Pular para o conteúdo principal

Presidente ateu desagradaria 67% dos americanos, diz pesquisa

Do total dos eleitores americanos, 67% se sentiram pouco ou muito desconfortáveis com um ateu na Presidência da República. Foi o que relevou a mais recente pesquisa do Public Religion Research Institute com dados colhidos em setembro.

A pergunta sobre essa questão foi feita a eleitores da seguinte maneira: “Você se sentiria muito confortável, um pouco confortável, um pouco desconfortável ou muito desconfortável tendo como presidente um ateu?”

Entre os eleitores que votam no conservador Partido Republicano, 80% deles se sentiram “desconfortáveis” com um ateu na Casa Branca. Em relação aos democratas, o índice foi menor, mas ainda assim elevado, 70%, acima da média geral. Para os eleitores de partidos independentes, a taxa foi de 56%.

A rejeição dos eleitores a um hipotético presidente ateu é maior do que se fosse um muçulmano, que deixaria 64% do total em situação de desconforto.

A maioria das questões da pesquisa está relacionada ao assunto mais discutido no momento na política americana: a possibilidade de um mórmon, o Mitt Romney, sair candidato nas próximas eleições presidenciais.

Do total dos eleitores consultados, 42% se sentiriam desconfortáveis com um mórmon no lugar de Obama.

Com 28%,  um evangélico teria a menor taxa de desconfortáveis

Nos EUA, Assembleia de Deus cresce mais rápido que a população.
julho de 2011

Ateísmo.

Comentários

Anti-Estados Unidos disse…
O deus dos americanos é o dinheiro, o jesus, as guerras e a bíblia, a corrupção a bem da falsa democracia. Aquele país é tão corrupto quanto o Brasil, a diferença é que se trata de um país que tem um modelo de corrupção diferente: há suborno de bancos americanos a países africanos ou emergentes, não há saúde pública, conspirações para cometer guerras e um enorme lobby religioso de ordem racista e separatista. As "ordens" protestantes como KKK ainda são fortíssimas por lá.

Que os EUA CAIAM em sua ganância, separatismo e religiosidade demagoga! O americano é o povo mais dissimulado quanto ao falar em deuses, pois lá, a religião tem um poder de governo cruel, racista e separatista.
Cláudio disse…
67%? Os ateus estão crescendo hein? =)
Anônimo disse…
Eu achava que a rejeição aos ateus nos Estados Unidos fosse maior, uns 99%, rs, rs.
Israel Chaves disse…
Esse resultado já era esperado, em quase todo lugar existe a certeza de que ateus comem criancinhas no café da manhã. O bizarro é ver que eles prefeririam um muçulmano a um ateu, isso sim é esquisito, considerando a rixa deles.
Não ter amigos imaginários é pior do que ter um que seja inimigo do seu.
Caruê disse…
Outro ponto importante em relação a educação, com exceção das grandes universidades o povo é completamente ignorante. O ensino fundamental e médio é comparável ao do Brasil. As vezes me pergunto como um país que não tem sistema de saúde e uma grande parcela da população ainda acredita que a terra tenha 6 mil anos pode ser chamado de primeiro mundo.
Anônimo disse…
Eu pensei nuns 80%.
Anônimo disse…
nada de novo.... o povo dos EUA anda bitolado
Avelino Bego disse…
Não seria o mesmo percentual por aqui?
Anônimo disse…
Eita povo ignorante . Eles já tiveram presidentes ateus e deistas(os "ateus" ante-seleção-natural) e provavelmente Barack Obama seria no minimo agnóstico,já que não é muito de falar de seres imaginários no momento e inclusive incentiva os jovens à usarem a razão .
Anônimo disse…
E quem disse que eles nunca tiveram presidentes ateus?
Joaquim disse…
Um presidente norte americano que foi ateu, pelo menos no deus de abraão, Thomas Jefferson, 3º presidente dos EUA. Umas de suas frases foi:
"Chegará o dia em que geração mística de Jesus, pelo Supremo como pai, no ventre de uma virgem, será categorizada junto com a fábula da geração de Minerva no cérebro de Júpiter. - tirada do livro God Delusion de Richard Dawkins"

Mesmo que esta citação não seja real, isso me parece inevitável, porém é improvável que isto esteja próximo de acontecer. E ainda pode surgir uma pior.
Eu tenho esperanças , não fé(para os cristãos que confundem esperança e fé), de que todo esse obscurantismo acabe sem deixar frutos ainda mais podres.

Parece que a maioria dos norte americanos esqueceram de seus presidentes ateus, ou pensem que eram religiosos. O que é um erro crasso. O que é bem aceitável se a maioria for cristã, que parecem tampar os ouvidos e fechar os olhos para algo que ameace seu mundo imaginário. Enquanto tampam os ouvidos e olhos para o que é real, os líderes que são religiosos e os próprios líderes religiosos vão continuar a se aproveitar destes ingênuos para seus próprios fins lucrativos.
Anônimo disse…
Se brincar, o número de ateus nos EUA é menor que aqui no Brasil. Lá é terra do teísmo enrustido e dos bêbados cristãos.
Anônimo disse…
Curioso não pesquisarem em relação à católicos. Quanto à rejeição aos ateus me surpreendeu o número, realmente pensei que seria maior.
Quanto ao Joaquim não esqueça que conhecimento histórico é exaustivo e complicado mesmo num sistema educacional bom, pior ainda num sistema deficiente. Até hoje ouvimos alguns dizendo que Hitler era ateu. Muitos americanos pensam nos "pais fundadores" como cristãos. Mesmo no Brasil, pergunte paras as pessoas se elas lembram de algum presidente ateu ou provavelmente ateu. Ou se alguém estudou sobre a presença da inquisição no Brasil.
Muitas coisas nem são mencionadas ou mesmo tratadas tão superficialmente, claramente omitindo verdades e manipulando outras, que mesmo um bom estudante teria dificuldades de saber isso.
yami karasu disse…
É a velha mistura:

Bitolação religiosa + associação de ateísmo com o comunismo = o resultado da pesquisa....
Anônimo disse…
Eu acredito em Deus, mas acho engraçado como se tem medo de Ateu, como se tivéssemos brilhantes exemplos de não Ateu na história da humanidade, como se as religiões não tivesse sido as causadoras das mais cruéis de tantas guerras,de preconceitos e seus seguidores os mais sanguinários assassinos, pedófilos, enganadores, ditadores, e coniventes com todo tipo de violência dos estados, tendo em vista que tinham muita influências sobre eles, entre outras. Fatima.
Anti-Estados Unidos disse…
É isso mesmo! Os americanos tem um medo engraçadíssimo do comunismo. E é muito comum eles aliarem qualquer ideal socialista com comunista. Bem como também chamar ateus de comunistas. Eles pensam que se um presidente ateu governar o país, ele estará "fadando" aquela nação falida ao comunismo. Quem lhes mandou ficar em conflito com a Rússia durante a Guerra Fria? Agora a demência fóbica e com teor religioso está entre eles.

E é desses medos que surgem as diversas conspirações, muitas delas religiosas, contra o governo. E também as ramificações religiosas de ordem racista e separatista.


Não troquem 10 americanos por 1 brasileiro analfabeto.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih