Pular para o conteúdo principal

Pressão religiosa faz escola aceitar trabalho com agradecimento a Deus

Graduação da universidade pediu
agradecimentos ligados à pesquisa
O Centro de Ensino de Graduação da Universidade Rural de Pernambuco, em Garanhuns, rejeitou um trabalho científico de uma estudante evangélica por ela ter destinando o agradecimento a Deus. Por escrito, o centro comunicou à aluna do 8º ano de medicina veterinária que o agradecimento deveria estar relacionado à pesquisa, como é de praxe.

Airon Melo, orientador da estudante e vice-diretor da universidade, estranhou a recusa porque se tratou de um agradecimento pessoal, conforme ele disse ao SBT.

A estudante não concordou em alterar o trabalho e procurou apoio de pastores.

Osmar Martins, presidente da Ordem dos Pastores do Agreste, disse que o Centro de Graduação não poderia ter tomada aquela decisão porque “estamos em um país onde o credo é livre”.

Dom Fernando Guimarães, o bispo diocesano, também manifestou apoio à evangélica.

As manifestações dos religiosos, que escreveram uma carta de protesto à universidade, fizeram com que o Centro de Graduação reconsiderasse a recusa, aceitando com louvor o trabalho da evangélica sobre produtores de leite para participar de uma jornada científica.

Com informação do Jornal do SBT

Na Grã-Bretanha, alunos muçulmanos de medicina rejeitam a evolução.
novembro de 2011

Ciência versus religião.

Comentários

Anônimo disse…
Que fanatismo cretino destes evangélicos ,é por isso que é tão importante lutar pelo estado laico, para que não viremos uma total teocracia e onde vão novamente queimar pessoas , matar cientistas etc
Anônimo disse…
Vai ver deus ajudou a revisar o trabalho... :/

Falta de respeito aos pares. Isso nao deveria ter sido aceito.

Alguém mande um agradecendo ao diabo...
Marcelo Maia disse…
Seguindo esse raciocínio a universidade também terá que aceitar trabalhos com agradecimento ao Saci Pererê, ao Papai Noel, etc, por ser uma crença pessoal.
Anônimo disse…
Em protesto eu convidaria os colegas a apresentar trabalhos agradecendo a mitos vários.
Anônimo disse…
Deixa ela gente.
Por mais estúpido que seja, ela tem o direito de agradecer até ao papai noel se quiser. Qual o problema?
AlyneS2 disse…
Nhaaa, eu agradeceria aos duendes felizes^^ S2
Luiz Paulo disse…
E eu aos meus amigos imagínarios...
E quem sabe a ao peixe que como, ele ajuda no cérebro e etc...
Bom, ai seria em mémorias do Sr.Peixe, já que ele morreu para eu me alimentar dele, e conseguir os nutrientes.
John Constantine disse…
O ser chamado "deus" nao fez o trabalho, nao ajudou, nao colaborou, nao pesquisou, nao fez coleta de referencia bibliografica, nao fez comunicacao pessoal,nao auxiliou, nao forneceu material de pesquisa, nao fez a revisao, nao fez comentarios, nao fez absolutamente NADA !

Pelo que esta agradecendo mesmo ???

Quando eu fiz a minha dissertacao de mestrado, eu agradeci a todo mundo que colaborou e ajudou.

Nao preciso de seres imaginarios, magicos e invisiveis.
Aleatório disse…
Isso me parece idiota, ao meu ver os agradecimentos não tem nenhuma relação a parte científica de um trabalho e não tem razão para barrá-lo. Mas fica a pergunta, ela agradeceu apenas a Deus ou agradeceu a outras coisas ou pessoas também?
ejedelmal disse…
Está na hora de começarmos a revidar o ataque.

Iluminismo 2.0 - Sistemas Adatptativos Complexos
Enlightenment 2.0 - Complex Adaptive Systems
Bruno Nigro disse…
Teocracia, aqui vamos nós.
Se dependesse do tal deus, nem haveriam trabalhos científicos, acho que nem escolas...
Se ele existisse sentiria-se ofendido já que a ciência está quase por exterminá-lo por completo!
Unknown disse…
Não vejo problemas em agradecer a Deus, Mithra, Buda, Monstro Espaguete Voador Gigante...

Até porque proibir isso só vai aumentar a neurose de perseguição religiosa por parte dos religiosos, e permitir só vai acrescentar uma linha ao trabalho de pesquisa.

A reputação da pessoa por conta disso é problema dela.
Anônimo disse…
"ao meu ver os agradecimentos não tem nenhuma relação a parte científica de um trabalho e não tem razão para barrá-lo".

Concordo. Agradece a quem quiser. E se não quiser, não agradeça a ninguém.

Qual o problema??

Sim, quem quiser agradecer ao Monstro do Espaguete agradeça. E não se esqueçam dos duendes...

O problema é: porque que a Universidade não quis permitir que a aluna agradecesse a quem bem entendesse? O agradecimento é pessoal, não faz parte do método científico!

Algo que me fazia ter richa com os ateus antes de eu ser um é essa fixação por besteiras ou mania de perseguição em qualquer coisinha... Sim, há perseguição séria aos ateus. Mas e o que fizeram com essa crente aí, é o quê? Aliás, ainda desgosto dessa característica de muitos ateus serem fixados nessas besteiras...

Pronto, taquem pedras e me chamem de crente enrustido.
Israel Chaves disse…
Ela agradecer a deus é idiota; ele não teve nada a ver com o trabalho dela (inclusive não sei porque resolveu virar veterinária, dava muito mais resultado ser pastora e ficar rezando, que deus faria os milagres acontecerem, muito mais eficientemente que essa porcaria de medicina).
Maaaas... Se ela é idiota ou não, isso não muda o fato de que pode agradecer a quem quiser... Dessa vez, tenho que admitir que acho que a crente estava com a razão. Se ela quer atribuir os esforços dela, seu estudo, sua capacidade, a um ser imaginário que criaram para que ela não tenha confiança em si mesma, paciência. É um direito dela ser idiota e sem auto-estima.
Anônimo disse…
A questão é que os agradecimentos tem que constar em separado do Artigo, em uma sessão especial, que segundo normas recentes de metodologia cientifica, tem que ser colocado nas primeiras páginas do artigo. Colocar agradecimentos no MEIO do artigo foge a esse padrão.
Simples assim.
Anônimo disse…
Não dá prá confiar minha gata à essa profissional, porque se o meu animal de estimação morrer, ela vai dizer que foi deus que quiz. É tipico de todo crente colocar a culpa de seus erros em deus ou no diabo.
Unknown disse…
Colocar agradecimentos no MEIO do artigo foge a esse padrão.

Na verdade, a justificativa dada foi que os agradecimentos deveriam ser relacionados à pesquisa.

Isso até é bastante razoável e não se caracteriza como perseguição religiosa, mas é mais prudente deixar que ela faça os agradecimentos que bem entende. Às vezes a gente tem que ser mais práticos.
Caruê disse…
Ela deve agradecer a quem quiser, mesmo que o sujeito não exista e não tenha contribuindo com o trabalho.
O-Sensei disse…
Se ela agradeceu a deus, foi por que achou que ele a ajudou em alguma coisa. Qual o problema? Só por causa disso é teocracia? Poupem-me, vocês tão neuróticos, alguém disse algo de deus, vocês só faltam atirar pedras! Cara, como é difícil ser ateu nos meio de ateus! Menos fanatismo e mais respeito ao próximo. Como os teístas vão nos respeitar com comentários como esses...Ahh, e para aqueles que dizem "eles não nos respeitam, por que deveríamos?" Mais um motivo para não nos igualarmos em atitudes infundadas e agirmos como verdadeiros humanistas, agindo com respeito primeiro, quem sabe um dia eles não parem pra pensar sobre comportamento a cerca de nós?
Anônimo disse…
De onde veio essa notícia? Alguém sabe de alguma outra fonte? Porque tá me parecendo fake. Nunca vi universidade, escola ou raio que o parta recusar um trabalho por causa de uma linha (ainda mais a dos agradecimentos).
LEGIÃO disse…
Fez-se justiça! E isso é bom.
Headbanger Ateu disse…
Retratos de um país atrasado, imbecilizado por crenças religiosas, de proselitismo religioso em escolas publicas e que não dá qualquer valor a educação científica.

Se o Brasil fosse um país de primeiro mundo, seria igual aos falidos e ultrarreligiosos EUA. Mas jamais chegaria aos pés de uma Inglaterra, França ou Suécia.
Headbanger Ateu disse…
Mais um pouco e nossas crianças estarão definindo por aí a nível mundial, e em um futuro próximo, que a evolução é mentira, o Universo é inteligente, a gravidade não é lei e tudo foi "criado". Graças aos evangélicos. As maiores provas de que os deuses, na verdade, são eles. Sua corrupta influência (tanto política quanto intelectual) em tudo.
Unknown disse…
Headbanger Ateu, seja mais razoável, o mundo está claramente caminhando para o lado da racionalidade e a ciência que para o lado oposto.
Unknown disse…
Isso independe das pessoas poderem agradecer a Deus ou não.
Anônimo disse…
Vamos torcer para que um dia os ateus do mundo se levantem e criem um país só seu,imagina um país progressista,sem intervenções da igreja,nossa seria mt massa,imagina um país que aceita as pesquisas de células tronco,onde as crianças não sejam alienadas por professores de religião nem por irmãos que pregam nas ruas,eu sinto que esse dia está próximo e se dará antes do final do século.
Acho que a pessoa tem o direito de agradecer a quem quiser, visto que os "Agradecimentos" e a "Dedicatória" de uma monografia são os únicos lugares nos quais o pesquisador pode escrever algo de particular, fugindo da frieza exigida do texto científico. Que agradeça a Deus, ao marido, aos filhos, aos amigos, ou, como já vi certa vez, de forma humana e comovente, a uma professora leiga de escola rural responsável por alfabetizar aquele que, por meio daquela monografia, se transformava em um bacharel.

No entanto, o teor de tais "Agradecimentos" não é, de forma alguma, isento de consequencias. Urge saber, por exemplo, se ela agradeceu também a Deus ou somente a Deus. Se incluiu Deus em seus agradecimentos, não é razoável a faculdade questionar. Mas se agradeceu apenas a Deus, então esta pessoa é uma narcisista ingrata e sem consideração pelo apoio recebido dos que a ajudaram a concluir o trabalho: professores, colegas, contatos diversos nos lugares onde pesquisou, etc.

Uma monografia que também agradece a Deus passa a mensagem de uma pessoa que conserva sua fé, o que pode ser visto como algo simpático ou até positivo, dependendo de quem avalie. Uma monografia que somente agradeça a Deus passa a mensagem de uma pessoa que não reconhece o apoio alheio em sua obra, que reinvindica para si (e a Deus, seu guia) todo o mérito do que faz.

Julga-se, e muito, o caráter de uma pessoa por aquilo que escreve. Verba volant, scripta manet.
Unknown disse…
Já que você entrou neste mérito, José Geraldo Gouvêa, também farei uma observação.

Acho engraçado as pessoas fazerem um agradecimento público a Deus. Deus é onisciente, então ninguém precisa agradecê-lo senão de forma privada. Se alguém agradece publicamente a Deus, quer dizer que esta pessoa quer que outras pessoas saibam disso.

Oras, qual pode ser o propósito de tal agradecimento? Mostrar a sua religiosidade ou devoção a Deus às outras pessoas? Não seria essa uma forma de enaltecer a sua própria imagem? Não teria sido exatamente essa atitude que Jesus criticou em Mt 6:5-6?

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Mateus 6:5-6
cris disse…
cada um agradece a quem bem entender, temos que respeitar a o direito a crença de cada um...ela em nenhum momento citou Deus no conteúdo científico do trabalho que continua sendo laico. achoe que vocês deveria se preocupar com coisas mais relevante, no meu, vou agradecer minha gata e daí? os amantes de cães vão cair de pau em mim?
Avelino Bego disse…
Sinceramente, eu não vejo problema algum nisso.

Transformaram uma coisa irrelevante nesse rebuliço todo.

Não vejo problema algum da moça agradecer ao deus de Abraão.
Anônimo disse…
Gustavo Milaré, acho interessante o que você falou. Penso que as religiões, ideologias políticas e afins necessitem desse caráter social para se desenvolverem "bem"...

No caso do cristão, acho que o propósito de agradecer a Deus em público (que realmente TAMBÉM pode ser o de exaltar a própria religiosidade) é o de **testemunhar** o que deus fez na vida da pessoa, o que é automaticamente um convite para os incrédulos e desviados se aproximem de Deus e experimentem suas maravilhas (nem que seja por interesse...).

Um sistema que não mantém tradições pode acabar por se desfigurar totalmente ao longo do tempo, daí a importância dos rituais comunitários. Na vida particular a pessoa alimenta sua fé para posteriormente contribuir para a manutenção do sistema.

Outros tópicos relacionados: a necessidade da existência de uma ORTOgrafia, do contrário regiões distantes e que atualmente falam um mesmo idioma podem acabar por não se entenderem bem com o passar do tempo e surgir um novo dialeto. Tenho família em Pernambuco e quando viajo pra lá tenho que ficar pedindo pra eles me "traduzirem" muito do que falam, pois há centenas de expressões próprias da região que eu não entendo. Imagine se o Brasil não estabelecesse um parâmetro nacional...
Anônimo disse…
Ela pode agradecer até ao diabo.Não vejo problema algum.E se houver proibição acaba sendo pior porque a onda de protestos dos católicos,evangélicos,espíritas etc seria terrível.
Anônimo disse…
A faculdade agiu de maneira autoritária recusando o trabalho da aluna pela menção a Deus.

Cada um agradece a quem quiser.

O professor deve ser um ateu fanático adepto do Bullying Voador.
Anônimo disse…
Esclarecendo:

O professor [diretor, ou quem quer que seja o responsável por rejeitar o trabalho da aluna] deve ser um ateu fanático adepto do Bullying Voador.
Paulo Fetter disse…
Olha eu realmente achei ridiculo nao aceitarem, o trabalho dela. Sou ateu, mas acho que vivemos num país livre (ou ao menos deveria ser), onde cada um tem o direito a crer ou nao crer no que quiser.
Em primeiro lugar, o Brasil garante via constituição a liberdade de expressão e de crença.Eu acho muito engraçado, quando vejo as pessoas neste blog, chamando cristãos de intolerantes, quando são contra o aborto e união civil gay e contra as drogas, entre outros temas polêmicos.Mas vcs não aceitam quando um cristão se sente perseguido ou clama por direito a defender sua religiosidade.Coitada da menina, turma de insensíveis, o trabalho é DELA, ela agradeça a quem quiser, ela tem o direito de cultuar a Deus e ninguém tem nada a ver com isso.A Reitoria, a banca examinadora e orientador não tem a competência e se atrever a dizer quem ela deve agradecer ou não.Portanto, a atitude deles, configurou em perseguição SIM.
Mari disse…
Acho que dessa vez, a faculddade estava errada. Mas, como disseram, tem que ver se ela agradeceu apenas á deus( o que como citado acima, é uma sacanagem contra colegas, professores e etc) ou se ela apenas incluiu deus na lista(o que não é errado, é a fé dela).
A faculdade não estava errada. Agradecimentos e dedicatórias TAMBÉM tem regras. A única parte que se podeira alegar uma suposta liberdade total numa monografia é a "epígrafe".

Não se agradece a criaturas imaginárias ou sobrenaturais, se agradece a pessoas e instituições, isso é regra.

Liberdade de expressão é uma coisa, mudar regras acadêmicas para uma fanática religiosa poder exercer seu fanatismo com "dignidade" é outra bem diferente.
A faculdade estava errada em ser excessivamente rigorosa com a exigência sobre uma parte pré-textual que, inclusive, é OPCIONAL segundo as regras ABNT.

Observe, aliás, o que diz a UFV sobre o tema:

http://www.bbt.ufv.br/docs/ManualtrabalhosAcademicosLinks.pdf
Simon Viegas disse…
José Geraldo Gouvêa, me corrija se eu estiver enganado: você está associando "ser opcional" com "não necessidade de rigorosidade" ???

Na minha opinião uma coisa não tem nada haver com a outra. Pelo contrário, a própria "norma" do trabalho que determina a rigorosidade e não a característica de opcional ou obrigatória.

Ser "opcional" é uma característica da norma!

Pelo que li, o agradecimento é direcionado a «àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho», como familiares, amigos , empresas etc. Sendo com revisões, apoio financeiro, moral, alguma flexibilidade... Como o deus dela pode ter contribuído de alguma forma no trabalho?

Analisando pelo ponto de vista de "agradecimento", acredito que ela teria o direito de dar a quem ou algo que quiser, pois querendo ou não, para ela, foi fonte de inspiração, ou melhor, pseudo-ajuda.

Então, eu discordo que um deus ou algo imaginário deveria ser citado como fonte para algo científico. Mas aceito que agradecimento é pessoal e está relacionado a pessoa em si, e não ao trabalho. Ex.: Para ajudar no desenvolvimento , sua empresa te alocou para um setor mais flexível ou deu agrados financeiro. No caso, o "resultado" não foi influenciado pelo empresa, mas ela facilitou a busca pelo os métodos em si.
José Geraldo Gouvêa, me corrija se eu estiver enganado

Você não estaria enganado se tivesse lido o link que postei. Vá lá, nos itens 3.1.6 e 3.1.7.

Oh, o horror!
Anônimo disse…
José Geraldo, você matou a questão a pau!

Pessoal, dê uma olhada nos itens que ele citou.

É o documento de uma Federal com exemplo de Dedicatória e Agradecimento citando Deus.
Eloy Campana disse…
ué, eu não posso agradecer a quem eu quiser ?

pressão religiosa ? Onde ?
Anônimo disse…
Vocês reunem-se para agredir. O que ele escreveu é de autoria dela, alguém "poderá" usar como fonte de pesquisa. Entendo qualquer pessoa pode fazer o que bem entende, desde que legal, coisa que vocês estão à márgem, pois a liberdade de crenças está amparada na Constituição, isto quer dizer que ninguém poderá chamar um grupo de pessoas não crentes ou crentes que não deve crer de bando de "idiotas". Pois se assim tido então não haverá diferença entre os que "creem" do passado, que mataram em nome do acreditavam e os que "não crêem",pois vejo que agressão verbal aqui feita, dá indício que se pudessem fariam tão quanto aqueles no passado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)