Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

domingo, 20 de maio de 2012

Paquistão censura Twitter por causa do dia de caricaturas de Maomé

O Paquistão cortou o acesso ao Twitter por 12 horas neste domingo por causa das postagens sobre um concurso de caricatura de Maomé, cuja página oficial tinha sido criada no Facebook.

Mohammad Khan Younis, porta-voz da empresa estatal de telecomunicações, disse que, antes da decisão de censura, conseguiu convencer o Facebook a deletar o material ofensivo ao profeta, mas o Twitter se recusou a fazê-lo. No microblog, as postagens podem ser lidas na hastag #MohammedDay.

Este foi o terceiro ano de realização do concurso. Seus organizadores afirmam que o objetivo não é ofender os muçulmanos, mas defender a liberdade de expressão.

A escolha da data recai em 20 de maio porque os autores das caricaturas de Maomé publicadas na edição deste dia de 2005 do jornal dinamarquês Jyllands-Posten sofreram ameaça de morte por fundamentalistas muçulmanos. Naquele ano, houve depredação de embaixadas dinamarquesas em alguns países islâmicos.

Para o Islã, a simples representação de Maomé já é uma ofensa. Nem precisa ser uma caricatura.

No concurso do ano passado, Maomé aparece como Carmen Miranda em uma caricatura e Gisele Bündchen, em uma foto editada, está vestida com estampa com reprodução da imagem do profeta.

Algumas caricaturas de 2011


Com informação das agências.

Jornais americanos não publicam o cartoon ‘Onde está Maomé?’.
outubro de 2010

Casos de fanatismo islâmico.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...