Pular para o conteúdo principal

Bento 16 diz que sente vergonha da história de violência do cristianismo

da Reuters

O papa Bento 16 (na caricatura) reconheceu nesta quinta-feira (27) "com grande vergonha" o uso da força pelo cristianismo em sua longa história e disse que a violência em nome de Deus não tinha mais lugar no mundo contemporâneo.

O papa se pronunciou durante um evento ecumênico pela paz, no qual recebeu cerca de 300 líderes religiosos do mundo todo -- entre cristãos, judeus, muçulmanos, hindus, zoroastristas, taoistas, xintoístas e budistas. Ateus também fizeram parte do grupo.

"Como cristão, gostaria de dizer neste momento: sim, é verdade, ao longo da história a força foi usada em nome da fé cristã", disse em discurso às delegações reunidas na basílica de Assis, cidade natal de São Francisco.

"Reconhecemos isso com grande vergonha. Mas está muito claro que isso foi um abuso da fé cristã, algo que evidentemente contradiz sua verdadeira natureza", afirmou.

Essa foi uma das raras vezes em que o papa se desculpou por eventos como as Cruzadas ou o uso da força para difundir a fé no Novo Mundo. O falecido papa João Paulo 2o se desculpou em 2000 pelas falhas históricas do cristianismo.

Bento 16 condenou o terrorismo, disse que a história também demonstrou que a negação de Deus pode gerar "um nível de violência que não conhece limites". Falou que os campos de concentração da Segunda Guerra Mundial revelavam "com total nitidez as consequências da ausência de Deus".

Atriz americana ganhadora do Oscar chama Bento 16 de 'papa nazi'.
outubro de 2011

Comentários

Bia Alencar disse…
Ausencia de Deus no holocausto? Aquilo foi a maior representação do que a religião pode fazer com o mundo; Hitler era católico e até hoje ele não foi excomungado...por que será?
E agora vem com esse papo de ''que sente vergonha''? ok, finjo que acredito como voces fingem serem bons.
Elisa Maia disse…
Tava até indo bem, aí no final incorporou o Datena.
Anônimo disse…
Kakaka a igreja tendo que se redimir perante o mundo e ainda pedir desculpa pelos teus assassinatos, que igreja mais porca e canalha, é o mesmo que assassinos fazem, eles estraçalham com a vida das pessoas ,depois enfia uma biblia debaixo do braço e se dizem perdoados por ''deus'', pena que ''deus'' não teve a mesma consideração pela vitima .
Esta igreja é muito hipocrita e canalha e eles sabem muito bem disto.
Anônimo disse…
Ontem eles usavam a força física. Hoje usam a ignorância. Qual é a diferença? Velho hipócrita!
Anônimo disse…
Falou que os campos de concentração da Segunda Guerra Mundial revelavam "com total nitidez as consequências da ausência de Deus".

Tem certeza, Bentinho???
http://www.youtube.com/watch?v=Jr5Q5Volv88
http://www.youtube.com/watch?v=hp52nryX2-c
http://www.youtube.com/watch?v=aB42kEqbO_s
http://www.youtube.com/watch?v=nD16VSXbb38
Israel Chaves disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Israel Chaves disse…
Darth Sidious disse: "algo que evidentemente contradiz sua verdadeira natureza"
Acho que não, viu? Aquilo é EXATAMENTE a natureza do cristianismo. É EXATAMENTE o que o amigo imaginário de vocês mandou fazer; invadir, conquistar, matar, mutilar, escravizar, estuprar, depredar, etc, etc, etc.
Na época das cruzadas, conquistas e demais abusos de força por parte dos cristãos, eles estavam sim, seguindo a Bíblia. O que contradiz a verdadeira natureza do cristianismo é o que estão fazendo hoje, tentando ser "tolerantes", "ouvindo os outros", enfim, convivendo "pacificamente" com outras pessoas. Não é isso que a Bíblia manda. Ela deixa bem claro que quem não está com os cristãos, está contra eles. E que devem morrer.
Decide aí, Lord Sith... Está se contradizendo cada vez mais.

(Repostei porque deixei passar um erro de digitação terrível)
Cognite Tute disse…
Diz o velho ditado, depois que o sujeito não consegue mais dar maus exemplos, passa a querer dar bons conselhos..:-)

Se a ICAR não tivesse sido civilizada "a tapa" pelo Iluminismo, pela razão, e pela separação Igreja/Estado, ainda veríamos fogueiras queimando hereges, bruxas, infiéis, ateus e discordantes em geral.

Depois de absolver Galileu 400 anos depois de condenado, e de ficar triste devido a barbaridades da idade das trevas, daqui há aguns séculos quem sabe o futuro Papa peça desculpas por aumentar a epidemia de AIDS na África por mentir sobre a camisinha, e por ter perseguido e tornada infeliz a vida de milhares de homossexuais.

Quem sabe, é só uma esperança.

Cognite Tute
Diego disse…
Ele só está falando isso porque a influência da ICAR está diminuindo no mundo e se realmente tivesse vergonha dessa história,não tentaria desencentivar o uso da camisinha e certamente expulsaria qualquer padre acusado de pedofilia(hoje,eles só expulsam os padres que abusam de meninos,enquanto que os padres que abusam de meninas são "perdoados")
Lucio Ferro disse…
O nazi papa chico bento 16 é ex membro da juventude hitlerista, e a história mostra que a ICAR não só foi conivente com o nazi fascismo, mas também evitou que muitos criminosos de guerra fossem punidos, fornecendo abrigo, identidades falsas e meios de fuga para os camaradas das SS.
Anônimo disse…
Enquanto tava lendo a matéria, pensei que ele iria acabar falando sobre "ausência de Deus"...
Não é que foi mesmo...?
rsrs!!
O papa e seus subterfúgios...
Neste século, a ICAR irá preferir falar no termo "ausência de Deus" do que o "diabo" e tal...
Lucio Ferro disse…
E esse velho canalha, nazista e protetor de pedófilos, representante do deus dele na terra, vem a público para tentar por a culpa do holocausto na falta de deus.
Hitler era católico, assim como Himmler e outros criminosos de guerra.
Anônimo disse…
Cognite... esses videos demolem o papa
http://www.youtube.com/watch?v=Jr5Q5Volv88
http://www.youtube.com/watch?v=hp52nryX2-c
http://www.youtube.com/watch?v=aB42kEqbO_s
http://www.youtube.com/watch?v=nD16VSXbb38
AlyneS2 disse…
"Bento 16 diz que sente vergonha da história de violência do cristianismo"
O papa Bento 16...
ZZZZZzzzzz...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ótimo texto paulo, e a charge tá show.
No fundo mesmo ele continua com o discurso de "sem deus" tudo é ruim, mas ele mesmo adimitiu que "com deus" já fora tão ruim quanto o exemplo que ele citou... Já fora? Ainda é!!! Só que mais "escondidinho", porém devido a essa grande ferramenta que chamamos internet podemos identificar as falhas atuais do cristianismo. Por isso que o mesmo disse que a internet fragmenta a família... fragmenta o cristianismo, isso sim,que já anda mal das pernas.
abraços, Paulo.
LEGIÃO disse…
Algo grita à minha intuição que Lord Sidious tem lido muitas informações em sites ateus. Assim, tem montado discursos e encontros com a estratégia de surpreender os descrentes, falando o que eles pensam, e depois tentando torcer-lhes a mente em direção à crença.
Anônimo disse…
Perdeu a chance de ficar calado o pontífice ao tentar minimizar a gravidade dos crimes cometidos por seus antecessores.
Anônimo disse…
o campo de exterminio de Jasenovac (criado pelos nazistas croatas com as bênçãos catolicas) era dirigido por monges franciscanos....
Faixa crítica disse…
Posição situacionista. Casa direitinho com os tempos que vivemos.
Anônimo disse…
Quando que os comunistas vão pedir perdão por quase 100 milhões de morte no século passado.
Mais que em toda a idade média. Veja no Livro Negro do Comunismo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_Negro_do_Comunismo
Anônimo disse…
E os comunistas não eram ATEUS??
Bolchevik disse…
100 milhoões de mentiras... esse livro é um festival de mentiras! tende a minimizar os crimes nazis e dos EUA
Cognite Tute disse…
Anônimo disse...
E os comunistas não eram ATEUS??


Muitos provavelmente. Outros não. Mas eram outras coisas também, alguns torciam para o Dinamo, outros colecionavam selos.

Acha que colecionadores de selo cometem crimes por serem colecionadores de selos? Não?

Pois é, é isso que precisa entender, ateus que cometem crimes, não o fazem "por serem" ateus, mas por serem humanos e outros diversos motivos.

Essa é a crítica a religião, em seu nome, de seu amigo imaginário, de suas certezas, se matou muita gente. Ninguém foi morto em nome do ateísmo.

Ateísmo significa apenas não ver evidências de seres sobrenaturais criadores, deuses.

Ditaduras, comunistas, de direito, de esquerda, etc, mataram opositores diversos. Sim, o comunismo russo matou religiosos, mas também matou participantes de associações de bairro, clubes do livro, estudantes, etc.

Qualquer um que parecesse ser um problema ou uma oposição.

Pense, não dói (muito.:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
Pinochet e Videla mataram religiosos (dissidentes politicos)... com total conivencia do papa...
isso ninguem fala!
Anônimo disse…
O ATEU Karl Marx é pai do socialismo, Comunismo.
Este livro ( O Lado Negro do Comunismo) foi escrito por 5 historiadores franceses, cerca de 1000 páginas, muitos religiosos da época foram massacrados, quem tiver oportunidade de adquirir este livro, o faça.
Não tampem o sol com a peneira.
Anônimo disse…
muitos?? nao exagere... grande hipocrita... e esses religiosos "martires" eram terroristas
Anônimo disse…
Nem todo Comunista é Ateu, muito menos, dizer que todo Ateu seria um Comunista.
Porém sabemos com certeza que Hitler, Franco, Salazar, Pinoche, Bush........Todos Cristãos.
agoravaisaiadaki disse…
O que vai gerar violencia por parte dos ateus é esse maldito preconceito que os religiosos tem contra aqueles que não seguem suas asneiras. Quando um grupo de pessoas se opoe a ideias de um grupo de individuos, esses tendem a se unir mais e a se defender. A violencia verbal por parte de evangelicos/cristãos no youtube é prova de que a religião gera muito mais violencia do que a ausencia dela.
O papa foi sapientíssimo, e não era menos de se esperar de um papa; afinal, não conta ele com a infalibilidade em questões de fé e moral, com a inerrância? Puxa vida, como deve ser um filósofo papa! Ou um papa filósofo? Um gênio, esse Ratzinger. O máximo, no entanto, e o singularíssimo nó górdio da questão, é que mais uma vez; - tal como na questão do fideísmo e ceticismo o argumento de retorsão foi usado contra os adversários e o relativismo refutado -; o Vaticano deu um xeque-mate e um golpe de mestre! Coloca-se de novo à frente de todas as religiões, lidera-as, coordena-as; impõe-se desse modo ao governo global, ao Estado laico, como mestre PhD.de geopolítica e de controle social. "A ausência de Deus" não refere-se obviamente ao catolicismo de Hitler, mas ao Estado de exceção, em que o acordo (Concordata) com a Igreja é conspurcado e a fé(pública) violada. O Estado laico lentamente percebe que sem FÉ não se pode agradar Deus nenhum; menos ainda o verdadeiro, que é o Mercado! E a humanidade sem essa crença no paraíso artificial do consumo, nos céus e terra renovados esperança da ciência e tecnologia; VAI TRABALHAR PRA QUE? PRA QUEM?
Assim a Igreja dá um show de sociologia do trabalho e antropologia do conhecimento. Realmente, Mestra e Mãe, no bom e mau sentido, é a Igreja. Podem ladrar à vontade, a carruagem mais uma vez passou, e com denodo.
CARECA disse…
Vê-de Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus capítulo onze, versículos doze e treze: "Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos Céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. Porque os Profetas e a Lei tiveram a palavra até João." Entendendo, João Batista foi o precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Terminado, o tempo de João, ele foi preso e morto. Então, Jesus começou o seu ministério, subiu ao monte e pregou as Boas Novas, ensinando que o Reino dos Céus se conquista com Amor e Doçura, e não por forças, pois, através de força até João Batista, se buscava o Reino dos Céus, e violentos o arrebatavam. O Reino dos Céus é o Reino das Boas Novas.
Anônimo disse…
Beatriz Alencar,

Hitler não era católico!


Ele ainda fundou a sua igreja protestante para aproveitar a sua popularidade entre os luteranos e também usou os escritos de Lutero
Anônimo disse…
Uma coisa boa da religião é mostrar com clareza quem é retardado e que é saudável mentalmente.

Graças a ela podemos ver claramente a fronteira entre o mundo real e o reino da fábula.
Anônimo disse…
Citação de Anônimo:
Hitler não era católico!


Ele ainda fundou a sua igreja protestante para aproveitar a sua popularidade entre os luteranos e também usou os escritos de Lutero
31/10/11 05:10

Pois é, sempre soubemos que ele era teísta, mas os ignorantes da história teimaram em dizer que ele era ateu, quando o tempo todo ele era cristão.

Uma hora ou outra a verdade se revela.
Anônimo disse…
As autoridades eclesiásticas durante a 2ª guerra devem ter dito que tinham vergonha das atrocidades da "santa" inquisição. E agora a vergonha é do apoio ao Nazi-facismo. De vergonha em vergonha os Papas vão se sucedendo e criticando os anteriores.
Paulo Franco disse…
As pessoas tem a mania (ignorância) de confundir Religião, Comunismo, Capitalismo, Democracia, Ditadura. Colocam tudo num mesmo saco. SÃO COISAS DISTINTAS. O que provoca a opressão, genocidio, cerceamento de liberdade e direitos fundamentais, etc é o excesso de poder. Normalmente isso acontece nos Reinados, Impérios e Ditaduras. Os déspotas não tem limites para assegurar seu poder.
Infelizmente as Religiões também são instrumento eficientíssimos para o exercício do poder autoritário e ditatorial como podemos ver nas escrituras de diversas religiões e a história comprova isso. Desculpem, mas religião é uma grande armadilha.
Paulo Franco disse…
Só mais um detalhe, Karl Marx jamais pregou o extermínio de cristãos, muçulmanos ou outro tipo de religioso. A essência do comunismo ao qual ele tanto se dedicou, é a igualdade entre as pessoas, viver com justiça social. Comunismo, deriva de comun, deu pra entender ou quer que eu desenhe. Isso não tem nada a ver com DITADURA de Stalin (urss), Fidel (cuba), Pinochet (chile), Videla (argentina), Costa e Silva, Garrastazu, Médici (brasil), etc.
Anônimo disse…
No lugar dele eu teria vergonha do PRESENTE da igreja católica, e, sem dúvida, do futuro dela também, porque não mostra sinal algum de estarem melhorando
Anônimo disse…
Que hipocrisia , diz que se envergonha mas segue a bíblia, que tá cheia de exemplos de violencia.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz