Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Por que os deuses de quase todas as religiões têm barba?

Não existe explicação bíblica
para a longa barba de Moisés
Jesus Cristo é retratado sempre com barba, bem como Moisés [reprodução ao lado], e muitas religiões - islamismo, sikhismo, os amish e alguns setores do judaísmo - encorajam ou requerem que os seguidores mantenham a barba crescida.

A revista Slate coloca a pergunta: 'Por que Deus gosta mais de homens com barba?'.

E a resposta principal é: "porque é másculo". De acordo com a Bíblia, os Amoritas humilharam os emissários do Rei David cortando-lhe a barba. E na história de Sansão, o portador de uma força sobrehumana perde as suas capacidades quando Dalila lhe corta o cabelo reduzindo-o assim à escravidão.

Observa-se que o próprio Deus é retratado com barba.

Cristianismo

O barbudo Zeus inspirou
a representação de Jesu
s
Apesar de, em vários textos bíblicos as personagens serem descritas com barba, não há nenhuma passagem em que Deus 'diga' que ela deve ser utilizada.

Na ausência de tal proclamação vários teólogos cristãos procuraram associar o uso da barba a um sinal de masculinidade providenciado aos homens por Deus. São Agostinho de Hipona nota: "A barba significa coragem; distingue o homem crescido, o que ganha, o ativo, o vigoroso. Quando se descreve tal homem diz-se que ele é o homem de barba".

Na Bíblia, não há uma descrição do rosto de Jesus, se ele tinha ou não barba, por exemplo.

Na arte, as primeiras representações de Jesus mostram um homem com algumas feições femininas. Estudiosos afirmam que artistas cristãos passaram a representar Jesus com barba tendo como modelo a figura do deus pagão Zeus.

Sikhismo

O sikhismo é uma religião monoteísta fundada em finais do século 15 na região do Punjab, que hoje em dia é dividida pela Índia e Paquistão. Dela fazem parte cinco artigos de fé que formam a identidade externa dos sikhs e que os praticantes devem usar sempre, a barba é um desses sinais.

De acordo com os cânones religiosos do Sikhismo, o cabelo/barba é um presente de Deus. O cabelo não deve ser cortado, mas penteado e mantido dentro do turbante, já a barba deve ser usada comprida como sinal de masculinidade.

Hinduísmo

Muitas comunidades hindus rapam o cabelo ou a barba como parte de rituais religiosos.

Os estudioso da religião interpretam esses ritos como um ato em que o participante regressa à condição de criança, não tendo cabelo nem pêlos, não tem género.

Os ascetas, que rejeitam prazeres mundanos como o sexo, mantêm-se permanentemente sem cabelo.

São um grupo religioso cristão de costumes conservadores. Descendentes de alemães e suíços que emigraram para os EUA e Canadá, ainda hoje se encontram a residir nesses países.

Vivem em comunidades isoladas e evitam o contacto com o mundo exterior. Na sua sociedade singular a barba é um sinal de masculinidade, cortá-la significa colocar a mesma em causa.





A reprodução humana é boa ou ruim? A Bíblia é contraditória.
outubro de 2011


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...