Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 1 de maio de 2012

Arcebispo propõe união de religiões contra casamento gay

Arcebispo Antonio Mennin, representante do Vaticano no Reino Unido
Mennini é representante do 
Vaticano no Reino Unido
O arcebispo Antonio Mennini (foto), representante do Vaticano no Reino Unido, está propondo a união das lideranças dos cristãos, muçulmanos, judeus e de outras religiões na luta contra a legalização do casamento gay.

"Parece-me que, no tocante a instituição do casamento e da santidade da vida humana, temos muito em comum com a posição da comunidade judaica, o rabino-chefe, e muitos dos representantes mais significativos do Islã", disse o arcebispo em um encontro com bispos católicos da Inglaterra e País de Gales.

Ele repetiu um comentário recente do papa Bento 16 segundo o qual é preciso enfrentar “as poderosas correntes políticas e culturais” em favor da redefinição do casamento.

Não é a primeira vez que uma autoridade do Vaticano propõe uma aliança com outro credo para se atingir um objetivo comum. Em setembro de 2011, o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho para o Diálogo Inter-religioso, propôs a líderes muçulmanos uma união contra o avanço da secularização.

A coalização proposta Mennini tem pouca chance de se concretizar por causa da rivalidade histórica entre as religiões. O arcebispo anglicano Rowan Williams, por exemplo, disse que a sua Igreja não tem nenhum problema com sacerdotes gays e união civil de homossexuais, ainda que ele seja contra o casamento religioso de pessoas do mesmo sexo.

Líderes muçulmanos já deram sinais de que rejeitam qualquer tipo de aproximação com os cristãos, mesmo em questões de urgência.

Na Grã-Bretanha, a Igreja Católica reforçou a sua militância contra o casamento gay. No começo do mês, ela enviou a centenas de escolas católicas uma recomendação para que os alunos assinassem uma petição contra tipo de união. Houve protesto porque essas escolas são subsidiadas pelo governo.





Fonte: The Telegraph.

Vaticano quer aliança com muçulmanos contra secularismo
setembro de 2011

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...