Pular para o conteúdo principal

Na Turquia, promotor pede prisão de cartunista por insulto à religião

A Promotoria Pública de Istambul (Turquia) pediu à Justiça prisão por um ano do cartunista Baruter Bahadir sob a acusação de ter feito uma caricatura que insulta os “valores religiosos” de parte da população.


A caricatura foi publicada na revista de humor Penguen. Ela mostra fiéis em uma mesquita, destacando um deles que fala pelo celular com Deus para pedir desculpas por não poder ficar até o fim da oração porque tem o que fazer. Na parede da mesquita (no círculo em vermelho), está escrito: “Não há Deus. Religião é uma mentira.”

A maioria (mais de 95%) dos 72 milhões de habitantes da Turquia é muçulmana, com cerca de 66% de praticantes. Ateus e agnósticos correspondem a 3% da população. O regime de governo é república secular.

Em fevereiro, quando a caricatura foi publicada, a Penguem sofreu duras críticas de muçulmanos, o que a levou a pedir desculpas.

Na época, Bahadir deu uma entrevista lamentando haver na internet uma campanha de ódio contra ele e a revista. Disse que assumia toda a responsabilidade pela caricatura e que ela, portanto, não reflete a opinião da Penguen, que lhe concedeu um espaço de “liberdade total”.

Com informação do Daly News Turkey.

Muçulmano pede indenização por acreditar que Coca-Cola tem álcool.
fevereiro de 2011

Fanatismo islâmico.         Religião contra liberdade de expressão.

Comentários

LEGIÃO disse…
Penguem o Bahadir...
Os crentes vivem reclamando que a liberdade de expressão deles estão ameaçados e blá-blá-blá, mas ficam revoltadinhos e querem matar geral quando alguém "blasfema" contra seus deuses e dogmas. Acho isso uma puta hipocrisia.

Por isso devemos lutar por um mundo secular e botar esses fanáticos no devido lugar deles, nos templos!
Anônimo disse…
Essa "atmosfera"acinzentada não estaria relacionada a uma alta concentração de gases?rs...
Anônimo disse…
Ao que tudo mostra, intolerância social é bem típico de fundamentalistas religiosos, sectarismo não é algo restrito aos movimentos sociais.
Anônimo disse…
Lugar de fanático é:

1)Ou no hospício;
2)Ou na cadeia;
3)Ou isolado do mundo real, bem longe da civilização.
Anônimo disse…
Ser ateu ñ quer dizer ser desrespeitoso c\ a fé de outros,assim como um ateu se sente incomodado c\ um religioso inconviniente q tenta a todo custo colocar Deus a força dentro de sua cabeça.O religioso tbm se sente humilhado pelas inconviniencias do ateu, respeito é bom e ainda funciona!
Fabiano disse…
E por que a charge é uma "falta de respeito"?
Dr. Ronnie disse…
Você está falando dos islâmicos.
Nós, os evangélicos, não temos nada a ver com isso.
O caso é que cada religião pensa e age diferente.
Por exemplo: o Papa não mandou matar ninguém quando colocaram nas telas "Je Vous Salue Marie", ao passo que o Alaitolá Khomeini cotou a cabeça de Salmon Rushdie por causa dos "Versos Satânicos". Cada fé tem sua própria autonomia. São como países diferentes: a lei de um país não vale no outro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes