CNBB repudia fotomontagem que mostra Neymar crucificado

Leonardo Steiner
Dom Steiner disse que liberdade
de expressão tem limites
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu nota ontem (28) repudiando o uso pela revista Placar de uma fotomontagem em que o jogador Neymar, do Santos, aparece crucificado, como Jesus.

“A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial”, diz a nota.

Estados e igrejas não têm poder para impedir a liberdade de opinião.
por Carlos Eduardo Lins da Silva em setembro de 2012

Para dom Leonardo Steiner (foto), secretário geral da entidade, a capa da revista “é uma agressão à liberdade da torcida”.

Ele informou que a CNBB não vai acionar nenhuma medida judicial contra a Placar, mas que, mesmo assim, não pode deixar o “desrespeito” passar “em branco”.

A CNBB acentuou na nota que a revista “extrapolou os limites da liberdade de expressão”. “Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do Estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício.”

Placar disse não haver
conotação religiosa
A reportagem da capa se refere às acusações injustas, segundo a revista, ao Neymar de que ele tem abusado do “cai-cai”, sendo que no futebol brasileiro tem sido comum o “jogo sujo” por parte de todos.

Antes da divulgação da nota da CNBB, a direção da revista já tinha se desculpado em seu site com quem se sentiu ofendido com a capa e explicou que a fotomontagem não tem conotação religiosa. Argumentou que a "crucificação" de uma pessoa é uma simbologia histórica.

Com informação das agências.

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz.
setembro de 2012

 Religião contra liberdade de expressão.

Comentários

  1. Jesus foi o unico crucificado no mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKK Foi exatamente o que eu pensei... Desde quando a cruz foi patenteada?

      Excluir
    2. A crucificação realmente n tem patente, mas a referencia feita e sim a cristo, da pra ver pelo ferimento feito pela lança logo abaixo do peito direito...

      Excluir
  2. Aqui no Brasil o pessoal fica escandalizado com os muçulmanos que saem matando por causa de uma charge de Maomé. Mas o que se vê é que não estamos muito longe disso por aqui...

    ResponderExcluir
  3. Só eu que achei o cara parecido com o Kurt Russell? =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz olhando de novo e não é que parece mesmo.

      Excluir
  4. Os Romanos crucificaram milhares de pessoas, do mesmo jeito, com o mesmo método de trespassar a lança no corpo do crucificado. Desde quando a crucificação feita em milhares de pessoas pelos romanos tornou-se monopólio de Jesus ? Desde quando Jesus ou qual igreja seja andou pagando por Direitos Autorais da cruz ou de qualquer um crucificado nela seja ficcional ou real ? Por acaso cristãos pagaram ou pagam por um logotipo chamado cruz? A imagem sobre a crucificação não é exclusiva de Jesus, mas de milhares que já morreram da mesma forma. Mas os cristãos dramáticos só associam a crucificação a Jesus. Realmente os Talibãs-Cristãos já estão dando no saco. Viva a Liberdade de Expressão, excelente capa Revista Placar !

    ResponderExcluir
  5. Como dizem os bispos e cardeais que defendem a presença de crucifixos nos tribunais, a cruz simboliza a injustiça. É essa a conotação que estão dando para Neymar, um injustiçado.

    Ou seja: quando convém aos católicos, ora a cruz é "apenas" um símbolo de injustiça, ora é um símbolo religioso "inviolável".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão admitindo publicamente que os crucifixos nas repartições públicas representam a fé cristã e que tais espaços encontram-se funcionando sob os preceitos do cristianismo!

      Agora há mais como negarem isso!

      Excluir
  6. “A capa da revista é ridícula e repugnante, mas nada está acima da liberdade de expressão” (...) "temos de entender que no Estado democrático de Direito estamos sujeitos ao deboche, à crítica, à contradição”

    Silas Malafaia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se você é um Troll ou se é realmente estúpido mas essa frase foi usada para ir contra a censura do filme anti-islã, que inclusive está nesse blog.

      Excluir
    2. Ele esta ironizando, sátirazando você não entendeu ?

      Excluir
    3. Fiquei na dúvida, por isso falei"Não sei se você é um troll", já vi muita gente usar argumento idiota, não duvido de nada...

      Excluir
  7. Que palhaçada, vamos preocupar com coisas sérias, como o julgamento do mensalão, ao invés de preocupar com coisas ridículas como estas. Afff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso pra ti meu amigo. Vá com deus, digo vá com o mito!

      Excluir
  8. Um é acusado de cai-cai, de forjar faltas, de tentar ludibriar a arbitragem, etc.
    O outro dizem, morreu mais está vivo.
    Farsa por farsa. Pelo menos o primeiro sabemos, ” existe”

    ResponderExcluir
  9. "A CNBB acentuou na nota que a revista “extrapolou os limites da liberdade de expressão”. “Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do Estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício.”"

    E quais são os limites objetivos da Liberdade de Expressão (LEx)?

    A Carta Magna não estabelece quaisquer limites concretos a tal liberdade, como se vê no Art 220 da Constituição Federal:

    ........."Art. 220 A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição."

    Este dispositivo sugere o banimento total de todo ato de censura contra a atividade jornalística e artística. Isto se dá devido ao fato de a LEx ser, ela mesma, um instrumento de controle sobre as atividades de governo e de poder. Então não cabe impor limites àquilo que controla o que pode extrapolar limites. Esse argumento, no entanto, pode ser aplicado em sentido contrário: se a LEx tende a extrapolar quaisquer limites, não há que se controlá-la?

    Seguindo as intuições do MODELO DO PERIGO, uma coisa é perigosa quando provoca dano. Mas quais são os danos que se pode provocar com informação? Talvez quebra/revelação de sigilos/segredos legais, devassar intimidades, representação imoral de modelos morais, etc.

    O outro aspecto a considerar é: quem sofre o dano provocado pela LEx? Se for toda a Coletividade, os limites serão impostos naturalmente, pois não é racional, nem natural, um corpo atacar a si mesmo. Por outro lado é recomendável que se apare as unhas, os cabelos e que se proceda a uma higiene frequente do corpo. E os ógãos vitais devem ser preservados.

    Então, a LEx deve ser limtidada ao atacar ou representar a Sociedade, como um todo, bem como o órgão vital, a que chamamos família. Mesmo sob a bandeira do humor, fica ofensivo dizer que o povo brasileiro descende de ladrões e assassinos que vieram de Portugal, num ato de desterro. Também soa mal dizer que a Família do Fulano é um antro de prostitutas e cornos conformados.

    Assim, os limites da Liberdade de Expressão cingem-se em torno do todo da Sociedade e da Família. A primeira porque comanda a LEx, a segunda porque é órgão vital da primeira.

    Religião, Política e Celebridades não são órgãos vitais da Sociedade, nem podem avocar o direito de representar toda uma Coletividade, que incli irreligiosos, apolíticos e anônimos. Contra (ou a favor) destes e outros, a Liberdade de Expressão não precisa ter limites.

    ResponderExcluir
  10. conforme a lei, existem limites para a liberdade de expressão, mas não são os que a CNBB gostaria que fosse.

    ResponderExcluir
  11. Por essas e outras estou doido pra receber minha cidadania americana. Assim cancelo a minha brasileira e posso postyar o que eu quiser na internet sobre religiao.

    Vcs sabiam que se eu postar algo que atinja um brasileiro mesmo nao sendo direcionado a ele eu posso ser processado mesmo nao morando no país? Pois é... ridiculo não? Ou seja se eu falar que nao gosto de x pessoa por x motivos e vier pro brasil depois de um tempo eu posso estar sendo processado. pais ridiculo.

    ResponderExcluir
  12. Esta igreja católica deve calar a boca e ser grata por nenhum governo ter transformado este monstro num monte de ruínas igreja mentirosa manipuladora todos sabem de seus podres históricos e que por meios vocês se firmaram vocês deveriam ser gratos por ainda existirem . Agora vem este homem se é que é homem ficar com choradeira, esta igreja esta manchada de sangue inocente e nem todo pedido de desculpa seria suficiente pra abrandar todo o mal e mau que já causaram na humanidade , e a revista não tinha que pedir desculpa porque estas pessoas são doentes e se quer merece atenção deixa eles morrer sufocados em seus fundamentalismo , estas pessoas não evoluíram e tem a mesma cabeça teocratica de homens que viveram séculos e séculos atrás ,Hoje estamos salvos destas pessoas e que não voltamos novamente ser suas vítimas . Toda vez que um homem desta igreja aparecesse em público deveria pra ser pra pedir desculpas para dignidade humana ,a igreja por não respeitar justamente a liberdade de expressão matou milhares e milhares e milhares de pessoas , portanto esta igreja não tem moral pra nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cala essa boca crente idiota

      Excluir
  13. Igreja católica teu passado e teu presente te condena num tribunal de júri vocês sairiam condenados por todos os crimes que já cometeram. Já pensou igreja católica se você fosse responder por cada um assassinato cometido e por cada criança abusada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nego nem foge do assunto né ¬¬ como se a tua 'igrejinha' de merda n roubasse horrores dos fies otarios

      Excluir
  14. lá vem os cristãos querendo patentear a crucificaão ena cruz...

    ResponderExcluir
  15. Cuidado gente cuidado com a obssessividade religiosa.

    ResponderExcluir
  16. Quantos católicos sairam as ruas para queimar carros, matar pessoas?

    Liberdade de expressão é para todos, vcs estão reclamando da CNBB fazer valer a sua liberdade de expressão?

    Ateu comunistas é uma droga mesmo!só entende quando lhe é conveniente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ateu=comunista ah troca o DVD Crentalha, esse filme é mais repetido qua a lagoa azul.

      Excluir
    2. É exatamente isto que vcs querem varrer do mapa quem os lembra disto, aliás critica-se a suástica nazista um simbolo proibido, mas a foice e o martelo é livre até a cool, para moleque ignorante como vc.

      É bom lembrar também, que o nome do partido de Nazista era "PARTIDO SOCIALISTA NAZISTA"

      Daqui a alguns anos trouxas como vcs estarão defendendo o PCC as Farcs como defensoras do povo oprimido pela burguesia e pelas forças repressoras da polícia, como disee aquela besta ateu do Drausio Varela.

      Excluir
    3. Crentalha direitista detected

      Excluir
    4. Será que o anonimo das 09:37 ta se referindo a algo na Irlanda?

      Excluir
    5. Anônimo29 de setembro de 2012 12:49

      Comunista, ateu, defensor de bandido do PCC e das Farcs, fã do Fidel, amante do Hugo Chaves, adorador do ahmadinejad.
      detectado sem muita dificuldade

      Excluir
    6. nazicrente found o radar nunca falha.

      Excluir
    7. Nazista? o caramba, vc esta mais para o lado deles do que eu moleque ignorante

      Excluir
    8. Para o Anônimo29 de setembro de 2012 09:37...
      Você esquece do IRA (exército republicano irlandês) que na Irlanda, até com certos "direitos" e por religião, brigou por mais de 30 anos com os protestantes dominadores ingleses... tudo por religião e ideologia...kkkk....
      sem falar dos jesuítas, portugueses e espanhóis católicos que exterminaram várias etnias indígenas nas américas, forçando a sua "catolização" e conversão frente a ICAR...
      ....................................
      Para o Anônimo29 de setembro de 2012 12:49...
      Sempre tem que associar ateu a comunista/nazista/socialista/marxista/trotskista...que besteira...
      Hitler era católico...Francisco Franco (Espanha) também...Mussolini também...
      Sou ateu, mas sou capitalista/humanista...só acredito em coisas "reais"...sou racional...creio na ciência...simples assim...mas nada contra quem crê em fadas, gnomos, vampiros, lobisomem, alma, deus, reencarnação, ressureição, etc...
      cada um na sua...mas sem generalizações...
      CAMARGO - Curitibanos - SC

      Excluir
  17. Essas religiões do extremo ocidente se insultam por qualquer coizinha. Não pode X3ÇÚÇ no carnaval, não pode X3ÇÚÇ no filme 2012, não pode Neymar X3ÇÚÇ... Só falta sair matando por 72 traves de peroba.

    ResponderExcluir
  18. a liberdade de expressão da icar também tem limites... ,só que ela pensa que não .

    ResponderExcluir
  19. Eu fiquei ofendido com a capa. O Neymar joga muito mais bola que Jesus, não tem como comparar.

    ResponderExcluir
  20. Ele pode repudiar o que quiser, o que me deixa com mais raiva desses religiosos foi o fato dele dizer que levaria o caso para justiça, e isto me faz lembrar a inquisição e as milhares de pessoas que foram brutalmente mortas pela igreja por este mesmo motivo que ele disse que podia levar o caso para a justiça, Agora me digam o que aconteceria num estado teocratico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos morreraram na inquisição? em 300 anos?

      Excluir
    2. Moleque ignorante, o que morreu de baciada foi seu neurônios e não durou nem um mês para isto acontecer, bastou vc nascer e pimba!

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. O que é mais feio: uma revista fazer uma paródia de crucificação de um jogador (tudo bem, o Neymar é feio pra caralho, mas me refiro ao simbolismo, e não a aparência do "modelo"), ou uma igreja que protege e esconde sacerdotes pedófilos?

    Para qualquer pensoa sensata, é a segunda opção.

    Att.,

    Espancador de Pastores

    ResponderExcluir
  23. Cristãos no começo eram revolucionários agora são mainstream.

    ResponderExcluir

Postar um comentário