Pular para o conteúdo principal

Americano elogia mensagens dos outdoors da Atea

Diferença entre EUA e  Brasil
O americano Hemant Mehta, do blog Friendly Atheist, elogiou a campanha que a Atea (Associação Brasileira de Ateus e agnósticos) exibe em outdoors de Porto Alegre (RS).

Escreveu que a diferença entre as campanhas ateístas é que, enquanto nos Estados Unidos os slogans afirmam coisas como “Podemos ser bons sem Deus”, no Brasil há “nocaute” com mensagens como “religião não define caráter”, comparando o ateu Charlie Chaplin ao crente Adolf Hitler.

O blog está hospedado no portal sobre religião e espiritualidade Patheos.

Embora reconheça que as campanhas dos ateus americanos já causem controvérsias, Mehta afirmou que gostaria que lá fosse apresentado em breve algo parecido com as mensagens brasileiras.

Leitores do blog fizeram comentários como: “Como é bonito de ver. Ela dá uma esperança ...”; “Gosto do 'Com Deus, tudo é possível', mas não posso imaginar que isso venha a ser adotado nos Estados Unidos”, “Gostei mais do 'A fé não dá respostas. Ela só impede as perguntas'"; “Mensagens sucinta que oferece reflexão. Bem feito!”, “Daaaayum, hardcore!".

O post de Mehta foi reproduzido pelo site da fundação do biólogo britânico e militante ateu Richard Dawkins.

Com informação do Friendly Atheist.





Arkansas recusa o anúncio 'Você é bom sem Deus? Milhões são'
junho de 2011

Ateísmo.      Comerciais polêmicos.

Comentários

AlyneS2 disse…
Nhaa, um reconhecimento^^ Legal
Anônimo disse…
Muito importante saber disso, mesmo. É muito bom saber que a campanha da ATEA teve repercussão fora do país.
Parabéns a ATEA.
Caruê disse…
Adorei a campanha.
Principalmente a frase:
´´Religião não define caráter.``
Com a imagem do Hitler e do Charles Chaplin.
Ficaria legal também: Religião não define caráter nem bigode.
Anônimo disse…
O que mais me impressionou foi a vontade de alguns norte-americanos em usar frases similares a da ATEA.Isso porque eles falam tanto que lá é a terra da liberdade de expressão, mas pelo visto isso vira exceção quando o assunto for ateísmo (principalmente na parte sul dos EUA).

Eu também gostaria de dar meus parabéns para a ATEA e queria saber se eles pretendem fazer algo similar aqui no Rio de Janeiro (ninguém vai poder reclamar depois dos outdoors que o Malafaia mandou fazer).
Lari disse…
Anônimo aí de cima,
Eles primeiro tentaram veicular as propagandas em ônibus em diversas capitais do Brasil (se não me engano Rio de Janeiro era uma delas). Foram proibidos.
Depois tentaram outdoors. Conseguiram apenas em Porto Alegre (que negou a propaganda em ônibus também).
Angelo Italo disse…
Apesar de ter gostado do conteúdo, de ter consciência da necessidade de esclarecer a população... Sou contra qualquer proselitismo. Essas questões deveriam ser melhores discutidas nas escolas, nos meios de comunicação e não poluir o visual das cidades e a programação das TVs (que são concessões públicas, e deveriam ter uma postura laica - como todo espaço público - ).

Penso, que maior interesse de quem é ateu não é divulgar seu ponto de vista, mas atuar na defesa da garantia de um Estado realmente laico, que nos proteja contra atos de intolerância e garanta para os indivíduos o direito de fazer suas escolhas.

Enfim, apesar da beleza das mensagens... fica a sensação que a ATEA nos igualou às igrejas. É clichê, mas os fins não justificam os meios, é uma questão a ser pensada se devemos ter a mesma estratégia de quem discordamos e condenamos.
Anônimo disse…
Ateus militantes são tão crentes, fanáticos e fundamentalistas quanto evangélicos!

Cada qual, um lado de uma mesma moeda, hahaha!
Anônimo disse…
Proselitismo neo-ateu é uma das coisa mais piegas, unilaterais, emocionalóides e pseudo-proselitistas que já surgiram na face da Terra!
Cognite Tute disse…
Anonimo: "Ateus militantes são tão crentes, fanáticos e fundamentalistas quanto evangélicos!"

Ahan, senta lá anonimo..:-) Tanto quanto careca é cor de cabelo, ou NÃO colecionar selos é um hobby.:-)

Note, faça um esforço, pense (não dói muito), os cartazes e as manifestações de ateus, não pretendem convencer ninguém a se tornar ateu, ou a "crer" no ateísmo, mas a não fazer julgamentos de valor a partir de uma descrença, de uma conclusão sobre a falta de evidências de existência de deuses (qualquer um dos milhares que se afirma existir).

Por exemplo, um dos cartazes diz, "religião não define caráter". Nem positivamente, nem negativamente. E só. Se ateu, portanto, NÃO define alguém como "mau", nem ser crente define como "bom" e vice-versa.

Onde está o fanatismo ou fundamentalismo, ou proselitismo nisso?

Se ateus falam, hoje em dia, é simples reação, não uma ação. Por milhares de anos, apenas crentes falaram, e falaram bobagens diversas. Hoje ateus falam, e apresentam argumentos e alegações a partir da manifestação de crentes diversos.

Não seria preciso nada disso, nem cartazes, nem livros, nem manifestações, se crentes não tentassem, todo o tempo, "evangelizar" as pessoas e as sociedades, impedir pesquisas científicas, empurrar superstições em salas de aula (de ciência), etc.

Pare de falar besteira, e paramos de mostrar as besteiras que falam..:-) É simples..:-)

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Para ajudar a "pensar" na questão da manifestação de ateus, humanistas e outros não religiosos, uma excelente imagem do La Pulga Snob:

http://lapulgasnob.blogspot.com/2010/09/pelea-justa.html

Cognite Tute
Caruê disse…
Se fosse exposto Hitler e o gandhi seguido da frase: ´´ cor não define caráter ``.
Ninguém ousaria dizer que é proselitismo racial. O Governo investe pesado contra o racismo e a homofobia, enquanto o ateísmo é mais discriminado que negros, índios e gays. Não vejo mal algum na Atea combater o preconceito religioso.
Anônimo disse…
Se continuar assim, já que os ATEUS vão começar fazer marchas, como os evangélicos fazem, exemplo: MARCHA PARA CHARLES DARWIN.
Cognite Tute disse…
Anônimo 03/08/11 18:34
Se continuar assim, já que os ATEUS vão começar fazer marchas, como os evangélicos fazem, exemplo: MARCHA PARA CHARLES DARWIN.


Ateus não fazem, nem farão, marchas, pois não tem porque marchar, não tem objetivos ou desejos que derivem do ateísmo.

Que não é uma "crença invertida", mas apenas a compreensão da falta de evidências de existencia de deuses.

Humanistas seculares, por outro lado, podem até fazer marchas, como qualquer grupo que deseje divulgar idéias e objetivos. Como marchar para protestar contra a interferência de igrejas em escolas e na pesquisa científica, ou contra posições de discriminação de igrejas contra minorias, coisas do tipo.

Já Charles Darwin, bem, quem precisa de marchas, quando se tem evidências, toneladas delas..:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
Cognite, mas já estão ficando fanáticos, como retirando símbolos religiosos, e colocando mensagens em outdoors; isto quer dizer que nem todos os cristão pensam e são iguais, e também os ateus.
Fernando disse…
Após alguns meses participando desse blog, findo essa minha participação, porque sei o que os ateus pensam e resolvo deixa-los. Eis os pensamentos dos ateus: “QUANDO ME TORNEI CONVENCIDO DE QUE O UNIVERSO É NATURAL, DE QUE TODOS OS DEUSES E FANTASMAS ERAM MITOS, ENTRARAM NA MINHA MENTE, NA MINHA ALMA, EM CADA GOTA DO MEU SANGUE, O SENSO, O SENTIMENTO E A ALEGRIA DA LIBERDADE. OS MUROS DA PRISÃO RACHARAM E CAÍRAM. AS MASMORRAS FORAM INVADIDAS PELA LUZ, E TODAS AS TRAVAS, AS ALGEMAS, AS BARREIRAS, VIRARAM PÓ. EU NÃO ERA MAIS UM SERVO, UM SERVENTE OU UM ESCRAVO. NÃO HAVIA MAIS PARA MIM NENHUM MESTRE EM TODO ESTE GIGANTESCO MUNDO – NEM MESMO NO ESPAÇO INFINITO. EU ESTAVA LIVRE. LIVRE PARA PENSAR, PARA EXPRESSAR MEUS PENSAMENTOS. LIVRE PARA VIVER MEU PRÓPRIO IDEAL. LIVRE PARA VIVER PARA MIM E PARA AQUELES QUE AMO. LIVRE PARA REJEITAR TODA E QUALQUER CRENÇA CRUEL E IGNORANTE. LIVRE PARA REJEITAR TODOS OS “LIVROS SAGRADOS” QUE SELVAGENS IGNORANTES PRODUZIRAM E TODAS AS BÁRBARAS LENDAS DO PASSADO. LIVRE DE PAPAS E PADRES. LIVRE DE TODOS OS “CHAMADOS” E “EXCLUÍDOS”. LIVRE DE ERROS SANTIFICADOS E DAS MENTIRAS SANTAS. LIVRE DO MEDO DO SOFRIMENTO ETERNO. LIVRE DOS MONSTROS ALADOS DA NOITE. LIVRE DE DIABOS, FANTASMAS E DEUSES. PELA PRIMEIRA VEZ EU ERA LIVRE. NÃO HAVIAM LUGARES PROIBIDOS EM QUALQUER RECANTO DA MENTE. NÃO HAVIA AR OU ESPAÇO EM QUE A IMAGINAÇÃO NÃO PUDESSE ATINGIR COM SUAS ASAS COLORIDAS. NENHUMA ALGEMA ME PRENDENDO. NENHUM CHICOTE NAS MINHAS COSTAS. NENHUM FOGO NA MINHA CARNE. NENHUM MESTRE ME ENCARANDO NEM ME AMEAÇANDO. NADA MAIS DE SEGUIR OS PASSOS DOS OUTROS. NENHUMA NECESSIDADE DE ME CURVAR, AJOELHAR OU RASTEJAR, OU EXPRESSAR PALAVRAS MENTIROSAS. EU ESTAVA LIVRE. COLOQUEI-ME DE PÉ, E, ALEGRE E SEM MEDO, ENCAREI O MUNDO

ROBERT GREEN INGERSOLL (1833 - 1899)
PROCURADOR, ADVOGADO E ORADOR POLÍTICO NORTE-AMERICANO......................................."Porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30". Paulo Roberto Lopes. Obrigado!
Headbanger Ateu disse…
"Our atheist billboards read things like 'We can be good without god' and 'Have doubts? So do we.' Harmless. (...)"

Sim! Os ateus yankees são mesmo desse jeito. Os debates deles costumam ter esse enfoque ao lado sentimental dos ateus, as dúvidas quanto à existência de deus e não vai muito além disso. O que deixa os debates prolixos e até irrelevantes. Já descobri uns 4 yankees que se diziam ateus e na verdade eram agnósticos.

Enfim, todo e qualquer elogio é bem vindo quanto à discussão e divulgação do que é ser ateu. E a iniciativa da ATEA deve, ao longo dos anos, estender-se aos demais estados do país. Só não vale fazer marchas do "dia ateu" ou do "orgulho ateu". Isso é típico dos cristãos deste país e dos analfabetos jurídicos e funcionais adeptos dos "direitos iguais".

Há apenas a necessidade em se saber o que é ser ateu e o que é ateísmo.
Headbanger Ateu disse…
Anônimo de 04/08/11 11:17

Retirar símbolos religiosos de órgãos e repartições públicas não tem nada a ver com esse argumentum ad hominem do "fanatismo ateu" (termo muito difundido por religiosos). E sim, com a Constituição Federal (ver art. 19 incisos I e III).

Em um Estado Laico não pode existir confusão entre religião x e religião y. Manter a iconoclastia religiosa nesses tipos de locais é simplesmente inconstitucional. Se há um crucifixo cristão em um tribunal, o ideal é que existam diversos outros símbolos religiosos para se representar cada credo. Daí, teríamos um estado confessional ou teocrático. Pois tal medida seria permitida nesses tipos de estado.

O que ocorre na prática, no Brasil, é um desrespeito às leis a bem de maiorias religiosas quanto a essa questão da iconoclastia em repartições públicas. Negar direitos legais com base em maiorias religiosas ou violar mecanismos constitucionais a bem das mesmas é ilegal e meramente pessoal. Lugar de religião e iconoclastia religiosa em Estado Laico é em Igrejas e não em repartições públicas (não confundir Estado Laico com Estado Ateu, onde qualquer manifestação religiosa ou de crença é proibida).

Essa questão da iconoclastia religiosa é tão debatida no meio jurídico e no meio social que, creio eu, será revista em breve.

Finalizando, os outdoors ateístas não têm nada de "fanátismo" (novamente enfatizando que religiosos adoram essa palavra). E sim, induzem as pessoas a questionamentos próprios - e "polêmicos" aos mais incautos e sentimentalistas - quanto à religiosidade, caráter e principalmente, moralidade religiosa. O que é algo muito difícil de ocorrer entre os brasileiros, sobretudo os "fanáticos" cristãos. Ao brasileiro "nada se discute, pra tudo tem um jeitinho".


Falta a muitos de nós, essa "humildade intelectual" individual, deveras agravada pelo analfabetismo e deseducação de nosso povo (onde há, inclusive, inúmeros religiosos agravando essa situação). Mas essa é uma outra história.
Anônimo disse…
Como dizia Raul Seixas: OURO de TOLO...
Um grão de areia na praia, somente só...
THiAGO disse…
Quem é mesmo esse Hemant?! Bom, deixa pra lá! Não vejo o porquê desse artigo... ele só podia mesmo elogiar, afinal são da mesma láia.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas