Pular para o conteúdo principal

Vaticano reage à critica da Irlanda de que acobertou pedófilos

O Vaticano convocou ontem seu representante na Irlanda para consultas depois das duras críticas do primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, contra a Santa Sé em um caso de pedofilia.

Segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, o arcebispo Giuseppe Leanza, núncio apostólico da Irlanda, foi chamado de Dublin para consultas. A medida é uma forma comum de "retaliação diplomática" entre Estados, mas raramente é usada pelo Vaticano. Reflete a crescente tensão da relação com o governo irlandês.

Na semana passada, o premiê irlandês acusou a Igreja Católica e a Santa Sé de obstruírem as investigações depois da publicação de um relatório sobre atos de pedofilia cometidos em 1996 e 2009 por 19 sacerdotes da diocese de Cloyne, no sul da Irlanda. O informe, divulgado no último dia 13, conclui que a resposta das autoridades católicas irlandesas neste caso havia sido "inadequada". 

"Pela primeira vez na Irlanda, um informe sobre os abusos sexuais cometidos contra crianças expõe uma tentativa da Santa Sé de obstruir uma investigação em uma república soberana e democrática", disse Kenny. 

O governo irlandês declarou em comunicado que não estava surpreso com a retirada do núncio de Dublin e esperava uma resposta oficial do Vaticano para as acusações de que a Igreja teria encoberto os casos de pedofilia. 

A Irlanda endureceu críticas ao Vaticano depois que foi divulgada uma carta da Santa Sé aos bispos irlandeses, datada de 1997, em que se minimizavam as diretrizes do governo sobre abusos sexuais, referindo-se às normas como um "estudo". 

É a primeira vez, em 17 anos de escândalos de pedofilia envolvendo padres na Irlanda, que o governo confronta o Vaticano em vez de líderes locais da igreja. Para analistas, revelações sobre casos de abusos e espancamentos abalaram a autoridade da Igreja Católica no país.

Com informação das agências.

julho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
99 % dos católicos nem sabem o que significa :

CRIMEN SOLLICITATIONIS...........?


Uma lei diretiva papal que proibe sob pena de excomunhão o fiel que foi abusado sexualmente por um padre de contar sua história pra qualquer veiculo de comunicação.....



Nem o Capeta se existisse ? seria tão mal....
Anônimo disse…
Eu nunca vou confiar em padre ou em pastor. Fico feliz em poder confiar apenas no meu cão.

Gabriel
AlyneS2 disse…
Nhaa, você tem um cão Gabriel^^
Eu prefiro os gatos e fico feliz de confiar apenas no meu bichano^^
Fernando disse…
Após alguns meses participando desse blog, findo essa minha participação, porque sei o que os ateus pensam e resolvo deixa-los. Eis os pensamentos dos ateus: “QUANDO ME TORNEI CONVENCIDO DE QUE O UNIVERSO É NATURAL, DE QUE TODOS OS DEUSES E FANTASMAS ERAM MITOS, ENTRARAM NA MINHA MENTE, NA MINHA ALMA, EM CADA GOTA DO MEU SANGUE, O SENSO, O SENTIMENTO E A ALEGRIA DA LIBERDADE. OS MUROS DA PRISÃO RACHARAM E CAÍRAM. AS MASMORRAS FORAM INVADIDAS PELA LUZ, E TODAS AS TRAVAS, AS ALGEMAS, AS BARREIRAS, VIRARAM PÓ. EU NÃO ERA MAIS UM SERVO, UM SERVENTE OU UM ESCRAVO. NÃO HAVIA MAIS PARA MIM NENHUM MESTRE EM TODO ESTE GIGANTESCO MUNDO – NEM MESMO NO ESPAÇO INFINITO. EU ESTAVA LIVRE. LIVRE PARA PENSAR, PARA EXPRESSAR MEUS PENSAMENTOS. LIVRE PARA VIVER MEU PRÓPRIO IDEAL. LIVRE PARA VIVER PARA MIM E PARA AQUELES QUE AMO. LIVRE PARA REJEITAR TODA E QUALQUER CRENÇA CRUEL E IGNORANTE. LIVRE PARA REJEITAR TODOS OS “LIVROS SAGRADOS” QUE SELVAGENS IGNORANTES PRODUZIRAM E TODAS AS BÁRBARAS LENDAS DO PASSADO. LIVRE DE PAPAS E PADRES. LIVRE DE TODOS OS “CHAMADOS” E “EXCLUÍDOS”. LIVRE DE ERROS SANTIFICADOS E DAS MENTIRAS SANTAS. LIVRE DO MEDO DO SOFRIMENTO ETERNO. LIVRE DOS MONSTROS ALADOS DA NOITE. LIVRE DE DIABOS, FANTASMAS E DEUSES. PELA PRIMEIRA VEZ EU ERA LIVRE. NÃO HAVIAM LUGARES PROIBIDOS EM QUALQUER RECANTO DA MENTE. NÃO HAVIA AR OU ESPAÇO EM QUE A IMAGINAÇÃO NÃO PUDESSE ATINGIR COM SUAS ASAS COLORIDAS. NENHUMA ALGEMA ME PRENDENDO. NENHUM CHICOTE NAS MINHAS COSTAS. NENHUM FOGO NA MINHA CARNE. NENHUM MESTRE ME ENCARANDO NEM ME AMEAÇANDO. NADA MAIS DE SEGUIR OS PASSOS DOS OUTROS. NENHUMA NECESSIDADE DE ME CURVAR, AJOELHAR OU RASTEJAR, OU EXPRESSAR PALAVRAS MENTIROSAS. EU ESTAVA LIVRE. COLOQUEI-ME DE PÉ, E, ALEGRE E SEM MEDO, ENCAREI O MUNDO

ROBERT GREEN INGERSOLL (1833 - 1899)
PROCURADOR, ADVOGADO E ORADOR POLÍTICO NORTE-AMERICANO......................................."Porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30". Paulo Roberto Lopes. Obrigado!
Ivad disse…
Caracas que cara chato esse Cristão!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Experimento descobre que a energia escura evolui e está se diluindo

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

por Leandro Beguoci para Superinteressante Lúcio Barreto Júnior, o pastor Lucinho (foto), é uma estrela da Igreja Batista da Lagoinha, tradicional instituição evangélica de Belo Horizonte. Nos últimos meses, Lucinho pregou na Inglaterra, Espanha e Luxemburgo. Também foi para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Muitas de suas pregações têm ingressos esgotados. Ele é uma celebridade evangélica.