Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

sábado, 29 de setembro de 2012

CNBB repudia fotomontagem que mostra Neymar crucificado

Leonardo Steiner
Dom Steiner disse que liberdade
de expressão tem limites
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu nota ontem (28) repudiando o uso pela revista Placar de uma fotomontagem em que o jogador Neymar, do Santos, aparece crucificado, como Jesus.

“A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial”, diz a nota.

Estados e igrejas não têm poder para impedir a liberdade de opinião.
por Carlos Eduardo Lins da Silva em setembro de 2012

Para dom Leonardo Steiner (foto), secretário geral da entidade, a capa da revista “é uma agressão à liberdade da torcida”.

Ele informou que a CNBB não vai acionar nenhuma medida judicial contra a Placar, mas que, mesmo assim, não pode deixar o “desrespeito” passar “em branco”.

A CNBB acentuou na nota que a revista “extrapolou os limites da liberdade de expressão”. “Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do Estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício.”

Placar disse não haver
conotação religiosa
A reportagem da capa se refere às acusações injustas, segundo a revista, ao Neymar de que ele tem abusado do “cai-cai”, sendo que no futebol brasileiro tem sido comum o “jogo sujo” por parte de todos.

Antes da divulgação da nota da CNBB, a direção da revista já tinha se desculpado em seu site com quem se sentiu ofendido com a capa e explicou que a fotomontagem não tem conotação religiosa. Argumentou que a "crucificação" de uma pessoa é uma simbologia histórica.

Com informação das agências.

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz.
setembro de 2012

 Religião contra liberdade de expressão.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...