Pular para o conteúdo principal

Panfletos em sinagogas de Israel estimulam a volta da poligamia

por Marco Tosatti, do Vatican Insider

Rei Salomão teve mil mulheres
Os comentaristas do jornal Yedioth Ahronoth se questionam: "Estamos prestes a testemunhar um novo fenômeno em Israel, nos próximos anos, o de um homem casado com várias mulheres? O fenômeno era comum no povo de Israel nos tempos antigos". O rei Salomão era casado com 1.000 (mil) mulheres, o rei Roboão tinha 78, e o rei Davitinha "só" 18.

Cerca de mil anos atrás, o rabino Gershom emitiu uma proibição da bigamia, proibindo essa prática entre os judeus asquenazes. Os sefardistas, nos séculos passados, também abandonaram a tradição de ter mais de uma esposa. Mas agora panfletos distribuídos nas sinagogas apareceram no jornal semanal Shabbat B'Shabbato, e incentivam os sefarditas a retomar a prática, citando um documento haláquico (isto é, relativo à aplicação da lei), escrito há vários anos pelo rabino Yosef Ovadia, em que não se exclui o fenômeno da poligamia.

"As cortes que impõem agravantes aos sefarditas nesse campo estão erradas". Não está claro se o rabino Ovadia apoiaria a poligamia hoje, mas os autores do folheto defendem, com base nessa visão, que, segundo a Halachá, ter mais de uma mulher não seria mais proibido nos círculos sefarditas atuais.

Os panfletos remetem os leitores a um site, o da organização Jewish Home, onde estão publicadas as citações de uma série de autoridades religiosas ao longo dos séculos, quase como se quisessem dizer que a regra que proíbe a poligamia não é mais válida. E o site também oferece testemunhos e histórias de homens e de mulheres com experiências de poligamia.

Outro site defende que os panfletos e toda a campanha foram financiados e patrocinados por um grupo de mulheres religiosas e solteiras, que abandonaram a esperança de encontrar uma alma gêmea. Uma delas, de 39 anos, disse: "Sou uma solteira religiosa e tenho medo de perder a possibilidade de me tornar mãe". Ela acrescentou que existem outras 27 mulheres como ela, que ficariam felizes em se casar com um homem já casado.

Mas o que é surpreendente é que o fenômeno, quase ao mesmo tempo, faz a sua aparição no campo oposto, isto é, entre os beduínos do Negev. Nos jornais locais, aparecem conselhos para as mulheres com mais de 30 anos, e ainda solteiras, para que levem em consideração a poligamia: "É a solução da Sharia". Uma vez que a poligamia é ilegal no estado de Israel, as pessoas que deram início à campanha preferem permanecer anônimas e serem conhecidas só como "Comitê do Negev para os direitos das mulheres".

Embora a poligamia seja ilegal, e qualquer homem que se case com mais de uma mulher corre o risco de ser preso, o fato é que a lei é aplicada muito raramente. Um anúncio publicado no jornal Al Haddat, da cidade de Rahat, de maioria beduína, defende que o objetivo da campanha é ajudar as mulheres com mais de 30 anos e não encontram marido.

A propaganda mostra uma mulher beduína de 34 anos que conta como se sente, dizendo que "o futuro é deprimente", porque todas as suas amigas já estão casadas e ela não sabe se conseguirá ser mãe. Depois vem a pergunta: "Qual é a solução para 7.514 mulheres do Negev que têm mais de 30 anos e ainda estão solteiras?", colocada abaixo da imagem da mulher, seguida da resposta: "Poligamia, a solução da Sharia". O anúncio coloca uma condição importante (prevista, além disso, pela tradição islâmica), ou seja, que a poligamia é permitida se o homem puder tratar cada mulher da mesma maneira. Quem não se sente preparado, que se limite a uma esposa.

Mas o fenômeno, embora ilegal, parece estar crescendo, pelo menos na comunidade beduína. Segundo a Associação para os Direitos Civis em Israel entre os beduínos do Negev, tem havido, nos últimos anos, um crescimento de 30% a 40% nas uniões poligâmicas. Obviamente, cobertas por grande discrição.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU On-Line.

julho de 2011

novembro de 2010

Comentários

Anônimo disse…
As pessoas não pensam que quando chegar a 10 bilhões de habitantes este planeta mãe já não suportará está quantidade de habitantes,temos de deixar de ser egoístas e começar a pensar nas próximas gerações.Em 1986 operei para não ter mais filhos , estava com 21 anos.
O Cretino disse…
Sou ateu, mas a poligamia seria algo bacana. Eu iria adorar!
Seu blog é muito bacana! Muito bom mesmo!
Abraço!
Anônimo disse…
Hum...mas se a mulher que está desesperada para arranjar marido...o homem vai ser obrigado a casar com ela para lhe dar um filho?
E amor?

Alguém me explica?


Sol com estrelas
Anônimo disse…
Cretino,

seu nome já diz tudo.
D(ex)crente disse…
Não esqueçam que por meio da bíblia deus determinou: "crescei-vos e multiplicai-vos".

Como na bíblia não há previsão para termo final da vigência desse mandamento (ou seja, ele é definitivo, para sempre) e, ainda, como estamos vendo uma tentativa, ainda velada, de tomada do poder político pelos religiosos fundamentalistas, suponho que estejamos condenados a abreviar nossa existência como espécie humana submetidos a uma tragédia sócio-ambiental muito mais difícil de reverter do que as mais pessimistas notícias do jornalismo raso que as redes de TV veiculam durante as nossas refeições.

A supervalorização da maternidade inconsequente não é produto exclusivo das religiões. Basta vermos a popularização das técnicas de reprodução assistida, divulgads de maneira acrítica e bastante acessíveis.

Fazer é fácil, criar depois é que são elas...

Talvez nao seja tão ruim assim. Provavelmente eu tenha nascido por causa desse tipo de mentalidade careta e anti-ecológica.
À parte o sonho da maternidade, existe uma pergunta que nós, ateus, temos de nos fazer:

por que exatamente poligamia é errado? Se tanto o homem como as mulheres (ou os homens e a mulher) estão de acordo, então por que achamos isso errado?

a monogamia não existe por razões religiosas (mas de controle social), mas é mantida com argumentos religiosos.
Anônimo disse…
Mulher com vários maridos eles nem pensam em aprovar. Não que não seja menos ridículo ridículo que um homem cheio de esposas.
Anônimo disse…
Povo doido, segurar uma só familia já não é fácil, ainda querem mais?
Caruê disse…
Não vejo mal algum com a poligamia, seja homem ou mulher.
Sou heterossexual, mas respeito a condição de homossexual.
Os monogâmicos como eu deviam respeitar os poligâmicos.
Ricardo disse…
Esses reis bíblicos todos tinha trocentas mulheres porque não existia o feminismo na época! Ah, queria ver hoje, como eles lidariam com 500 feministas, cada uma com seu panfleto libertário em punho, exigindo seus "direitos". Não teria Salomão que aguentasse!
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Diz o artigo: "Sou uma solteira religiosa e tenho medo de perder a possibilidade de me tornar mãe". Ela acrescentou que existem outras 27 mulheres como ela, que ficariam felizes em se casar com um homem já casado."-------------------------------- Começamos a assistir o começo de mais um episódio da história humana que irá se expandir por todo globo como resultado em grande parte da tão aclamada emancipação feminina. Chegará o dia em que todas as mulheres do mundo gritarão: Socooooooooooorro! Quero um hoooooooooooomem. Basta que seja homem.------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Está Escrito: "E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. Isaías 4:1
Anônimo disse…
Aaah moça beduína, o que é isso, aproveite a solteirce e saia com os novinhos!!!

Bigamia só é legal se liberar pra geral.
Unknown disse…
Biblicamente não há nada errado em ser casado com mais de uma esposa, desde que o homem não tenha a responsabilidade de tomar conta de um rebanho religioso e claro, se a mulher não estiver sendo forçada, isso segundo o Novo Testamento, Cristo usou o exemplo de um casamento poligamico patriarcal (polígino) a fim de ilustrar seu Reino, Mateus 25. Biblicamente pecado é o adultério, a prostituição e o abuso homossexual de crianças que acontece na comunidade católica romana.
Unknown disse…
E claro, o homossexualismo é considerado pecado pela Lei (Torá), essa é a definição da Escritura Sagrada.
Conversei com um xeique mulçumano, ele me disse que na Siria, a maioria dos casamentos plurais, o homem tem no máximo duas esposas, é necessário toda uma infraestrutura e recursos financeiros para sustentar as mulheres e as crianças, por isso, a maioria se casa com uma apenas.
Anônimo disse…
Olha só o nick do cara: ignífero.Seria ótimo se a mentalidade dele ajudasse.Abuso homossexual de criança é pecado de acordo com a bíblia.Abuso heterossexual de crianças(biblicamente)é aceitável.Poligamia também é aceitável.Ocorre que no mundo real é tudo CRIME!!
Anônimo disse…
O Comentario do Cristao foi categorico, tirou uma visao biblica fielmente dita para nossos dias! Acredito exatamente como ele nos lembrou por meio da biblia! Boa Cristao!
Clau disse…
Se o lance é querer ser mãe, porque não partir pra produção independente? Sexo? Alguém aí embaixo deu a dica: pega os novinhos.
Se for de consenso de todos os participantes do casamento polígamo, qual o problema?
Cada um casa com quem e quantos quiser.
Nahar disse…
prefiro continuar solteira e sem filhos do que entrar numa furada como essa. Deus me livre
kaefe disse…
vcs sabiao q a bigamia protege a mulher,pois a mais mulheres do q homem no mundo, se a bigamia fosse liberada acabaria cm a prostituisao ,ja q o homem cm varias esposas nao se prostitoaria,e nao se enganem vcs,uma mulher ´´endepedente´´ q tem varios namorados nao deixa de ser uma prostituta

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor