Pular para o conteúdo principal

Panfletos em sinagogas de Israel estimulam a volta da poligamia

por Marco Tosatti, do Vatican Insider

Rei Salomão teve mil mulheres
Os comentaristas do jornal Yedioth Ahronoth se questionam: "Estamos prestes a testemunhar um novo fenômeno em Israel, nos próximos anos, o de um homem casado com várias mulheres? O fenômeno era comum no povo de Israel nos tempos antigos". O rei Salomão era casado com 1.000 (mil) mulheres, o rei Roboão tinha 78, e o rei Davitinha "só" 18.

Cerca de mil anos atrás, o rabino Gershom emitiu uma proibição da bigamia, proibindo essa prática entre os judeus asquenazes. Os sefardistas, nos séculos passados, também abandonaram a tradição de ter mais de uma esposa. Mas agora panfletos distribuídos nas sinagogas apareceram no jornal semanal Shabbat B'Shabbato, e incentivam os sefarditas a retomar a prática, citando um documento haláquico (isto é, relativo à aplicação da lei), escrito há vários anos pelo rabino Yosef Ovadia, em que não se exclui o fenômeno da poligamia.

"As cortes que impõem agravantes aos sefarditas nesse campo estão erradas". Não está claro se o rabino Ovadia apoiaria a poligamia hoje, mas os autores do folheto defendem, com base nessa visão, que, segundo a Halachá, ter mais de uma mulher não seria mais proibido nos círculos sefarditas atuais.

Os panfletos remetem os leitores a um site, o da organização Jewish Home, onde estão publicadas as citações de uma série de autoridades religiosas ao longo dos séculos, quase como se quisessem dizer que a regra que proíbe a poligamia não é mais válida. E o site também oferece testemunhos e histórias de homens e de mulheres com experiências de poligamia.

Outro site defende que os panfletos e toda a campanha foram financiados e patrocinados por um grupo de mulheres religiosas e solteiras, que abandonaram a esperança de encontrar uma alma gêmea. Uma delas, de 39 anos, disse: "Sou uma solteira religiosa e tenho medo de perder a possibilidade de me tornar mãe". Ela acrescentou que existem outras 27 mulheres como ela, que ficariam felizes em se casar com um homem já casado.

Mas o que é surpreendente é que o fenômeno, quase ao mesmo tempo, faz a sua aparição no campo oposto, isto é, entre os beduínos do Negev. Nos jornais locais, aparecem conselhos para as mulheres com mais de 30 anos, e ainda solteiras, para que levem em consideração a poligamia: "É a solução da Sharia". Uma vez que a poligamia é ilegal no estado de Israel, as pessoas que deram início à campanha preferem permanecer anônimas e serem conhecidas só como "Comitê do Negev para os direitos das mulheres".

Embora a poligamia seja ilegal, e qualquer homem que se case com mais de uma mulher corre o risco de ser preso, o fato é que a lei é aplicada muito raramente. Um anúncio publicado no jornal Al Haddat, da cidade de Rahat, de maioria beduína, defende que o objetivo da campanha é ajudar as mulheres com mais de 30 anos e não encontram marido.

A propaganda mostra uma mulher beduína de 34 anos que conta como se sente, dizendo que "o futuro é deprimente", porque todas as suas amigas já estão casadas e ela não sabe se conseguirá ser mãe. Depois vem a pergunta: "Qual é a solução para 7.514 mulheres do Negev que têm mais de 30 anos e ainda estão solteiras?", colocada abaixo da imagem da mulher, seguida da resposta: "Poligamia, a solução da Sharia". O anúncio coloca uma condição importante (prevista, além disso, pela tradição islâmica), ou seja, que a poligamia é permitida se o homem puder tratar cada mulher da mesma maneira. Quem não se sente preparado, que se limite a uma esposa.

Mas o fenômeno, embora ilegal, parece estar crescendo, pelo menos na comunidade beduína. Segundo a Associação para os Direitos Civis em Israel entre os beduínos do Negev, tem havido, nos últimos anos, um crescimento de 30% a 40% nas uniões poligâmicas. Obviamente, cobertas por grande discrição.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU On-Line.

julho de 2011

novembro de 2010

Comentários

Anônimo disse…
As pessoas não pensam que quando chegar a 10 bilhões de habitantes este planeta mãe já não suportará está quantidade de habitantes,temos de deixar de ser egoístas e começar a pensar nas próximas gerações.Em 1986 operei para não ter mais filhos , estava com 21 anos.
O Cretino disse…
Sou ateu, mas a poligamia seria algo bacana. Eu iria adorar!
Seu blog é muito bacana! Muito bom mesmo!
Abraço!
Anônimo disse…
Hum...mas se a mulher que está desesperada para arranjar marido...o homem vai ser obrigado a casar com ela para lhe dar um filho?
E amor?

Alguém me explica?


Sol com estrelas
Anônimo disse…
Cretino,

seu nome já diz tudo.
D(ex)crente disse…
Não esqueçam que por meio da bíblia deus determinou: "crescei-vos e multiplicai-vos".

Como na bíblia não há previsão para termo final da vigência desse mandamento (ou seja, ele é definitivo, para sempre) e, ainda, como estamos vendo uma tentativa, ainda velada, de tomada do poder político pelos religiosos fundamentalistas, suponho que estejamos condenados a abreviar nossa existência como espécie humana submetidos a uma tragédia sócio-ambiental muito mais difícil de reverter do que as mais pessimistas notícias do jornalismo raso que as redes de TV veiculam durante as nossas refeições.

A supervalorização da maternidade inconsequente não é produto exclusivo das religiões. Basta vermos a popularização das técnicas de reprodução assistida, divulgads de maneira acrítica e bastante acessíveis.

Fazer é fácil, criar depois é que são elas...

Talvez nao seja tão ruim assim. Provavelmente eu tenha nascido por causa desse tipo de mentalidade careta e anti-ecológica.
À parte o sonho da maternidade, existe uma pergunta que nós, ateus, temos de nos fazer:

por que exatamente poligamia é errado? Se tanto o homem como as mulheres (ou os homens e a mulher) estão de acordo, então por que achamos isso errado?

a monogamia não existe por razões religiosas (mas de controle social), mas é mantida com argumentos religiosos.
Anônimo disse…
Mulher com vários maridos eles nem pensam em aprovar. Não que não seja menos ridículo ridículo que um homem cheio de esposas.
Anônimo disse…
Povo doido, segurar uma só familia já não é fácil, ainda querem mais?
Caruê disse…
Não vejo mal algum com a poligamia, seja homem ou mulher.
Sou heterossexual, mas respeito a condição de homossexual.
Os monogâmicos como eu deviam respeitar os poligâmicos.
Ricardo disse…
Esses reis bíblicos todos tinha trocentas mulheres porque não existia o feminismo na época! Ah, queria ver hoje, como eles lidariam com 500 feministas, cada uma com seu panfleto libertário em punho, exigindo seus "direitos". Não teria Salomão que aguentasse!
Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse…
Diz o artigo: "Sou uma solteira religiosa e tenho medo de perder a possibilidade de me tornar mãe". Ela acrescentou que existem outras 27 mulheres como ela, que ficariam felizes em se casar com um homem já casado."-------------------------------- Começamos a assistir o começo de mais um episódio da história humana que irá se expandir por todo globo como resultado em grande parte da tão aclamada emancipação feminina. Chegará o dia em que todas as mulheres do mundo gritarão: Socooooooooooorro! Quero um hoooooooooooomem. Basta que seja homem.------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Está Escrito: "E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. Isaías 4:1
Anônimo disse…
Aaah moça beduína, o que é isso, aproveite a solteirce e saia com os novinhos!!!

Bigamia só é legal se liberar pra geral.
Anônimo disse…
Biblicamente não há nada errado em ser casado com mais de uma esposa, desde que o homem não tenha a responsabilidade de tomar conta de um rebanho religioso e claro, se a mulher não estiver sendo forçada, isso segundo o Novo Testamento, Cristo usou o exemplo de um casamento poligamico patriarcal (polígino) a fim de ilustrar seu Reino, Mateus 25. Biblicamente pecado é o adultério, a prostituição e o abuso homossexual de crianças que acontece na comunidade católica romana.
Anônimo disse…
E claro, o homossexualismo é considerado pecado pela Lei (Torá), essa é a definição da Escritura Sagrada.
Conversei com um xeique mulçumano, ele me disse que na Siria, a maioria dos casamentos plurais, o homem tem no máximo duas esposas, é necessário toda uma infraestrutura e recursos financeiros para sustentar as mulheres e as crianças, por isso, a maioria se casa com uma apenas.
Anônimo disse…
Olha só o nick do cara: ignífero.Seria ótimo se a mentalidade dele ajudasse.Abuso homossexual de criança é pecado de acordo com a bíblia.Abuso heterossexual de crianças(biblicamente)é aceitável.Poligamia também é aceitável.Ocorre que no mundo real é tudo CRIME!!
Anônimo disse…
O Comentario do Cristao foi categorico, tirou uma visao biblica fielmente dita para nossos dias! Acredito exatamente como ele nos lembrou por meio da biblia! Boa Cristao!
Clau disse…
Se o lance é querer ser mãe, porque não partir pra produção independente? Sexo? Alguém aí embaixo deu a dica: pega os novinhos.
Se for de consenso de todos os participantes do casamento polígamo, qual o problema?
Cada um casa com quem e quantos quiser.
Nahar disse…
prefiro continuar solteira e sem filhos do que entrar numa furada como essa. Deus me livre
kaefe disse…
vcs sabiao q a bigamia protege a mulher,pois a mais mulheres do q homem no mundo, se a bigamia fosse liberada acabaria cm a prostituisao ,ja q o homem cm varias esposas nao se prostitoaria,e nao se enganem vcs,uma mulher ´´endepedente´´ q tem varios namorados nao deixa de ser uma prostituta

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

Chouinard sugeriu  dois livros à escola,  que não aceitou René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade p...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

USP pesquisa como religiosos e ateus agem frente a dificuldades

O Laboratório de Psicologia Social da Religião, do Instituto de Psicologia da USP, está levantando dados para verificar como religiosos e ateus enfrentam dificuldades e quais as diferenças entre si. Também vai apurar o bem-estar psicológico e as características de personalidades de cada um dos grupos. O professor Geraldo José de Paiva tomou a iniciativa de fazer a pesquisa levando em conta as poucas informações sobre tais aspectos, principalmente em relação aos ateus brasileiros, que dificilmente são objetos de estudos. A equipe de Paiva, para essa pesquisa, conta com 12 pessoas, entre doutores e doutorandos não só da USP, como também da PUC e Mackenzie. Ele disse que, quanto aos religiosos, já foi feito na USP um estudo segundo o qual as pessoas religiosas desfrutam de maior bem estar em relação aos ateus. Mas se trata, segundo ele, de um estudo pouco representativo porque se ateve a um pequeno grupo. “Vamos repeti-lo.” Na avaliação de Paiva, os modos seculares e o religioso...

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Jesus pode ter sofrido de transtorno mental, diz pastora

Eva citou trecho  bíblico sobre o   suposto  desequilíbrio do Messias  A pastora britânica Eva McIntyre (foto) escreveu um sermão admitindo que Jesus pode ter sofrido de algum transtorno mental. Citou um trecho da Bíblia segundo o qual o Messias teria “perdido a cabeça” em uma  determinada circunstância. Ela disse que nem Jesus esteve imune de ter contraído uma doença mental, ou de ser acusado de sofrer desse  mal. Contou que há uma história no Evangelho que fala da tentativa de sua mãe de levá-lo para casa, porque havia o temor de que estivesse sofrendo de insanidade. O sermão de McIntyre é uma proposta para a campanha “Hora de Mudar” do Conselho de Arcebispos da Igreja da Inglaterra com o objetivo de combater o preconceito contra quem sofre de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. A campanha será lançada em 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. McIntyre escreveu que outros personagens da cristandade, como...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...