Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sábado, 21 de abril de 2012

Apenas 6,5 milhões dos brasileiros são católicos praticantes, diz padre

Cai o número de fiéis da Igreja Católica
Dos 130 milhões de católicos brasileiros, apenas 5% (6,5 milhões) praticam a religião, ou seja, são os que vão à missa aos domingos, recebem sacramentos e participam das atividades da Igreja.

Essa informação foi apresentada pelo padre jesuíta Thierry Lienard de Guertechin, do Ibrades (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), aos 335 bispos que participam em Aparecida (SP) da 50ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A Agência Estado noticiou que os bispos ficaram “assustados” com os índices coletados Guertechin que mostram o declínio da Igreja Católica no Brasil.

O cardeal Cláudio Hummes, ex-prefeito da Congregação do Clero no Vaticano e ex-arcebispo de São Paulo, afirmou que só o batismo de brasileiros não basta porque é preciso haver, na sequência,  uma evangelização. "Perdemos o povo porque, se o número absoluto de católicos cresce, caíram os números relativos, que dizem a verdade.”

Pelos dados do padre, em 20 anos o número de católicos caiu de 83,34% para 67,84% da população.  Ele disse que o declínio poderá se revelar maior quando forem divulgados os dados do Censo de 2010, que consultou 20 milhões de pessoas.

O padre acredita que os dados das pesquisas atualmente disponíveis contêm distorções que subestimam a queda do número de católicos e o crescimento dos evangélicos pentecostais.

Segundo ele, os evangélicos representam 21,93% da população. Na mais recente pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), esse índice é de 20,2%.

Para Guertechin, até os dados do século 19 — segundo os quais os católicos eram mais de 99% da população — precisavam ser analisados com reservas porque, na época, por causa do preconceito, protestantes e seguidores de religiões afro-brasileiras não assumiam publicamente as suas crenças.

D. Hummes disse que, no Brasil, a Igreja Católica precisa “começar pelo começo”, do zero, para reconquistar aqueles que se afastaram da prática religiosa.

Com informação da Agência Estado





Pesquisas questionam suposta generosidade cristã dos brasileiros.
dezembro de 2011

Estatística das religiões no Brasil.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...