disse…
O pequeno Uruguai dando exemplo para o Brasil. Enquanto o ateu presidente daquele país LAICO anda de Fusca, despreza ostentação e tem a tolerância de até participar de uma missa, os "homens de Deus" daqui ostenta a posição com mansões, carros caríssimos, jatos, fazendas, templos babilônicos, etc... Espero que a semelhança do Papa com Mujica seja verdadeira e o Francisco mande doar à caridade as torneiras de ouro do Vaticano.
SenhorX disse…
Paulo Lopes, porque voce nao libera a opçao de comentar usando o Facebook?
Manjè kwayan disse…
"Presidente do Uruguai não foi à missa do papa porque é ateu." Pronto. Rápido e rasteiro. Não acredita, não vai. Melhor ficar trabalhando em seu país que ir participar daquele circo. Fez bem o Mujica.
Allan Santana disse…
A diferença entre Dilma e o Mujica, é que a primeira é uma hipócrita de carteirinha, e o último, um senhor sincero, honesto e humilde.
Anônimo disse…
Ela se declara católica e heterossexual (e se sente ofendida com insinuações de homossexualidade).

O que vale são as atitudes, e não os pensamentos.
Anônimo disse…
Isso explica o Uruguai estar avançando tanto na questão de direitos humanos, como a regulamentação do aborto, da maconha, etc.
Paulo Lopes disse…
Vou fazer uma experiência nos próximos dias.
Anônimo disse…
É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do céu.
Anônimo disse…
sim, israel, por isso nós temos que eleger o Aecim, que apoiado pelo Malafaia e pela assembléia de Deus. Esse sim vai cuidar do nosso brasil laico e não usará grana do governo pra fazer proselitismo religioso. Oh glória!
Anônimo disse…
O Uruguai é uma nação do século 21, são mais avançados do que o Brasil, que em política continua no século passado. Nós precisamos também, eleger um presidente ateu.
Anônimo disse…
por que tucanalhas adoram os comunistas dos outros paises enquanto tem horror aos tupiniquins? Ah, porque os comunistas são problema dos tucanalhas dos outros países, não deles. eles não tem nem aí pro "comunismo" desde que não seja no quintal deles...
Vânia Gomes disse…
É só darmos uma olhada no índice de crescimento da economia e desenvolvimento do país, que diga-se passagem são ótimos, para concluirmos que quando um presidente quer ele consegue levantar um país inteiro em pouco tempo. Isso se deve ao fato de o então presidente pensar na população e não em dogmas religiosos.Como ateu, ele sabe que nada cai do alto a não ser chuva, raio, meteoros e avião.
Anônimo disse…
queria um presidente assim no brasil.
Anônimo disse…
Mujica é o comuna mais lambão que eu já vi em toda minha vida, duvido ate que ele tome banho e troque a samba canção
Anônimo disse…
Dilma foi para o encontro pq representa o maior pais católico do mundo, isto é indiferente da opinião pessoal dela, não se trata de hipocrisia e sim de politica...ps: sou agnostico
Anônimo disse…
Acho q ele devia ter ido pq não é uma cerimonia puramente religiosa, e sim , uma ocasião politica,e principalmente pelo fato do papa ser sulamericano.... afinal, ele é um representante, e a opnião pessoal dele é o que tem menos importancia nisso...ps : sou agnostico
Anônimo disse…
Anônimo19 de março de 2013 21:58

Não fale besteiras FHC disse a Lula que este lugar (a presidencia ) era do Lula
são um bando de FDP farinha do mesmo saco .

Anônimo disse…
Acho que é uma questão politica, e não meramente religiosa... Dilma foi se encontrar com o papa por representar o pais mais catolico do mundo, a opnião pessoal dela é o que temos peso nisso...afinal ela é a representante, e cairia muito mal se nenhum brasileiro fosse la... alem do fato de ser um papa ser sulamericano .... ps: sou agnostico
Anônimo disse…
O Mujica só está sendo coerente - comunista (ou forte simpatizante deste) que não é ateu, é "poser". Mesmo quem não compactua ou gosta do Comunismo e afins, tem de tirar o chapéu para a honestidade e coerência (pelo menos nestes quesitos) do Mujica.

Aqui é que a comunada é frouxa que dá dó... Em todo caso, para quem está gostando dos avanços de lá, eis a oportunidade de ir para lá, que tal?
Anônimo disse…
Eu apenas coloco meu nome abaixo do meu comentário e seleciono anônimo abaixo.
É rápido e estou identificado.
Junior
Anônimo disse…
Pra direita politica elitista maçonica e burguesa pobre bom é pobre morto. Da lhe mujica , os direitista beija a mão do padre e depois vão pra orgias com garotinhas estupra-las.
Anônimo disse…
fernando henrique era ateu, mais ateísmo não define caráter e como bom elitista direitista burguês vendeu e quase privatizou todo o brasil..o brasil esta na mão na merda dos americano e qualquer tentativa de estatizar as coisas por aqui eles mata quem estiver no poder, hugo chavez que o digo, a direita capitalista e burguesa é "demôniaca" e tem um bando de fantoche que apóia essas politica de direita. Um direitista vende até a mãe se for preciso, veja josé serra com os evangélicos ,nem preciso dizer mais nada.
Anônimo disse…
Se trata é de politicagem, não de política. Ela está de olho é nas urnas, isso sim. Essa mulher e o seu partido se vendem até para o diabo em nome do poder, aliás, já se venderam (aos cristãos fundamentalistas).
Anônimo disse…
graças ao ateu FHC que o Brasil saiu das trevas econômicas, com o plano real (criado pelo FHC) e todos os principais planos de governo que serviram de base para o governo do pt apenas dar continuidade e ainda levar todo o crédito

se não fosse pelas bases sólidas criadas pelo FHC, o país já teria falido na última crise internacional
Anônimo disse…
também cai granizo, neve e cinza e lava
Anônimo disse…
mude o povo brasileiro e terá
Anônimo disse…
e o que isso influenciaria na sua vida?
o cara sabe governar, isso é o que importa, e não as roupas de baixo dele
Anônimo disse…
tanto que o fhc deixou tudo mastigado pro governo do pt apenas tocar adiante o que ele já tinha criado
Anônimo disse…
o uruguai fica em marte e não mandou nenhum representante, né?
além disso, qual o interesse (além do religioso e eleitoreiro) da presidente em relações do governo brasileiro com a santa sé?

ela só está cumprindo a agenda de poder do pt, que está de olho nos votos dos católicos, só isso

o vaticano não tem nada secular que pudesse oferecer ao nosso país, logo, não faria o menor sentido manter relações estatais com a cidade da igreja católica
Anônimo disse…
brasil, ame-o ou deixe-o

lema da ditadura militar
Anônimo disse…
Essa posse do Papa é uma cerimonia medieval. Como chefe de estado é uma coisa como chefe da igreja é outra. Que sejam coerentes nossos representantes. Imagine dona Dilma desagradando nossos cléricos. Infelizmente ela ainda é refem da religião.
Fernando disse…
Pelas poucas informações que tive , e pelo semblante deste homem creio que é de bom coração. Peso á Deus que o ilumine e que a sua bondade (do homem) redundem em glórias ao SENHOR.

Só esqueceram de avisar que o Mujica doa quase todo o salário ao partido dele...
Anônimo disse…
Deixa essa olavete pra lá, nem adianta responder.
Anônimo disse…
Anônimo20 de março de 2013 02:28
Desde que n fique a menos de 1 metro de distancia dele as roupas de baixo n afeta ninguém.

Mas de qualquer forma, vc é o cúmulo do puxa saquismo lambão
Anônimo disse…
aqui não precisaria fazer isso, pois os políticos usam é o dinheiro público pra financiar seus partidos
Nika Pinika disse…
“A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”

Paft!
Cetico disse…
Anônimo19 de março de 2013 23:47 ==> E Hugo Chavez desenvolveu Venezuela? Problema da America Latinha nao é religioso. Esquerda ou Direita sempre teve ditaduras na America Latina e nenhuma delas trouxe desenvolvimento.
Anônimo disse…
Este site tem unicamente a intenção de difundir a discórdia e o ódio.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...