Pular para o conteúdo principal

Boff contesta ateus e diz que só a razão não basta para ser bom

Teólogo disse que razão é uma máquina
fotográfica; ela apenas constata
O teólogo Leonardo Boff (foto), 73, contestou a afirmação de ateus segundo a qual as pessoas não precisam do pressuposto da existência de Deus para ser boas porque basta a razão para definir o bem e o mal.

Ele argumentou que, conforme escreveram autores clássicos da ética, como Kant (1724-1804), a razão estabelece as normas e os princípios, mas “a motivação para vivê-los vem do coração, da paixão, do interesse pelo outro, de Deus”. "A razão é uma espécie de máquina fotográfica. Ela apenas constata."

Boff disse que não se trata de anular razão porque sem ela a fé se tornaria fundamentalista. Mas, segundo ele, só a razão é insuficiente para conduzir a humanidade, diferentemente, portanto, do que afirmam os ateus éticos.

Em entrevista ao programa “É Notícia” da Rede TV!, o teólogo criticou sobretudo os ateus “mais metafísico” porque eles mostram como terrível o Deus bíblico e que, por isso, “não vale a pena crer Nele”.

Essa pregação ateísta, disse, dissemina “o desencanto” de que “a morte é a maior das tragédias”. Para o teólogo, a vida é eterna e quando se morre é para se ressuscitar.

Ele reconheceu que esse “equívoco” dos ateus decorre do fato de a modernidade ter colocado Deus no plano da razão.

“Deus faz parte do mistério da vida”, afirmou. Por isso, segundo ele, Pascal (1623-1662) disse que não “é a razão que sente Deus, mas o coração”. “Deus é aquilo que Freud disse: é uma experiência oceânica.”

Ele lembrou uma das conclusões do Concílio Vaticano II segundo a qual a sociedade falou tanto “de um Deus sem o mundo, que apareceu um mundo sem Deus”.

Criticou a experiência de um laboratório da Suíça que estaria à procura da “partícula de Deus” (trata-se da partícula de Bóson de Higgs, tida como o maior enigma da física).

Boff disse que “Deus não é uma coisa que se encontra aqui”, porque, como disse um teólogo francês medieval, “se Deus existisse como as coisas existem, então Ele não existiria”.






Arcebispo lamenta que hoje se diga 'abertamente' que Deus não existe.
agosto de 2011

Ateísmo.


Comentários

Almir Ferreira disse…
Leonardo Boff está perdido num vácuo espaço-temporal. Excomungado pela igreja a qual não compactua, não aceita também os pressupostos secularistas. A equação que ele propõe -- razão + fantasia religiosa -- é uma jogada que vários religiosos vêm propondo nos últimos tempos, numa tentativa de salvar alguma dignidade para a fé, mas que não cola entre as pessoas mais esclarecidas.
Israel Chaves disse…
É claro que ele vai dizer isso, ele acredita em seu amigo imaginário e quer que sua imagem seja preservada.
Mas usando puramente razão, é possível ser completamente "bom". Isso porque ser "bom" torna o convívio em sociedade mais fácil, e nós evoluímos para ser sociáveis justamente porque isso traz benefícios. Não é ser "bom" puramente por ser, mas por interesse. Sim, interesse, interesse em sobreviver, e isso não é errado ou egoísmo. Ser bom e sociável só traz benefícios. Nós acabamos chegando a essa conclusão instintivamente ao longo da evolução, na qual indivíduos sociáveis sobreviviam ao estarem protegidos pelo grupo e aqueles invidualistas morriam por estarem sozinhos.
Mas também é possível chegar facilmente a essa mesma conclusão apenas usando lógica. Sendo bom e sociável, você é aceito pelo grupo e ganha sua confiança. O grupo tende a ser receptivo e com isso você consegue favores. Um ajuda o outro, e assim todos se beneficiam por se associar a outros "bons". Da mesma forma que você recebe os favores, aqueles que se associam a você também os recebem e todos lucram.
Portanto, ser "mau" faz com que esse grupo de "bons" não queira associação, e com isso você não recebe ajuda. Ser mau prejudica, ser bom ajuda, simples assim.
Então, ao Sr. Boff, o senhor está completamente enganado ao fazer essas afirmações. Não adianta querer esfregar seus diplomas e títulos em minha cara, porque isso não muda o fato de estar enganado. O sr. Só tem essa opinião porque não quer se desapegar de suas crenças e encarar a realidade; de que seu deus é tão útil à ética humana quanto o Saci, o Papai Noel ou o Monstro do Lago Ness.
Marcos disse…
A clareza dos argumentos teístas nunca deixa de me impressionar.
Olha a lógica do cara:

"como disse um teólogo francês medieval, “se Deus existisse como as coisas existem, então Ele não existiria”."

E quem é essa figura? Isso tem nome, se chama "falácia do apelo à autoridade anônima". E mesmo que esse tal teólogo existisse mesmo, seria uma outra falácia, a do apelo à autoridade.

Além do argumentum ad ignorantiam, por dizer que a razão não é o suficiente para fazer o bem, e que para vivê-los vem do "coração".

Olha, vou ser meio sarcástico agora, mas o coração, meu tio, é o orgão que bombeia sangue, e não responsável pelos sentimentos ou vontade.

Calma, gente. Eu sei que quando uma pessoa diz "sinto no coração" "te amo de coraçõa" quer dizer que sente profundamente, que ama profundamente e tal, mas é pura metáfora. Não sou ignorante, mas cara, ninguém precisa apelar pro sobrenatural para fazer o bem e amar as outras pessoas.

Acho que ele quis dizer que para ser bom, você tem que dá dinheiro aos "pobres" pastores e padres para poder prosperar. Quem sabe...
Gustavo M. Gomes disse…
Eu sou um bug do sistema então... sou perfeitamente ético sem nenhuma questão de Deus em meus valores e/ou decisões - ao contrário! Quando ele aparece é que costumo nublar meu julgamento.
RO disse…
hahaha o melhor é ele citando pascal e freud pra dar "credchibilidadche"!
Carlos B. disse…
Acho muito estranho dizer que "a razão apenas constata". Constatar pode ser fotografar, mas a razão transforma, cria e recria, portanto vai muito além de um simples instantâneo.

-"a razão estabelece as normas e os princípios, mas “a motivação para vivê-los vem do coração, da paixão, do interesse pelo outro, de Deus”

Puxa, não consegui entender onde entra deus na lógica da frase acima, pois se tirasse a palavra "Deus" tudo ficaria numa boa. Talvez eu dissesse assim: a razão estabelece as normas e os princípios, mas a motivação para vivê-los vem do coração, da paixão, do interesse pelo outro e da própria razão. Não sou filósofo, mas talvez a noção circular (exemplo) abaixo faça mais sentido:

Paixão-motiva-razão;
Razão-motiva-paixão;
Medo-motiva-razão;
Razão-motiva-medo.

Não entendo porque na falta do entendimento da origem dos estímulos (paixão, por ex.) evoca-se deus. Mas será que ele sabe qual a origem da razão? Aposto que ele acha que é deus também. Se não achar vai ficar estranho também.
Também não entendo onde está o problema de "colocar deus no plano da razão". Isso parece algo do tipo (diálogo):

A- existe deus, e ele fez tudo e inclusive é quem permite você viver;
B- uau, o que é isso?
A- não raciocine, ele simplesmente é, sinta-o!
B- ...
A- mas dedique-se a ele;
B- quem?
Anônimo disse…
Tudo o que ele tentou "dizer" é que precisamos de equilíbrio entre razão e emoção.

Só não entendi o que deus tem a ver com isso, já QUE é apenas a inclinação emocional descontrolada à ideias irracionais!

Leitura recomendada:

PAULO, FALSO APÓSTOLO MENTIROSO
http://pt.scribd.com/doc/66639902/Paulo-falso-apostolo-mentiroso-1%C2%AA-ed-JL
LEGIÃO disse…
É difícil entender porque um indivíduo como Leonardo Boff acredita em Deus.

A quantidade de conhecimento que ele tem sobre História, Filosofia e Teologia não é alcançada pela maioria das pessoas em vida. Mas com toda essa bagagem ele acredita!

É como se ele tivesse investido tanto e por tanto tempo na idéia de que Deus existe, que negar isso seria negar toda sua vida, perder todo seu investimento, invalidar todo o seu conhecimento. Admitir que viveu em vão!

Ele lançou as sementes da Teologia da Libertação e, provavelmente, foi manipulado e enganado por Ratzinger, que leu a tese de Boff, ajudou a publicá-la, mas anos depois o colocou na cadeira da inquisição.

Agora, ICAR experimenta, na Europa, grande evasão de fiéis. E isso advém da falta de renovação do Cristianismo; a renovação que Boff traria. Prova disso é que a América Latina, onde se registra o maior número de católicos, é o campo de testes da Teologia da Libertação.

Se não fosse pelo ciúme e traição de Ratzinger, Boff, provavelmente, seria o Papa, hoje. E acho que ele sabe disso.

Apesar de sua crença irracional, considero um ato de fé perfeita o fato de Leonardo Boff ter abandonado as fileiras da ICAR. Pois não há sinceridade e verdade nesta denominação religiosa. O mesmo deveria ser feito por todos os Seminaristas, Noviços e Padres.
Anônimo disse…
Nossa achei os argumentos do bom padre, infantis como todo argumento dos teistas.
É pura perda de tempo.
Marcelo Esteves disse…
Caro Boff

É claro que só a razão não basta É preciso empatia, é preciso o sentimento de compaixão. E isto não é exclusividade de quem acredita em Deus.

A sua frase é quase perfeita: “a motivação para vivê-los vem do coração, da paixão, do interesse pelo outro, de Deus”.

Só que Deus está sobrando nesta equação.

Marcelo Esteves
Anônimo disse…
"LEGIÃO disse...

É difícil entender porque um indivíduo como Leonardo Boff acredita em Deus."

Na realidade é fácil, pois como eu disse: "FÉ É A INCLINAÇÃO EMOCIONAL DESCONTROLADA À IDEIAS IRRACIONAIS."


A maioria as pessoas não consegue recuperar o controle desta inclinação emocional ou são desonestas intelectualmente ou são parasitas que sobrevivem da religião.
Uma coisa que eu não entendo nesses pastores é que eles se julgam teólogos, estudaram teologia. Querido, se você realemnte estudasse teologia, viraria ateu na hora!

Não sei como é o curso, mas acho que lá eles são neutros nessa questão de religião e não consideram nem um nem outro como "verdade absoluta", e vai um cara e dizer que não, que a dele é "verdadeira" e ainda se julga teólogo?

Pode isso, Arnaldo?
Anônimo disse…
A teologia sempre foi igual a poesia, era totalmente poética até a idade negra cristã quando foi aplicada ao mundo real e deu a merda que deu....INQUISIÇÃO.

Sem o cristianismo ela faria parte da literaura poética.
Razão entre ser "bom" ou ser "mal", é basicamente um absurdo. Consigo até enxergar uma mínima teoria em dizer que a fé é sim um alivio para uma sociedade, pois seria uma válvula de escape, ou um modo de contestar questões que não são da sabedoria do indivíduo.
Dizer que deus existe ou não, pregar a suposta palavra dele ou não, é o verdadeiro "x" da questão. Fé logicamente cada um tem a sua, alienação é justamente uma "liga" mais intensa, e corrói o uso do "questionamento" do que é razão entre "ser bom" ou "ser mal".
A fé entra em contradição com a razão da ciência humana. A igreja e sua religião "suja" entra em contradição com a fé. Acreditar ou não em algo que eu nunca vi? Pessoas acreditam em um suposto deus, a milhares de anos, de vários à um só, como nos dias de hoje, "proclamando" uma batalha atrás da outra contra sua própria contradição.
Boff foi extremamente infeliz em dizer o que disse, e muito mais em dizer que a Suíça "erra" em fazer experiências, tentando evoluir e não apenas uma resposta, para qual o "mundo religioso" de hoje, diz saber na "ponta da língua".
Entre tantas teorias religiosas acho que o que mais se vê é "uma verdade". Qual verdade? Algo que é verdade, é algo que se pode provar, e não prover de uma fé humana para se tornar verdade.
Anônimo disse…
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que bebês de seis meses já possuem noções e motivações morais. E é bom lembrar que idéias como a de Deus, Jesus, santos, anjos, profetas e etc, etc, etc ainda não foram ensinadas a eles. Portanto, sr. Boff, é melhor o se informar melhor antes de sair por aí dizendo essas coisas.

SOU ATEU E SOU MAIS ÉTICO/POSSUO SENSO DE MORALIDADE MAIOR DO QUE 99% DOS CRENTES!!!
Anônimo disse…
Izaque???
Eu sou crente mais admiro demais esse Boff!!!

VIVA O LEONARDO BOFF!!!


Deus uma aula!!!
Anônimo disse…
Ai vai da pessoa!
Tem tanto crente que passa por cima da ética e da moral justamente por causa das suas crenças!
Anônimo disse…
Tem uns padre por ai que também adora um BOFF
Anônimo disse…
Adorar BOFF não seria problema.Problema é adorar BOFFINHO.
Caruê disse…
Leonardo ignora o sentimento humano, chamado empatia que é o principal responsável por nossa conduta altruísta. Para as pessoas normais ver alguém sofrendo é um incomodo e para livrarmos deste incomodo, agimos de forma egoísta para socorre-la.


“Se todas as conquistas da ciência fossem eliminadas amanhã, não haveria mais médicos, apenas curandeiros, nem transportes mais rápidos que os cavalos, nem computadores, livros impressos nem agricultura mais avançada que a de simples subsistência. Se todas as conquistas dos teólogos fossem eliminadas, alguém notaria a diferença? Até o lado mau da ciência, como as bombas e os barcos baleeiros guiados por sonar funcionam! A teologia não faz nada, não altera nada, não significa nada. O que nos faz pensar que a teologia serve para alguma coisa?" Richard Dawkins
Anônimo disse…
BOOF está entrando na idade de fazer profecias de fim de mundo...a pressão do medo da morte que se aproxima e o fim das espectativas de futuro.

Desespero total!
Headbanger Ateu disse…
"Essa pregação ateísta, disse, dissemina 'o desencanto' de que 'a morte é a maior das tragédias'. Para o teólogo, a vida é eterna e quando se morre é para se ressuscitar."

Eis a prova de que a religião nada mais é do que a disseminação do terror e do temor entre as mentes menos esclarecidas. O temor a um mito é uma das melhores formas de poder e de imperialismo da religião. Sobretudo as imperialistas e protestantes.

"Deus faz parte do mistério da vida"

É um clássico exemplo filosófico e erístico da falácia de Deus das lacunas. É uma das "armas" mais conhecidas e utilizadas pelos teólogos. É como se fosse um primo do argumentum ad ignorantiam.

"Ele reconheceu que esse 'equívoco' dos ateus decorre do fato de a modernidade ter colocado Deus no plano da razão."

Na verdade não é equívoco algum. Inclusive esse argumento (que, no caso explicou o "ocultismo do encanto da morte", que é um dos carros-chefe da dissemniação por parte dos religiosos) adquiriu mesmo uma fantasiosa colocação de Deus em tempos hodiernos. Um prático exemplo é a criação do mito de que "Deus dará em dobro se doares o dízimo". Ou seja, uma razão criada em torno de um ser mítico e que é baseada na ignorância da negação da realidade para fins de mera adoração, até mesmo, sob uma esfera de "arrependimento". Uma fantasiosa e apologética razão. Um dogmático axioma.

“Deus é aquilo que Freud disse: 'é uma experiência oceânica'.”

Recorrer a autoridades não é nada inteligente. Porque é uma falácia sem validade lógica. A frase de Freud apenas deu "beleza estética" à fantasiosa e mítica filosofia deste teólogo.

Boff disse que 'Deus não é uma coisa que se encontra aqui', porque, como disse um teólogo francês medieval, 'se Deus existisse como as coisas existem, então Ele não existiria'.

Uma clara recorrência de apelo. Só que a uma autoridade desconhecida a qual ele não cita o nome, mas é um teólogo. E essa recorrência serve para explicar um batido argumento falacioso de teístas: "Deus não é uma coisa que se encontra aqui" (argumentum ad ignorantiam).

Afinal, Deus, sob o escopo da ignorância, pode estar em qualquer lugar. Dentro de um pote de açúcar, nas notas de R$10, na Alemanha tomando cerveja e até mesmo, em seus corações. As possibilidades são infinitas, mas as evidências são zero.

É vergonhoso um país que considera "teologia" como ciência. Esse tipo de conhecimento não deveria sequer estar nas universidades. Mas sim, em igrejas. É puro charlatanismo que é agravado ao bel prazer da ignorância alheia.

"Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas." Ludwig Feuerbach
Headbanger Ateu disse…
Se Deus é uma aula, certamente será uma aula de ignorância.
Avelino Bego disse…
A moral humana, ao meu ver, nasce do "compromisso" selado entre os participantes de um grupo:

"- Olha, eu prometo não tentar matar você se você prometer não tentar me matar, ok?"

O argumento de Boff parece sugerir que a NECESSIDADE de se acreditar num deus o faz, por esta razão, verdadeiro.

Pois uma pessoa que crê num deus, não o faz por conveniência, ela realmente tem certeza que um deus exista.
Quando ele menciona que a razão deve ser compactuada com sensações emocionais ele comete um deslise pois ao tentar explicar que o ateismo não faz sentido utiliza a razão e acaba por derrubar sua própria filosofia. Quando estudamos mais produndamente a síntese dos nossos sentimentos descobrimos que não passa de ações das leis físico-químicas. Não somos nada além de partículas interagindo. O importante não é encontrar o Bóson de Higgs, e sim saber utilizá-lo, para que a tecnologia possa explorar o universo já que estes pesquisadodes do LHC afirmam que esta partícula explicaria a existência da massa atômica, que proporcionaria criar matéria com sua manipulação. Não pode ser um erro a ciência destruir toda a fé e evidênciar o que há no universo com o dízimo dos fiéis, mas infelizmente isto acontece pouco. Gostaria de ver um dia teistas dizendo que vão construir um hospital escola, uma pesquisa espacial, ou patrocinar pesquisadores para que descubram novas espécies de animais, mas principalmente patrocinar um estudo racional de uma metodologia para que os supostos milagres de fé sejam utilizados por mais gente do que aquelas minuciosamente e injustamente escolhidas a dedo para testemunho sem testemunhas da fé.
Avelino Bego disse…
E, como já foi dito, ser ateu não é ser desprovido de emoções e senso de justiça.

Lamento que alguns usem de uma lenda da Idade do Bronze pra justificar aquilo que é natural delas mesmas.
Avelino Bego disse…
"Criticou a experiência de um laboratório da Suíça que estaria à procura da “partícula de Deus” (trata-se da partícula de Bóson de Higgs, tida como o maior enigma da física). "
---------------

Falta de informação científica, aliada à credulidade, dá nisso.
Anônimo disse…
Leonardo Boff, depois de décadas falando besteiras, finalmente falou alguma coisa sensata.

Desta vez, concordo com ele.
AlyneS2 disse…
Tadinho, acho que ele está caducando^^
Cognite Tute disse…
Não adianta, não traz muito proveito, nem resulta em nada muito produtivo, tentar discutir ou analisar as alegações do Boff, ou de pessoas como ele, que "creem" dessa forma profunda e cega.

É uma crença, fé religiosa, confortante, e ele fará todo o possível para justifica-la, em especial se for alguém com uma mente capaz, pois mentes capazes tem dificuldades com a fé pura e simples, e precisam de "elementos de convicção".

Nesse caso, ele tergiversará, elocubrará, criará explicações e "tertúlias flácidas para adormecer bovinos", teologia enfim, de forma a justificar a crença de algum modo.

Um modo comum de fazer isso, que quase pode ser visto nas declarações do Boff (acho que se ele continuasse, se fosse precionado, chegaria nisso), é a "falácia do verdadeiro escoces".

Se apontassem a ele ateus que são realmente boas pessoas, mesmo sem deus, aposto que viria algo como "ah, mas não são 'verdadeiros' ateus, algo neles é cristão, foi tocado por deus"..:-)

Mas embora compreenda o esforço que ele faz para manter sua crença, não entendo como não vê o defeito intrínseco a essa posição religiosa, de fé: se ser "bom" vem de deus, exige deus, então tudo o que deus determinar, que se acreditar que deus determina, é bom, sem discussão ou análise.

É "bom" ajudar órfãos, se deus assim determina. Mas é igualmente "bom" explodir ônibus escolares de infiéis, se deus assim determinar. É bom um milagre que salva uma criança com câncer em um hospital, mas é "bom" um verme parasita que vive nos globos oculares de milhares de crianças africanas e as deixa cegas.

Não há maneira, sem usar a razão, de determinar qual dos atos acima é "correto" ou não, especialmente se vem de deus, se é determinado por deus.

Para mim, racionalmente, o primeiro, ajudar órfãos, é bom, melhor, mais correto, que o segundo, explodir ônibus escolares. Mas eu sou um ateu usando a razão nessa análise, nesse julgamento de valor.

Como faz alguém que acredita em deus, e acredita que este fala com ele, ou que este deixou regras em um livro sagrado, e estas regras ou determinações indicam que explodir ônibus escolares que é correto, certo, "bom"? Que acredita que assassinar escritores blasfemos ou cartunistas é "bom"?

Discute com deus? Critica deus? Pondera com ele? A mente humana pode, em qualquer medida, analisar determinações de uma entidade alegadamente onipotente, onisciente?

Poderia Abraão ter discutido com deus a correção ou validade de uma ordem como a de sacrificar seu filho a Ele?

É isso que me espanta, que Boff não compreenda. Ou que se recuse a enfrentar.

Um artigo sobre essa questão:

Religiões são intrinsecamente más?
http://bulevoador.haaan.com/2010/11/18851/

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
precionado = pressionado

Falha nossa..:-)

Cognite Tute
DEUS disse…
Estou cagando e andando para o que vocês, ateus, acham que faz "sentido" ou não, pobres criaturas limitadas e arrogantes.
Anônimo disse…
Mesmo que ele exista, Deus está cagando e andando para todo mundo!
Israel Chaves disse…
Não, se deus existisse, ele não estaria cagando e andando para todo mundo; ele seria um voyeur pervertido que fica espiando as pessoas transando para ver se estão fazendo do jeito que ele gosta.
Cognite Tute disse…
DEUS disse...
Estou cagando e andando para o que vocês, ateus, acham que faz "sentido" ou não, pobres criaturas limitadas e arrogantes.


Vamos ver, nós, ateus, céticos e agnósticos, pensamos não haver evidência de seres sobrenaturais criadores, e concluímos haver evidências sólidas sobre sermos apenas um efeito colateral de forças naturais, resultado de alguns bilhões de anos de evolução não intencional, vivendo em um planeta rochoso na periferia de uma galáxia, entre BILHÕES de galáxias, em um universo de tamanho cósmico com 14 BILHÕES de anos luz, limitados e incompletos, apenas mais uma espécie de ser vivo, primata, entre milhões de espécies.

Somos, dessa forma "arrogantes"..:-)

Por outro lado, crentes e adoradores de uma entidade cósmica, onipotente, onisciente, onipresente, eterna, sobrenatural, super-poderosa, inimaginavelmente potente, da qual não há nenhuma evidência, acreditam serem "filhos amados" dessa entidade, que depois de 14 BILHÕES de anos, e de criar BILHÕES de galáxias, cada uma com BILHÕES de estrelas e TRILHÕES de planetas, e buracos negros e estrelas supermassivas, está pessoalmente interessado na vida sexual deles, e em como eles se comportam, aqui nesta rocha em órbita de uma estrela de 5º grandeza, para premia-los, se obedecerem, e castiga-los eternamente, se não.

E eles chamam isso de "humildade"..:-)

Realmente, faz muito sentido mesmo..:-)

Cognite Tute
DEUS disse…
E no finalzinho de tudo, depois de criar o ser humano, eu criei os ateus babaquaras com sua prepotência lunática.

Eu tinha que arrumar alguma coisa pra relaxar, pra me fazer rir um pouco. Criei vocês.
Cognite Tute disse…
DEUS disse...
E no finalzinho de tudo, depois de criar o ser humano, eu criei os ateus babaquaras com sua prepotência lunática.


Ahannn, senta lá Zeus, ops, Odin, ops, Quetzalcoatl, ops,... ah, todos vocês seres imaginários e seus seguidores malucos..:-)

Cognite Tute
DEUS disse…
Você é que já está sentado no colo do capeta. Mas eu sei que você acha gostoso.
Cognite Tute disse…
DEUS disse...
Você é que já está sentado no colo do capeta. Mas eu sei que você acha gostoso.


Ah ah ah, isso é o melhor que pode fazer? Para um ser onipotente, onisciente, oni_qualquer_coisa, eu esperava mais..:-)

Até redatores do Zorra Total fazem melhor que isso em termos de piada..:-)

Cognite Tute
DEUS disse…
Já fiz você e outros ateus, que são piadas ambulantes, escrevinhadores de bobagens (que você acha que são muito "sérias" e "racionais").
Cognite Tute disse…
DEUS disse...
Já fiz você e outros ateus, que são piadas ambulantes, escrevinhadores de bobagens (que você acha que são muito "sérias" e "racionais").


Bahhh, foi mais engraçado quando fez o ornitorrinco e o pássaro Dodo..:-)

E você anda muito desocupado (pensei que um universo cósmico dessa mais trabalho..:-), para ficar perdendo tempo batendo boca com "ateus tontos" em sites da Internet..:-)

Desse jeito o capeta vai vencer no final mesmo..:-P

Fala sé´rio, quanto mais se reza, mais assombração aparece..:-)

Cognite Tute
Israel Chaves disse…
Cognite, até deus é troll hoje em dia. Mas isso já era de se esperar, já que ele é o ser onipotente mais inseguro da história, e seres inseguros acabam virando trolls quando vêem a oportunidade de dizer o que quiserem sem sofrer consequências, por estarem protegidos pelo anonimato.
Antes ele precisava de dinheiro. Agora, de atenção em blogs...?
Mate-o de fome, da mesma forma que antes o deixava na miséria ao não dar o dízimo.
Cognite Tute disse…
Israel: "Mate-o de fome, da mesma forma que antes o deixava na miséria ao não dar o dízimo."

Ótima sugestão! Embora gozação e ironia também ajudem a afastar trolls, eles morrem de fome mesmo é por falta de atenção..:-)

Vou seguir o conselho, Campanha Fome 1000 p/ Trolls..:-)

Cognite Tute
DEUS disse…
Eu faço o que eu quero, na ordem que eu quiser, com a lógica (que vocês dizem que gostam de usar) e a organização que eu quiser.

A você resta tentar entender o mundo, a vida, o universo, tudo, com o cérebro limitado que possui. E tirar suas habituais conclusões equivocadas.

E continuar, vaidoso, tentando passar sua conversa fiada adiante, escrevendo o dia inteiro bobagens neste blog para ver se convence outros alucinados e deslumbrados semelhantes a você.
Cognite Tute disse…
Campanha Fome 1000 p/ Trolls (mesmo os divinos ou onipotentes..:-)

Cognite Tute
Headbanger Ateu disse…
DEUS disse...

"Estou cagando e andando para o que vocês, ateus, acham que faz 'sentido' ou não, pobres criaturas limitadas e arrogantes.

E no finalzinho de tudo, depois de criar o ser humano, eu criei os ateus babaquaras com sua prepotência lunática.

Eu tinha que arrumar alguma coisa pra relaxar, pra me fazer rir um pouco. Criei vocês.

Você é que já está sentado no colo do capeta. Mas eu sei que você acha gostoso.

Já fiz você e outros ateus, que são piadas ambulantes, escrevinhadores de bobagens (que você acha que são muito 'sérias' e 'racionais')."


Hehe, são sujeitos como esses (os quais alguns chamam de "internauta") é que demonstram a real faceta do personagem principal do cristianismo: crueldade, egoísmo antinatural (por ser um ser oriundo da ignorância humana), homofobia e até mesmo, um toque de homossexualidade.

Eu mesmo suspeitaria muito de um ser dito "superior" condenar seres humanos ao inferno para "sentar no colo do capeta" para dizer que é algo bom a eles. Eu acho que Deus é gay, assim como seu filho Jesus Cristo (que não conta com um nickname aqui ainda).

Nos faz pensar que, como aquele slogan diz, Deus é brasileiro. Mas por ser ignorante, estúpido, homofóbico, "ateufóbico" e vulgar. Pois tudo o que sabe fazer é xingar e usar-se de expressões de baixo calão onde quer que vá. Enfim, lunáticos que precisam de autoridades míticas para usarem de pretextos para que cometam reprováveis atos na sociedade.

São pessoas como essa - a que está por trás desse nick "DEUS" - é que costumam lotar as cadeias, penitenciárias, tribunais e, nos Estados Unidos, os corredores da pena de morte.

Quanto mais os homens querem se fazer parecer a autoridade máxima de suas crenças, mais tenho certeza de que tais "autoridades" só existem mesmo, nas mentes que vivem as trevas da superstição e da crença.

Humilitate ad extremum.
DEUS disse…
O que você acha de mim é algo que afeta a sua miserável vida, não a mim.

As condenações são as próprias pessoas que escolhem.

Faz parte da liberdade que eu lhes dei.
Jesus disse…
O eu aqui!XD
Jesus disse…
Aiai meu pai/eu anda muito estressado é que com a onipresença ele anda tendo muito sexo gay sabe como ele é
Israel Chaves disse…
O engraçado é um cara que se faz passar por deus chama os outros de arrogantes.
Ignorem-no. Afinal, deus não existe.
DEUS disse…
A sua "certeza" de que eu não existo chega a me comover.
Izaque Bastos disse…
caramba, quanta baixaria, credo.

fazia tempo que nao vinha por aqui, mas continua do mesmo jeito, todo mundo cheio de razoes.

alias, é por isso que ateus nao acreditam em sentimentos? e partem logo pra toda essa guerra de palavras.e outros usando um nick de subnome Deus, e outro Jesus, sera que eles estao felizes com isso?

comentando o texto, eu nao sei qual é a do Boff, ele fica em cima do muro pra nao desagradar ninguem é?
Israel Chaves disse…
Izaque, quem te disse que ateus não acreditam em sentimentos? Aliás, qual a sua definição de sentimentos? Algo mágico dado por deus? Porque sentimentos existem, mas são resultado de processos químicos.
Rita Candeu disse…
Até tu Boff?

com esse discurso que ateu não tem amor, nem sentimentos nobres, nem ética, nem nada?

aff...

bom é ser Católico Inquisidor né mesmo?
J.M. disse…
"AlyneS2 disse...

Tadinho, acho que ele está caducando^^"

---> Também acho, Alyne.
AlyneS2 disse…
^^rsrsrsrs...pois é J.M.
acho que vamos continuar a ler muita besteira ainda.
Anônimo disse…
Talvez além da razão, alguns conselhos do apóstolo Paulo ajudem:

PAULO, FALSO APÓSTOLO MENTIROSO
http://pt.scribd.com/doc/66639902/Paulo-falso-apostolo-mentiroso-1%C2%AA-ed-JL
Siegfried Fuchs disse…
E o interesse próprio, o amor próprio. Esta religião que nega o amor próprio não tem ética.
Cristian Z. R. disse…
Eu tenho 38 anos e desde os 13 anos sou ateu e me acho uma pessoa boa, trabalho, amo meu filho e minha companheira, sinto compaixão pelo próximo, tento ajudar as pessoas na medida do possível, nunca matei ninguém, não roubo, tenho a exata noção do que é certo e errado, do bem e do mal. Sigo o que acho correto e ético mesmo sem crer em um ser imaginário. Não sei o que essas pessoas crentes acham de tão estranho nisso e dizem que é impossível ser bom sem ter deus no coração? Para mim essa figura sempre foi inconcebível, ela não cabe na minha vida, não consigo visualizar um ser invisível mandando nos meus atos.
Anônimo disse…
Pois é Boff, sua cantada já era antes de ser. Criança aqui não tem vez!
Anônimo disse…
Compreendo que um indivíduo para se "catalogar" ateu primeiramente ele passou por uma experiência de fé,ninguém é ateu atoa!, sendo assim, respeito o ponto de vista de cada um! Como disse o Teólogo L.Boff: "O Deus que aqui emerge não é simplesmente o Deus das religiões, mas o Deus da caminhada pessoal...". Acreditar em Deus ou não é uma opção individual mas o respeito ao outro se faz necessário.
Unknown disse…
Só razão não basta para ser bom. Meu cachorro é bom e é irracional, o meu melhor amigo. É um amor de cachorro, parece gente, e por incrível que pareça, deve ser ateu também.
Maxx disse…
"Fé não é virtude, é ingenuidade"...
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Senhor Deus, se o senhor destruísse o universo inteiro, o senhor faria outro igual?
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Senhor Deus, se o senhor destruísse o universo, o senhor faria outro igual?
Estudante Bíblico disse…
Senhor Deus, se o senhor destruisse o universo, o senhor faria outro igual?
Anônimo disse…
Eu como ateu acho que nós temos que parar com esse negócio de discutir com teístas e religiosos sobre a (in)existência de deus ou deuses porque quando mais falarmos que ele inexiste eles vão falar que existem e tudo não vai passar de pregação. Nós temos que lutar, sim, é pelo nosso direito individualíssimo de descrer e acabou pois o nosso estado é laico e tem - ou deve ter - espaço para isso. Se insistirmos em discutir com eles sobre deus ou deus não iremos a lugar nenhum. Vamos continuar nessa discussão inútil.
Unknown disse…
“a motivação para vivê-los vem do coração, da paixão, do interesse pelo outro, de Deus”.
De onde surgiu este cara..... Quer dizer que quando eu me importo com meu semelhante é deus se manifestando? Achei que ele se manifestava com guerras no nome dele, em massacres como o de Jericó, etc;;;;;; Vivendo e aprendendo........
Anderson Rabelo disse…
“se Deus existisse como as coisas existem, então Ele não existiria”

Se Deus não existe como um "algo" determinado, então, por definição, não existe: o Nada também não existe como as coisas existem. Portanto, Deus = Nada.
Anônimo disse…
perfeito!
Anônimo disse…
Tem gente que quanto mais velha fica mais burro também fica.

Boff poderia ter sido o cara que iria mostrar a realidade da religião ao mundo, mas ficou preso às imposição doutrinais da Igreja que tanto mal fez e faz a humanidade.
Alexandre disse…
Boff: mimimimimimi

Ateu: Charles Chaplin

Boff: mimimimimimimi

Ateu: Arthur Miller

Boff: mimimimimimimimimimi

Ateu: Angelina Jolie

Boff: mimimimimi

Ateu: Bertold Brecht

Boff: mimimimimi

Ateu: isso vai durar até quando, Boff?

Boff: até você desistir, pois estou desesperado e jamais admito quando erro.

Ateu: passar bem!
Anônimo disse…
Que clareza? kkkkkkkkkkkkk Faz-me rir.
Anônimo disse…
Eu mal posso acreditar que ele criticou os experimentos que levaram a confirmacao do boson de higs... muita ignorancia entender seu apelido "particula de deus" como algo literal... e eu li textos desse sujeito no colegio, me sinto ate envoergonhado.
Nunes (Camycoly) disse…
Um velho gagá, mais nada.
Anônimo disse…
Benedictus Espinosa responde a Leonardo Boff:

"Não posso esconder meu grande espanto quando dizeis: Se Deus não punisse o delito (isto é, como um juiz diante de uma pena que não é inferida do próprio delito; e é esta a nossa única questão), que razão vos impediria de cometer avidamente qualquer crime?
Na verdade, aquele que se abstém de um crime por causa do castigo (e espero que vosso caso não seja este) não age por amor nem possui qualquer virtude. Quanto a mim, se me abstenho ou me esforço por abster-me de um crime, é porque este repugna a minha natureza singular e me afasta do amor e do conhecimento de Deus [a Natureza].

Ademais, se tivésseis levado em conta, mesmo que pouco, a natureza do homem e do decreto divino, tais como as expliquei nos "Pensamentos Metafísicos", e se tivésseis percebido como uma coisa deve ser deduzida antes de chegar à conclusão, não teríeis dito temerariamente que minha opinião se reduzia a troncos de árvores ou outras coisas semelhantes. E também não me teríeis atribuído tantos absurdos que só existem em vossa imaginação.

Afirmo que, embora não atribua às Escrituras o tipo de verdade que pareceis querer encontrar nelas, contudo creio que reconheci sua autoridade tanto ou até mais do que os outros e fui muito mais cauteloso do que outros que se acautelam para não introduzir nelas opiniões pueris ou absurdas que ninguém pode fornecer, a menos que tenha compreendido extremamente bem a filosofia ou que tenha tido revelações divinas. Por isso não me perturbo muito com as explicações que certos teólogos vulgares dão das Escrituras, sobretudo se são daquela laia que se consagra à mera letra e ao sentido exterior."
Nunes (Camycoly) disse…
Um velho gagá, que sabe que está a beira da morte e tenta achar um conforto pós vida inexistente, trágico.
Anônimo disse…
Excesso de luz pode cegar.
Até ateus precisam de Deus para o ser..
A verdade objetiva é uma mentira!!
O individualismo é uma filosofia que engendra o fracasso!
Felipe Borduam disse…
Para pensar - Excertos da Entrevista do filósofo Luiz Felipe Pondé:

O senhor acredita em Deus?

Sim. Mas já fui ateu por muito tempo. Quando digo que acredito em Deus, é porque acho essa uma das hipóteses mais elegantes em relação, por exemplo, à origem do universo. Não é que eu rejeite o acaso ou a violência implícitos no darwinismo – pelo contrário. Mas considero que o conceito de Deus na tradição ocidental é, em termos filosóficos, muito sofisticado. Lembro-me sempre de algo que o escritor inglês Chesterton dizia: não há problema em não acreditar em Deus; o problema é que quem deixa de acreditar em Deus começa a acreditar em qualquer outra bobagem, seja na história, na ciência ou em si mesmo, que é a coisa mais brega de todas. Só alguém muito alienado pode acreditar em si mesmo. Minha posição teológica não é óbvia e confunde muito as pessoas. Opero no debate público assumindo os riscos do niilismo, e sou muitas vezes acusado de niilista. Quase nunca lanço a hipótese de Deus no debate moral, filosófico ou político. Do ponto de vista político, a importância que vejo na religião é outra. Para mim, ela é uma fonte de hábitos morais, e historicamente oferece resistência à tendência do estado moderno de querer fazer a cura das almas, como se dizia na Idade Média – querer se meter na vida moral das pessoas.

Por que o senhor deixou de ser ateu?

Comecei a achar o ateísmo aborrecido, do ponto de vista filosófico. A hipótese do Deus bíblico, na qual estamos ligados a um enredo e um drama morais muito maiores do que o átomo, me atraiu. Sou basicamente pessimista, cético, descrente, quase na fronteira da melancolia. Mas tenho sorte sem merecê-la. Percebo uma certa beleza, uma certa misericórdia no mundo, que não consigo deduzir a partir dos seres humanos, tampouco de mim mesmo. Tenho a clara sensação de que às vezes acontecem milagres. Só encontro isso na tradição teológica.

Entrevista completa em: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/luiz-felipe-ponde/
Michel Luiz disse…
Nesse estilo mesmo: <> hehe Mas acho que ele foi arremeçado nesse abismo do blablablá por alguma droga alucinógena que afetou os insights dele hehehe
Anônimo disse…
Interessante que todo "teísta" vende um deus improvável. Todo teísta relincha, rebola, late, zurra, capina, carpe, esburaca, esfunceia, fuça, xinga, chinga, acanalha, mente, difama, calunia, denigre, TORNA A MENTIR.
Mas, a verdade é que, ATÉ HOJE, nenhum desses crentes conseguiu, a bem da verdade, provar NADA SOBRE NADA da existência em ação de deus, anjos, espíritos ou demonios. NADA DE NADA foi demonstrado. Ou seja, até prova em contrário, o sobrenatural é tão verdadeiro como o ET DE VARGINHA, dando o rabo no bairro da zoninha, prostÍbulos de crentinhas cristãs crentes, todas de cloacas quentes. Provem uma criança deficiente física da aacd curada, sarara e dando pulos, pelo deus cristão, que eu viro cristão uai; Até lá, caros irmãos, eu sou ateu, graças a deus.
Antes de tudo, quero dizer que sou ateu.

Mas em partes, até concordo em alguma coisa.

Não há provas da existência de qualquer divindade, pois se houvesse, o ato de fé não seria necessário. Neste caso, seria um fato e, como fato, sairia do campo da fé para a razão, e aí sim não existiria ateus.
Unknown disse…
Que fraquinho , nem dá vontade de contra argumentar. Se ele quer sonhar, que tenha bons sonhos ..
Jr. disse…
Você conseguiu falar tudo que eu sempre pensei, muito bom.
Unknown disse…
Que viagem, Boff.
Ibirite disse…
Interessante: um cristão convicto tantando utilizar a razão para fundamentar uma insanidade: a existência de Deus. E pior do que isso é o fato do mesmo afirmar que não é possíivel "ser Bom" sem deus. Apenas um crente pode afirmar tamanha estupidez.
Edmilson JrK disse…
Segundo ele só o medo dá moral né?
Anônimo disse…
parvo ridiculo ^
Anônimo disse…
Interessante como as pessoas não conseguem perceber uma ironia se ela não for explicitamente identificada :)
Anônimo disse…
Ateu é na verdade um rebelde sem causa!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas