Pular para o conteúdo principal

Agnósticos questionam a 'falsa certeza' dos ateus, afirma papa

Bento 16 elogiou os
 agnósticos pensantes
No encontro inter-religioso em Assis (Itália) promovido pelo Vaticano, o papa Bento 16, diante de 300 religiosos, elogiou  na quinta-feira (26) os "agnósticos pensantes" porque "buscam a verdade" e, com o seu exemplo, removem dos "ateus combativos" a sua "falsa certeza".

Ele disse que os agnósticos também são importantes porque "põem em causa" os crentes que consideram "Deus como sua propriedade". Para ele, os crentes que têm “uma imagem reduzida ou até mesmo deturpada de Deus” são, em parte, responsáveis pelas pessoas que buscam a verdade e não encontram Deus.

No entendimento do papa, os agnósticos, por questionarem tanto os ateus como esse tipo de crentes, têm um papel importante contra a  "decadência do homem e do humanismo".

Trata-se da segunda oportunidade em que Bento 16 se esmerou em elogiar os agnósticos. Em setembro, quando se encontrava na Alemanha, ele disse que os agnósticos estão mais “perto do Reino de Deus do que os fiéis de ‘rotina’”, que são aqueles que não têm fé nem buscam a verdade divina.



Quatro descrentes participaram neste ano do encontro de Assis: os filósofos Remo Bodei, Julia Kristeva e Guilherme Hurtado e o economista Walter Baier. 

Hurtado é o único agnóstico do grupo. Ele disse ter aceitado o convite para o encontro por acreditar na necessidade do dialogo em um mundo em crise.

Com informação do Corriere della Sera.

Ateísmo é radical demais; agnosticismo é melhor
por Marcelo Gleiser em abril de 2011

Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Vindo de uma múmia que diz ter certeza de seu amigo imaginário, sua crítica não tem valor algum. Basicamente ele esta criticando sua própria certeza.
E pelo que eu saiba a maioria dos ateus, são ateus agnósticos. Ou seja, afirmam que deuses não existem, mas não tem certeza. Da mesma forma que não podemos ter certeza absoluta que fadas, gnomos e etc não existem, sendo que esses são muito mais prováveis pelo seu “poder” limitado

E se o papa fala mal, é um ótimo indicador que devo continuar falando que superman "deus" não existe.

A ideia de um ser onipotente é extremamente infantil.
Rodrigo*
Cristian Z. R. disse…
Mais da contradição religiosa prá variar...
Unknown disse…
Papa, seu hipócrita! E quanto à sua falsa certeza?
Israel Chaves disse…
Ok... Então ter certeza absoluta de algo é ruim... Beleza. Quem é que faz isso mesmo há séculos? Aliás, quem é o líder do pessoal que faz isso? Hmmm...
E buscar a verdade e pensar é importante? Então por que eles costumavam queimar as pessoas que faziam isso? Hoje em dia não fazem mais porque não vão sair ilesos, mas ainda tentam usar poder político para acabar com quem tenta conquistar avanços... Não é?
Ou estou confundindo os siths? É que esse cara fala tantas coisas contraditórias que acaba confundindo.
LEGIÃO disse…
PLANO OPERACIONAL PAPAL

Título: Gerar conflito entre agnósticos e ateus

1 INTRODUÇÃO
Temos observado manifestações constantes contra o Santo Padre, implementadas por grupos compostos de ateus e agnósticos.

Esse plano põe em prática uma estratégia para dividi-los e dominá-los.

2 objetivos
2.1 Dominar, pelo menos, o segmento de agnósticos, trazendo-os para o seio da crença, tendo como consequência o isolamento dos ateus.
2.2 Criar situações que provoquem ciúmes entre ambos os grupos de descrentes;
2.Definir encontros e palestras que satisfaçam condições à concretização dos objetivos "2.1 e 2.2".

3 EXECUÇÃO
3.1 Definição de estratégia
O Santo Padre, nos encontros provocados por motivos diversos, tecerá elogios aos agnósticos e os usará como armas ideológicas contra os ateus.

3.2 Indumentária
Conforme culto mitraico antigo.

3.3 Adiministração
Santa Sé

3.4 Contatos
Secretário do Papa

3.5 Distribuição de cópias
3.5.1 Secretaria do Reich Papal
3.5.2 Maçonaria
3.5.3 Priorado de Sião
3.5.4 Illuminati

Assinado: Bento 666 - 650

Constantino é o nosso Salvador!
Se o papa pensa que com esses "elogios" baratos vai tentar nos puxar pro lado dele está muitíssimo enganado! Não somos crianças!

Estou totalmente do lado secularista!
Anônimo disse…
Elogiou os ''Agnosticos pensantes'' pena que os agnosticos não pode fazer o mesmo ao papa.
Anônimo disse…
A igreja é muito porca em todos os sentidos , pretenciosa arrogante nefasta podre ,arvoradora em juizo, Secularismo sim igreja não, igreja não serve pra nada, as pessoas precisam acordar e sair desta tolice.
Pronto falei.
Bia Alencar disse…
Quanta hipocrisia...
Bia Alencar disse…
Mas um motivo para eu ficar do lado dos ateus :D
Anônimo disse…
Os agnosticos são ambiguos e hipócritas
Os agnósticos não são ambíguos e nem hipócritas. Ocorre que muitas pessoas que se dizem agnósticas são ambíguas e hipócritas e se aproveitam do agnosticismo para se apresentarem em certa vantagem, para mostrar-se como "mais racionais" que os ateus e os religiosos ao mesmo tempo, etc.

Evidentemente quem age assim não é agnóstico, visto que o agnosticismo não pode ser uma dúvida essencial sobre um deus em especial, que curiosamente se parece com um velhinho barbudo que mora no céu. Esse agnosticismo que concede uma certa preeminência ao conceito teísta judaico-cristão não é agnosticismo de fato, mas apenas deísmo.

Spinoza e Einstein eram deístas. Ao citar estes dois nomes eu estou querendo dizer que não existem nenhuma desonra em ser deísta. A companhia é ótima. A desonra está em ser uma coisa e querer ser outra. A hipocrisia está em adotar um nome diferente para aquilo que você é.

Fica parecendo aquele respeitável sujeito que se dizia agenciador de profissionais de entretenimento adulto.
Cognite Tute disse…
Papa, seu hipócrita! E quanto à sua falsa certeza? (2)

Que bom que ele entendeu que certezas absolutas não são razoáveis.:-) É um passo para entender o ateísmo, a dúvida consciente e a ciêcia.:-)

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Jose Geraldo: "Fica parecendo aquele respeitável sujeito que se dizia agenciador de profissionais de entretenimento adulto."

Kkkkkkkkk..:-) Adorei o eufemismo, peço permissão para reproduzir quando necessário..:-)

Cognite Tute
Ele, o papa, parece que esqueceu que boa parte dos ateus também podem ser considerados agnósticos.

Perfeito. LI em algum lugar que as duas posições não são mutuamente excludentes.

Eu, por exemplo, não creio na existência específica de deuses definidos (Jeová, Odin, Tupã), mas não tenho opinião formada quanto a possibilidade de existirem formas de realidade que a ciência ainda não conhece e nem explica.

Isso quer dizer que sou ateu quanto àqueles deuses, mas agnóstico no resto.
Marcos Vinicius disse…
A definição que eu acho mais precisa (mas que certamente não é a única) é:

Teísta gnóstico: Acredita em deus(es) e considera ter certeza ou meios de obter a certeza de que ele(s) existe(m).
Teísta agnóstico: Não acha que seja possível provar a existência de deus(es), mas decide acreditar assim mesmo por alguma razão.
Ateu gnóstico: Considera possível ter certeza de que nenhum deus existe e que, de fato, não existem.
Ateu agnóstico: Não acredita em deus(es) por falta de evidência, mas não acredita ser possível provar de forma definitiva que não existem.

Eu e a maioria dos ateus que conheço estão na última categoria, a de ateus agnósticos. Poucos ateus têm "certeza" de que deuses não existem. Eu sei que eu não tenho. Da mesma maneira, pode ser que fadas existam e eu só nunca tenha encontrado uma. Se um dia tiver evidências, vou acreditar.
Israel Chaves disse…
Não acho nem que seja questão de ter ou não certeza; certeza é algo meio pessoal, não é um conceito absoluto. Pode-se até ter certeza, mas (nesse caso) não se pode provar. Como se prova a inexistência de algo? Eu tenho confiança de que definitivamente não existe deus. Mas como posso provar isso? Por isso digo que não posso dar certeza, ao falar disso para uma outra pessoa; mas para mim, não resta dúvidas.
É claro que se alguém me provar o contrário, não tenho como não admitir o erro e mudar de opinião. Ter certeza de algo não necessariamente significa estar fechado à novas evidências. Mas aí entra a parte de provar o sobrenatural e aí... Bem, estou esperando sentado. Jogando video-game.
Anônimo disse…
Bom... não tenho certeza também que não existem formas de realidade que a ciência ainda não conhece e nem explica. Mas não tenho nenhum motivo especial baseado em qualquer evidência minimamente sólida para acreditar na existência de tais formas de realidade. E enxergo que as minhas decisões pessoais em hipótese alguma podem ser feitas com base em um complexo conjunto de pressupostos ideológicos e regras de uma suposta existência que possivelmente sequer exista. Quero dizer: é possível existir "algo além", mas o melhor é levar minha vida ignorando tal possibilidade e não ficar criando expectativas infundadas e inúteis. Sei que assim pelo menos levarei a existência de forma livre e do melhor jeito possível. Ou seja, também considerando que ateísmo não é religião, me considero ideologicamente ateu e religiosamente agnóstico. Meu agir é partindo do pressuposto da inexistência de deus e de realidades alternativas; meu pensar é de, apesar de não crer em algo especial, saber da impossibilidade de afirmar tais inexistências.
Anônimo disse…
Acredito que existe uma substância tóxica no jiló, ainda não identificada pelos cientistas, que estimula fortemente o câncer. Ouvi falar de tal substância da amiga da tia da minha cunhada que escutou da avó dela tal fato inquestionável. E minha mãe, dizendo que jiló faz bem, insiste para que eu consuma tal veneno. Como ninguém ainda conseguiu me provar que esta substância tóxica e cancerígena dentro do jiló não existe, eu jamais irei ingerir jiló. Alguns pensam que tenho tal pensamento a respeito dele porque é amargo, mas juro que não é. Meus motivos são os mais nobres e estão relacionado à saúde.


É perca de tempo, desonestidade e prejuízo à capacidade intelectual levar a vida de acordo com crenças infundadas.
Senhora Crente disse…
Interessante!
Cada um quer falar mais bonito que o outro.
Quanto pedantismo, quanta vontade de ocupar o podium!
Um mundo ateu seria assim mesmo; pessoas inteligentes se exibindo, formando suas pequenas aristocracias, que se transformarão em oligarquias autoritárias.
Os pobres não terão vez num mundo ateu; a caridade vai ser substituída por bolsas-isto, bolsas-aquilo.
Do alto de seus prédios de condomínio os detentores de QI maior que a maioria da população vão comandar a limpeza étnica, o morticínio de aleijados e outros considerados seres de menor valor.
Vocês apontam para um futuro triste, racional, sem graça, cinza!
AlyneS2 disse…
As merdas que o papa está falando está me dando nos nervos. Eu tenho certeza sim e caso alguém consiga provar que Deus existe (kkkkkkkkkkk, se alguém provar kkkkkkkkk) eu acreditarei oras.
Cognite Tute disse…
Senhora cega: "Os pobres não terão vez num mundo ateu; a caridade vai ser substituída por bolsas-isto, bolsas-aquilo."

Já ouviu falar nos Médicos sem Fronteira? Pesquise no Google..:-)

E bolsas de ajuda, para matar a fome de quem não pode esperar, azem até mais que isso, aquecem a economia e aceleram processos econômicos. Não são a cura, mas um paliativo, mas não importa para quem tem fome.

Prefiro mil bolsas isso e aquilo, que falsa caridade cristã, que pretende evitar o inferno ou ganhar o céu.

Senhora cega: "Vocês apontam para um futuro triste, racional, sem graça, cinza!"

Tente dizer isso para os cidadãos suecos, finlandeses, etc, com maior IDH do planeta, suas vidas plenas, sua cultura, suas orquestras, suas artes, e maior índice de ateus e sem religião idem..:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
E o papa está interessado em diálogo?Não parecia...SISUDO,fechado,incoerente e segregador como só ele não dava sinais disto.
Marcos Vinicius disse…
Senhora crente: "Um mundo ateu seria assim mesmo; pessoas inteligentes se exibindo"

E um mundo religioso, pessoas idiotas se exibindo, é melhor como?
pois é: para muitas pessoas é constrangedor ver pessoas inteligentes se exibindo. Talvez elas imaginem que inteligência seja algo vergonhoso...
Unknown disse…
Senhora Crente:"Um mundo ateu seria assim mesmo; pessoas inteligentes se exibindo, formando suas pequenas aristocracias, que se transformarão em oligarquias autoritárias."

Essa eu deixo que Jesus responda:

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, trasbordando, vos porão no regaço; porque a medida de que usais, dessa tornarão a usar convosco.
Lucas 6:37-38

Mas não se preocupe, "Senhora Crente", porque "crente" quer dizer aquele que crê, e não aquele que segue os ensinamentos. Infelizmente.

Racionalidade, minha senhora, não faz com que ninguém seja frio. Ou você nega que o próprio Jesus Cristo tenha sido alguém racional? Buda era muito inteligente. Gandhi era advogado e tinha muita retórica. E todos eles eram tão frios que abandonaram toda a riqueza para ficar mais próximos dos pobres e poder ajudá-los com seus sofrimentos.

E ateísmo não torna a ninguém frio da mesma forma. Angelina Jolie e Charlie Chaplin que o digam.
Caruê disse…
Os agnósticos questionam a certeza dos ateus, mas não questionam a certeza dos cristãos. A lógica do Papa nazi é um shows de horrores.
Senhora Crente disse…
Saiam da caverna e vocês verão que o dono do blog procura manter vocês alimentados todos os dias. Ele traz as latas de lavagem e as joga para vocês. Vocês se atiram avidamente tentando saciar sua miséria interior.
Vocês vagam de site em site, de post em post procurando alguém que se importe com suas opiniões, já que não encontram isto no mundo real. Na verdade são uma multidão esquecida de Deus e só servem para movimentar um sistema de publicidade e propaganda.
No final do dia certamente vocês veem que nada construíram para suas vidas. Vocês foram viciados à moda antiga com uma ferramenta nova, a internet e estão condenados a morrer sem encontrar significado para suas vidas.
Marcos Vinicius disse…
E, no entanto, você vem aqui da mesma maneira que a gente, lê os posts da mesma maneira que a gente e comenta da mesma maneira que a gente. O que isso diz sobre você?
Senhora Crente disse…
Diz que eu voltei à caverna, falei sobre o que vi pra você e você não acreditou.
Unknown disse…
Senhora Crente: "Vocês vagam de site em site, de post em post procurando alguém que se importe com suas opiniões, já que não encontram isto no mundo real. Na verdade são uma multidão esquecida de Deus e só servem para movimentar um sistema de publicidade e propaganda.
No final do dia certamente vocês veem que nada construíram para suas vidas. Vocês foram viciados à moda antiga com uma ferramenta nova, a internet e estão condenados a morrer sem encontrar significado para suas vidas."


Engraçado como você pode se dizer cristã e julgar um monte de pessoas que você nem sequer conhece sem ter qualquer fundamento para tais afirmações. E depois ainda tem a coragem de dizer que nós é que somos insensíveis.

É até pleonasmo dizer que nada do que você disse se aplica.

Pessoas se importam, sim, com a minha opinião na vida real.

Quem mais movimenta publicidade e propaganda, e especialmente dinheiro, é o cristianismo. É só alguém aparecer na TV falando "glória a Deus" que o povo aplaude. Se for político, ganha votos. Se for jornalista, mais pessoas acreditarão nas lorotas dele. Se for pastor, ganha dízimo.

No final do dia, eu durmo muito feliz e tranquilo. É muito provável que eu dê muito mais valor à minha vida que você, porque você vive a vida esperando pela próxima, enquanto eu procuro lutar contra a intolerância, como essa que você demonstra.

Como alguém pode dizer que esperar pela morte é um significado para a vida?

Você diz que saiu da caverna e voltou. Eu duvido muito, aposto que você nunca se permitiu sequer sair dela.
Senhora Crente disse…
Então, que assim seja.
Saiam da caverna e vocês verão que o dono do blog procura manter vocês alimentados todos os dias.

Eu não tenho como julgar, exclusivamente por suas palavras, se você está usando o termo "caverna" por ter tido algum tipo de contato com o mito da caverna, encontrado na obra de Platão. Se não teve, aconselho que leia desapaixonadamente. Não há desculpa para não ler, visto que é uma obra clássica (e básica) da filosofia, que possui boas traduções em português.

Somente depois de ter confirmação se você LEU a República ou não eu traçarei comentários sobre seu uso do termo "caverna".

Ele traz as latas de lavagem e as joga para vocês. Vocês se atiram avidamente tentando saciar sua miséria interior.

Como você pode julgar a "miséria interior" de pessoas que sequer conhece? Você não tem receio de substituir argumentos por ataques pessoais vazios?

Vocês vagam de site em site, de post em post procurando alguém que se importe com suas opiniões, já que não encontram isto no mundo real.

O fato de encontrar alguém que dê importância a uma opinião é uma medida de sua validade?

Na verdade são uma multidão esquecida de Deus e só servem para movimentar um sistema de publicidade e propaganda.

Quantos canais de televisão transmitem programação ateísta? Será que você não está invertendo as coisas não?

No final do dia certamente vocês veem que nada construíram para suas vidas.

Uma vez mais você julga a pessoas que não conhece, usando como medida excusivamente os seus sentimentos. Você acha isso correto?

Vocês foram viciados à moda antiga com uma ferramenta nova, a internet e estão condenados a morrer sem encontrar significado para suas vidas.

Todos estamos condenados a morrer, cedo ou tarde, e quanto a um significado para a vida, isso é algo que possui uma abrangência muito maior do que esta postagem.
Cristian Z. R. disse…
Quanta auto afirmação senhora crente? Isso deixa claro a fraqueza em que se baseia os seus conceitos. Aliás é nisso que a religião se constrói, auto afirmação e repetência... repetir, repetir e repetir incessantemente a mesma ladainha, impregnar no cérebro das pessoas uma mesma conversa até torná-la "real" para quem habita àquele mundinho. Hitler usava muito isso com os seus soldados e seus seguidores, os padres usam isso, os pastores também, os políticos e a publicidade. Infelizmente o mundo está assim hoje devido a essas inconstâncias morais e ao excesso de auto afirmação gerados pela incerteza.
yami karasu disse…
Vamos usar o msmo argumento do Papa contra ele (apesar de eu ser ateu):

"Papa elogia os agnósticos porque questionam a 'falsa certeza' dos religiosos. Pronto!
Marcos Vinicius disse…
A humildade do religioso que tem certeza de ter todas as respostas nunca deixa de me impressionar.
Charles disse…
Senhora crente = senhora troll
Charles disse…
Continuemos não alimentando os trolls...
Unknown disse…
Sinceramente, eu não vejo discutir com crentes fanáticos como alimentar os trolls. Eu vejo como uma forma de fazer eles entender que eles estão errados, que o mundo não é esse mundinho limitado em que eles vivem. E sim, ao contrário do que você pode pensar, isso funciona muitas vezes, eu já vi dar certo em mais de uma ocasião.
Charles disse…
Isso que é otimismo, colocar no mesmo parágrafo as expressões "crentes fanáticos" e "fazer eles entender que eles estão errados"... ou mais uma trollagem...
Douglas disse…
E eis que Senhora Crente é epicamente ownada pelo José Geraldo Gouvêa.

Sentido pra vida? Diga-nos, em poucas palavras, sábia "senhora", qual é o seu?
Unknown disse…
Não é trollagem. Como eu já disse, eu já fiz isso. Teve um individuo que achava as ideias de evolução e big bang estúpidas. Não exatamente que eu tenha convencido-o que as teorias da evolução e do big bang são verdade, mas eu consegui convencê-lo (ou ele se convenceu, não sei ao certo) a ter uma atitude mais humilde e não ficar discutindo como se ele fosse um "ser magnânimo superior". Ele foi de uma posição agressiva e raivosa (um troll clássico) a uma posição defensiva e razoável. Nem eu acreditei no que vi.

Caso queira ver, a discussão está aqui:

http://deusilusao.com/2011/08/15/4-deus-e-todo-poderoso

A discussão é enorme, mas veja a diferença entre os primeiros e os últimos comentários do "Deus & Ciência" (que depois mudou o nome para "Deus É Ciência", isso foi depois dele decidir parar de xingar todo mundo).

Enfim, Charles, desculpe-me se isso parecer proselitismo, mas por trás de cada troll há um ser humano. Para entender o troll, deve-se entender o ser humano. Atinja o ser humano que o troll desaparece.

Essa raiva que trolls costumam demonstrar nada mais é do que medo, medo da possibilidade de estar errado, medo da verdade. Eu acredito profundamente que, se você for capaz de identificar a origem do medo e combatê-lo, então a raiva também desaparece. É claro que é mais fácil falar do que fazer :) Mas é possível.

Eu não mostrei ao "Deus É Ciência" que ele estava errado, eu só fiz ele perder o medo de estar errado. Isso, acredito eu, já é o bastante para ele não ser mais orgulhoso. O resto é questão de tempo.
carlosqevedo disse…
E quem foi que disse que ateu precisa de certeza para alguma coisa? o que é que o homem pode saber com certeza? isto é viadagem do papa esse acobertador de pedófilos, disto eu tenho certeza. Eu e a maioria dos ateus que conheço simplesmente afirmamos que esta ideia ridicula de deus invisivel dos judeus é apenas um delirio da mentes fracas, afirmamos que com relação à REALIDADE tal ser não existe a não ser na cabeça dos alienados. Não preciso ter certeza de porra nenhuma, nunca soube que certeza é parâmetro ou requisito para se viver a vida. Convicçao é coisa de fanático fundamentalista. O papa, é apenas um palhaço erguido pelas ondas da história, mas vai passar. oImpério romano caiu, porque a ICAR não cairia, ainda mais erguida sobre uma mentira que a razão e o tempo estão corroendo.
carlosqevedo disse…
Porque é que os crentes estão apavorados? Eles vão para o bem bom do paraiso puxar o saco invisivel do deus judeu sanguinario e invisivel. Nós ateus somos minoria neste país. Ou será que um velho senhor ateu chegado meu tinha razão quando disse certa vez: todo crente quando ataca um ateu, não importa os argumentos usados,na verdade o significado é: Por favor seu ateu, voce que não renunciou à razão, convença-me que posso ser feliz sem ter que passar a vida inteira me anulando, prostado em reverencia ao nada, me pelando de medo de ir para um lugar ruim que alguma imaginação concebeu e o meu medo e ignorancia legitimam.por favor ateu, ataque meus argumentos e liberte-me de mim mesmo, nao abra mão de mim, eu só gostaria de ser um ser humano, pelo menos uma vez na vida, chuif, chuif, e parar de pregar mentiras e de praticar terrorismo psicológico contra o meu próximo e principalmente contra mim mesmo.
Anônimo disse…
Papa decadente, está desesperado porque vai perder sua vida de rei, sem fazer nada a não ser enganar trouxas.
Velho vagabundo, tem milhões embora nunca tenha trabalhado ou estudado alguma coisa que preste na vida inteira.
Se esse velho nazista babão viver mais alguns anos, vai ver o fim da igreja católica e, quem sabe, até da religião.
Anônimo disse…
Caro Jose,

Em vista da quantidade absurda de mensagens estupidas, onde o autor se confunde entre pensamentos que nao sao dele e a ingenuidade de usar com excelencia a linha de raciocinio logico (principios, hipoteses, tese, o conceito de prova,a questao da razoabilidade, consistencia,...)
Um livro de logica basica, antes de ficar usando palavras bonitinhas com pensamento dos outros e enumerando citacoes, se faz muito necessario.

Caro Jose, primeiro voce e esclarecido, vi isso pela sua mensagem. Voce tem alguma previsao para o papel do agnosticismo na humanidade (sinal de interrogacao)
Anônimo disse…
Jose voce e todo atrapalhado. Voce realmente sobra na lista de comentarios...
Gak disse…
A ironia é que crentes também possuem uma falsa certeza de que deus existe...
É um fanfarrão esse papa.
Anônimo disse…
Bom, acho que agora dá para ver né?

Agnósticos, o Papa apóia o agnosticismo. O PAPA CATÓLICO. Eu aconselho que vocês virem ateus logo! xD
Willian disse…
Eu penso que se aceita que pode mudar, então não é certeza, não é fundamento. Você acredita estar certo, é diferente de ter certeza(Por isso em ciência prova é prova científica, prova dentro de um contexto e não uma certeza). Eu sou agnóstico ateu, não tenho certeza, e acho que ninguém possa ter alguma, mas também acredito que não existam divindades, ou melhor, eu questiono a necessidade pela crença na existência de uma.
Anônimo disse…
Se o papa elogia tem algo cheirando mal no fundo...
Anônimo disse…
Agnóstico pensante, só se for de mentirinha, pois todo agnóstico é um crente enrustido... só está esperando uma oportunidade de se declarar crente. É só alguém mostrar um suposto vídeo que a mula-sem-cabeça passou pela floresta que eles acreditam.
Willian disse…
Agnosticismo é a visão de que o valor de verdade de certas reivindicações é desconhecido ou incognoscível. O agnosticismo é uma posição sobre a diferença entre crença e conhecimento, ao invés de sobre qualquer alegação específica ou crença.

Ou seja, há Agnósticos Ateus(Eu sou um), Agnósticos teístas, deístas(talvez) e etc...

A questão é que alguns ateus(Os positivos, neo-ateus, ou algum tipo de ateu cientificísta etc) pensam que os agnósticos são pessoas que não se decidiram entre ateísmo e a crença em divindades(Em cima do muro). Porem isso não é de todo verdade(Claro que naturalmente em foruns de debates vão aparecer deístas ou teístas confusos que se dizem 'agnósticos' que aceitam isso, mas que não são realmente agnósticos...), agnósticos tem um posicionamento.

A questão é porque temos apenas essas duas opções?
por que é interesse de alguns polarizar as coisas?

Tirando os agnósticos puros, a maioria pode acredita ou não em divindades, ver sentido ou não na metafísica em geral, considerar a questão atrelada a definição de divindade, só não tem certeza(No sentido em filosofia, como fundamento) e no geral pensam que NINGUÉM tenha certeza, por um desses motivos anteriores...

Há vários formas de agnosticismo(Como tinha no link que postaram antes)...
"Eu não sei e você também não"
"Eu não sei. Você sabe?"
"Eu não sei, mas também para que é que isso interessa?"
"Não sei. O que considera 'Deus'?"
"Eu não sei. Mas podemos criar um"

Claro que o papa se referia aos Agnósticos ateus ou puros e a certeza no contexto filosófico(Não como temos no cotidiano, de certeza não absoluta...) de algum tipo de ateísmo positivo. Eu penso que ele tem razão quando fala da importância do posicionamento agnóstico(Embora essa concessão seja política), mas penso em outro sentido...

Eu fui evangélico a vida quase toda, entrava em debates com ateus positivos que só questionavam minha inteligencia(Obvio que nem todos fazem isso, mas tem alguns...) e debochavam de tudo... Eu só fui pensar melhor sobre esses tipos de assuntos após um agnóstico ateus dizer, com humildade e honestidade, que a questão não era de escolha(Escolher acreditar como a religião parece indicar), que se chega a um ponto em que não escolhemos, apenas conseguimos ou não crer, mesmo que não tenhamos certezas... É ruim debater grupos no lugar de ideias, mas se tiver que escolher um lado, escolho o lado dos duvidosos e dos que não anseiam a certezas...

"Quando se é jovem se venera ou se despreza indiscriminadamente, sem considerar o conceito de valor do matiz, que é o melhor benefício da vida. Pagar um alto preço por não ter sabido opor-se aos homens ou às coisas a não ser com um sim ou não,..." [Nietzsche]
Anônimo disse…
Um cara que se declara agnóstico (não tem certeza) é porque nunca ouviu falar em deuses solares, epopéia de gilamesh e mitos antigos, como hórus, mitra, crestus etc, de onde se originou todas essas crenças idiotas. Na verdade, falta o conhecimento básico e ele não sabe se fica ou se sai correndo.
Willian disse…
Tem toda razão, foi assim que me tornei ateu... E talvez seja assim que muitos se tornaram e muitos irão se tornar(Ou ao menos, menos fanáticos). Acho que funciona melhor do que uma postura radical... Cada qual pensa da forma que quiser, mas eu compartilho da sua opinião...
Willian disse…
Eu li a epopeia de gilgamesh... antes de ser agnóstico eu fui deísta e ateu positivo. Conheço zeitgeist tb... E não acredito em nenhuma dessas divindades(Não tenho duvidas quanto a inconsistências de algumas delas), agnósticos não ficam presos a definições, há outras definições de divindades, como por exemplo o panteísmo e o próprio deísmo. Eu não vou cair na provocação e questionar conhecimento de ninguém, mas ter duvidas é ser questionador. Não precisamos trocar um preconceito por outro.
Willian disse…
Gilgamesh foi um rei de Uruk, e sua epopéia narra sua busca pela imortalidade, na qual ele perde todo o seu tempo de vida nesta busca vazia.
Willian disse…
A parte do diluvio é interessante tb... é que Utnapishtim(Ziusudra ou Atrachasis) teria sobrevivido a um diluvio enviado pelo Deus Enlil, na qual inclusive se arrependeram... Então Gilgamesh questionou a ele por ter sido o único a alcançar a vida eterna, se não me engano, sobre como ele poderia lhe dar informações sobre, parte de toda a epopéia é entorno de encontrar a esse velho... é muito interessante. Muito alem apenas servir como argumento contra a deidade cristã. Estou lendo agora o Anticristo, recomendo também. Ter duvidas, é questionar as certezas alheias, seja por parte de 'céticos' ou de fanáticos religiosos. Eu não tenho duvida quanto a acreditar, eu não acredito, eu duvido é que alguém tenha alguma certeza(Prova, fundamento...). Se alguém tiver, que apresente... abrç
Exatamente.
eles confundem (ou fazem de propósito) acreditar em algo, com ter certeza de que algo exista.
Mais um exemplo de acreditar sem evidências...
Incrível hein? Só as pessoas do seu grupinho que "podem" ser felizes.
Não precisa ser especialista pra ver que isso é uma postura irracional e infantil. Mais da metade do mundo não partilha da sua religião ;)
Anônimo disse…
Eu sou ateu. O meu Deus é o Deus de Espinosa.

Eu respeito não apenas seu ponto de vista mas a forma como você atingiu ele, Willian, parabéns.

Octavio Milliet.
Anônimo disse…
Em primeiro lugar, devemos conceituar o que seria exatamente um "deus". Dependendo do conceito que se tem de "deus", posso sim AFIRMAR que ele não existe. Por exemplo, o deus cristão e de qualquer outra religião humana baseada em escritos "sagrados" são facilmente desconstruidos bastando analisar criticamente a obra que lhes dá origem. Agora, quanto a um "deus" suprareligioso, provindo de algum tipo de evolução natural, ao estilo mitologia Marvel, tipo um ET ultra evoluido tecnologicamente, este realmente não há como afirmarmos se existe ou não de fato.
Pessoalmente, não considero um ET ultra evoluido tecnologicamente como um "deus", logo, afirmo que deuses não existem de fato.
Willian disse…
vlw ^^
Anônimo disse…
Uma merda teu comentário.
Unknown disse…
Einstein morreu negando deus......... procure se informar mais..........
Unknown disse…
Eu não sou agnóstico. Eu sou ateístas. E pra mim os agnósticos são faltosos e muito estudo sobre a história de nossa civilização e sobre as "linhagens" da religiosidades em nosso planeta. Não existem evidencias contundentes de intervençaõ sobrenatural ou inteleigente na criação do tudo, porque o tudo teve um início sob acondicionamentos atômicos e não intencionais.
Unknown disse…
Só que essas personalidades, acima, caríssimo, viviam sob preceitos e costumes e isso não justificam que os ateístas querem erguer uma aristocracia. Estamos apenas saindo do armário e, diga-se de passagem, agradeça-nos por essa nossa atitude.
Unknown disse…
Simples!! Agnósticos, pra mim, são preguiçosos intelectuais. E são desinformados quanto à história de nossa civilização e quanto às linhagens das inúmeras vertentes das religiosidades em nosso mundo..... Não se preocupe. Nós ateístas continuamos a inventar tecnologias e pensar pelos agnósticos que são covardes intelectuais.
Unknown disse…
Ahuhuhu Está se incomodando com a universalização da dúvida? Isso significa que seu poder está chegando ao fim.
Unknown disse…
Pois eu não pretendo me aproximar deles.... A iniciativa tem de vir deles... Eu jamais os abordarei.
Unknown disse…
Você só irá dirimir sua dúvida quando estiver disposto a arregaçar as mangas e estudar, estudar, duvidar, estudar, duvidar... Superstições são entraves pra se aproximar da realidade, mas o que eu posso dizer a você é que essa realidade(tudo) segue um curso como um rio: indiferentemente e essa indiferença da realidade é implacável. Mas perceba que atomicamente fazemos parte dessa realidade.
Unknown disse…
Eu não tenho essa iniciativa de convencer alguém......... Eu nunca farei isso. O que eu faço é apenas jogar minha percepção e não cabe a mim e nem a você abordar e faze-lo mudar... O que você fez foi errado... Eles é que têm que buscar a verdade e derrubar seus próprios medos... Porque você não poderá mudar as mentalidade em sua maioria.... O que você fez foi jogar uma gota de agua o oceano: ou seja: não fez difenrença. O que tem de haver é uma revolução em massa dentro deles. Dessa forma as mentalidade poderão se libertar. Felizmente assim como no mundo e nas leis físicas pra haver renovação tem de haver destruição e isso cabe no campo das idéias.
Anônimo disse…
Eu achei até interessante o ponto de vista dele. Já o seu não foi nada aproveitável. Sou agnóstica.
Anônimo disse…
Eu sou Agnostico Ateista ,pelo fatos cientificos e historicos a prova o suficiente para descartar a existencia religoes seus deuses e mitologias,

O que nao ha como descartar e a existencia de uma eventual entidade criadora hipotetica,apesar de ser muito improvavel sua existencia e nao haver nessecidade para tal entidade existe algo que evidencias cientificas ja demostram

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes