Pular para o conteúdo principal

Grupo de evangélicos critica na internet o ‘voto de cajado’


Evangélicos de várias denominações que compõem o grupo “Rede Fale” estão fazendo campanha na internet e atos públicos em algumas cidades contra o “voto de cajado”, que é como eles apelidaram o voto de cabresto que tem sido promovido por pastores.

O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”.

No blog, há um vídeo que explica o que é voto de cabresto. Faz referência aos antigos coronéis que interferiam no resultado das eleições e aos atuais chefes de milícias do Rio de Janeiro que determinam aos moradores dos morros em quem devem votar.

O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores. 

A fiel da Igreja Batista e psicóloga Morgana Foostel, 25, é a secretária executiva da "Rede Fale". Ela chama o que está ocorrendo nestas eleições municipais de “o novo coronelismo de grandes pastores evangélicos”.

Morgana disse que a campanha tem obtido milhares de adesões nas redes sociais.

Evangélica combate o coronelismo religioso

O que é voto de cabresto


Com informações e imagens do blog da Rede Fale.

Em SP, igreja impõe a pastores meta de votos para Russomanno.
setembro de 20120

Religião na política.

Comentários

Anônimo disse…
Enfim, uma atitude sã vinda desse meio. Há tempos que vemos o mau caratismo dos pastores/políticos que se valem da facilidade de ter o público evangélico ao seu alcance sem precisarem fazer esforço na busca ao eleitorado. enquanto os demais candidatos saem à busca, essa cambada de político de púlpito simplesmente se aproveita para fazer campanha em pleno culto. E o TSE/TRE parecem fazer vistas grossas a esse fato (campanha ilegal).
Anônimo disse…
Isso foi realmente uma surpresa, aqui na cidade onde moro tem muito isso, principalmente na Iurd.
Eurimar disse…
Gostei muito da atitude.
Parabéns pra eles!
Eduardo Viveiros disse…
"O blog do “Rede Fale” informa que a origem do grupo são universitários cristãos que, em abril de 1999, durante um encontro da União Nacional de Estudantes, decidiram se articular sob o lema “Levante sua voz contra a injustiça”. Isto prova mais uma vez que a fé só prospera, e só pode prosperar, onde não há livre-pensamento nem conhecimento científico verdadeiro.


Diogo Mariano disse…
Volta e meia você se depara na rua com candidatos "de Cristo", "do Senhor" e em alguns casos, posando com pastores famosos (Valdemiro por exemplo).
Não me importo que um candidato seja líder religioso, ou mesmo que use seu nome da igreja (Pastor Fulano para vereador), mas perde meu voto quando usa de sua "autoridade religiosa" para ganhar votos.
É uma bela e inesperada atitude dos evangélicos criadores dessa campanha, eles têm meu apoio.
Como já foi dito, é a primeira vez que eu como ateu vou apoiar uma causa evangélica. Muito acertado essa campanha.
Diabo disse…
Não se trata de uma "causa evangélica" e sim de uma causa pela Justiça. Pelo menos é isto que eles dizem.
Felipe... disse…
Esses são os evangélicos humildes, que pregam aquilo que o evangélico deve ser...

e não as estrelas do choro.
Carol disse…
São pessoas assim que me fazem ter esperança em uma época que as pessoas votam por afinidade religiosa.
Anônimo disse…
A maioria dos evangélicos parece serde cabeça igual, mas esses da reportagem são pessoas mais estudadas e q sabem separar o certo do errado na conciliação entre religião e vida politica. Demonstraram a necessária consciência política em um momento delicado em q aparecem seres cheios de ganância e mau caratismo q usam a religião como trampolim para o poder. Abs, Salete
Caruê disse…
Magnifico.
Unknown disse…
É bom que se diga que o "voto de cajado" não é exclusividade evangélica. Tem na Igreja Católica tbm. A Justiça Eleitoral precisa ser mais atenta contra essa violência contra o eleitor religioso que são os comícios disfarçados de cultos e missas.
Anônimo disse…
O silas malabodevelho peruca implantada por médicos ateus faz do pupito um palanque eleitoral..
Anônimo disse…
¯\_(ツ)_/¯
Anônimo disse…
É verdade. Lembremo-nos do terror que a ICAR fez nas eleições 2010 contra a Dilma e a favor do Serra.
Unknown disse…
... Um país ou um estado dominado politicamente por evangélicos, é sinônimo de caos, guerra e atentados.
Anônimo disse…
Finalmente evangélicos fazendo uma coisa certa!
Parabéns!
Vamos usar de inteligência; pastor algum pode 'obrigar' alguém a votar em qualquer candidato. O VOTO É SECRETO.
Anônimo disse…
Vocês acham mesmo que existe ATEUS, são GAYs travestidos e inconformados, e só repara nas criticas deles, não fazem nada para ajuda, tem uma raiva mortal contra os evangélicos, não tem a capacidade de ser organiza e fazer 1/500 de ação social para ajuda a camada pobre do Brasil ou se posiciona contra leis que privilegia a destruição da base família, Prostituição, promiscuidade, nudez, sexo explicito, violência, mortes... Enfim são um monte de intelectual de borá botas, pessoal veja a grande ajuda desses GAYs travestidos e inconformados para a sociedade eles querem que o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad o criador do “Kit gay” para crianças e adolescentes nas escolas ... em favor da corrupção das crianças, da destruição da família e da dessacralização da vida.
Enio disse…
Alimentam a hidra e agora só vêem uma das cabeças mordendo a todos...
Walter Cruz disse…
Hummm... então você acha que a IURD não consegue angariar milhares de votos durantes seus cultos? Muitos fiéis são facilmente manipuláveis, pouco instruídos e confiam muito no que seu pastor fala. E se o pastor dele garante que o candidato X é melhor que o Y, as chances desse fiel seguir a indicação do pastor são altíssimas.

Realmente, o voto é secreto, mas uma igreja forte como a IURD ou a Mundial conseguem sim fazer a diferença nas eleições. É o chamado "voto de cajado". O pastor falou, tá falado.
Walter Cruz disse…
Ei, silêncio ... vcs escutaram? Parece que tem um crente troll tentando falar algo aqui. Não entendi o que ele quis dizer, mas senti o cheiro da merda que ele defecou pela boca.
Spike disse…
Esse anônimo sofre de diarréia mental.
Caruê disse…
Tem gente que nasceu para ser ovelha. Aff meia duzia de ateus já fizeram mais pelo ser humano do que todas as Igrejas juntas.
Anônimo disse…
Essas críticas são do PT , essa história foi inventada pela rede de difamação do PT para derrubar Russomano. Agora ´q eu eu voto em Russo.
Anônimo disse…
concordo plenamente. Além disso, o PT criou a cartilha para crianças de 6 anos se masturbarem escondidos dos pais. Esta história de cajado é mentira inventada pela rede de difamçao do pt.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Caos, querra e atentados? Que exagero...

Acho que vc tá achando que evangélico é sinonimo de mulçulmano.
"O vídeo pede que os evangélicos procurem ter informação sobre os candidatos, sem se deixarem influenciar pelos pastores".
_A matéria dá conta de que o blog teria sido criado a partir de um grupo de universitários cristãos. _A pergunta é: _Que espécie de cristãos é essa, que espalha quando deveria ajuntar?
_Que se encontra dentro das igrejas para o "venha a nós o Vosso Reino" e nega o "seja feita a Vossa Vontade"?
_Que considera os de mesma fé que a sua, como seres não-pensantes e marionetes?
_É..., de falsos cristãos, as igrejas estão cheias!

Henoc disse…
Como diz a Bíblia; ...entre os seus estão os seus maiores inimigos.
Tempos atrás quando foram cassados todos os pastores evangélicos tanto na Câmara como no Senado no episódio do mensalão, todos os evangélicos têem repassado nas suas igrejas conceitos de desconfiança nos pastores, como não sendo garantias de forma alguma de representação; como dizem: antes votar em ateu honesto que num evangélico fariseu de nossas igrejas; estamos cansados de sermos enganados por gente de casa; prometem defender-nos lá e quando vêem os cofres abertos jogam a Bíblia janela abaixo.
Já relataram inclusive que existem mais pastores casados pedófilos que padres; é fato: há blogs evangélicos que o confirmam.
Morrigan disse…
concordo com o caruê, tem gente que realmente nasceu pra ser ovelhinha de picareta.
Hesha Roberto disse…
Vindo de evangélicos, é de surpreender mesmo.
Parabéns a iniciativa desse pessoal.
Anônimo disse…
Evangélicos e muçulmanos são religiosos do mesmo jeito, a diferença é que os muçulmanos tem o Estado a seu favor, teocrático.
E todos nós sabemos que quem é contra o Estado e não tem poder para combatê-lo sempre vai se dar mal. O Estado teocrático evangélico não seria muito melhor que o muçulmano
Anônimo disse…
kkkkkkk
Ou é troll, ou é muito desinformado (pra não dizer burro).
Anônimo disse…
Salamandra, na boa, não fode!
Anônimo disse…
Se evangélicos começarem a comer cocô e pularem de precipicios, então TODOS os evangélicos tem que apoiar isso e fazer igual, se não são falsos cristãos?

Na boa não fode... vai com essa tua filosofia de botequim pra lá, pensar com a própria cabeça ao inves das do grupo faz muito bem...
Anônimo disse…
Bem observado.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano.
me engana que eu gosto disse…
Grupo de petistas "cristãos" (formado em encontro da UNE, haha), em campanha para tentar derrubar a candidatura de Celso Russomano... e tentar salvar o submergente Haddad-Kit-Gay.
Jean Calvin disse…
Crentóide bixa enrustida detected
Anônimo disse…
Esse tipo de evangélico é muito raro!
Morrigan disse…
mas existem.
Luiz Paulo disse…
Concordo.
Fernando disse…
1° - Se eu tiver alguém como líder religioso é porque confio.

2° - Se meu líder religioso tem dado bom testemunho de vida durante anos e é de bom caráter, porque duvidar da sua indicação?

3° - Crentes infantis que não sabem o que dizem como em todo grupo existem.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa