Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Homeopatia é lixo, afirma médica de conselho britânico

Dame Sally Davies
Davies teme que infecções sejam
tratadas com essas substâncias
Dame Sally Davies (foto), conselheira médica oficial do governo britânico, disse estar preocupada com a introdução no serviço público de saúde de tratamento com remédios homeopáticos.

Isto porque a “homeopatia é um lixo”, disse ela em uma entrevista. “Estou surpresa que a homeopatia esteja disponível no NHS [National Health System]”. A homeopatia vem tendo forte apoio de Jeremy Hunt, secretário de Saúde.

Davies falou estar provado que os remédios homeopáticos não têm nenhum efeito, além do de placebos.

Por isso, afirmou, ela teme pelos pacientes graves, com infecções, por exemplo, quando começarem a ser tratados pelo “modo de vida” dos homeopatas.

Desde 2006, os tratamentos com homeopatia estão disponíveis no serviço público brasileiro de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde).

De lá para cá, o custeio das consultas homeopáticas mais que quintuplicou, chegando em 2006 a superar os R$ 3 milhões. O valor só não aumentou mais porque, dos aproximadamente 20 mil médicos homeopatas brasileiros, a parcela que atende o serviço público é menor que 0,5%.

No Brasil, o questionamento da suposta eficácia da homeopatia, entre outros recursos da chamada medicina alternativa, não faz parte do debate nacional, diferentemente do que ocorre em países como a Grã-Bretanha.





Com informação do The Telegraph, entre outras fontes.

Naturista propõe a homeopatia para combater a violência
março de 2011


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...