Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Leitor critica falta de 'critério claro' na promoção de comentário a post

Leitor disse que aqui era
'figurinha carimbada'
O leitor José Geraldo Gouvêa disse no blog “Arapucas Libertárias” que deixou de escrever aqui por causa da “falta de um critério claro” do jornalista do Paulopes.com na promoção de comentários a posts. E também porque ele, o leitor, tem o “hábito de pensar lentamente”, desejando sempre melhorar o que escreve.

Afirmou que, em consequência disso, tem passado por  “desconforto”. Citou a polêmica sobre se ateísmo é ou não uma crença, na qual ele teve um comentário transformado em post, e uma sua postagem mais recente, pela qual foi acusado de cometer “falácias infantis” por um blogueiro (um filhote subnutrido do Olavo de Carvalho).

Gouvêa não deixou claro o que lhe causou mais dano, se a falta de critério deste blog, se o raciocínio lento dele ou se essas duas supostas deficiências, em partes iguais. Mas reconheceu que as suas postagens aqui elevaram os acessos em seus dois blogues.

O leitor omitiu que no dia 15 de dezembro do ano passado, para evitar transtornos, eu propus que ele me enviasse por e-mail seus textos já devidamente revisados. Nesse caso, eu deixaria de promover seus comentários a posts para que não houvesse o risco de qualquer contrariedade.

Talvez por causa desse tratamento diferenciado ele tenha acreditado que era aqui uma "figurinha carimbada", embora tenha respondido que não se incomodava que eu “ocasionalmente” julgasse como “construtivos” seus posts para o blog. Agora, contudo, reclamou da “falta de contato prévio” para a publicação de textos. A íntegra de nossa conversa está no post Liga Humanista Secular afirma que não censurou comentários.

Eu disse também, na ocasião, que gostaria de tê-lo como colaborador fixo do blog, mas não tinha como remunerá-lo.

Embora a sua relação com este blog tenha sido sempre de leitor, ele falou no "Arapucas" em direitos autorais. Admitiu que se trata de um ponto "complicado", mas, de qualquer modo, disse não se importar com “querelas”, embora em um texto de mil palavras tenha dedicado cerca de 300 às tais mixarias. Fiquei constrangido por ele.

Gouvêa se sentiu incomodado com a advertência que há para quem “copia e cola” de que os textos daqui não podem ter uso comercial. Insinuou que eu um dia possa a vir processá-lo por ele reproduzir os seus textos aqui publicados. O leitor fez um exercício premonitório torpe porque barateou o caráter alheio.

Fiz a advertência sobre o "copia e cola" porque portais evangélicos inundados de anúncios estavam usando textos deste blog (95% escritos por mim, mais de 7.000) sem os devidos créditos e links, mesmo diante de meus pedidos feitos por e-mail. Reclamei com o Google para que de alguma forma eles fossem punidos, mas não adiantou.

Nunca reivindiquei centavos, mas os portais estavam deturpando os textos do blog, mudando títulos e suprimindo trechos, para atender a sua ideologia religiosa – uma sacanagem. Escrevi sobre isso no dia 1º de março de 2011. A advertência tem dado resultado. O uso indevido caiu quase a zero.

Se Gouvea tivesse me pedido uma explicação, eu teria dado, mas ficou o mal entendido, o que lamento.

Este blog dá destaque a comentários de leitores -- e o fará cada vez mais -- com o propósito de estimular o debate entre diferentes pontos de vista. Quem não quiser se expor, para preservar seu ego de questionamentos ou por qualquer outro motivo, que não escreva, mesmo no espaço de comentários. É óbvio.

Deletei 15 textos "promovidos" da "figurinha carimbada" e dou o caso por encerrado.

Leitor disse que não se incomodava com o julgamento
 do blog, mas agora fala em 'contato prévio'

Por que não postarei mais no Paulopes.com
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...