Pular para o conteúdo principal

Inferno não são os outros, mas o 'marketing do eu', diz Pondé

Título original: Meu inferno mais íntimo


por Luiz Felipe Pondé para Folha

Um jovem rabino, angustiado com o destino da sua alma, conversava com seu mestre, mais velho e mais sábio, em algum lugar do Leste Europeu entre os séculos 18 e 19.

Pergunta o mais jovem: "O senhor não teme que quando morrer será indagado por Deus do porquê de não ter conseguido ser um Moisés ou um Elias? Eu sempre temo esse dia".

O mestre teria respondido algo assim: "Quando eu morrer e estiver na presença de Deus, não temo que Ele me pergunte pela razão de não ter conseguido ser um Moisés ou um Elias, temo que Ele me pergunte pela razão de eu não ter conseguido ser eu mesmo".

Trata-se de um dos milhares de contos hassídicos, contos esses que compõem a sabedoria do hassidismo, cultura mística judaica que nasce, "oficialmente", com o Rabi Baal Shem Tov, que teria nascido por volta de 1700 na Polônia.

A palavra "hassidismo" é muito próxima do conceito de "Hesed", piedade ou misericórdia, que descreve um dos traços do Altíssimo, Adonai ("Senhor", termo usado para se referir a Deus no judaísmo), o Deus israelita (que, aliás, é o mesmo que "encarnou" em Jesus, para os cristãos).

Hassídicos eram conhecidos como "bêbados de Deus", enlouquecidos pela piedade divina (e pela vodca que bebiam em grandes quantidades para brindar a vida...) que escorre dos céus para aqueles que a veem.

São muitas as angústias de quem acredita haver um encontro com Deus após a morte. Mas ninguém precisa acreditar em Deus ou num encontro como esse para entender a força de uma narrativa como esta: o primeiro encontro, em nossa vida, que pode vir a ser terrível, é consigo mesmo. Claro que se Deus existe, isso assume dimensões abissais.

Para além do fato óbvio de que o conto fala do medo de não estarmos à altura da vontade de Deus, ele também fala do medo de não sermos seres morais e justos, como Moisés e Elias, exemplos de dois grandes "heróis" da Bíblia hebraica. Ser como Moisés e Elias significa termos um parâmetro moral exterior a nós mesmos que serviria como "régua".

A resposta do sábio ancião ao jovem muda o eixo da indagação: Deus não está preocupado se você consegue seguir parâmetros morais exteriores, Deus está preocupado se você consegue ser você mesmo.

Não se trata de pensar em bobagens do tipo "Deus quer que você seja feliz sendo você mesmo" como pensaria o "modo brega autoestima de ser", essa praga contemporânea. Trata-se de dizer que ser você mesmo é muito mais difícil do que seguir padrões exteriores porque nosso "eu" ou nossa "alma" é nosso maior desafio.

Enfrentar-se a si mesmo, reconhecer suas mazelas, suas inseguranças e ainda assim assumir-se é atravessar um inferno de silêncio e solidão. Ninguém pode fazer isso por você, é mais fácil copiar modelos heroicos, por isso o sábio diz que Deus não quer cópias de Moisés e Elias, mas pessoas que O enfrentem cara a cara sendo quem são.

Podemos imaginar Deus perguntando a você se teve coragem de ser você mesmo nos piores momentos em que ser você mesmo seria aterrorizante. Aí está o cerne da "moral da história" neste conto.

Noutro conto, um justo que morre, chegando ao céu, ouve ruídos horrorosos vindo de uma sala fechada. Perguntando a Deus de onde vem aquele som ensurdecedor, Deus diz a ele que vá em frente e abra a porta do lugar de onde vem a gritaria. Pergunta o justo a Deus que lugar seria aquele. Deus responde: "O inferno". Ao abrir a porta, o justo ouve o que aqueles infelizes gritavam: "Eu, eu, eu...".

Ao contrário do que dizia o velho Sartre, o inferno não são os outros, mas sim nós mesmos. Numa época como a nossa, obcecada por essa bobagem chamada autoestima, ocupada em fazer todo mundo se achar lindo e maravilhoso, a tendência do inferno é ficar superlotado, cheio de mentirosos praticantes do "marketing do eu".

Casas, escritórios, academias de ginásticas, igrejas, salas de aula, todos tomados pelo ruído ensurdecedor do inferno que habita cada um de nós. O escritor católico George Bernanos (século 20) dizia que o maior obstáculo à esperança é nossa própria alma. Quem ainda não sabe disso, não sabe de nada.

Só quem perdeu a esperança de ser virtuoso deveria falar sobre moral.
abril de 2012

Artigos de Pondé.

Comentários

É impressão minha ou essa imagem é do jogo Dante's Inferno?
Alanna Reuther disse…
Não compactuo das visões de mundo de Pondé!
J.C. De Lucca disse…
Como já dizia a velha e boa sabedoria grega das pitonisas de Delphos: Conhece-te a tí mesmo!
Anônimo disse…
Como faço pra refutar tomás de aquino?
Anônimo disse…
Nessa parte de auto-estima "brega", concordo com o Pondé. Penso que muito dessa busca pela auto-estima passa pela chatisse do politicamente correto, e eu tenho nojo do politicamente correto. Ass: Winston Smith
_O texto acima, segue uma linha de pensamento bastante coerente. O que de fato, deve importar para o ser humano, é: ele mesmo, com suas atitudes e suas práticas de modo geral, tendo clareza de que nele existe algo chamado: consciência que cedo ou tarde, fará suas indagações; se souber responder a todas, com tranquilidade, ótimo!
_É preciso ir a fundo nesta busca a fim de, ao menos, chegar ao fim desta vida e poder dizer: eu sei quem realmente sou, o que fiz e para que fiz.
Éverton Shy disse…
Ninguém refuta São Tomas..........
J.C. De Lucca disse…
Mas já aviso. É um caminho um tanto solitário. Pois quando você se dá conta de que não é possível se excluir da equação, e que por você influenciar diretamente os seus resultados, por mais que você tente seguir um modelo, o que sobra é sempre a frustração por não atingir a meta do seu ídolo. Ser forte antes de mais nada é se encarar como você é: um labirinta a ser desvendado e vencido por você mesmo!
Anônimo disse…
"Podemos imaginar Deus perguntando a você ..."
Quanta m.... esse cara escreve!

Charles
Anônimo disse…
Sao Tomas, aquele que conversava com imagens?
Anônimo disse…
Você não sabe nada sobre S. Tomás, grande filósofo e teólogo, que escreveu em menos de 50 anos uma verdadeira biblioteca, que deixou importantes marcas na história do pensamento.
Anônimo disse…
Grande de que tamanho?
Filósofo disse…
Coloque não, nenhum ou nada antes de cada frase dele.
Filósofo disse…
Do tamanho do seu desconhecimentos sobre a Sabedoria e as Obras dele.
Anônimo disse…
Já fiz, mas não deu certo. Me ensina a refutar hegel?
Anônimo disse…
Matice é um pintor maravilhoso...Conhece?
Anônimo disse…
Não há nenhuma necessidade lógica para que a consciência seja aprovada ou reprovada no final. Esse encontro consigo mesmo, sugere um meta-Eu, justamente a fonte do sofrimento...Não adianta nada tentar aliviar a dor com a própria consciência dolorida, sem eliminar a causa da própria dor, que é um outro-Eu inatingível, inalcançável. Buscar, poder dizer, responder, tudo é ilusão do grilo-falante, não da consciência. Compreender isso é que é libertar-se.
Anônimo disse…
Francamente, cada vez mais repete-se o milagre de Balaão, que fez um asno falar...De onde - senão da cabeça de uma mula falante - poder-se-ia tirar a infeliz idéia, que um filósofo do porte de Tomás de Aquino, acreditasse em imagens falantes? Nem existia televisão nesse tempo!Se justamente ele viu um boi voando!
Mujica disse…
Ponde... O incompreendido...!
Como faz falta as aulas de filosofia.
Disciplina obrigatória no passado.
Anônimo disse…
Prove que a História é imprecisa e tendenciosa, não servindo de substrato ou companheira da Filosofia.
Kierkegaard filósofo dinamarquês do século XIX,dizia que o indivíduo sozinho,diante da existência e do vazio de sentido que ela trás,era a única coisa importante do mundo,o sábio protestante afirmava que a angústia era o sentimento possível diante de tal horror,Deus seria o interlocutor desse desespero,aquele que jazia imóvel do outro lado do ser
Anônimo disse…
Nem precisa, é tudo um argumentum ad ignorantiam.
Anônimo disse…
Pena.
Anne Tarantino disse…
Essa é a visão de Pondé, eu só observo e respeito, mas nem tudo que os filósofos dizem sou obrigada a concordar.
Resumo da ópera:

"Não adiante fazer qualquer coisa. Você esta numa cultura judaico-cristã e o pecado é você, sempre te lembraremos disso! Bom sofrimento"


Juntamente com:

"Ah, os sacerdotes não são imorais, eles só são eles mesmos!"
Anônimo disse…
Já somos dois, nada mais intragável que o politicamente correcto. Hoje a falta de seriedade e a vulgaridade são acessórios de moda.

Henry Matisse foi um pintor impressionista frances.
O Matice seria um pintor nordestino? Quem é o Matice? Como sou politicamente incorrecta, portanto aconselho o anonimo do "Matice" a se informar melhor, não acredite no Lula, a ignorancia não vale ouro,nem sequer vale urina.
Anônimo disse…
Essa coisa do politicamante correto parece que deixou todo mundo igual. Todos querem e lutam para ter os mesmos corpos, rostos, e querem sempre se possivel: ouvir as mesmas músicas, falar das mesmas coisas.
Vou falar de algo que talvez fuja: já faz tempo, um certo guitarrista de uma banda de rock( no qual tocava no rock in rio), só tinha como tampão sua própria guitarra. Foi preso e depois foi solto,e ele disse uma frase ( mais ou menos assim) até que bem interessante: " Eu pensei que podia já que no carnaval todos sempre estão nus".
Anônimo disse…
A pergunta a Pondé, que não quer calar, é aquela que o filósofo Silvio Santos havia feito dias atrás: "coça no ânus"?
Anônimo disse…
E daí?
Anônimo disse…
Eu recomendo sorvete de casquinha!
Anônimo disse…
Se Pondé não valorizasse seu próprio trabalho, ele não escreveria para o público. Valorizar o próprio trabalho é valorizar a si próprio. É ter auto-estima.
Acho que ele critica a auto-valorização exacerbada apregoada por muitos livros de auto-ajuda como solução para todos os males do ser humano. Valorizar-se de forma adequada, reconhecer suas falhas e capacidades, é necessário para se sobreviver.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

'Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo'

por Eli Vieira a propósito de comentários no post Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção Quantos anônimos criativos por aqui. Vejamos: Senhora Crente, você comete o mesmo erro do Daniel Sottomaior no texto, que é tentar definir ateísmo pela etimologia. O Caruê cometeu a mesma coisa, e ainda alegou que ignorar o "a" em "ateísmo" é uma falácia. Em primeiro lugar, vou perguntar que falácia é essa. Filosofia da lógica é um campo de pesquisa filosófica sério. Inventar falácias que não existem é como falar de biologia e inventar que fungos são plantas. Aqui está, para quem está aqui para debate de verdade, uma boa explicação do que é falácia etimológica:   http://goo.gl/iUNyl Para aqueles que estão aqui para disputa de ego, recomendo não entrar no link acima e não tentar debater. Definir ateísmo é um trabalho filosófico que já foi feito por diversos filósofos, entre eles Colin McGinn e Michael Martin. Obras filosóficas sobre ateísmo...

Pastor mirim canta que gay vai para o inferno; fiéis aplaudem

Evangélicos criticam a Iemanjá dos Jogos Olímpicos

Evangélicos não gostaram desta belíssima fantasia de Iemanjá, uma divindade da umbanda, porque a maioria da população é cristã Sites evangélicos — entre os quais o Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia — estão criticando a inclusão de uma representação de Iemanjá na apresentação brasileira de oito minutos no show de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, no domingo (12).  Para esses sites, tratou-se de uma demonstração de religiosidade inadequada porque a maioria dos brasileiros é cristã. Lembraram que a parcela da população que segue a umbanda, da qual Iemanjá é uma divindade, corresponde a apenas 0,3%, de acordo com o censo de 2010. O show brasileiro foi concebido pelos premiados cineastas Cao Hamburger e Daniela Thomas. Eles mostraram flashes da mistura de etnias que compõe a cultura brasileira, como a música de Heitor Villas-Lobos, do Seu Jorge, do rap BNegão, mulatas, a modelo Alessandra Ambrósio, Pelé, dança indígena e capoeira. O que incomodou ...

Como achar uma mulher gostosa sem pensar nela como objeto?

Título original: Objetos por Luiz Felipe Pondé para Folha Humildemente confesso que, quando penso a sério em mulher, muitas vezes penso nela como objeto (de prazer). Isso é uma das formas mais profundas de amor que um homem pode sentir por uma mulher. E, no fundo, elas sentem falta disso. Não só na alma como na pele. Na falta dessa forma de amor, elas ressecam como pêssegos velhos. Mofam como casas desabitadas. Falam sozinhas. Gente bem resolvida entende pouco dessa milenar arte de amor ao sexo frágil. Sou, como costumo dizer, uma pessoa pouco confiável. Hoje em dia, devemos cultivar maus hábitos por razões de sanidade mental. Tenho algumas desconfianças que traem meus males do espírito. Desconfio barbaramente de gente que anda de bicicleta para salvar o mundo (friso, para salvar o mundo). Recentemente, em Copenhague, confirmei minha suspeita: a moçada da bike pode ser tão grossa quanto qualquer motorista mal-educado. Trinta e sete por cento da população de lá usa as ...

Pastor-deputado Feliciano diz que Aids é ‘doença gay’

Pastor retomou o estigma dos primeiros casos de HIV A participar do Congresso dos Gideões Missionários da Última hora, realizado em abril em Camboriú (SC), o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto ao lado, disse que a Aids é “uma doença gay, é uma doença que veio desse povo”. A manifestação do preconceito contra os homossexuais está registrada em um vídeo que o próprio pastor acaba de postar no Youtube [ver trecho abaixo]. Na condição de “profeta, pregador e parlamentar”, Feliciano criticou o “ativismo gay” infiltrado no governo brasileiro. “Eles [os ativistas] usam da mesma linguagem de Hitler”, disse. “O problema são as pessoas que têm na cabeça o engendramento de Satanás. São homens e mulheres que usam os mesmos mecanismos que Stalin usou em seu comunismo nazista.” O pastor reclamou das acusações de que ele é fanático religioso e homofóbico.  Ele se queixou até seus colegas da Frente Parlamentar Evangélica, porque parte deles, disse, não o apoiou n...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...