Pular para o conteúdo principal

Malafaia se desculpa por chamar jornalista de 'vagabunda'

Pastor  admitiu pelo Twitter que errou
O pastor Silas Malafaia enviou e-mail à jornalista Eliane Brum pedindo desculpas por ter usado uma palavra inapropriada (tramp ou "vagabunda", em livre tradução) em uma entrevista ao New York Times quando comentou o artigo dela “A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico”, na revista Época.

“Na verdade, mencionei a palavra “vagabunda” para qualificar o caráter do artigo”, disse o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo em nota que reproduziu no Twitter. “De forma nenhuma me referi ao caráter da jornalista.”

Ele estranhou que a imprensa brasileira tenha se detido em uma única palavra da entrevista de quase uma página do NYT, “algo raríssimo de acontecer com um brasileiro”. “É só isso que se pode aproveitar dessa reportagem?”

Neste mês, esta é a segunda vez que ocorre um mal-entendido entre o pastor e a revista. No dia 9, ao relatar uma entrevista com o pastor por telefone, o site da Época disse que Malafaia ameaçou que ia  “fornicar”(de fornicação) o líder gay que usou um vídeo editado para acusá-lo de incitamento à violência.

O pastor falou que, na verdade, o que afirmara foi a gíria “funicar”, no sentido de “arrebentar”. A palavra não consta de nenhum dicionário de gíria.

Íntegra da nota de Malafaia

Há uma semana concedi por três horas uma longa entrevista para o jornal The New York Times. De fato, usei uma palavra inapropriada, mas jamais tive a intenção de ferir a honra da jornalista Eliane Brum. Na verdade, mencionei a palavra “vagabunda” para qualificar o caráter do artigo escrito por ela, intitulado A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico, o qual era preconceituoso. De forma nenhuma me referi ao caráter da jornalista.

Após o mal-entendido, enviei um e-mail para Eliane Brum, esclarecendo o fato e pedindo as devidas desculpas. Afinal, errar é totalmente humano, e nunca deixei de reconhecer meus erros por vaidade pessoal. Quando erro, costumo pedir desculpas.

É lamentável que, após uma entrevista que rendeu quase uma página no The New York Times, algo raríssimo de acontecer com um brasileiro, a mídia se focou apenas em uma palavra. É só isso que se pode aproveitar dessa reportagem?”

Pr. Silas Malafaia

Malafaia chama jornalista que criticou evangélicos de 'vagabunda'
26 de novembro de 2011

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico.
por Eliane Brum em novembro de 2011

Mais sobre Silas Malafaia.

Comentários

Se eu fosse a Eliane Brum eu não aceitaria essas desculpas e ainda processava por danos morais, "entrar de pau" mesmo, sabe, "baixar o porrete" nele!

É uma vergonha nacional!
Yuri disse…
Fornica ele, Eliane Brum, aceita essas desculpas esfarrapadas não!
Anônimo disse…
Ele deveria pedir desculpas à humanidade por ter nascido!
ptremdas13e13 disse…
Eu nem sei porquê um vagabundo, pilantra,mercador da fé, salafrário como este Silas Malacheia, tem coragem de se dirigir a esta jornalista depois de ofendê-la desta forma. Detalhe: Não retiro nada do que eu disse. Quem mercadeja a fé para mim merece todos os adjetivos que dei.

Meu nome é:
Ruy Barbosa Maciel
Moro na cidade de:
Governador Valadares Minas Gerais
No Centro da Cidade,
Na rua São Paulo,
Não saio do Bar do Zezinho,na rua Sao Paulo,
Nem do boteco do Dilo na Caio Martins,
Portanto sou fácil de achar.
Que veham!!!!
Avelino Bego disse…
Bem, pedir desculpas é algo bom.

Mas, devemos também perceber que ele pede desculpas quando a situação aperta pro lado dele.

Ele poderia agora pedir desculpas aos homossexuais por ser homofóbico e segregador.
Se fosse o caso, Avelino, ainda assim eu não desculparia.
Bruno Sette disse…
Eu processava por danos morais.
Tiraria dele um pouco do dízimo que os fieis infelizes enfiam no * dele.
Avelino Bego disse…
Se bem que deveríamos ter cuidado pra não sermos segregadores contra um grupo inteiro apenas por serem, por exemplo, evangélicos.
Anônimo disse…
medinho de levar um processo!
monstro!
Abbadon disse…
As "desculpas" dele nao me convenceram. Nao foi nem um pouco sincero e nao demonstrou arrependimento e desejo de reparar o erro. Apenas teve de fazer, qdo a coisa pegou mal.
Anônimo disse…
Ptremdas13e13: pô, você não sai dos botecos!!!!

Coelho de óculos
ptremdas13e13 disse…
Anônimo disse...
Ptremdas13e13: pô, você não sai dos botecos!!!!

Coelho de óculos

29/11/11 03:24


Vero. Tenho medo de igrejas! Principalmente de pastores teleevangelistas, mercadores da fé e de homens de vestido preto e suas sacristias maculadas pela pedofilia.
Anônimo disse…
Um ataque que teve repercução internacional,
chamar a moça de vagaba, para um jornal como o new york times, e depois mandar uma notinha no twiter. é chamar todos de bobos.
pessoas que são explosivas, não podem se atrever a pegar um microfone ao vivo e a cores e sair falando, pois falam o que não devem. por isto existe agravação de programas, para tirar do ar o que não se deve colocar lá.
Teria uma mínima chance se ele pagasse uma pagina de frente do tal, jornal e pedisse desculpas. mesmo assim, o ato foi feito e merece reparação.
só assim estas pessoas aprendem a se controlar.
eles fazem seu show religioso
falam o que querem para uma plateia que esta louca para ouvir.
atacam outros credos
atacam quem não tem credo
atacam que tem opção sexual distinta
tudo para manter os fieis sob sua batuta
vivem em manções
andam de aviões proprios
carros de luxo, etc,
e.....
se dizem humildes, que herdarão a terra.
mas como se diz

Deus, é onipotente, onisciente e onipresente.
se tudo é verdade, então, não adianta, um dia a casa cai.
mas para que esperar, não sra. jornalista.
"taque no páu"(justiça)
wrl
Anônimo disse…
Perdoar é coisa para quem tem Deus no coração...
Anônimo disse…
Silas Malafaia é um cara admirável, que não tem medo de falar verdades, ainda que desagrade a alguns.

Não sou religioso, mas cada vez mais admiro o Malafaia.
Anônimo disse…
Malafaia merece um processo para controlar sua língua venenosa.
Anônimo disse…
Como no caso do Tony Reis.Ele ataca e ofende primeiro e depois logo em seguida procura meios para tentar se justificar de algum modo.
Bom ,Bom, Muito engraçado, estes comentaristas de extrema-esquerda.Ninguem fala de perseguição religiosa, essa semana veio uma notícia de uma universitária pernambucana protestante que quase teve seu trabalho de conclusão de curso rejeitado por agradecer a Deus, foi exibido no SBT.Que tal isso, hein, minha gente?Com isso, ninguém gasta energia para protestar.É curioso isso.
Anônimo disse…
Ele só pediu desculpa por que a matéria era do NYT. Pois a repercussão é muito maior e o escandalo... heheh!!
Anônimo disse…
Exatamente,sendo no NYT a coisa é muito mais séria.
Pra quê que ela vai usar a religião dela numa universidade secular?

A universidade está certa. E se ela não consegue seguir as diretrizes da mesma, que procure outra.
Pablo disse…
O MALAFAIA está equivocado!

Não se pede desculpas para uma 'jornalista vagabunda' que DISTORCE PROPOSITADAMENTE A FALA DO ENTREVISTADO!

O que ela fez é coisa sim de jornalista mequetrefe e vagabundo, não no sentido literal, pois ele trabalha, mas faz um JORNALISMO VAGABUNDO!
Pablo, vai tomar toddynho, troll.
Pablo disse…
Ela não é vagabunda, O JORNALISMO QUE ELA FAZ é que é vagabundo!
Ela trabalha. Portanto não é vagabunda.
Faz um trabalho vagabundo, mas não é vagabunda!

Não confundamos alhos com bugalhos, Silas Malafaia.
Pablo disse…
Blog Católico do Leniéverson,

'Eles' são muito "tolerantes" com os religiosos...

Quando faço um trabalho escrito, agradeço por escrito ou oralmente a quem eu quiser, e isso me parece ser democrático!

Se ela tivesse agradecido ao "deus" deles, o Karl Max(dependendo do tema), por exemplo, não haveria qualquer problema, mas agradecer ao Deus dela, isso não pode!

ESSE ESQUERDISTAS VIVEM DANDO LIÇÕES DE "TOLERÂNCIA"!
AlyneS2 disse…
Sei Malafaia...errar é humano. Pelo menos você não tem a ideia de ser mais especial que os outros. Acontece que você vai continuar errando até que um de seus errinhos cause um efeito positivo.

Hum...ou não por que aquele que ele cometeu de dizer que vai "Fornicar"...ham...sei lá...eu hein. rsrsrsrs...

Homem nojento.
Anônimo disse…
Pablo,que retorsão absurda!A jornalista não é vagabunda porque trabalha,mas Malafaia esqueceu esse detalhezinho.
yami karasu disse…
O Pablo deve ser lesado, ainda alimenta essa visão de q (todo) ateu é esquerdista......

P/ seu governo, QUALQUER trabalho e/ou pesquisa, existe a bibliografia (a fonte de onde vc pesquisou), nisso tem os agradecimentos onde vc diz quem ajudou, até aí nada de mais. O problema é o fato de "individualizar" deus (como no caso dos jogadores de futebol, por exemplo). Imagine se o trabalho estivesse errado ou com problemas técnicos (de objetividade, ortografia; ñ dizendo q a aluna seja burra ou coisa do tipo).

Agora sobre o caso da Eliane, então quem for oposto aos meus ideais são "vagabundos"??? Vc está usando o argumento de político (intriga da oposição) ¬¬

Aham, Pablo, senta lá ¬¬
Pablo disse…
yami karasu,

Não vou descer ao seu nível, ok?

Não alimento a visão de que todo ateu seja esquerdista.
Fato é que, TODO ESQUERDISTA TENDE A SER ATEU. Agora, se a ordem dos fatores altera ou não o produto final, a história parece responder bem claro isso.

Faça um breve apanhado dos governos comunistas de 1917 até chegar no recém terminado governo de Fidel, os quais em sua maioria esmagadora tentaram eliminar Deus ou as religiões de suas nações à força, e verá algo revelador que explica, o porque de o ESQUERDISMO à la Karl Marx só ser possível em um Estado Ateu e Ateizante. Bem, pelo menos foi isso que tentaram. Vide a extinta/ex URSS!

Quanto à jornalista, creio que talvez ficasse de bom tamanho chamando-a apenas de uma jornalistinha mequetrefe ou uma garotinha do "buchão", jornalismo vagabundo, não!
Rodrigo Müller disse…
Eta Jesus... Seu Silas cada vez mais saidinho e mesmo assim a carteira de clientes de sua igreja continua aumentando... Que país é esse ??

LAMENTÁVEL !!!
Anônimo disse…
cala boca malafaia!!! ele tá precisando dum tratamento mental.

cuiabá -mt
Silas Malafaia, o que mais poderia se aproveitar de um líder religioso que vem a público mostrar o caráter revanchista, mesquinho e chulo?

Fé cega, faca amolada!
Agislânia disse…
Engraçado como ele sempre vem com uma desculpinha esfarrapada pra dizer que "não foi bem isso que eu quis dizer". Vai ser covarde assim lá na... esse tipo de desculpa trouxa só engana analfabeto que não sabe interpretar texto. Se ele sempre fala o contrário do que quer dizer não deveria andar concedendo entrevista por aí.
Anônimo disse…
Pablo, vai estudar antes de usar a história como argumento para sua posição... falou besteira!
talvez é por isso que o Malafaia tenha tantos clientes, falta estudo, análise critica e capacidade discernimento.
A palavra "tramp" só pode se referir a pessoas, nunca a textos. Ele está tentando remendar o que não pode ser remendado.
Anônimo disse…
Normal ele mudar de ideia. Nem o deus dele sabe o que quer:

"Deus não é homem para que possa ser falso; nem filho do homem para que se arrependa (mude de ideia). Deveria ele falar e não fazer, ou prometer e não cumprir? Números 23:19"

Mas então...

"O Senhor (Adonay) arrependeu-se (vayinachem) de haver feito o homem sobre a terra e doía em seu coração.
Gênesis 6:6"

"Lo ish el vichazev uven-adam veyitnecham hahu amar velo ya'aseh vediber velo yekimenah" Números 23:19
"Vayinachem Adonay ki asah et-ha'adam ba'arets vayit'atsev el-libo." Gênesis 6:6
dylanricardo disse…
O protestantismo medieval dessas seitas capitalistas beiram ao fanatismo islamico. Um dia...um dia o ser humano chegara a um grau de racionalidade e consciencia que nao precisara de deuses nem de religioes insanas para ser feliz.
Cala a boca todo mundo que diz coisas que eu não gosto! disse…
"Cala a boca Malafaia", "Cala a boca Datena", "Cala a boca Bolsonaro", "Cala a boca Reinaldo Azevedo"...

São alguns dos slogans dos militantes gays e ateus que demonnstram que eles não são autoritários, que são tolerantes e democráticos e que amam de todo coração a liberdade de expressão.
Malafaia é feitor! disse…
MalaHITLER é que quer calar a boca de todo mundo e deseja o direito de ofender exclusivo para ele.Ofender livremente é direito dele e aos outros cabe fechar a boca e baixar a cabeça.Art 129 da lei 45677729089/2011 do código de intolerância do Malafaia(MalaHITLER).
Anônimo disse…
Malafaia ensinou as pessoas a chamarem qualquer pessoa que defenda os direitos das minorias de "gyzista".Malafaia chama ateus de atoas e por aí a coisa caminha.
Anônimo disse…
Para uma entrevista vagabunda, o que sobrou foi só a intriga, Malafaia.
Vê se toma uma colher de Simancol e perceba que você só suja o nome de sua "igreja" e o seu nome. É de Deus usar uma palavra tão chula quanto "funicar", ou você cantou subliminarmente o rapaz que supostamente editou seu vídeo?
Se assume, Malafaia!
Anônimo disse…
Mesmo que tenha sido para um artigo, é uma falta de respeito enorme com o trabalho dela, e é só isso que deve ser aproveitado sim, não merece nem uma palavra no jornaleco mais humilde e pequeno...
Unknown disse…
Paulo, você precisa ler corretamente a Licensa Creative Commons Share-Alike que você supostamente usa em seu blog: em NENHUM lugar da página consta a marca da Licensa ou qualquer texto se referindo a ela. Uma Licensa só é válida se ambas as partes cumprem as determinações nela descritas. Em caso de dúvida, consulte um advogado (eu NÃO sou um).
Anônimo disse…
Imagine pessoas do naipe do Malafaia crescendo em popularidade, adentrando na politica (como acontece hj no Congresso Nacional:80 parlamentares e todos intolerantes). Uma ameaça ao Estado Laico. Prova disso foi a tentativa do Dep. Pastor joão Campos em querer criar lei para permitir às Associações Religiosas (diga-se evangélicas) em interferir sobre o que é constitucional e inconstitucional no STF> Imagine a vida de homossexuais, umbandistas, ateus e outros como ficaria...
Laura disse…
Que vergonha! Como pode alguém, que se diz cristão, usar um vocabulário desse ao dirigir-se a uma mulher? E, como não dizer, de um homem com forte caráter machista!

Senhor Silas, por que não vai para o inferno converter o Capeta?


Como não sou religiosa, o senhor não é pastor e nem pastô.
Anônimo disse…
Que interessante...você admira pilantras e pessoas corruptas? Que belo exemplo, hein???
Natalino Jr disse…
Verdade, se tivesse uma só chance se quer, também iria direto em processo contra esse energúmeno.
Leka disse…
Logo ele que reclama que não tem liberdade de expressão, o que ele fez cm a jornalista foi o quê então??? quer dizer que a mesma não pode expressar-se sobre a vida dura dos ateus no Brasil??tenhamos cuidado cm esse ditador religioso...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 renuncia; sucessor vai ser escolhido até a Páscoa

Ratzinger disse "não ter mais forças" para o cargo O papa Bento 16 vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. É a primeira vez que isso ocorre em 600 anos. O discurso ocorreu entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão). Os bispos brasileiros disseram  que foram pegos de surpresa. O  L'Osservatore Romano , jornal oficial do Vaticano, informou que Ratzinger tomou a decisão em março de 2012, durante visita ao México. Na ocasião, ele foi visto andando com uma bengala. O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi. Em comunicado, Bento 16, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avanç...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Devoto que perdeu perna por causa de crucifixo processa igreja

Jimenez estava pagando uma promessa quando o crucifixo caiu O imigrante mexicano David Jimenez (foto), 43, de Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque (EUA), está movendo ação contra a Igreja Católica com o pedido de indenização de US$ 3 milhões (R$ 6 milhões) por ter perdido uma perna. Um crucifixo de 300 quilos de um memorial de uma igreja católica esmagou a perna direita de Jimenez no dia 30 de maio de 2010 quando ele limpava-o em agradecimento pela cura de sua mulher. Ele relatou no processo que o crucifixo estava preso por um único parafuso. A peça de mármore se espatifou, e o maior pedaço atingiu Jimenez. Kevin Kitson, advogado do mexicano, disse que seu cliente é católico devoto, tanto que fez a promessa de limpar o crucifixo gigantesco durante o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em Delia, sua mulher, em 2008. Segundo Jimenez, a limpeza foi autorizada pelo responsável pela estátua. O casal está nos Estados Unidos há pelo menos 20 anos. Tem três filhos, ...