Pular para o conteúdo principal

Lésbicas do Sul pedem a retirada de crucifixos de prédios públicos

Ana defende a separação
formal entre Estado e igreja
A LBL (Liga Brasileira de Lésbicas) no Rio Grande do Sul vai encaminhar à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal de Porto Alegre uma petição para que sejam retirados os crucifixos das repartições públicas.

Ana Naiara Malavolta (foto), representante das lésbicas, disse que a entidade decidiu providenciar a petição por causa dos parlamentares que tomam decisão sob a influência das religiões, como em questões envolvendo a igualdade de direitos aos homossexuais.

“É preciso haver uma separação formal entre Estado e religião”, disse. Ela lembrou que a Constituição determina que o Estado seja laico.

O padre Leandro Padilha, da pastoral de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, rebateu a crítica de organizações que apoiam a LBL de que o crucifixo nos espaços públicos seja um símbolo exclusivamente católico. Para ele, o símbolo “representa algo mais”.

Mesmo assim, para resolver a questão, ele admitiu a fixação nas repartições de símbolos de outras religiões. “Deve existir diálogo entre pessoas com pensamentos diferentes.”

Afirmou que seria lamentável tirar “Deus das repartições públicas em uma sociedade já tão desumanizada."

A petição tem poucas chances de ser atendida, ao se julgar por comentário do deputado Alexandre Postal (PMDB), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia. Ele disse que os parlamentares devem se ater a assuntos mais importantes, como o combate às drogas e garantia de abrigos aos idosos.

Com informação do Zero Hora.

Comentários

Anônimo disse…
E o Estado Laico que vai pro buraco ne deputado?

Paulo Thiago
Leandro Santiago disse…
TODAS as religiões, viram? Inclusive as religiões pessoais e as minoritárias. Eu mesmo EXIJO a fixação de uma pratos de esparguete e almôndegas nas paredes das instituições, bem ao lado das imagens do unicórnio invisível cor de rosa (que quase ninguém vê, já que as imagens são invisíveis).

Falta Hades e Satanás no coração das pessoas. O que? Eles são deuses também.
Marcos Vinicius disse…
Acho que mais eficaz (e até mais interessante) seria mesmo exigir que coloquem símbolos de TODAS as religiões, inclusive as mais bizarras.
Talvez com uma redução ao absurdo fique mais fácil de entender o que o símbolo religioso significa em uma repartição pública.
Abbadon disse…
O crucifixo é o simbolo do Cristianismo. Nada mais que isso. Nao é "algo mais" como diz o padre.

Um olhar mais atento nesse simbolo revela apenas que é um meio cruel de tortura e morte, com larga utilizacao em tempos passados, com centenas de milhares de vitimas.
Caruê disse…
O crucifixo é um instrumento de tortura e morte.
Muito boa a iniciativa, mesmo que tal petição não seja atendida a iniciativa ira levar a um debate a respeito do laicismo palavra que poucos sabem o real significado.
Lucio Ferro disse…
Realmente existem coisas mais relevantes a serem debatidas, como por exemplo, o fim das reeleições infinitas para os políticos. Também poderiam trazer da china o saudável hábito de fuzilar políticos corruptos.
Anônimo disse…
Pois é, há os que até hoje admiriam tudo relativo
á tortura.
Headbanger Ateu disse…
A consciência da separação entre igreja e Estado dever-se-ia partir, naturalmente, da mente do próprio povo. O brasileiro sabe que vive sob o espectro da corrupção e da opressão religiosa. Daí, a exigência de direitos e cumprimento das leis só parte dos interesses pessoais, como é o caso dessas lésbicas e homossexuais. Que veem seus direitos sendo violados pela classe religiosa.

Isso quer dizer que a consciência política do brasileiro ainda está muito longe de ser uma questão de identidade. Isto é: não é algo que está no sangue do povo e que só surge quando é-lhe cabível. Do contrário, política não interessa.

A separação entre Estado e igreja deve mesmo ser efetivada e o povo tem mesmo de lutar por algo que já existe (sic). Até porque isso de fato, validaria a cultura e a cidadania de nosso povo, que em muito precisam ser trabalhados. Mas ainda assim, tem de partir da consciência política do povo e não tão-somente dos interesses.
Israel Chaves disse…
Sempre a velha desculpa de "temos assuntos mais importantes para cuidar"... É a desculpa universal de quem quer fugir de um assunto que não lhe convém.
Talvez fosse legal começar a fazer umas campanhas nesses lugares onde se recusam a tirar símbolos religiosos, de COLOCAR outros, para "incluir" a todos. Queria ver qual seria a desculpa para não colocarem estátuas satânicas, imagens de orixás, ídolos indígenas e todas as outras religiões marginalizadas pelos cristãos. Não pode tirar porque é sínmbolo de uma parte da população. Ok, então porque não pode colocar outros? E aí, como é que fica?
Eu realmente queria ver como responderiam a isso. São muito hipócritas.
Anônimo disse…
Aceitando a proposta de colocar todos os símbolos religiosos, me pergunto como ficariam dispostos os dos satanistas e ateus.
Entrariam com processo de preconceito religioso ?
O ateismo, para estes fins, seria convientemente considerado como não religião ? Talvez seu simbolo fosse a exata exclusão de todos os anteriores. E dessa maneira a petição citada daria no mesmo resultado.
Leandro Santiago disse…
@Anônimo, a "igreja do ateísmo" possivelmente exigiria que houvesse, em todas instituições públicas, cópias da constituição brasileira disponíveis para toda a polulação (se é que já não existe), bem como livros de ciência nas bibliotecas e escolas.
Anônimo disse…
Realmente acho uma afronta a fixação de crucifixos em prédios públicos, principalmente em tribunais e legislativos, pois a figura de Jesus, para os cristão ou não, é de uma pessoa que pregou a justiça e a igualdade entre as pessoas, e nestes recintos o que menos se vê, é justiça e respeito a igualdade na sociedade.
Matucho
roberto quintas disse…
Em qualquer aspecto, depois de uma leitura imparcial da bíblia e da história, fica bem claro que a desumanização foi uma das causas da imposição do Cristianismo.
roberto quintas disse…
digo, consequências.
Anônimo disse…
Está correto e é constitucional o que pedem.
Anônimo disse…
por que em vez de entrar na justiça para isto, nao vao ajudar crianças nas ruas, lutar contra crack e alcool. entrar na justiça pelo direito de crianças viverem fora de um ambinte de violencia. lutar por uma saude melhor e menos corrupção, ah é mais facil tirar um simbolo. Engraçado, prezam tanto que as pessoas sao preconceituosas e agora nao estao sendo? o que é mais facil tirar um simbolo do que lutar todo dia por um mundo melhor e mais justo. Vao fazer algo importante na vida e ajudar o proxima. ou quantas de vcs doam sangue todos os anos? dao uma cesta basica a uma familia necessitada, visitam um asilo? que hipocrisia, querer tirar um simbolo que algo que nao sao aceitas se nao fazem o minimo para fazer deste mundo melhor, vamos entrar na justiça para ter mais leitos em hospitais, vamos entrar na justiça para que os padres pedofilos vao para cadeia, vamos entrar na justiça para um currupto ir para cadeia e devolver tudo, tem tanta coisa mais importante, mas é mais importante pensar no proprio umbigo
Som e Vida disse…
Está claro que estamos experimentando uma tomada de comando;os bons costumes de outrora estão largamente sendo destronados.E o que se tem hoje é o abslutismo dos que pregam uma ideologia anti-natural, ainda vale a máxima bíblica:O salário do pecado é a morte.
Quem viver verá.
Anônimo disse…
Getblog.
Acredita que estas ameaçazinhas ridiculas surtam efeitos contra livres-pensadores? quanta ingenuidade meu caro teísta alienado (desculpe o pleonasmo). Se quem viver verá não é o caso dos mortos vivos que mobiliam os templos religiosos correndo atras de deuses invisiveis e imaginarios . as religioes com seus deuses fantasiosos estão apenas no começo do fim.
Anônimo disse…
Se for para retirar todos os símbolos religiosos, que seja também retirado dos tribunais, todas imagens e estatuas da deusa grega, adotada como simbolo de justiça .inclusive la de Brasilia. Vamos ser mais justos, e coerentes. A deusa grega de olhos vendados, simbolo de religião pagã, é religião também, me ofende como cristão, mas sabemos conviver com ela, pois que além de um simbolo representa atualmente a moral, pois que se tornou simbolo de onipotentes, assim como o algo mais da cruz que o Padre citou, ambos símbolos representam a moral, a família. Só quem é vampiro, não gosta de cruz. Que mania, e gente sem criatividade alguma, de tudo copiar dos Estados Unidos USA. Se por la comem melda aqui também tem que fazerem o mesmo? Antes de sermos Brasil, a Cruz já havia chegado primeiro. Procurem outro continente, quem não gosta da moral das religiões, o Brasil é País Cristão. E a deusa grega?
Anônimo disse…
voces não fazem a minima ideia no que tão querendo mecher ou mudar por que vc´s não muda também o calendário mundial. isso é uma coisa que já foi estabelecida se bem que uma imagem não muda em nada mas me parece que estão fazendo isso mais pra afrontar mesmo. vá em frente faça pior que isso e tenho o mesmo fim de quem sempre fez isso conseguiu muita coisa talvez lhes satisfaça. vc´s lésbicas e viados estão dando lugar para o demônio.os únicos que deveriam ser proibidos de se expressar em qualquer lugar são vc´s e se tidos como doentes contrários á lei natural.essa mulheres que querem isso devia era arrumar um negão pra coloca -las em ordem.
Anônimo disse…
Comentando sobre a remoção de crucifixos de locais públicos: "A Cruz não é um partido nem um símbolo político, mas um sinal de Jesus Cristo".
Se você não deseja ver um Crucifixo, que desvie o seu olhar. Até hoje, nunca se soube que "eles" fizeram mal a alguém. Afinal, hoje existem tantos símbolos "ocultos" de outros credos ou mesmo seitas que vemos todos os dias e muitos não percebem...
Mello disse…
O que a LBL tem a ver com isto?
E as lésbicas que sao crentes como ficam? Respondam!
Estão querendo aparecer desesperadamente, cada macaco no seu galho, este grupo existe para defender os interesses das lesbicas ateias?
Quem tem que fazer um pedido deste eh alguma associacao ateia ou cetica, que represente o interesse de 100% de seus membros.
Nao eh porque o pedido seja justo que tem que se ficar calado com quem quer cumprimentar com chapeu alheio.
Anônimo disse…
O crucifixo é mesmo a cara das repartições brasileiras, não tem peça mais apropriada do que ele, é o simbolo da tortura e da morte.
Anônimo disse…
Alguém ai percebeu o sobrenome daquela mulher que esta por traz disso?

Malavolta "Mal a Volta"!!!

Ainda mais com os simbolos satanicos do ocultismo!!! Bah!!!

Não é a toa que foge da Cruz!!!

Vá de retrooo satanasss!!!!!
Unknown disse…
crentes malditos, amazonas nunca se rendem preferimos morrer do que nos entregar.
Unknown disse…
mexer é "X" vá estudar e ler outro livro sem a "briba" ,não é a toa crente emsua maioria são semi-analfabetos

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas