Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maioria dos católicos americanos aprova o controle de natalidade

A maioria (82%) dos católicos norte-americanos considera o controle de natalidade moralmente aceitável, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Gallup entre os dias 3 a 6 deste mês.

O índice de aceitação está um pouco abaixo do apresentando pelos americanos em geral, na proporção de 89%, mas ainda assim ele é bastante significativo, ainda mais tendo em conta a forte  pregação da Igreja Católica contra o uso de contraceptivos.

A pesquisa mostrou, assim, que os católicos americanos, a exemplo do que ocorre no Brasil, não adotam o padrão moral apregoado pela Igreja.

Um estudo do Instituto Guttmacher de 2011 já tinha detectado que 98% das católicas norte-americanas sexualmente ativas estavam usando naquele ano ou já tinha usado pílulas contraceptivas, entre outros recursos de controle da natalidade.

A Gallup consultou por telefone 1.024 adultos sobre essa questão e outras relacionamento ao comportamento da população. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais e para menos.

Seguem outros resultados:

- 93% desaprovam traições conjugais.

- 99% reprovam a poligamia

- 64% aceitam a validade do divórcio

- 54% consideram com moralmente aceitável relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sexo.

- 54% afirmam ser moralmente correto ter bebê fora do casamento

- 90% são contra a clonagem humana.

- 58% consideram a pena de morte moralmente aceitável. Houve uma queda de seis pontos percentuais em relação a igual pesquisa de 2011.

- 31% aceitam a pornografia.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...