Pular para o conteúdo principal

Crianças creem no inverossímil, no sobrenatural, nas crenças

por Inês Teotónio Pereira, do site português Informação

Para criança, quanto miais
 estranho e isotérico, é melhor
As crianças nascem crentes e crescem religiosas. Acreditam em tudo: em fantasmas, no Pai Natal, no lobo mau e na fada azul. Não peneiram crenças: acumulam-nas. São multicrentes. Não têm qualquer preconceito, e quanto mais esotérico, estranho e inverosímil melhor, mais credível. Mais sobrenatural e fascinante. E se houver ritos então é uma maravilha: podem brincar.

As crianças ainda não dividiram o mundo entre o que é normal e o que não é. Para elas é tudo normal e possível: estar em todo lado, ler as mentes, ser invisível, voar, ter asas. A lógica é castradora para os seus cérebros em evolução acelerada.

Por isso qualquer criança tem fé. Tem fé em Deus ou no Pai Natal, mas tem fé. Deve ser por isso que Nossa Senhora apareceu a três crianças; se tivesse aparecido a três adultos eles teriam fugido esbaforidos de braços no ar rumo à esquadra mais próxima e teriam sido entrevistados pelo jornal "Incrível" da época.

As crianças não duvidam, questionam. Fazem perguntas para esclarecer a fé, não por duvidarem dela. Querem pormenores: como é que não caímos do céu, como é que Jesus cabe em tantos corações, como é que o Pai Natal entra nas casas que não têm lareira, por que é que a fada dos dentes faz coleção de dentes?

Só quando deixam de ser crianças entram no campo da incredulidade e já não querem saber. Mas durante a infância são as ovelhas mais fiéis que uma religião pode ter. É que além do mais são absolutamente maniqueístas.

Nas suas cabecinhas existe o bem e o mal e os maus estão de um lado e os bons do outro; não se misturam, como no mundo dos adultos. Por isso aliam a religiosidade à justiça. É tudo mais fácil, portanto.





Pais não deveriam impor uma religião aos filhos, afirma Dawkins.
julho de 2009


Comentários

Anônimo disse…
Engraçado, os portugueses chamam o "papai noel" de "pai natal". rsrsrsrs
Caruê disse…
Acho que perdi a minha infância com 6 anos, já era um ateu e materialista Junior. A minha irmã tem uma amiga imaginaria quando tinha 3 anos e ela mesmo nesta idade sabia que tal amiga só existia na sua imaginação. Não subestime as crianças.
Abbadon disse…
Vou corrigir a alegacao:

As criancas nascem crentes em Thor, Zeus, Shiva, Brahma, Vishnu, Ahriman, Baal, Heracles, Ares, Siddarta, Allah, Quetzcoatl, Coelho da Pascoa, Fada do Dente, etc.

E no meio dessas mitologias, temos os mitos cristaos, judeus e islamicos. Nao adianta os crentes gritarem e espernearem, sao mitos sim. Nunca existiram na vida real.
Concordo plenamente com o texto, é assim mesmo a mentalidade infantil...

triste é ver tantos adultos fingindo ter a mesma mentalidade e inocência... alienação voluntaria da realidade...
Marcos disse…
Pior que tem muita gente que nunca sai dessa fase de acreditar em tudo...
LEGIÃO disse…
Em matéria de religião, o Crente mais virtuoso é aquele que não duvida e não questiona Deus e suas regras. Se duvidasse seria agnósticos; se questionasse seria cético.

A disposição de não duvidar e não questionar, impede o Crente de identificar as contradições, as desconformidades e a violência embutida nos atos de justiça divina.

Qualquer estudo começa com a pura e simples aceitação de certas condições. Assim, temos de aceitar que o Crente não é um investigador. Assim como o drogado não é um biólogo fazendo testes sobre a interação de substâncias psicotrópicas e o organismo humano. O Assaltante de Banco não é um especialista em segurança a testar as vulnerabilidades do sistema. Se bem que neste último caso...deixa prá lá!

A Criança crê enquanto não tem dados bastantes para desenvolver uma investigação. Então, se lhe dizem que tem um duende debaixo da cama, ela simplesmente aceita. Entretanto, se um dia ela toma coragem e resolve olhar embaixo da cama e não vê o duende, aí vem os questionamentos: - Pai, eu olhei debaixo da cama e não vi o duende! Prá onde ele foi? Então o pai ou diz prá onde foi o duende ou diz, finalmente, que tal criatura não existe.

Portanto, as Crianças não nascem crentes e sim com pouca informação. E, se não lhes forem negadas as respostas sobre Deus e o "Pai Natal", dificilmente se tornarão adultos crentes.
Anônimo disse…
Engraçado os brasileiros chamam o Pai Natal de Papai Noel, que é Natal em francês, que povo mais colonizado!
Anônimo disse…
Em francês, ele(papai noel)é o père noël, que quer dizer natal,na Inglaterra ,ele é o father christmas,que quer dizer natal.E natal,refere-se ao nascimento de Cristo.Os nomes do papai noel estão relacionados com Cristo ou sue nascimento em todo mundo europeu ou em países colonizados por eles.

Em outros países:
Kriss Kringle,Weihnachtsmann ou Nikolaus(Alemanha)
Kerstman(Holanda)
Juliman(Dinamarca)
Jultomte,Jultomten(Suécia)
Santa Claus(inglês americano)
Weihnachtsmann(Áustria)
Babbo natale(Itália)
Papá noel(Espanha e América hispânica)
Viejo pascuero(Chile)
Jolupukki(Finlândia)
Anônimo disse…
"Em matéria de religião, o Crente mais virtuoso é aquele que não duvida e não questiona Deus e suas regras. Se duvidasse seria agnósticos; se questionasse seria cético."

Traducao:

Cale-se, nao OUSE falar, nao ouse pensar, nao tenha opiniao propria, nao duvide, engula tudo o que eu falar, fique de quatro no chao, arraste-se miseravelmente, seja submisso e docil, nao duvide, SENAO...
Charles disse…
"As crianças nascem crentes e crescem religiosas."...parei aqui.

As crianças nascem atéias, depois com muita lavagem cerebral viram esses trolls de internet e tentam fazer a mesma coisa com seus filhos e com os que os circundam.
Anônimo disse…
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
Provérbios 22:6


É nisso que creio.

Cristão
Anônimo disse…
"Por isso qualquer criança tem fé. Tem fé em Deus ou no Pai Natal, mas tem fé. Deve ser por isso que Nossa Senhora apareceu a três crianças; se tivesse aparecido a três adultos eles teriam fugido esbaforidos de braços no ar rumo à esquadra mais próxima e teriam sido entrevistados pelo jornal "Incrível" da época"

Nisto vemos a sabedoria orgulhosa dos adultos.

"Não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
1 Coríntios 14:20 "

Cristão
AlyneS2 disse…
Que fofo Cristão, apareceu, andou sumido hein^^

Nhaaa, eu ainda me considerava criança quando virei ateia^^ Eu sinto pena dessas crianças que são levadas para a igreja a força T.T
Izaque Bastos disse…
tem cada comentario sabio aqui, noooosssa, sao todos especialistas na verdade e na razao.

crianças sao levadas a igreja a força? quer dizer que quando a criança vai pra escola quando nao quer ir é a força?é interessante esse pensamento.

crentes nao podem questionar?uai sô, entao sao robôs?crentes nao podem pensar?ui, entao crentes nao deveria existir?imagina se todos resolvem ser ateus, afff Willian Goldwin vai se remexer no tumulo.
"tem cada comentario sabio aqui, noooosssa, sao todos especialistas na verdade e na razao."

- Cala a boca, troll. Sua ironia e sarcasmo são ridículos, você é um ridículo sem esperança. Você está longe de qualquer verdade e razão.

"crianças sao levadas a igreja a força? quer dizer que quando a criança vai pra escola quando nao quer ir é a força?é interessante esse pensamento."

- Falácia do declive escorregadio. Eu sou ex-cristão, e desde criança eu era FORÇADO a ir a TODAS as reuniões da igreja, eu odiava, ficava ansioso pra ir embora e perguntava sempre pro meu pai ao lado: "já tá acabando?". E nunca fui forçado a ir para a escola, eu QUERIA ir pra escola porque eu QUERIA aprender a ler e escrever. Sacou?

"crentes nao podem questionar?uai sô, entao sao robôs?"

- É quase isso. Diria que são fantoches. Nunca vi um crente fundamentalista questionar sua fé, e quando um faz, acaba largando a fé, como eu. Interessante isso.

"crentes nao podem pensar?"

- Podem, mas não fazem.

"ui, entao crentes nao deveria existir?"

- Quem me dera.

"imagina se todos resolvem ser ateus"

- Utopia.

"afff Willian Goldwin vai se remexer no tumulo."

- Quem?
Anônimo disse…
Izaque,você é maluco?Querer equipar igreja a escola...NOS POUPE!!
Anônimo disse…
Froebel,Montessori,Piaget,Steiner remexeram-se no túmulo.
LEGIÃO disse…
Izaque Bastos disse: "crentes nao podem questionar?uai sô, entao sao robôs?crentes nao podem pensar?ui, entao crentes nao deveria existir?imagina se todos resolvem ser ateus, afff Willian Goldwin vai se remexer no tumulo."

Você demonstra sérias dificuldades em defender, seriamente, Deus e sua fé nele. Isso nos faz pensar que, talvez, você não queira mais defendê-los. Você, simplesmente, não acredita mais neles.

Nós entendemos a sua dor e nos solidarizamos com você da forma que for possível!

Você investiu muito, toda a sua vida, servindo diligentemente a Deus. Entretanto, ao entrar em contato com este blog, você passou a encontrar idéias que o levaram a pesquisar, a investigar, a fazer perguntas... Você passou a questionar sua fé em Deus. Daí a falta de argumentos eficazes.

Assuma suas dúvidas. Ninguém vai te julgar.
J.M. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
J.M. disse…
"Luan Cunha disse...
- Cala a boca, troll. Sua ironia e sarcasmo são ridículos, você é um ridículo sem esperança. Você está longe de qualquer verdade e razão."

---> Por outro lado, Luan, as asneiras que esse Izaque vomita aqui no blog, além de atestarem a ignorância gritante dele, servem para demonstrar os típicos "argumentos" utilizados pelos fundamentalistas religiosos para justificar a imposição de suas crenças a toda a sociedade. Até que esses trolls têm uma certa utilidade, não é mesmo? Eles esbravejam as "pérolas sagradas" que consideram verdades absolutas, mas que são facilmente refutadas.
AlyneS2 disse…
Nhaaa, fofo, uma escola é bem diferente de uma igreja. A escola é mais precisa, já a igreja nem tanto^^
AlyneS2 disse…
"crentes nao podem questionar?uai sô, entao sao robôs?crentes nao podem pensar?ui, entao crentes nao deveria existir?imagina se todos resolvem ser ateus, afff Willian Goldwin vai se remexer no tumulo."

Isso mesmo amor, você entendeu^^
AlyneS2 disse…
"crianças sao levadas a igreja a força?"

ah, é eu disse "dessas" crianças, eu não generalizei. São aquelas crianças que vivem em uma família religiosa, você sabe, a família precisa lavar logo a cabeça da pequena vida para se preparar para uma vida como a deles, ah. Assim como sua mãe fez com você, tadinho T.T
Unknown disse…
Bom no final saberemos que realmente esta certo ou errado...ATEU??duvido eu que exista quem não cre em DEUS...Se colocarmos todos que dizem não acreditar em DEUS em um avião e la em cima desligar as turbinas duvido quem não vai chamar por ele.....Por outro lado temos livrre arbito para acreditarmos no que acharmos melhor e educarmos nossos filhos da melhor maneira possivel ,acredito que so podemos opinar principalmente "falar mal" de alguma coisa quando a conhecemos e não quando nos contam....
Anônimo disse…
"No Brasil, religiosos costumam dizer que não existem ateus em avião que está caindo"

Haff!!! É verdade mesmo, eles sempre vem com esse papo como esse Lucas, Mas se tivessem religiosos quer dizer que Deus impediria a queda? Faz favor né?!!!
Cognite Tute disse…
Lucas: "Bom no final saberemos que realmente esta certo ou errado...ATEU??duvido eu que exista quem não cre em DEUS."

Mais um desinformado..:-) Leia o outro post aqui do blog, mitos sobre ateus..:-)

Eu não acredito que exista deus ou deuses. Vê, é fácil não acreditar em algo..:-) Embora não exista um nome específico para que "não acredita que existam ateus", existe um termo para quem não acredita em deuses: ateu.

Eu sou ateu. Se não conhecia nenhum, muito prazer (mentira, não tenho prazer algum em conhecer malucos em geral..:)

Lucas: "Se colocarmos todos que dizem não acreditar em DEUS em um avião e la em cima desligar as turbinas duvido quem não vai chamar por ele"

Mas o avião cai mesmo assim, não?..:-) Você não entende que esse seu "exemplo" apenas reforça a covardia, sua covardia, em crer por "medo de morrer" ou medo em geral?

Acha mesmo que apelar, por medo, a um ser imaginário sem evidências de existir, é um "bom argumento" neste debate? Sério??

Lucas: "Por outro lado temos livrre arbito para acreditarmos no que acharmos melhor e educarmos nossos filhos da melhor maneira possivel ,acredito que so podemos opinar principalmente "falar mal" de alguma coisa quando a conhecemos e não quando nos contam...."

Eu provavelmente conheço mais sobre o assunto que você, e que a maioria dos crentes. Estudos nos USA demonstraram que o grupo que mais tem conhecimentos sobre religião, sobre a biblia, etc, eram os ateus.

Livre arbítrio é um conceito tardio na religião cristã, um construto usado para tentar disfarçar os absurdos que a crença original desta religião causava, conforme as sociedades se tornavam mais complexas, e as pessoas mais informadas.

Não vou tentar explicar isso para você, acho que não vale o esforço. Mas se realmente quer SABER, e não apenas acreditar nas bobagens que contam para você, procure na Internet (pode usar o Google..:-) sobre o problema do mal, a onisciência de deus, livre arbítrio e previsão de futuro, para começar.

Quem sabe acaba entendendo alguma coisa e deixa essa fé cega para trás?

Cognite Tute
J.M. disse…
"lucas disse...
ATEU??duvido eu que exista quem não cre em DEUS..."

---> Puxa vida, amiguinho, o mundo gira bem torno do teu umbigo, não é? Só porque você acredita num amigo super-herói imaginário, não existe ninguém que não acredita na existência desse ser. Uau! Você é o centro do universo.
J.M. disse…
*em torno
Douglas disse…
@Lucas: essa do avião já tá bem ultrapassada e, como mostrado pelos colegas acima, virada contra o próprio 'argumento' da existência de deuses.
Sim, o avião, apesar dos gritos e preces, continuaria caindo. Deixando de lado meu ateísmo, será que isso não prova, pelo menos, que você clama pelo deus errado? Talvez muçulmanos tenha menos desastres aéreos por orar para o deus certo.
Beijo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas